Competição
Fase
Fase Regular
Ronda
17ª Jornada
Data
Sáb, 9 Março, 2024, 15:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
FPB TV

 

IDENTIDADE DO COLETIVO FOI VOO PARA O DOMÍNIO

 

O Benfica superiorizou-se à AD Galomar, por 91-61, em encontro da 17.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic, disputado no Pavilhão Fidelidade.

 

Em jogo da 17.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic, na tarde deste sábado, 9 de março, o Benfica recebeu e venceu a AD Galomar, por 91-61. Triunfo importante, a anteceder a final four da Taça de Portugal.

 

Num jogo em que queria "manter a identidade" e apresentar-se "ao melhor nível", perante um adversário que tentaria surpreender, como disse Sérgio Silva na antevisão, o Glorioso foi o melhor conjunto na quadra e fabricou o 13.º triunfo nesta edição da Liga Betclic.

 

Para a partida, no Pavilhão Fidelidade, Norberto Alves fez alinhar José Barbosa, Aaron Broussard, Trey Drechsel, Makram Ben Romdhane e Terrell Carter no cinco inicial.

 

Em desvantagem por 2-4 nos primeiros instantes do encontro, o Benfica operou a reviravolta no marcador com cinco pontos, um deles de lançamento livre, de Makram Ben Romdhane, a colocar as contas em 9-4.

 

Depois de um parcial de 10-0 das águias (12-4), a AD Galomar reduziu, por Danjel Purifoy, através de dois lances livres (12-6). A controlarem este 1.º quarto do embate, os encarnados alcançaram uma vantagem de 11 pontos (19-8), desfeita, já perto do fim, com dois triplos da equipa visitante, marcados por Temple Gibbs e Pedro Oliveira (20-14).

 

Toney Douglas, a 11 segundos do fim, também mostrou serviço na linha de três pontos (23-14). À entrada para o 2.º quarto, o Benfica vencia por 23-16.

 

Parcialmente equilibrado (18-18), este segundo parcial do desafio abriu com Jeremias Manjate a reduzir para a formação madeirense. Eduardo Francisco e Toney Douglas deram a resposta, com dois triplos, e estabeleceram nova vantagem por 11 pontos (29-18).

 

A fazer frente ao campeão nacional, a AD Galomar manteve a disputa e o jogo em aberto, encostando, a 3 minutos dos 10' do 2.º quarto, à distância de quatro pontos (35-31). Norberto Alves pediu desconto de tempo e, no reatar, o Benfica replicou com um 6-0 (41-31).

 

A segundos do fim, Malcolm Drumwright concretizou três lançamentos livres, fixando o 41-34 ao intervalo.

 

O domínio encarnado ficou evidenciado no 3.º quarto. Aos 4', as águias lideravam o marcador com uma vantagem de 18 pontos, tendo a AD Galomar conseguido apenas marcar dois pontos (54-36).

 

Grande regresso do Benfica dos balneários, inteligente, a partilhar a bola e a mostrar credenciais na defesa e no ataque. A contribuir para o espetáculo, Terrell Carter aproveitou uma bola alta de José Silva, voou e afundou (56-38). O poste benfiquista protagonizou um momento idêntico nos 58-41, desta feita assistido por Trey Drechsel. Alley-oops do Glorioso, triplos a saírem, ritmo no jogo e os adeptos a corresponderem nas bancadas!

 

Esgotados os 10 minutos, o Benfica superiorizava-se por 69-44, 25 pontos de diferença.

 

No 4.º quarto os encarnados geriram, mas mantiveram o ataque ao cesto, marcando mais 22 pontos. Num encontro em que Norberto Alves rodou a equipa e utilizou todos os atletas na ficha de jogo, o Benfica construiu um triunfo sólido, por 91-61.

 

Terrell Carter foi o melhor marcador das águias, com 15 pontos concretizados.

 

Segue-se o desafio das meias-finais da final four da Taça de Portugal, agendado para as 15h00 de sábado, 16 de março, no Pavilhão Municipal José Natário. O adversário é o CD Póvoa.

 

DECLARAÇÕES

 

Nuno Ferreira (treinador adjunto do Benfica): "Durante o jogo, houve duas partes distintas. Julgo que na primeira parte não estivemos ao nosso nível, permitimos que o ritmo de jogo fosse lento, e isso foi prejudicial para nós. Na segunda parte foi completamente diferente. Impusemos o ritmo, muito mais agressividade na bola, nos bloqueios diretos, e a equipa soltou-se. O avolumar do resultado foi também derivado desse ritmo mais rápido e forte que impusemos."

 

FICHA DE JOGO

 

Cinco inicial do Benfica: José Barbosa, Aaron Broussard, Thomas Drechsel, Makram Ben Romdhane e Terrell Carter

 

Suplentes: Eduardo Francisco (J), José Silva (J), Ivan Pavicevic (J), Diogo Gameiro (J), Sérgio Silva (J), Toney Douglas (J) e Daniel Relvão (J)

 

Pontuadores Benfica: Thomas Drechsel (12), Makram Ben Romdhane (7), Aaron Broussard (9), Terrell Carter (15), José Silva (10), Toney Douglas (8), Eduardo Francisco (5), Daniel Relvão (5), Sérgio Silva (8), José Barbosa (7) e Diogo Gameiro (5)

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/03/09/basquetebol-jogo-benfica-ad-galomar-17-jornada-1-fase-liga-betclic

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Quarta, 19 Junho 2024