Rafa

Avançado, 31 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2016-), 326 jogos (21235 minutos), 94 golos
Em 2023/2024: 52 jogos (3560 minutos), 22 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2)

Red Bullet

LENDA?????????

Lenda era o Chalana, este não serve nem para lhe apertar as chuteiras!!!!

Billy the Kid

Citação de: Cob92 em 13 de Maio de 2024, 00:10
Citação de: Billy the Kid em 13 de Maio de 2024, 00:06
Citação de: ruio1999 em 12 de Maio de 2024, 23:38Só lhe vão dar o devido valor daqui há alguns anos.

E sim, é uma Lenda do Sport Lisboa e Benfica.

Dragão 2x, Portimonense na Luz em 2019, Braga, Juve na Luz, Alvalade em 2020, etc etc... São alguns dos momentos que lhe dão esse direito a esse estatuto e com total justiça.

Obrigado por tudo.

Claro que é lenda.

Ele e Pizzi são dois mal-amados por gente ingrata que não reconhece que essa dupla deu muito ao Benfica.

Qualquer dos dois deu mais ao Benfica do que outras lendas como Gaitan ou Aimar.
Foram anos e anos a verter suor pelo Benfica e a serem importantíssimos em vários títulos conquistados. Jogadores-chaves.

Espero que tenha uma despedida à preceito (como tiveram Jonas e Pizzi).

Não sei se estás a trollar ou a falar a sério mas o Gaitan tem mais títulos que o Rafa com menos anos de Benfica.

O gaitan deu mais ao Benfica.



Eu não disse que Gaitan deu pouco (eu nunca proferiria tal "sacrilégio"), mas agarrei-me nos anos de Benfica para dizer que a dupla portuguesa deu mais.

Aimar e Gaitan, dois deuses da bola que por aqui passaram. Lendas incontestáveis.
Pizzi e Rafa, dois craques (o primeiro, até onde pôde) que deram muito ao Benfica e valorizo os anos aqui acumulados e número de jogos realizados.

Para mim, todos eles são lendas.

Magnusson é lenda pelos golos - olha o meu avatar - Valdo pela classe, Álvaro e Veloso pelo brio, garra e raça. Estão aqui 4 lendas que não tinham a mesma qualidade técnica. Mas todos são lendas.

matadu

Citação de: Mika21PA em 12 de Maio de 2024, 23:36Destruidor de balneários

Estes putos da formação...










Por acaso já vi chamarem de tudo ao Rafa, mas essa de ser destruídor de balneários nunca apanhei.

O Pizzi é que era, o que também era ridiculo visto que toda a gente gostava dele

RGouveia.SLB

Se o Rafa, mesmo tendo as suas luas/fases, tem sido um jogador importante nestes 8 anos? Inegável.
Agora, chamar lenda já é exagerar um pouco.

Mais depressa considero lenda um Jonas que carregou o Benfica às costas enquanto cá esteve, aliando magia e golos em doses fartas, e empatia com os adeptos (uma coisa que impediu o Rafa de ter uma passagem ainda mais relevante pelo clube).
Ou o Simão, que veio para o Benfica numa altura complicadissima do clube (o Rafa veio para o Benfica quando o clube já estava consolidado na luta pelo título), que carregou o Benfica às costas várias épocas e que foi peça chave para darmos um pontapé na travessia no deserto que estávamos a atravessar desde 94.

kyza

Rafa uma lenda? Quem viu valdo, paneira, mozer, Ricardo... Nem vou continuar.

Mikeslb1904

Pá, não exagerem com essa da "lenda"!

Lendas são jogadores, técnicos ou outros que vivem e viverão o SLBenfica com amor e paixão.

Se estivermos a falar de um Sheu Han, de um Mário Wilson, de um Chalana, um Toni e outros do género...

Aí sim estamos a falar de LENDAS!!!

lpfc04

Citação de: SousaLB em 13 de Maio de 2024, 00:27
Citação de: lpfc04 em 13 de Maio de 2024, 00:13
Citação de: SousaLB em 12 de Maio de 2024, 21:17
Citação de: lpfc04 em 12 de Maio de 2024, 20:55O Rafa é, desde que o Jonas arrumou as botas, o melhor jogador do Benfica. Era o único jogador do Benfica que, num dia bom, seria capaz de protagonizar um lance de génio contra qualquer equipa do mundo. É irrisório ler aqui pessoal a compará-lo a João Mário e a outros mancos que por cá andam.

