Sporting CP 78 - 89 SL Benfica

    Competição
    Fase
    Fase Regular
    Ronda
    1ª Jornada
    Data
    Dom, 27 Novembro, 2022, 15:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    RTP 2

     

    NO DEFENDER BEM É QUE ESTEVE O GANHO

     

    Os maiores níveis de agressividade sem bola do Benfica no reatamento do dérbi foram decisivos diante do Sporting. 

     

     

    A equipa de basquetebol do Benfica mantém-se líder isolada da 1.ª fase da Liga Betclic, ao vencer o Sporting no dérbi da 1.ª jornada (em atraso). No Pavilhão João Rocha, triunfo das águias, por 78-89.

     

    Esperava-se um dérbi emotivo e as equipas não desiludiram. O 1.º quarto foi jogado sempre em alta velocidade e com momentos de puro espetáculo. Estratégias diferentes em quadra, com o Sporting a apostar no tiro exterior e o Benfica a jogar na área pintada e com os postes. Muito equilíbrio, alternância no comando do marcador e triplos a cair. No fim do 1.º quarto, o Benfica vencia, por 23-25.

     

    2.º quarto não foi tão intenso e até, tecnicamente, foi menos espetacular. Mais turnovers, menos tiros exteriores, mas a emoção e a incerteza no marcador foram as habituais. Ritmo alto, transições, bola cá, bola lá, mas sem nenhum dos emblemas se distanciar. Sporting mais forte na luta das tabelas (17 contra 13) e Benfica mais eficaz nos lançamentos (54% contra 51%). Ao intervalo, empate 46-46.

     

    O Benfica subiu os níveis de agressividade defensiva no 3.º quarto, obrigando o Sporting a precipitar lançamentos e a mostrar-se algo atabalhoado na construção ofensiva. As águias, por seu lado, mais confiantes, trabalhavam bem os ataques, tanto por fora como através de jogo interior. A distância no marcador era cada vez maior, com o 3.º quarto a fechar em 53-66 para os encarnados, sendo que os leões só apontaram sete pontos nestes 10 minutos do dérbi.

     

    Apesar da diferença pontual, o Sporting acalentava esperanças de recuperar no marcador. Veio melhor, viu os triplos voltarem a cair, mas o Benfica não se enervou com a tentativa de encurtar distâncias por parte do rival e soube gerir bem os tempos de ataque, mantendo uma boa eficácia na hora de alvejar o cesto. À medida que se aproximava do fim, o dérbi ficou mais quezilento, com três jogadores a serem excluídos por faltas (Marko Loncovic, Travante Williams e Ivan Almeida). Ainda assim, os encarnados não permitiram veleidades e ganharam por 11 pontos (78-89).

     

    Com 10 vitórias em 10 rondas disputadas, o Benfica lidera a classificação da Liga Betclic, com 20 pontos. Segue-se o Esgueira a meio da semana, na 11.ª jornada da 1.ª fase.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Norberto Alves (treinador do Benfica): "Como sabem, a nossa equipa andou por fora (Barcelona, Guimarães...) e ia ser uma incógnita a forma como nos íamos apresentar no dérbi. O Sporting teve uma densidade de jogos semelhante, mas sempre em casa. As viagens também são massacrantes. Era importante eles não terem uma grande vantagem, porque, física e mentalmente, podíamos ir abaixo. O facto de eles nunca a conseguirem e nós a termos conseguido teve o efeito contrário. Também se joga com os aspetos mentais. No 3.º quarto começámos a pressionar, eles deixaram de ter lançamentos confortáveis e controlámos melhor o ressalto defensivo."

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2022/11/27/basquetebol-sporting-benfica-1-jornada-1-fase-liga-betclic

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Sexta, 5 Janeiro 2024