Sporting CP 78 - 89 SL Benfica

  • Basket
  • Masculino
  • Seniores
  • 2022/2023
  • Campeonato Nacional
    Competição
    Fase
    Fase regular
    Ronda
    1ª Jornada
    Data
    Dom, 27 Novembro, 2022, 15:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    RTP 2

    No defender bem é que esteve o ganho

    Os maiores níveis de agressividade sem bola do Benfica no reatamento do dérbi foram decisivos diante do Sporting. 

    Liga Betclic
    1.ª jornada
    1.ª fase
    RESULTADO FINAL
    Sporting 78
    Benfica 89
    1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
    23-25 46-46 53-66 78-89

    equipa de basquetebol do Benfica mantém-se líder isolada da 1.ª fase da Liga Betclic, ao vencer o Sporting no dérbi da 1.ª jornada (em atraso). No Pavilhão João Rocha, triunfo das águias, por 78-89.

    Esperava-se um dérbi emotivo e as equipas não desiludiram. O 1.º quarto foi jogado sempre em alta velocidade e com momentos de puro espetáculo. Estratégias diferentes em quadra, com o Sporting a apostar no tiro exterior e o Benfica a jogar na área pintada e com os postes. Muito equilíbrio, alternância no comando do marcador e triplos a cair. No fim do 1.º quarto, o Benfica vencia, por 23-25.

    2.º quarto não foi tão intenso e até, tecnicamente, foi menos espetacular. Mais turnovers, menos tiros exteriores, mas a emoção e a incerteza no marcador foram as habituais. Ritmo alto, transições, bola cá, bola lá, mas sem nenhum dos emblemas se distanciar. Sporting mais forte na luta das tabelas (17 contra 13) e Benfica mais eficaz nos lançamentos (54% contra 51%). Ao intervalo, empate 46-46.

    O Benfica subiu os níveis de agressividade defensiva no 3.º quarto, obrigando o Sporting a precipitar lançamentos e a mostrar-se algo atabalhoado na construção ofensiva. As águias, por seu lado, mais confiantes, trabalhavam bem os ataques, tanto por fora como através de jogo interior. A distância no marcador era cada vez maior, com o 3.º quarto a fechar em 53-66 para os encarnados, sendo que os leões só apontaram sete pontos nestes 10 minutos do dérbi.

    Apesar da diferença pontual, o Sporting acalentava esperanças de recuperar no marcador. Veio melhor, viu os triplos voltarem a cair, mas o Benfica não se enervou com a tentativa de encurtar distâncias por parte do rival e soube gerir bem os tempos de ataque, mantendo uma boa eficácia na hora de alvejar o cesto. À medida que se aproximava do fim, o dérbi ficou mais quezilento, com três jogadores a serem excluídos por faltas (Marko Loncovic, Travante Williams e Ivan Almeida). Ainda assim, os encarnados não permitiram veleidades e ganharam por 11 pontos (78-89).

    Com 10 vitórias em 10 rondas disputadas, o Benfica lidera a classificação da Liga Betclic, com 20 pontos. Segue-se o Esgueira a meio da semana, na 11.ª jornada da 1.ª fase.

    DECLARAÇÕES

    Norberto Alves (treinador do Benfica): "Como sabem, a nossa equipa andou por fora (Barcelona, Guimarães...) e ia ser uma incógnita a forma como nos íamos apresentar no dérbi. O Sporting teve uma densidade de jogos semelhante, mas sempre em casa. As viagens também são massacrantes. Era importante eles não terem uma grande vantagem, porque, física e mentalmente, podíamos ir abaixo. O facto de eles nunca a conseguirem e nós a termos conseguido teve o efeito contrário. Também se joga com os aspetos mentais. No 3.º quarto começámos a pressionar, eles deixaram de ter lançamentos confortáveis e controlámos melhor o ressalto defensivo."

    Sporting-Benfica
    78-89
    Pavilhão João Rocha
    Cinco inicial do Benfica
    Toney Douglas, Aaron Broussard, Ivan Almeida, Betinho Gomes e Terrell Carter
    Suplentes
    José Silva, José Barbosa, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro, Tomás Barroso, Sérgio Silva e James Ellisor
    Cinco inicial do Sporting
    Travante Williams, Marko Loncovic, João Fernandes, Gerald Armwood e Marcus Lovett Jr.
    Suplentes
    Ricardo Monteiro, Gil Jardim, Diogo Ventura, António Monteiro, Derrick Fenner Jr. e João Troni
    1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
    23-25 46-46 53-66 78-89
    Pontuadores do Benfica
    Aaron Broussard (27), Ivan Almeida (17), Toney Douglas (11), James Ellisor (10), Terrell Carter (10), Betinho Gomes (6), Makram Ben Romdhane (6) e José Barbosa (2)

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2022/11/27/basquetebol-sporting-benfica-1-jornada-1-fase-liga-betclic

    Onze Inicial

    Banco

    Treinador

    Momentos

    Onze Inicial

    Banco

    Treinador

    Momentos

    Coming soon

    Notícias relacionadas

    Nenhum item encontrado