SL Benfica 4 - 1 GCR Nun'Álvares

    Competição
    Fase
    Final
    Data
    Dom, 29 Janeiro, 2023, 17:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    Canal 11

     

    BENFICA CONQUISTA A TAÇA DA LIGA FEMININA

     

    Na final, as águias foram superiores ao Nun'Álvares e venceram, por 4-1, com golos de Fifó (2), Janice e Raquel Santos.

     

     

    Está conquistada a Taça da Liga feminina! No Pavilhão Multiusos de Gondomar, a equipa de futsal do Benfica bateu o Nun'Álvares, na final, por 4-1.

     

    Primeira parte digna de uma final. Golos, oportunidades, intensidade... Bancadas bem compostas, apoio a ambos os emblemas, com o Presidente do SL Benfica, Rui Costa, presente, e as minhotas a terem a primeira oportunidade. Carla Vanessa rematou forte para intervenção de Marta Costa (4'). Mais eficaz, o Benfica fez o 1-0, aos 6'. Recuperação de bola em zona adiantada, Inês Fernandes colocou o esférico em Fifó, esta descobriu Janice e a pivô disparou para os festejos.

     

    Nó desatado no resultado, e a partida a abrir. As encarnadas a apostarem no jogo de pivô para jogar em todo o espaço da quadra e permitir a subida das linhas de frente para a baliza do Nun'Álvares; o emblema fafense jogava mais apoiado e à largura. Aos 9', Balona, na área, de primeira, viu Marta Costa negar-lhe o empate. Bola cá, bola lá, e, aos 10', de livre direto, Raquel Santos obrigou Odete a aplicar-se. 

     

    Da ameaça aos festejos distou um minuto. Lance de laboratório encarnado. Canto de Inês Fernandes e Raquel Santos a desviar para o 2-0 (11'). Benfica estava melhor nas quatro linhas nesta fase do encontro e, aos 14', Sara Ferreira acertou no poste da baliza minhota. Aos 16', numa transição rápida, Cátia Morgado, isolada, não marcou, porque Marta Costa fez a mancha. Antes do intervalo, aos 19', tiro de Angélica Alves quase sem ângulo que por pouco não surpreendeu Odete. A final chegou ao descanso com 2-0 no marcador.

     

    A etapa complementar manteve a toada. Foi jogada a bom ritmo, com várias oportunidades, bons momentos de espetáculo e golos. O Nun'Álvares, a perder, corria atrás do prejuízo, subiu as linhas de pressão e tentava reentrar no jogo. Aos 26', Carla Vanessa recebeu em profundidade, virou-se e, quando ia rematar, Marta Costa tirou-lhe o esférico. Dois minutos depois, aos 28', o 2-1. Contra-ataque muito bem gizado pelo Nun'Álvares, com Balona a lançar Cátia Morgado e a 10 assistiu Carla Vanessa para o golo.

     

    Melhor resposta o Benfica não podia dar. Bola ao centro e golo encarnado (29'). Inês Fernandes deixou em Fifó e esta rematou de primeira para o 3-1. A bola entrou no ângulo superior direito da baliza de Odete. Minutos depois, dois duelos entre Janice e Odete vencidos pela guarda-redes. Aos 34', Carla Vanessa cabeceou e Marta Costa defendeu por instinto. A final estava emocionante, mas o Benfica resolveu a contenda aos 35'. Jogada de insistência, Inês Fernandes descobriu Fifó ao segundo poste e a 99 encostou para o 4-1

     

    Logo de seguida, o Nun'Álvares apostou no 5x4, mas nada conseguiu extrair desta estratégia. O Benfica, pelo contrário, ainda teve uma bola no poste por Sara Ferreira (37') e novo duelo entre Odete e Janice (39'). Ainda assim, o resultado de 4-1 manteve-se até ao apito final. O Benfica fez a festa em Gondomar pela conquista da 2.ª Taça da Liga do palmarés.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Alex Pinto (treinador do Benfica): "É um orgulho vestir esta camisola e estar à frente de uma equipa como esta, que, para mim, é a melhor do mundo. Vencemos e estivemos ao nível que esta final nos pedia. Bom jogo de futsal, um adversário com muita qualidade, valor e organização. Fomos mais fortes e somos uns justos vencedores. Dar os parabéns ao grupo de trabalho pela forma como tem encarado esta nova fase e pelo empenho que demonstram em campo. O compromisso coletivo e a solidariedade permitem-nos ser mais fortes. Temos um grupo fantástico. As jogadoras, staff... foram enormes. O título é delas e também dos adeptos. As finais são para se ganhar. Às vezes temos de jogar menos bem para controlar o jogo. O resultado, no fim, é o que conta. Vamos trabalhar para conquistar todos os troféus que faltam na época."

     

    Inês Fernandes (universal e capitã do Benfica): "Há uma mudança de paradigma enorme. Os adeptos têm acompanhado cada vez mais o feminino em geral, seja nas modalidades ou no futebol. Um grande obrigado a quem esteve aqui a apoiar-nos e a quem nos apoiou nas redes sociais. No Benfica jogamos quase sempre em casa, e hoje [domingo] voltou a acontecer. É sempre bom ganhar e já estamos a pensar na próxima conquista, porque queremos colecionar mais títulos. É uma competição que se joga em dois jogos, em que temos de ser muito competentes. Enfrentámos duas equipas com muita qualidade e demonstrámos muito rigor e competência. Estou orgulhosa deste grupo. Há muita qualidade do outro lado, são colegas de seleção. Foi um bom espetáculo de futsal."

     

    Fifó (ala do Benfica): "Agradecer primeiro aos adeptos por terem estado em Gondomar. Fazem-nos sentir sempre em casa. Agradecer a este grupo incrível que, mesmo com todas as baixas [Ana Catarina e Leninha] lutou muito para conseguir voltar a levar este troféu para casa. Estamos muito felizes pelo objetivo. É um sentimento de alegria por levantarmos mais um troféu."

     

    Sara Ferreira (ala do Benfica): "É um sentimento muito especial, esta Taça da Liga ainda tem mais importância porque no ano passado a perdermos, e estar no Benfica e não ganhar todas as competições onde estamos inseridas é acabar por dizer que a época não foi boa. Esta tem um sabor especial por voltar a ser nossa. Estou muito orgulhosa desta equipa, muito feliz por pertencer a este plantel e por ser do Benfica!"

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/01/29/futsal-feminino-jogo-benfica-nun-alvares-final-taca-da-liga 

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Sábado, 6 Janeiro 2024