As Finanças do Benfica

Theroux

Citação de: Joao_ab3 em 02 de Fevereiro de 2012, 15:30
Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:27
Citação de: Joao_ab3 em 02 de Fevereiro de 2012, 15:26
Com esse empréstimo não se gerou um lucro de vinte e tal %? Então qual é o problema em continuar com a aposta??

Como assim?
Quando saiu essa noticia, o LFV(acho) veio comentar dizendo que tinha sido uma boa aposta ja que gerou vinte e tal % de lucro.

Joao_ab3, com que então o sporting não tinha 375M€ de passivo, hein?

Espera pelo R&C da época 11/12 e ainda os vês com um passivo maior que o nosso.

Trezeguet

o receber adiantado nada de bom traz. pagas isto contrais mais dividas pedes novo adiantamento e andas na mão e sem dinheiro para pagar outras dividas.

trainmaniac

Citação de: Trezeguet em 02 de Fevereiro de 2012, 15:33
o receber adiantado nada de bom traz. pagas isto contrais mais dividas pedes novo adiantamento e andas na mão e sem dinheiro para pagar outras dividas.

Pois, é a tal coisa... em situações pontuais pode realmente ser a solução ideal, mas se nada de mais substancial for feito, é apenas uma fuga para a frente.

Frank James

Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:25
Citação de: Frank James em 02 de Fevereiro de 2012, 15:23
Puxa, 20M anuais só em juros?

Espera lá, deixa-me ver se percebi. O Benfica precisa de criar receitas(excluíndos as extraordinárias como a venda de jogadores) superiores a 20M por ano para o passivo ser "sustentável"?

Precisamente... algo que está longe de acontecer. E com os juros a aumentarem...
Hum... Obrigado. Mais uma vez, desculpa lá o bombardeamento... : ashamed: mas qual é a percentagem da distribuição dos nossos credores? Terá a banca um peso assim tão grande?

E corrigi-me se estiver errado mas a taxa de juro praticada é de aproximadamente 5%? 20/394 x100.

redsun111

Citação de: .:VMPT:. em 02 de Fevereiro de 2012, 15:27
Citação de: redsun111 em 02 de Fevereiro de 2012, 15:18
Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:12
Citação de: .:VMPT:. em 02 de Fevereiro de 2012, 15:10
Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:07
Acho piada que teve de ser uma auditoria ao Sporting a revelar apenas e só aquilo que já era do conhecimento público (ou seja, de quem ia estando atento aos documentos disponibilizados na CMVM), para muita gente começar a ter noção do buraco em que os clubes estão enfiados.

Nós no Benfica felizmente estamos muito menos enterrados que o Sporting, mas também estamos numa situação de tremendo risco... a descapitalização crescente da SAD ao longo dos últimos 10 anos não me deixa mentir.

Estamos menos enterrados que o Benfica?

Depende das prespectiva....

Eu acho que estamos ainda mais enterrados.... a diferença é que somos bem maiores que eles....

A questão da dimensão é logo um ponto a nosso favor.
O desequilíbrio deles face às receitas que têm é logo muito maior que o nosso...
Atenção que, conforme aliás tenho escrito nos últimos anos, considero que a nossa situação é muito preocupante... e se nada for feito, aquilo que se começa a vislumbrar no Sporting (maioria do capital cedida a terceiros) mais não será do que uma inevitabilidade também no nosso caso.

Quando o VMPT diz que "estamos mais pobres que o Benfica" parece que está a deixar a descoberto a careca...
O Sporting quer agora atingir os 200.000 socios.... está bem, está.

ah... ah... ah.... Tens umas piadas muito giras....

Se soubesses ler, sabias que foi erro meu.... é só ver o meu comentario em resposta ao que o trainmaniac tinha escrito....

:disgust:

Foi um assumir de erro ao jeito do Amorim. Não gostei também.

trainmaniac

Citação de: Rei em 02 de Fevereiro de 2012, 15:32
Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:30
Citação de: Rei em 02 de Fevereiro de 2012, 15:29
O Benfica precisa é de jogar futebol e ter bons resultados. Se isso acontecer, estamos bem, porque aumentam as receitas, e aumentam as possibilidades de boas vendas. Neste momento temos bons activos, e isso é meio caminho andado. 

Tivemos prejuízo em 2009/10.

Temos de continuar o percurso, ter bons resultados é meio caminho andado.

Eu acho que de uma vez por todas é preciso racionalidade... é fundamental termos uma excelente competitividade desportiva, mas isso por si só não cuida do futuro do clube.

Rei

Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:35
Citação de: Rei em 02 de Fevereiro de 2012, 15:32
Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:30
Citação de: Rei em 02 de Fevereiro de 2012, 15:29
O Benfica precisa é de jogar futebol e ter bons resultados. Se isso acontecer, estamos bem, porque aumentam as receitas, e aumentam as possibilidades de boas vendas. Neste momento temos bons activos, e isso é meio caminho andado. 

Tivemos prejuízo em 2009/10.

Temos de continuar o percurso, ter bons resultados é meio caminho andado.

Eu acho que de uma vez por todas é preciso racionalidade... é fundamental termos uma excelente competitividade desportiva, mas isso por si só não cuida do futuro do clube.

Eu disse que era meio caminho andado... claro que temos de pensar no futuro, e planear os passos seguintes.

Joao_ab3

Citação de: Theroux em 02 de Fevereiro de 2012, 15:32
Citação de: Joao_ab3 em 02 de Fevereiro de 2012, 15:30
Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:27
Citação de: Joao_ab3 em 02 de Fevereiro de 2012, 15:26
Com esse empréstimo não se gerou um lucro de vinte e tal %? Então qual é o problema em continuar com a aposta??

