As Finanças do Benfica

Trezeguet

Citação de: T1n0_SLB em 02 de Fevereiro de 2012, 15:52
Citação de: Joao_ab3 em 02 de Fevereiro de 2012, 15:47
Existe algum grande da europa em que o 1º ou o 2º maior proveito financeiro venha da receita bilheteira?? :confused:

United, CHelsea, Liverpool, Arsenal, a maioria dos clubes ingleses.
já foram

Frank James

Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:37
Citação de: Frank James em 02 de Fevereiro de 2012, 15:34Hum... Obrigado. Mais uma vez, desculpa lá o bombardeamento... : ashamed: mas qual é a percentagem da distribuição dos nossos credores? Terá a banca um peso assim tão grande?

E corrigi-me se estiver errado mas a taxa de juro praticada é de aproximadamente 5%? 20/394 x100.

Estás à vontade, dentro do que souber é sempre um prazer responder.
Agora essa percentagem não te sei dizer, teria que ir ver.
A taxa de juro média é essa sim. Mas o passivo também tem componentes que não são dívidas "reais" (ou seja, componentes registadas como passivo por diversos motivos, mas que nunca se destinam a ser pagos... por ex um adiantamento em dinheiro que façam ao SLB, representa um passivo para nós... significa que nos pagaram para nós darmos algo em troca - publicidade por ex - que ainda não demos em troca... claro que esse valor nunca será pago por nós se realmente fizermos a publicidade previstas contratualmente), por isso a taxa de juro média do passivo exigível (o que é realmente pago) é superior a isso.
:amigo: sempre o mesmo prestável, sacana!

Se me conseguires facultar os docs onde posso ter acesso a esse peso dos credores agradecia, para assim não teres de ir ver.

Não tenho a certeza se percebi a ultima parte do passivo total. Faz aumentar a taxa de juro pois o valor a pagar não é o valor do total? Representando uma maior percentagem? Epa desculpa lá, mas estou com dificuldades em explicar-me, isto de tar a pensar com os pés gelados ;D

MiTica

Citação de: Vieri em 02 de Fevereiro de 2012, 15:47
Citação de: MiTica em 02 de Fevereiro de 2012, 15:43
Citação de: Vieri em 02 de Fevereiro de 2012, 15:39
Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:35
Citação de: Rei em 02 de Fevereiro de 2012, 15:32
Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:30
Citação de: Rei em 02 de Fevereiro de 2012, 15:29
O Benfica precisa é de jogar futebol e ter bons resultados. Se isso acontecer, estamos bem, porque aumentam as receitas, e aumentam as possibilidades de boas vendas. Neste momento temos bons activos, e isso é meio caminho andado. 

Tivemos prejuízo em 2009/10.

Temos de continuar o percurso, ter bons resultados é meio caminho andado.

Eu acho que de uma vez por todas é preciso racionalidade... é fundamental termos uma excelente competitividade desportiva, mas isso por si só não cuida do futuro do clube.

Não tendo formação na área da economia, parece-me que tudo se resume a uma máxima velhinha:
Não podemos gastar mais do que o que ganhamos, percebendo que já não podemos contar com ovos no respectivo da galinha, pelo menos ovos de ouro.

é rara a empresa que não vive endividada, porque é uma maneira de se financiar. a única mesmo se não estiver em bolsa

agora o problema é a dimensao do endividamente e se geramos riqueza pra o suportar mais os juros

e nao se esqueçam que quanto maior o endividamento maior os juros que os bancos exijem

Isso é a teoria do nosso 1º, agora Filósofo radicado em "Paris de França".
Consta que endividamento já temos que chegue.
Era bom que ele parasse de crescer, digo eu que sou um nabo em economia e finanças...

se lesses com atenção eu nao disse que era a solução, disse que nunca iremos ter endividamento zero, porque isso é irreal

uma coisa é dizer que o endividamente é parte da vida do clube e nao tem nada de mal, outra bem diferente é não saber onde estão os limites

até porque isso era a solução Roquette pro Sporting e deixou-os na merda

T1n0_SLB

Citação de: Theroux em 02 de Fevereiro de 2012, 15:47
Citação de: T1n0_SLB em 02 de Fevereiro de 2012, 15:44
Citação de: Theroux em 02 de Fevereiro de 2012, 15:36
A pergunta que se impõe é:

Então não tinham escrito aqui que o clube ia acabar à não sei quantos meses atrás e tinham de ser pagos IMEDIATAMENTE 90M€?

