SL Benfica 93 - 75 Imortal BC

    Competição
    Fase
    Final
    Data
    Sáb, 16 Setembro, 2023, 19:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    RTP 2

     

    É NOSSA… E ESTÁ MUITO BEM ENTREGUE!

     

    O Benfica foi superior, venceu o Imortal e conquistou a 15.ª Supertaça do seu vasto palmarés.

     

     

    Foi com qualidade coletiva, talento individual e muita classe que a equipa de basquetebol do SL Benfica conquistou a 15.ª Supertaça da sua história. Numa partida frente ao Imortal, disputada nesta tarde de sábado, 16 de setembro, o campeão nacional venceu (93-75), mas teve de puxar dos galões, perante uma réplica briosa.

     

    Início de jogo animado num Pavilhão Multiusos de Odivelas repleto de Benfiquistas, com as duas formações a apresentarem muita vontade, mas ainda em ritmo de início de época! Perante um renovado Imortal, o experiente Benfica cedo mostrou ao que ia e um afundanço de Trey Drechsel abriu as hostilidades e deu o mote. Dois triplos consecutivos, com 5 minutos disputados, colocaram o marcador num 14-6, obrigando o treinador Bernardo Pires a parar o jogo... e resultou! Boa resposta dos homens de Albufeira (16-14), sempre dentro do jogo, muita rotação nos coletivos, alguns erros e o 1.º quarto fechou com um 21-15, marcado pelas baixas percentagens no acerto dos lançamentos.

     

    Bloqueio, abertura, jogador livre e triplo de Betinho a abrir o 2.º quarto. Sinal mais das águias, mais fortes, a jogarem com tranquilidade, a somarem pontos… e a cometerem dois erros pouco usuais, permitindo uma aproximação a 31-26. Ora, Norberto Alves reuniu de imediato o coletivo, pediu concentração e foco, com Makram Ben Romdhane a chamar a si a responsabilidade, a atirar de 3 pontos, e a equipa, motivada, a dizer "presente". Ao intervalo, o marcador era sintomático: 52-36.

     

    Imortal a reentrar bem na partida, com tudo (52-41), a tentar entrar na discussão face a uma vantagem de 16 pontos construída pelo campeão. Percebendo os intentos no outro lado da barricada, o Benfica acelerou o jogo e puxou dos galões. Mais eficazes no ataque, concentrados na defesa, focados no processo, os comandados de Norberto Alves atingiram o final do 3.º quarto a vencer por 68-55. Resultado ainda mais meritório, perante um Imortal que, com menos argumentos, nunca se entregou e acreditou sempre… como se veria!

     

    Derradeiros 10 minutos de emoções ao rubro, com a equipa algarvia, embalada pelo jovem André Silva, a colocar-se a apenas quatro pontos de distância (73-69). Disputa, intensidade, entrega e crença de ambos os lados, com o Benfica a ter de suar, mas, fruto da qualidade do seu coletivo e do muito talento individual, a não deixar fugir a vitória. Toney Douglas foi eleito o MVP do jogo.

     

    Triunfo justo, por 93-75, e a 15.ª Supertaça do palmarés do Clube vem direitinha para o Museu Benfica – Cosme Damião.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Norberto Alves (treinador do Benfica): "Fizemos um jogo muito consistente, um jogo normal de início de época, tivemos os nossos momentos altos e baixos, mas, quando foi preciso tocar a reunir, defensivamente estivemos muito bem na parte final e vencemos. A equipa só treinou toda junta nesta semana, o Aaron Broussard vinha de uma lesão, o Ivan Almeida e o Betinho Gomes vieram do Mundial, tal como o Eduardo Francisco, e não foi fácil. A equipa está de parabéns!"

     

    FICHA DE JOGO

     

    Cinco inicial do Benfica: José Silva, Thomas Drechsel, Makram Ben Romdhane, Toney Douglas e Terrell Carter

     

    Suplentes: Aaron Broussard (J), José Barbosa (J), Diogo Gameiro (J), Betinho (J), Sérgio Silva (NJ), Daniel Relvão (J) e Ivan Almeida (J)

     

    Pontuadores do Benfica: Thomas Drechsel (17), Terrell Carter (16), José Silva (2), Toney Douglas (19), Aaron Broussard (9), Daniel Relvão (2), Betinho (10), Makram Ben Romdhane (10) e Ivan Almeida (8).

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/09/16/basquetebol-benfica-imortal-jogo-supertaca

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Sábado, 6 Janeiro 2024