Muitos recordá-lo-ao como o "autista", o "inconstante", ou até mesmo como alguém que se está a cagar para isto tudo. Eu lembrá-lo-ei como um craque. Que é o que ele é. Faltou-lhe a finalização para ser de classe mundial e jogar no Real ou Barcelona.

E hoje, esteve muito bem, quer em campo, quer a mandar o coro gregoriano para o caralho. O Benfica está morto? Está! Mas qual é a puta da necessidade de mandar merdas para o relvado? E para quê tentar silenciar uma ovação a um jogador que fez o último jogo no Benfica e que, quer se goste, quer não se goste, está cá há 7 anos sendo determinante nalgumas épocas? Os senhores que se arrogam do benfiquismo puro, que rejeitam cânticos para jogadores (desde o Cardozo, bola!), que recusam gritar o nome do marcador dum golo, mesmo aqueles que são uns golaços do caralho, esquecem-se que o Benfica tornou-se grande graças aos homens que jogam no relvado. O Benfica é maior que tudo e todos, mas é por homens que foi construído e por artistas da arte em movimento que se tornou lendário.

Tanta merda e tanta intitulação de "braço armado do Benfica" e mamamos 5 nas Antas e zero recepção. Humilhações e humilhações e zero receções. Assembleias é tudo menos lutar pela queda da direção, pelo contrário, coagem quem contra ela fala. Manquem-se, caralho! Se o Gullit visse esta merda em que se tornou o grupo, apanhava um desgosto.

Sai o Rafa, sai o último vestígio da equipa tetracampeã. Agora é atacar o 39 com uma equipa recheada de loosers. O Rafa podia não ter a fibra de vencedor, mas partilhou o balneário com referências e figuras importantes da história do Benfica. Excepção feita ao Neves restam-nos autênticos falhados e trepos que aliam a inépcia técnica a um total desconhecimento do que é o Sport Lisboa e Benfica.

Isso não é verdade.

Darwin e Enzo, para mencionar apenas dois casos indiscutíveis, tiveram melhor rendimento que ele (no caso do Darwin, apenas na 2ª época).

Sobre esta época nem consigo tirar conclusões, foi tudo demasiado mau.
É discutível, sem dúvida, mas acho que há alguma subjetividade nesta discussão. Apresentar-me-ias números de Darwin e Enzo e eu diria que essa poderia ser uma análise algo redutora. E repara, eu disse que ele é o melhor jogador pós-Jonas, não disse que foi o que teve mais rendimento. Eu estou convencido que o Rafa poderia ter tido sucesso em Inglaterra, por exemplo. Olho para um Sterling e vejo um Rafa dos ricos. A espaços, poderia fazer a diferença, mesmo com as suas limitações e, aí, se calhar o pessoal olharia para o Rafa de outra forma, tendo em conta o papel fora de Portugal.
Os números valem o que valem. Mas ainda assim, o Darwin na 2ª época tem números incríveis. Além disso marca 2 ao Barça, marca ao Bayern, marca 2 ao Liverpool, marca em Alvalade (e ao Porto, mas pronto)... E isto num Benfica ridiculamente fraco.

É uma opinião e respeito, naturalmente. Falar em potencial é diferente de falar em rendimento. Eu ainda hoje estou convencido que o Nelson Oliveira podia ter sido o melhor PL português dos últimos 30 anos. Por um motivo ou outro, os jogadores não atingem aquilo que pareciam poder vir a atingir.

O Rafa perde por nunca ter tido grande vontade ou inteligência para corrigir algumas das suas lacunas, o que também é uma sua imagem de marca: a atitude. Ou falta dela, no caso. Se nos lembrarmos do Rafa que saiu do Braga e do que sai do Benfica, eu não consigo ver grandes diferenças. É o mesmo jogador que na supertaça de 2016 criou umas quantas oportunidades flagrantes e mandou tudo para as couves.
O exemplo do Nélson é válido, mas eu nem me referia a potencial. Eu posso estar muito enganado, mas acho que mesmo estando neste estado estagnado há anos, não ultrapassando certas lacunas que tem desde que saiu do Braga, faria a diferença noutros campeonatos mais competitivos. Ou seja, não precisava de melhorar a definição, o passe e a finalização para deixar marca em Espanha ou Inglaterra.