Devo ser eu que estou a inventar ahaha
Ainda temos, vem no R&C, só que esses empréstimos serão renegociados, caso não fossem renegociados .  .  .

Mas a isso não se chama "gestão financeira"?

Sempre que venho aqui é só gritinhos histéricos (estou a falar em geral).

Mas acho bem, porque sempre que este tópico anda cá por cima vejo o Benfica mais forte. São as forças cósmicas em acção ahah

Mas por acaso não notaste que pagamos 20M/ano em juros? Que muito do dinheiro que seria para pagar certas dividas são deitados ao lixo em kardecs e fernandezs desta vida? Gastamos muito em salários.

Joao_ab3

Existe algum grande da europa em que o 1º ou o 2º maior proveito financeiro venha da receita bilheteira?? :confused:

Eu não acredito nada disso mas se o dizes. Na minha cabeça vem primeiro as receitas televisivas, depois o merchandising, e muito depois podem vir as receitas bilheteiras

trainmaniac

Citação de: Frank James em 02 de Fevereiro de 2012, 15:53

Se me conseguires facultar os docs onde posso ter acesso a esse peso dos credores agradecia, para assim não teres de ir ver.

Não tenho a certeza se percebi a ultima parte do passivo total. Faz aumentar a taxa de juro pois o valor a pagar não é o valor do total? Representando uma maior percentagem? Epa desculpa lá, mas estou com dificuldades em explicar-me, isto de tar a pensar com os pés gelados ;D

Se consultares os relatórios e contas, disponibilizados na CMVM, creio que aquilo na segunda metade do documento tem lá a dispersão da dívida pelas várias instituições. Já não vejo nenhum há uns meses, mas lembro-me de ver algo desse género.

A questão do passivo é que temos, por hipótese, 400M€. Mas desses 400M€, só 300M€ por ex são exigíveis pelos credores... os restantes são passivos como o que te exemplifiquei, em que não pressupõe que nós tenhamos que reembolsar dinheiro.

Portanto se os 5% são a taxa média dos 400M€, se fizeres a conta só para os 300M€ vais chegar a uma taxa média mais elevada... por restringires o universo do teu cálculo :P

Theroux

Citação de: T1n0_SLB em 02 de Fevereiro de 2012, 15:55

Então não tinham escrito aqui que o clube ia acabar à não sei quantos meses atrás e tinham de ser pagos IMEDIATAMENTE 90M€?

Ainda temos, vem no R&C, só que esses empréstimos serão renegociados, caso não fossem renegociados .  .  .

Mas acho bem, porque sempre que este tópico anda cá por cima vejo o Benfica mais forte. São as forças cósmicas em acção ahah

Mas por acaso não notaste que pagamos 20M/ano em juros? Que muito do dinheiro que seria para pagar certas dividas são deitados ao lixo em kardecs e fernandezs desta vida? Gastamos muito em salários.

Critique-se o desperdício então. Pessoalmente, dispenso o histerismo.

Trezeguet

falando nivel geral, entendo clubes utilizem receitas televisivas como maior fonte mas é preciso procurar outro nivel de receita porque tal como tudo só tv's acabam e na sua globalidade clubes nacionais vivem meramente nivel televisivo

redsun111

Citação de: Frank James em 02 de Fevereiro de 2012, 15:38
Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:28
Citação de: Frank James em 02 de Fevereiro de 2012, 15:26Mas foi um endividamento necessário, agora pode é ter sido mal ou bem aplicado. O objectivo da SAD não é dar lucro, mas sim de ter resultados desportivos, sem comprometer as contas do clube. Não se deverá apontar o dedo, também a outros sujeitinhos?

