UEFA: as novas datas e o calendário forçado pela COVID-19

Fonte
slbenfica.pt

Perante a suspensão de inúmeros campeonatos nacionais e da interrupção das provas da UEFA devido à pandemia de COVID-19 que assola o mundo, a UEFA avançou para uma reunião extraordinária e já anunciou as novas datas – previstas – do calendário das competições de seleções e de clubes.

 

A UEFA adiou o Euro 2020 (por 12 meses) para 2021 para permitir a conclusão dos campeonatos nacionais dos vários países europeus, cuja esmagadora maioria está suspensa. Mas não foi só o Europeu de futebol que foi adiado… Também a fase final da Liga das Nações, o Europeu de Sub-21 e o Europeu feminino, inicialmente previstos para junho e julho do próximo ano, foram reagendados – numa decisão conjunta com a Associação Europeia de Clubes (ECA), a Associação das Ligas Europeias (ALE) e FIFPro –, anunciou, na terça-feira, a UEFA.

 

Na mesma reunião, realizada por videoconferência com as 55 federações filiadas, foi decidido o adiamento da 3.ª e 4.ª jornadas da qualificação europeia para o Mundial 2022, que estavam agendadas para junho de 2021, sendo que foi acordado que "os clubes vão libertar jogadores para as seleções nacionais que participem nas provas que foram reagendadas".

 

A UEFA comprometeu-se a "concluir todas as competições nacionais e europeias de clubes até ao final da presente época desportiva, ou seja, até 30 de junho de 2020, o mais tardar, se a situação melhorar e o reatamento dos jogos for prudente e adequado".

 

No entanto, algumas "limitações ou falta de datas no atual calendário" podem levar ao "agendamento de jogos dos campeonatos nacionais a meio da semana e de jogos das competições de clubes da UEFA ao fim de semana", podendo ainda verificar-se "possíveis ajustes nas fases preliminares da Liga dos Campeões e Liga Europa 2020/21", caso a presente época desportiva termine depois de 30 de junho.

 

 

 

COMPETIÇÕES DE SELEÇÕES NACIONAIS

    Os jogos do play-off de qualificação para o Euro 2020 (inicialmente agendados para março de 2020) serão adiados para a janela internacional de junho de 2020, sujeitos a nova avaliação da situação.

    A fase final do Euro 2020 (que devia ser realizada de 12 de junho a 12 de julho de 2020) será adiada para o período de 11 de junho a 11 de julho de 2021, nas mesmas 12 cidades europeias que iam acolher a competição este ano.

    As 3.ª e 4.ª jornadas da qualificação europeia para o Mundial 2022 (atualmente agendadas para junho de 2021) serão reagendadas.

    As fases finais da Liga das Nações, do Campeonato da Europa de Sub-21 e do Europeu feminino (todas agendadas para junho e julho de 2021) serão reagendadas.

    Os clubes irão libertar jogadores para as seleções nacionais em todas as provas reagendadas.

    Adiamento da Copa América para 2021. A prova sul-americana também será jogada entre os dias 11 de junho e 11 de julho.

 

 

 

COMPETIÇÕES DE CLUBES

    Compromisso de concluir todas as competições nacionais e europeias de clubes até ao final da presente época desportiva, ou seja, 30 de junho de 2020, o mais tardar, se a situação melhorar e o reatamento dos jogos for prudente e adequado.

    Possíveis limitações ou falta de datas no calendário atual, levando potencialmente ao agendamento de jogos dos campeonatos nacionais a meio da semana e o agendamento de jogos das competições de clubes da UEFA ao fim de semana.

    Possíveis ajustes das pré-eliminatórias da UEFA Champions League e da Liga Europa de 2020/21 em caso de conclusão tardia da época desportiva de 2019/20, ou seja, após 30 de junho de 2020.

 

 

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/03/18/futebol-benfica-uefa-novas-datas-competicoes-selecoes-nacionais-e-clubes-covid-19