De resto, dou-te toda a razão, o Rafa não aparenta ter vontade de evoluir. Há uns tempos, o Octávio, que atua como advogado do Judas na cmtv, disse que o Judas considera que o Rafa, se treinasse, jogava no Real Madrid. Esta declaração acho que diz tudo. Não obstante a falta de aplicação da parte dele, que é mais ou menos notória, classificá-lo-ei como craque, sempre com aquela sensação que tu referes, de que a evolução desde 2016 não foi muita e que poderia ter chegado a outro patamar se fosse obstinado e ambicioso. Agora, não dou para o peditório de "canonização" como lenda, está longe disso... Só acho é que foi muitas vezes desdenhado injustamente.

aquaris

Bom jogador, bom profissional, mas falta aquela raça Benfiquista.

decisão certa sair do Benfica!

Preocupa-me é a competência no SLB para o substituir!

Precisamos jogadores com outra personalidade e outro índice de aproveitamento mantendo o talento e profissionalismo!

J.P.

Uma lenda para os pipoqueiros das selfies.

Foi um jogador importante nestes 8 anos em algumas fases. Noutras completamente apagado e nunca criou uma relação com os adeptos como outros criaram.

Fim de ciclo natural.


zizou

Foi um bom jogador mas fica atrás de Gaitan, Cardozo ou Jonas.

Red Bullet

Citação de: Widowmaker1 em 12 de Maio de 2024, 21:26
Citação de: Hocuspocus em 12 de Maio de 2024, 11:20O JVP ganhou menos títulos e pelo visto tem piores estatísticas mas quem os viu jogar ao vivo sabe bem qual dos dois foi melhor.

O futebol obviamente não se resume a números. Até porque se compararmos o contexto que um e outro jogador apanharam no clube, rapidamente se percebe que não podem ser comparados por esse prisma de análise.

O JVP era um craque, com muito mais recursos técnicos que o Rafa, perdia apenas na velocidade. Em tudo o resto era superior. E eu até gosto bastante do Rafa, mas vi muitos jogos dos dois ao vivo e não tenho quaisquer dúvidas de qual foi o melhor.

O JVP foi vítima de uma das maiores injustiças que este clube já cometeu. Foi escorraçado de forma indigna e não merecia isso. Para mim será sempre um imortal deste clube.

O JVP foi o melhor jogador que vi jogar pelo Benfica. Tenho 47 anos.

Vou fazer 51, Chalana e Stromberg dizem olá.

daniii95

Lenda??

Foda-se

Só acompanho o Benfica desde 2003 para cá

Lendas são o Luisão (pode ser discutível), Simão, Gaitan, Jonas, Cardozo, Salvio, Garay

De resto vários jogadores bons mas que não são lendas


merlin

Citação de: Chuck em 12 de Maio de 2024, 22:19
Citação de: merlin em 12 de Maio de 2024, 21:28
Citação de: Chuck em 12 de Maio de 2024, 19:44
Citação de: merlin em 12 de Maio de 2024, 18:56
Citação de: Chuck em 12 de Maio de 2024, 18:47
Citação de: diabo11982 em 12 de Maio de 2024, 18:45
Citação de: serebotna em 12 de Maio de 2024, 18:36Obrigado por tudo campeão. Uma lenda do Sport Lisboa e Benfica.

Fdx...Lenda?!!



Lenda é o Miccoli.
O meu top de lendas, desde 2000 a ordem não significa nada:
- Jonas
- Simão
- Cordozo
- Miccoli
- Gaitan
- Lima
- Aimar

É muito mais lenda o Pizzi que o Rafa, e nunca lhe foi dado destaque que eventualmente teria merecido.



Fds, eu estava a ser irónico.

Isto é uma creche quando leio um post desses depois de escrever uma ironia do tamanho da lua.
Desculpa lá se a minha opinião o incomoda, se não gostas tens bom rendido, arruma e bota para o lado.

Infelizmente comecei a ver o Benfica na década de 90 onde apanes conheço a ter algumas memórias desde 93, não dá para ter grandes ídolos dessa altura, apenas o jvp.


Para quem começou a ver o Benfica tão cedo, ter como ídolos o Miccoli e o Lima, não é uma questão de opinião.

Depois de ler isso até fico surpreendido por não ler o Ronaldo Guiaro.
É a minha opinião não gostas passa à frente...