SL Benfica 66 - 59 Cadi La Seu

    Competição
    Fase
    1ª Eliminatória
    Ronda
    2ª Mão
    Data
    Qui, 12 Janeiro, 2023, 19:30
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    BTV

     

    SAÍDA DE CABEÇA LEVANTADA

     

    O Benfica venceu o Cadi La Seu (66-59) na 2.ª mão da ronda 1 do play-off da EuroCup Women, mas acabou eliminado pelo agregado das duas mãos.

     

     

    Em ano de estreia nas competições europeias, a equipa feminina de basquetebol do Benfica teve uma participação bastante positiva na EuroCup Women, que terminou na ronda 1 do play-off. No jogo da 2.ª mão, diante do Cadi La Seu, o triunfo por 66-59 foi insuficiente.

     

    O Benfica entrou na 2.ª mão a saber que tinha de eliminar uma desvantagem de nove pontos trazida da Catalunha. Com o apoio do Presidente Rui Costa, que esteve no banco de suplentes a dar palavras de incentivo antes da bola ao ar, e dos Benfiquistas nas bancadas, as águias entraram melhor no jogo, ganharam vantagem, apesar de uns primeiros minutos do 1.º quarto muito equilibrados. Com o tempo a passar, o Benfica logrou uma maior diferença pontual (de oito e sete pontos à maior), mas o Cadi La Seu reentrou na partida e o 1.º quarto terminou com o resultado em 19-18.

     

    Má entrada das encarnadas no 2.º quarto e parcial de 0-9 para as espanholas. Com o resultado em 19-27, o treinador Eugénio Rodrigues reuniu as tropas e o resultado foi quase imediato, com o parcial de 11-0. Melhor a defender e eficaz na hora de atirar ao cesto, o Benfica, empurrado pelas ruidosas bancadas do Pavilhão Fidelidade, não permitiu mais veleidades às catalãs e saiu para o intervalo na frente, por 38-29.

     

    No reinício do encontro, muito equilíbrio evidenciado no 3.º quarto, com o Benfica a mostrar-se forte no tiro exterior, bem como na luta das tabelas, onde tinha clara superioridade sobre as espanholas. Ainda assim, o Cadi La Seu, através de jogadas individuais, mantinha-se no jogo e a presença nos oitavos de final EuroCup Women em aberto. Destaque, ainda, no 3.º quarto para alguns erros não forçados de parte a parte. No fim destes 10 minutos, o resultado assinalava 54-41 para o Benfica.

     

    A perder por 13 pontos na partida e, para já, eliminado, o Cadi La Seu entrou melhor no 4.º quarto e reduziu distâncias. O Benfica não se atemorizou e rapidamente voltou a fugir às catalãs. O jogo aproximava-se do fim e a eliminatória parecia resolvida a favor das da casa. Porém, tudo muda repentinamente e a um minuto do fim as espanholas tiveram três lançamentos livres a favor. Passaram para o comando da eliminatória e seguraram até ao fim, com o encontro a finalizar em 66-59.

     

    Apesar da eliminação, é de salutar a excelente participação da equipa feminina de basquetebol em ano de estreia nas competições europeias. O foco, agora, é domingo, na receção ao CDEFF, em mais uma ronda da Liga Betclic.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "Sobretudo, pagámos pela nossa inexperiência. A experiência que vamos tendo na Liga Portuguesa, fruto de passarmos por momentos complicados e pontos altos, não temos isso na EuroCup. Nos últimos três minutos, quando acusámos a pressão de poder passar a eliminatória, cometemos alguns erros e tivemos alguma desconcentração. Não temos tanta capacidade no plantel como tem o Cadi La Seu, que é uma equipa da Liga Espanhola, uma das melhores do mundo no basquetebol feminino. Tivemos capacidade de ombrear nos dois jogos e disputámos até ao último segundo a possibilidade de nos apurarmos. Isso é um feito que nos deve deixar orgulhosos."

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/01/12/basquetebol-feminino-benfica-cadi-la-seu-direto-jogo-2-mao-ronda-1-play-off-eurocup

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Sexta, 5 Janeiro 2024