Eu não estou do lado de achar que este nível de endividamento foi necessário... sobretudo porque acho que a política desportiva do SLB nos últimos 6/7 anos baseou-se num desperdício brutal. Podíamos ter chegado ao mesmo patamar com muito menores investimentos... convicção pessoal minha.
Claro, mas isso tem a ver com a liquidez dos investimentos... que tem sido fraquita. Não com a necessidade de investimento propriamente dita. Mas sim, percebi o que disseste e sim, concordo.

No Benfica, há bastantes jogadores emprestados é certo, e alguns representaram um investimento relevante. Mas tal não é o caso da maioria dos casos, havendo muitos investimentos relativamente baixos que têm boas perspectivas de valorização e de compensar o investimento feito nos demais.

Para ver quem está a ser mais racional em termos de investimentos, podemos  comparar relativamente bem os investimentos feitos para a corrente temporada entre Benfica e fcp.
Qual o clube que teve o investimento maior e qual o nível de risco dos investimentos feitos, face ao retorno desportivo e valorização dos atletas observáveis?

Penso que estivemos bem melhores que eles. E que esse sucesso está a ser frequente na maioria das escolhas feitas para o plantel principal nos últimos anos.

T1n0_SLB

Citação de: Trezeguet em 02 de Fevereiro de 2012, 15:52

já foram
Até a época passada ainda eram,

Vieri

Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:51
Citação de: Vieri em 02 de Fevereiro de 2012, 15:50
Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:46
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 02 de Fevereiro de 2012, 15:45Sim tens razão.

Então agora uma pergunta extremamente hipotética, parva mas que tenho que fazer:  na tua opinião, clubismos à parte, qual é o clube português com mais capacidade para ultrapassar a crise com bons resultados desportivos ?

Porto, sem dúvida. Mesmo com os problemas de tesouraria que têm, são à partida quem terá de fazer menos esforços e vendas extraordinárias para se equilibrar.

Não desfazendo no teu parecer, isso deixa-me preocupado.
Isto porque um economista que reputo de conhecedor, ao ver as contas deles disse que aquilo só tinha uma solução: fingir que dói a barriga e meter lá chineses ou russos...

É assim, se analisarmos as contas dos 3 grandes numa perspectiva tradicional e não dando já o desconto que sempre se dá por serem clubes de futebol, então realmente é chamar já gente do petróleo porque os clubes têm uma gestão simplesmente insustentável.

Isso é verdade.
O que me parece é que o FCP tem vivido, muito mais do que os outros, das receitas de vendas de jogadores, além das presenças constantes na Champions, que potencia as primeiras.
Simplesmente essas receitas ameaçam cair muito nos próximos anos.
O Benfica não é um oasis, mas tem sempre uma coisa: muito povão por trás a alavancar ciclicamente o clube. Um pouco como as novas economias emergentes, que se prevalecem de um mercado interno de muitos milhões de consumidores.

Keiroxes

Ontem por acaso estive a ver assim por alto o que penso ser o último relatório e contas da SAD, e deu para reparar que houve uma diminuição acentuada dos capitais próprios o que não é nada bom, mesmo assim ainda com valores positivos. Os resultados operacionais apresentaram valores positivos devido essencialmente ao que ganhamos com a vendas dos atletas, isso pode ser bom ou mau dependendo da perspectiva. Os custos com o pessoal também aumentaram, um dos pontos a rever. O que me parece que nos irá favorecer e muito são os tais contratos de transmissão e o facto de estarmos constantemente na champions, as receitas de bilheteira têm tudo para aumentar este ano.
O que me deixou mais preocupado foram os custos financeiros, que têm vindo a aumentar, esta passagem seguinte deixa isso bem em claro:

"Apesar da rubrica de empréstimos obtidos exigível no período de um ano apresentar um saldo de 92,6 milhões de euros, é previsível que uma parte considerável desse valor seja renovada até 30 de Junho de 2012. Assim, esse montante inclui um valor de 36,6 milhões de euros relacionado com programa de papel comercial que, muito embora tenha sido constituído e aprovado por um período de 5 anos que finaliza em Janeiro de 2014, as subscrições são efectuadas por períodos entre um mês e seis meses, pelo que se encontra relevado no passivo corrente. Contudo, é expectável que no próximo exercício seja apenas amortizado um valor de 4 milhões de euros. Adicionalmente, existem outros empréstimos intercalares relevados como de curto prazo no montante de 41,2 milhões de euros que poderão vir a ser sucessivamente renovados, aumentando desta forma o prazo da sua exigibilidade para valores superiores a um ano. Em conclusão, do saldo de 92,6 milhões de euros apenas será expectável o reembolso de um montante de aproximadamente 18,8 milhões de euros a curto prazo"

Parece-me que no Benfica se vai empurrando com a barriga para a frente, como se costuma dizer, pagar um empréstimo com outro empréstimo,se calhar neste momento não temos outra alternativa, talvez ajudasse o facto de se começar a comprar com mais critério, temos muitos jogadores com contrato. No final da época lá teremos que vender mais um ou dois jogadores bem vendidos, isso é inquestionável. Deu pra ver também que muitos dos jogadores que andam por aí perdidos, já recebemos um bom dinheiro do fundo por eles, pode dizer que já tão pagos, se não os vendermos é o fundo que fica a arder não é?mas a sad também tem uma participação no fundo não é?esta parte não percebi muito bem.
Podendo estar muita coisa camuflada, não estamos em grandes condições se assim se pode dizer, mas parece-me que não estamos sequer parecidos com so lagartos.

T1n0_SLB

Citação de: Theroux em 02 de Fevereiro de 2012, 15:57
Citação de: T1n0_SLB em 02 de Fevereiro de 2012, 15:55

Critique-se o desperdício então. Pessoalmente, dispenso o histerismo.

Mas que histérismo? critica-se o desperdicio e o empurar com a barriga.

trainmaniac

Citação de: Vieri em 02 de Fevereiro de 2012, 15:58Isso é verdade.
O que me parece é que o FCP tem vivido, muito mais do que os outros, das receitas de vendas de jogadores, além das presenças constantes na Champions, que potencia as primeiras.
Simplesmente essas receitas ameaçam cair muito nos próximos anos.
O Benfica não é um oasis, mas tem sempre uma coisa: muito povão por trás a alavancar ciclicamente o clube. Um pouco como as novas economias emergentes, que se prevalecem de um mercado interno de muitos milhões de consumidores.

Sim, tens razão... isso é sem dúvida verdade.
Agora o facto é que o Porto apesar de tudo ainda tem capitais positivos (e superiores aos nossos), e ainda nem teve de fundir o estádio na SAD. Também não deixa de ser menos verdade que pelo que se fala é na sociedade que gere o estádio que estão as grandes trafulhices deles...

Frank James

Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:55
Citação de: Frank James em 02 de Fevereiro de 2012, 15:53

Se consultares os relatórios e contas, disponibilizados na CMVM, creio que aquilo na segunda metade do documento tem lá a dispersão da dívida pelas várias instituições. Já não vejo nenhum há uns meses, mas lembro-me de ver algo desse género.

A questão do passivo é que temos, por hipótese, 400M€. Mas desses 400M€, só 300M€ por ex são exigíveis pelos credores... os restantes são passivos como o que te exemplifiquei, em que não pressupõe que nós tenhamos que reembolsar dinheiro.

Portanto se os 5% são a taxa média dos 400M€, se fizeres a conta só para os 300M€ vais chegar a uma taxa média mais elevada... por restringires o universo do teu cálculo :P
Obrigado.

Era isso que queria dizer. Por subtrair o valor que nao se paga, os juros vão ter uma percentagem maior porque ficam para um valor inferior, derivado da subtracção do passivo que não se paga. Depois de te ter lido, fica mais fácil dizer.

Um muito obrigado, João. Pelo tempo disponibilizado a esclarecer-me... Abraço.

PS- este maluco por esquimboios é um tipo porreiro! :metal: