ÚLTIMOS INSTANTES DECIDEM DÉRBI
O Benfica chegou a estar no comando do marcador no 4.º quarto da partida, mas o Sporting resolveu nos derradeiros minutos.
O Pavilhão Fidelidade recebeu o dérbi europeu entre as equipas de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting, da 3.ª jornada da 2.ª fase do grupo K da FIBA Europe Cup, que caiu para os verdes e brancos, por 64-72.
Bancadas bem compostas e apoio incessante dos Benfiquistas a motivar os comandados por Norberto Alves, que entraram com uma defesa muito agressiva, que não permitia penetrações ao Sporting, junto a elevada eficácia de lançamento e superioridade na luta das tabelas. No final do 1.º quarto, o Benfica estava na frente, por 22-11. No 2.º quarto, a entrada não foi tão boa, com vários turnovers e erros que permitiram contra-ataques aos verdes e brancos, e um parcial favorável de 0-10. O ataque dos encarnados sentiu dificuldades no jogo interior devido à defesa aguerrida do Sporting, que, assim, aproveitou para passar para o comando do resultado a meio do 2.º quarto. O dérbi chegou ao intervalo com o resultado de 30-35 favorável aos leões.
O Benfica veio melhor para a etapa complementar, com dinâmicas ofensivas que davam pontos e domínio nos ressaltos. Ainda assim, o Sporting não desarmava, não permitia aproximações pontuais e ainda aproveitava que o tiro exterior das águias não caía. Norberto Alves foi obrigado a pedir desconto de tempo e este surtiu efeito, pois o parcial de 12-3 colocou o resultado do 3.º quarto num empate: 48-48. O dérbi estava vivo e o 4.º quarto foi a prova. Sporting voltou a distanciar-se, mas o Benfica ainda tinha uma palavra a dizer. Triplos a cair e a defesa a funcionar colocaram os da Luz na frente aos 60-59. Todavia, o jogo não estava ganho e a incerteza manteve-se até ao fim, com os verdes e brancos a levarem a melhor, por 64-72.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Penso que em relação ao último jogo, e apesar de ser uma semana quase sem treinar por causa da COVID-19, em termos de atitude não posso apontar nada aos jogadores. Dificuldades em termos físicos e não foi por acaso que baixámos no 2.º quarto e na parte final do jogo. Más decisões que resultam em muitos turnovers, 29, que é muito negativo a este nível. Estes números finais não refletem o que foi o jogo. Temos de aprender com isto e saber lidar mentalmente com jogos muito físicos para podermos vencer."
FICHA DE JOGO
Local: Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica: José Barbosa, Frank Gaines, Betinho Gomes, James Farr e Makram Ben Romdhane
Suplentes: Travis Munnings, José Silva, Eduardo Francisco, Guilherme Saiote, Arnette Hallman, Dennis Clifford e Aaron Broussard
Marcadores do Benfica: Aaron Broussard (10), Frank Gaines (9), James Farr (9), José Silva (9), Dennis Clifford (8), Makram Ben Romdhane (8), Travis Munnings (5), Betinho Gomes (3) e José Barbosa (3)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2022/01/19/basquetebol-jogo-benfica-sporting-3-jornada-2-fase-grupo-k-fiba-europe-cup
Coming soon
- Universo Benfica a Quarta, 19 Janeiro 2022
- Universo Benfica a Quarta, 19 Janeiro 2022
- Universo Benfica a Quarta, 12 Janeiro 2022
- Universo Benfica a Segunda, 10 Janeiro 2022
- Universo Benfica a Domingo, 9 Janeiro 2022
- Universo Benfica a Quinta, 18 Novembro 2021