SL Benfica 94 - 72 PAOK FC

    Fase
    Fase de Grupos
    Ronda
    2ª Jornada
    Data
    Qua, 1 Novembro, 2023, 19:30
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    SportTV2

     

    PROVA DE ENORME QUALIDADE NO ATAQUE À CHAMPIONS

     

    Em duelo da 2.ª jornada do Grupo G da prova europeia, o Benfica superiorizou-se com grande classe ao PAOK Mateco (94-72).

     

    Apurado pelo segundo ano consecutivo para a fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica estreou-se na presente edição da prova com uma exibição fantástica frente ao PAOK Mateco, formação grega, derrotada por 94-72.

     

    Com o duelo ante o Hapoel Bank Yahav Jerusalém, da jornada inaugural, adiado devido aos conflitos entre Israel e Hamas, os encarnados só arrancaram na Champions nesta quarta-feira, 1 de novembro.

     

    No Pavilhão Fidelidade, em jogo da 2.ª ronda do Grupo G, o bicampeão nacional teve um arranque sensacional. Com um triplo de Toney Douglas, seguido de roubo de bola do norte-americano e assistência para Trey Drechsel, o Benfica fez um parcial de 7-0!

     

    Atordoados pela entrada em jogo dos encarnados, os gregos acusaram nervosismo. Exemplo disso foram as três faltas averbadas a Andrew Harrison, em menos de três minutos. Com uma das figuras da equipa condicionada desde cedo, e a intensidade defensiva dos homens orientados por Norberto Alves, os visitantes continuaram intranquilos e a acumularam faltas técnicas.

     

    Um triplo de Ivan Almeida colocou as águias com oito pontos de avanço (15-7), a 2m27s do fim do 1.º quarto. No entanto, a valia dos gregos, que venceram o Galatasaray na 1.ª ronda, fez-se sentir com a aproximação no marcador (17-15, no final do 1.º quarto).

     

    No arranque do 2.º parcial, o conjunto helénico converteu um triplo e saltou para a frente (17-18). Com reajustes defensivos, os encarnados voltaram a assentar.

     

    Inspirado, Terrell Carter, eficiente no jogo interior, marcou seis pontos consecutivos, o que empolgou o público na Luz, incansável no apoio ao Benfica.

     

    Porém, algumas precipitações, aliadas à eficácia do PAOK Mateco (56% nos lançamentos de campo), ditaram a diferença ao intervalo (40-41).

     

    O recomeço do jogo foi uma réplica do início do embate. Com um sensacional afundanço, Ivan Almeida selou o parcial de 7-0. O treinador do PAOK Mateco solicitou timeout, mas, imparável, Terrell Carter impôs-se sobre a defesa contrária e fez mais quatro pontos, garantindo um parcial de 11-0.

     

    Com o tiro exterior a funcionar e uma defesa férrea, o Benfica manteve uma preciosa vantagem de dois dígitos, que foi gerindo.

     

    Os vários desarmes de lançamento realizados contribuíram para a superioridade encarnada. O 3.º parcial foi fechado com oito pontos de avanço (68-60).

     

    Mesmo com Toney Douglas a ficar tapado por faltas no início do derradeiro quarto, o Benfica prosseguiu com uma noite memorável. Enormes na defesa, os encarnados chegaram aos 16 pontos de vantagem, sensivelmente a meio do 4.º quarto, após triplos de Diogo Gameiro e de Ivan Almeida (79-63).

     

    Bastante melhor na luta das tabelas em comparação com o rival, o duelo teve momentos de espetáculo no Pavilhão Fidelidade! Sem argumentos para travar o Benfica, o PAOK foi vergado por uma diferença expressiva (94-72)Muita festa nas bancadas e aplausos para os bicampeões nacionais!

     

    Com 28 pontos, dois ressaltos, três assistências e dois roubos de bola, Ivan Almeida foi o MVP da partida.

     

    No sábado, 4 de novembro, às 15h00, o bicampeão nacional defronta a AD Galomar, na 6.ª ronda da 1.ª fase da Liga Betclic.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Norberto Alves (treinador do Benfica): "Era decisivo começar com intensidade a defender. A defesa depende muito do trabalho coletivo. A equipa ganhou confiança e na segunda parte foi um jogo mais equilibrado em termos de qualidade ofensiva. Ao intervalo, reforcei o plano de jogo, referindo que a defesa e o bloqueio defensivos eram decisivos. Teríamos de manter a qualidade defensiva da primeira parte e em termos ofensivos iríamos concretizar. Sabemos qual a realidade do basquetebol português em relação ao nível dos campeonatos dos nossos adversários. O que lhes digo é para darem tudo. Cada jogo tem de ser uma final."

     

    Ivan Almeida (extremo do Benfica): "Queremos continuar a caminhada efetuada no ano passado. Temos de mostrar que podemos competir com todas estas equipas na Liga dos Campeões. Ao intervalo falámos no que tínhamos de melhorar, e cumprimos à risca o que tínhamos de fazer. Merecemos a vitória. Defender e correr foram fatores importantes. Estivemos unidos e acreditamos que podemos ir mais além, há que prová-lo em campo."
     

    FICHA DE JOGO

     

    Cinco inicial do Benfica: Makram Ben Romdhane, Terrell Carter, Toney Douglas, Thomas Drechsel e José Silva

     

    Suplentes: Aaron Broussard (J), José Barbosa (NJ), Diogo Gameiro (J), Betinho (J), Sérgio Silva (NJ), Daniel Relvão (J) e Ivan Almeida (J)

     

    Pontuadores Benfica: Ivan Almeida (28), Terrell Carter (26), Toney Douglas (14), Thomas Drechsel (12), Betinho (5), Aaron Broussard (5), Diogo Gameiro (3) e Makram Ben Romdhane (1)

     

    * Ficha de Jogo do site oficial da prova. Nada garante que não tenha erros.

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/11/01/basquetebol-benfica-paok-2-jornada-grupo-g-liga-dos-campeoes

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Terça, 20 Fevereiro 2024