Como assim?
Quando saiu essa noticia, o LFV(acho) veio comentar dizendo que tinha sido uma boa aposta ja que gerou vinte e tal % de lucro.

Joao_ab3, com que então o sporting não tinha 375M€ de passivo, hein?

Espera pelo R&C da época 11/12 e ainda os vês com um passivo maior que o nosso.

Eu disse-te que era a SAD, e essa tem o passivo que te disse.

|-3m1n3m-|

Tenho visto aqui imensos posts a afirmar "temos de acabar com o passivo". Ora, no dia que alguém conseguir deixar uma empresa, seja ela qual for, com um passivo 0, que ensine como se faz. A actual economia baseia-se na dívida como forma de sustento da actividade, e para quem souber de contabilidade conhece igualmente o princípio das partilhas dobradas de Luca Paccioli. É impossível haver activo sem haver passivo.

O que preocupa no Benfica é a crescente dependência de capitais alheios, que não tem feito outra coisa senão aumentar exponencialmente de exercício para exercício. De há 4 anos para cá, o reforço da equipa de futebol apenas se tem conseguido recorrendo aos empréstimos obrigacionistas. Isto, a juntar aos prejuízos acumulados (pelo aumento dos gastos com financiamentos - juros - e do peso dos gastos com pessoal - salários do plantel principalmente), mete-nos nas mãos dos nossos credores. Se quiserem fazer vencer a dívida de uma única assentada (e não ponham isso de parte, devido ao clima em que vivemos e às constantes crises de tesouraria das empresas), nós pura e simplesmente não temos como o fazer. Mas estar a recorrer a empréstimos para pagar empréstimos, e precisar da venda de um jogador por ano como precisamos do pão para a boca, quase só para liquidar juros de financiamentos antigos, não é caminho.

As empresas para fazerem face a estas problemáticas apostam na reestruturação. A começar pela dimensão da organização, reduzindo a quantidade de activos que tem parados e que, uma vez liquidados, podem abater junto do exterior e reduzir assim a dependência de terceiros, a juntar a um forte corte a nível dos gastos fixos. Enfim, racionalizar a actividade. Mas no futebol isto é totalmente impossível, devido à componente irracional que move o negócio. E assim, desde o primeiro dia que as SAD's foram instituídas para a gestão do negócio do futebol se sabia que iria haver este choque entre o futebol-desporto e o futebol-negócio, e que isso iria levar à ruína dos mais pequenos, e às tremendas dificuldades dos clubes grandes. Isto, a juntar aos anos dourados dos juros baixos e do dinheiro fácil, foi uma receita para o desastre. Quem sobreviver a este período, nestas condições, terá muita sorte...

Trezeguet

quando muito se fala no dito sistema muito advem desta questão das receitas televisivas

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:31
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 02 de Fevereiro de 2012, 15:29Já agora, o dinheiro da negociação das transmissões televisivas não puderá ser usado para pagar esse empréstimo obrigacionista ?  Daí estarem sempre a bater na tecla dos 40M. É que se o SLB se negociar na ordem dos 20M (que é o valor mais provável), poderia pedir 2 anos adiantado e pagar o empréstimo sem ter que recorrer a mais empréstimos com taxas de juros aindas mais altas. Eliminava assim uma grande pedra no sapato, é verdade que ficava sem receber direitos televisivos durante dois anos, mas médio-longo prazo acabava por ser melhor. Achas que uma das soluções passa por aí ou o que eu disse foi completamente descabido ?

Estás muito lá... será precisamente isso, quase de certeza. Receber adiantado (algo que a Olivedesportos garantiu sempre até hoje), e com isso resolver problemas do presente. Claro que isso ao fim e ao cabo, se nada for feito além disso, é apenas empurrar os problemas com a barriga... porque nos anos a seguir continuarão a haver contas para pagar, e o dinheiro da TV já foi.

Sim, é verdade, mas imagino que o SLB não dependa só do dinheiro da tv. E é hipótese o joaquim oliveira, só para fuder o SLB, não dê adiantado ?

Theroux

A pergunta que se impõe é:

Então não tinham escrito aqui que o clube ia acabar à não sei quantos meses atrás e tinham de ser pagos IMEDIATAMENTE 90M€?

Devo ser eu que estou a inventar ahaha

Jay-C

Ou seja, pelo que li das ultimas páginas, estamos mesmo no fio da navalha! Está bonito isto...

trainmaniac

Citação de: Frank James em 02 de Fevereiro de 2012, 15:34Hum... Obrigado. Mais uma vez, desculpa lá o bombardeamento... : ashamed: mas qual é a percentagem da distribuição dos nossos credores? Terá a banca um peso assim tão grande?

E corrigi-me se estiver errado mas a taxa de juro praticada é de aproximadamente 5%? 20/394 x100.

Estás à vontade, dentro do que souber é sempre um prazer responder.
Agora essa percentagem não te sei dizer, teria que ir ver.
A taxa de juro média é essa sim. Mas o passivo também tem componentes que não são dívidas "reais" (ou seja, componentes registadas como passivo por diversos motivos, mas que nunca se destinam a ser pagos... por ex um adiantamento em dinheiro que façam ao SLB, representa um passivo para nós... significa que nos pagaram para nós darmos algo em troca - publicidade por ex - que ainda não demos em troca... claro que esse valor nunca será pago por nós se realmente fizermos a publicidade previstas contratualmente), por isso a taxa de juro média do passivo exigível (o que é realmente pago) é superior a isso.

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:34
Citação de: Trezeguet em 02 de Fevereiro de 2012, 15:33

Pois, é a tal coisa... em situações pontuais pode realmente ser a solução ideal, mas se nada de mais substancial for feito, é apenas uma fuga para a frente.

Então qual é a solução mais viável para poder pagar esse empréstimo obrigacionista ?