SuperLiga Europeia

VitorPaneira7

Citação de: BatatasTiti em 21 de Janeiro de 2016, 09:44
Citação de: Abidos em 20 de Janeiro de 2016, 13:33
Citação de: BatatasTiti em 20 de Janeiro de 2016, 03:02
Citação de: Abidos em 19 de Janeiro de 2016, 13:31
Citação de: BatatasTiti em 19 de Janeiro de 2016, 08:24
Impossível. Uma liga europeia não tem qualquer cabimento, existem demasiados entraves logísticos. E depois Inglaterra nunca iria nisso, e Itália / França também iriam fazer frente a tal ideia. Por alguma razão queriam incluir equipas ali para os lados da Alemanha e não muito mais que isso.

Nem vejo porque é que essas tretas americanos têm tanta importância. Futebol é muito maior que futebol americano. Ninguém liga a essa merda nem ao formato que eles têm sem ser eles.

Quanto à liga Ibérica, esquece isso também. Só se a FPF for muito estúpida. Iria em muito beneficiar economicamente os clubes espanhóis (nunca terias uma divisão das coisas a 50%), e mais do que isso terias Real Madrid e Barcelona a ganhar os primeiros lugares todos os anos. Ganhavas o terceiro lugar e isso com muita sorte.

Vejo a Liga dos Campeões ser revista, mas esqueçam lugares garantidos. Isso era matar a competitividade dos clubes europeus, que já de si é bastante fraca.
A falta de competitividade das Ligas Nacionais, é uma das razões para apoiar uma Liga Europeia.
As diferenças do Real e do Barça para os restantes; a diferença do Bayern para os restantes; a diferença da Juve para os restantes; a diferença dos grandes em Portugal para os restantes... a diferença do PSG para os restantes... etc... etc... etc...
Uma Liga Europeia, seria sempre muito mais competitiva...

A falta de competitividade que existe nas Ligas Nacionais é uma das razões porque se devia ter apoiado a centralização dos direitos televisivos. A tua mentalidade sobre a Liga Europa era a mesma dos clubes pequenos no ano passado quando defendiam a centralização. Muito bonito no papel e no potencial, mas isso nunca isso iria ser aceite devido a interesses internos e externos de cada país.

E depois não tens qualquer força de negociação. Tens 10 milhões de pessoas neste país, esses gajos têm para cima de 50 milhões. Só se eles incluírem 5 clubes e nós só incluímos 1. E esses 10 milhões que nós temos estão fragmentados em três grandes, podemos dizer isto ou aquilo sobre adeptos e sócios, sobre grandezas de história... mas do ponto de vista comercial são todos mais ou menos equivalentes e demonstrou-se bem com os negócios com as operadoras.

Uma Liga Europa nunca iria nessa cantiga do dinheiro repartido por todos. Ficaria tudo na mesma, os grandes a ganhar exorbitâncias e os pequenos a ganhar migalhas. E estás enganado se pensas que o Benfica seria um grande na Europa, seria um pequeno. Mesmo na situação utópica de ganhar o mesmo que outros, ainda teria que penar e bem durante décadas. Os grandes da Europa já estão habituados e sabem ser grandes, em Portugal nunca se conheceu disso e teria de haver bastantes mudanças.

Por alguma razão quando esse tópico voltou a ser falado recentemente era só aquelas equipas à volta da Alemanha que foram mencionadas. São todos a mesma coisa, mais ou menos. Mesmo número de habitantes, mesmo numero de clubes interessados (com a excepção de Espanha, ainda estou para ver como os convenciam, LOL). Viste lá Portugal ou Benfica na lista? Não viste. Não penses que foi por acaso. Não está porque nós não interessamos nesses cenários.
Da mesmo forma como os grandes Clubes Ingleses e Alemães e Franceses... aceitaram a Centralização nas suas Ligas, também aceitariam numa Liga Europeia.

Até agora nunca houve um estudo sério sobre uma Liga Europeia. As declarações públicas de algumas pessoas valem o que valem... Criar uma Liga Europeia, com os 5 Países mais ricos, com clubes 'pequenos' desses Países, e deixar o Benfica, o Ajax, o Anderlecht, o Olympiakos, o Gala... entre outros, não faz qualquer sentido economicamente.

Num contexto de uma Liga Europeia, Portugal não tem espaço para 3 Clubes. Dois no máximo... 1 provavelmente seria o ideal.

UK foi nisso porque saberiam que ia tornar o campeonato mais competitivo, o que iria aumentar a qualidade do campeonato, o que iria fortalecer o atractividade do campeonato, o que ia tornar o campeonato mais competitivo, ... e assim por diante tipo pescadinha de rabo na boca. Os outros fizeram-me porque já têm campeonatos bastante distribuídos. Mas isso é apenas o interesse interno.

Estás muito enganado se pensas que isso se transcreve para o interesse externo. O bem comum de um país e de uma liga não é a mesma coisa que o bem comum de um conjunto de países e várias ligas. O UK já tem a melhor liga da Europa, a mais competitiva, a mais atractiva, a que mais rende dinheiro. Eles não precisam de uma liga da Europa. Aliás, bem que vão fugir desse tipo de coisas. Não lhes dá nada do que eles já não têm, e até lhes tirava bastantes regalias, para já não falar da faca e do queijo na mão.

Mas é claro que faz sentido deixar os países da treta de fora, tais como os nossos. A única razão porque se faria uma Liga Europa é porque estariam dispostos a apostar a curto prazo para ter mais dinheiro a longo prazo. Portugal tem um mercado muito pequeno e pouco rentável comparado com os países ricos do futebol, e isso nunca vai mudar porque somos pequenos. Como te disse, por isso é que Portugal ou o Benfica não figuravam na lista que o outro fez.

É claro que não existe mercado para uma Liga Europa com três portugueses, mas se pensas que PT ia ser aceite com a demografia de 10 milhões que temos, que pensar de uma de para aí 5 milhões se só o Benfica entrasse. Os andrades e os lagartos nunca quiseram saber do Benfica nas competições internacionais, quanto mais se lá não estivessem. Boicotavam, está claro.

E depois entre eles os dois... Havia de ser bonito, havia. 5 milhões de demografia para a Liga Europa (havia o Benfica de ganhar alguma coisa assim), e depois outros 5 milhões de demografia por uma Liga Portuguesa, porque é claro que os clubes nacionais nunca vão acabar, e uma que estaria bem mais distribuída. Quem ficava a ganhar eram o FCP e o SCP, e depois todos os outros com alguns anos em cima. Sozinhos a disputar futebol entre eles e o dinheiro deste Portugal entre eles também, enquanto que o Benfica a penar na Europa com zero títulos durante 20 anos. O mesmo se forem dois clubes de PT para essa tal Liga Europa, o que fica cá é que se safa.

Talvez depois desses 20 anos quando a coisa se equilibrasse as coisas seriam diferentes, mas até há argumentos para os dois lados.
de acordo com um artigo que pus da ESPN, a premier no futuro vai ultrapassar a NFL a nível de receitas tv graças ao novo acordo e quiçá globais.
Neste momento fazem de receitas do mercado inglês de mais de 4 biliões de euros ( 3.3 biliões de libras tendo em conta o cambio).

http://www.independent.co.uk/sport/football/premier-league/premier-league-clubs-revenue-boom-to-33billion-eclipses-rest-of-europe-10295701.html
isto em 2013-14.

Com o novo acordo irão fazer mais de 5 biliões de euros globais e em crescendo, correspondem sozinhos  1/5 do bolo de 25 mil milhões falados anteriormente, um quinto.

Dificilmente vão largar tais regalias, os ingleses pagam os bilhetes mais caros da europa, pagam mais 60 euros para ter a sky sports ou bt sports (transmitem os jogos). Em 2019 o valor negocial será já de 3 biliões de libras, não euros, libras anuais.

A euroliga é um exemplo, terá receitas televisivas que serão divididas pelos 11 clubes mais fortes da europa com lugar fixo a partir de 2016 e mais 5 que consigam o apuramento. A euroliga é um bom exemplo do que vai acontecer às ligas e clubes mais fracos economicamente numa superliga, haverá equipas com lugar fixo, algumas vagas a ligas médias (1 no maximo para cada) e o resto andor.Quando o topo 5 contém quase 300 milhões de habitantes sozinhos e vão fazer 7 biliões de euros de receitas anuais tv no futuro, porquê que raios iam partilhar isto. A Holanda recebeu 60 pela liga inteira e teve de vender por 12 anos a eredivise por 1 bilião ao murdoch, vai dar pouco mais de 100 ao ano no futuro pois é em crescendo, em Portugal deve chegar a pouco mais de 100, a Rússia 30, o costapequeno falou num valor irrisório para a Ucrânia e apenas a Turquia, que possui 80 milhões de habitantes, consegue trazer 300-400 porque possui 3 grandes clubes e outros conjuntos com forte presença regional como o Tranbszpor, o que permite boas audiências pelos vários jogos.

Para resultar tinha-se que alterar o paradigma da europa a nivel de diferenças culturais, económicas e desportivas, facto extremamente dificil.

BCaldeira

Só um apontamento. É mil milhões e não biliões. Os bifes dizem billions devido a não usarem a mesma escala numérica que nós usamos.

darkwolf

o Vale falava nisso. A questão seria quanto aos campeonatos nacionais. Manter-se-iam as equipas dessa Liga nos campeonatos nacionais ou dedicar-se-iam em exclusivo à Liga?

Jpeeh


Abidos

Citação de: darkwolf em 21 de Janeiro de 2016, 12:01
o Vale falava nisso. A questão seria quanto aos campeonatos nacionais. Manter-se-iam as equipas dessa Liga nos campeonatos nacionais ou dedicar-se-iam em exclusivo à Liga?
Existem vários Modelos possíveis, eu defendo uma Liga Europeia fechada, com equipas em exclusivo.
Neste caso as equipas grandes podiam continuar a competir nos CN com equipes B, ou clubes satélite.

darkwolf

Barça
Real
Atlético
Man U
Man city
Arsenal
Chelsea
Liverpool
Juve
Inter
Milan
Bayern
Dortmund
Benfica
Porto
PSG
Ajax
PSV
Anderlecht
Olympiacos
Zenith
Galatasaray

Abidos

Citação de: darkwolf em 21 de Janeiro de 2016, 12:08
Barça
Real
Atlético
Man U
Man city
Arsenal
Chelsea
Liverpool
Juve
Inter
Milan
Bayern
Dortmund
Benfica
Porto
PSG
Ajax
PSV
Anderlecht
Olympiacos
Zenith
Galatasaray
Vai ao 1.º post do Tópico, está lá o meu modelo.

VitorPaneira7

Citação de: BCaldeira em 21 de Janeiro de 2016, 11:46
Só um apontamento. É mil milhões e não biliões. Os bifes dizem billions devido a não usarem a mesma escala numérica que nós usamos.
não sabia disso , traduzi à letra.

Abidos

Citação de: VitorPaneira7 em 21 de Janeiro de 2016, 11:29
Citação de: BatatasTiti em 21 de Janeiro de 2016, 09:44
Citação de: Abidos em 20 de Janeiro de 2016, 13:33
Citação de: BatatasTiti em 20 de Janeiro de 2016, 03:02
Citação de: Abidos em 19 de Janeiro de 2016, 13:31
Citação de: BatatasTiti em 19 de Janeiro de 2016, 08:24
Impossível. Uma liga europeia não tem qualquer cabimento, existem demasiados entraves logísticos. E depois Inglaterra nunca iria nisso, e Itália / França também iriam fazer frente a tal ideia. Por alguma razão queriam incluir equipas ali para os lados da Alemanha e não muito mais que isso.

Nem vejo porque é que essas tretas americanos têm tanta importância. Futebol é muito maior que futebol americano. Ninguém liga a essa merda nem ao formato que eles têm sem ser eles.

Quanto à liga Ibérica, esquece isso também. Só se a FPF for muito estúpida. Iria em muito beneficiar economicamente os clubes espanhóis (nunca terias uma divisão das coisas a 50%), e mais do que isso terias Real Madrid e Barcelona a ganhar os primeiros lugares todos os anos. Ganhavas o terceiro lugar e isso com muita sorte.

Vejo a Liga dos Campeões ser revista, mas esqueçam lugares garantidos. Isso era matar a competitividade dos clubes europeus, que já de si é bastante fraca.
A falta de competitividade das Ligas Nacionais, é uma das razões para apoiar uma Liga Europeia.
As diferenças do Real e do Barça para os restantes; a diferença do Bayern para os restantes; a diferença da Juve para os restantes; a diferença dos grandes em Portugal para os restantes... a diferença do PSG para os restantes... etc... etc... etc...
Uma Liga Europeia, seria sempre muito mais competitiva...

A falta de competitividade que existe nas Ligas Nacionais é uma das razões porque se devia ter apoiado a centralização dos direitos televisivos. A tua mentalidade sobre a Liga Europa era a mesma dos clubes pequenos no ano passado quando defendiam a centralização. Muito bonito no papel e no potencial, mas isso nunca isso iria ser aceite devido a interesses internos e externos de cada país.

E depois não tens qualquer força de negociação. Tens 10 milhões de pessoas neste país, esses gajos têm para cima de 50 milhões. Só se eles incluírem 5 clubes e nós só incluímos 1. E esses 10 milhões que nós temos estão fragmentados em três grandes, podemos dizer isto ou aquilo sobre adeptos e sócios, sobre grandezas de história... mas do ponto de vista comercial são todos mais ou menos equivalentes e demonstrou-se bem com os negócios com as operadoras.

Uma Liga Europa nunca iria nessa cantiga do dinheiro repartido por todos. Ficaria tudo na mesma, os grandes a ganhar exorbitâncias e os pequenos a ganhar migalhas. E estás enganado se pensas que o Benfica seria um grande na Europa, seria um pequeno. Mesmo na situação utópica de ganhar o mesmo que outros, ainda teria que penar e bem durante décadas. Os grandes da Europa já estão habituados e sabem ser grandes, em Portugal nunca se conheceu disso e teria de haver bastantes mudanças.

Por alguma razão quando esse tópico voltou a ser falado recentemente era só aquelas equipas à volta da Alemanha que foram mencionadas. São todos a mesma coisa, mais ou menos. Mesmo número de habitantes, mesmo numero de clubes interessados (com a excepção de Espanha, ainda estou para ver como os convenciam, LOL). Viste lá Portugal ou Benfica na lista? Não viste. Não penses que foi por acaso. Não está porque nós não interessamos nesses cenários.
Da mesmo forma como os grandes Clubes Ingleses e Alemães e Franceses... aceitaram a Centralização nas suas Ligas, também aceitariam numa Liga Europeia.

Até agora nunca houve um estudo sério sobre uma Liga Europeia. As declarações públicas de algumas pessoas valem o que valem... Criar uma Liga Europeia, com os 5 Países mais ricos, com clubes 'pequenos' desses Países, e deixar o Benfica, o Ajax, o Anderlecht, o Olympiakos, o Gala... entre outros, não faz qualquer sentido economicamente.

Num contexto de uma Liga Europeia, Portugal não tem espaço para 3 Clubes. Dois no máximo... 1 provavelmente seria o ideal.

UK foi nisso porque saberiam que ia tornar o campeonato mais competitivo, o que iria aumentar a qualidade do campeonato, o que iria fortalecer o atractividade do campeonato, o que ia tornar o campeonato mais competitivo, ... e assim por diante tipo pescadinha de rabo na boca. Os outros fizeram-me porque já têm campeonatos bastante distribuídos. Mas isso é apenas o interesse interno.

Estás muito enganado se pensas que isso se transcreve para o interesse externo. O bem comum de um país e de uma liga não é a mesma coisa que o bem comum de um conjunto de países e várias ligas. O UK já tem a melhor liga da Europa, a mais competitiva, a mais atractiva, a que mais rende dinheiro. Eles não precisam de uma liga da Europa. Aliás, bem que vão fugir desse tipo de coisas. Não lhes dá nada do que eles já não têm, e até lhes tirava bastantes regalias, para já não falar da faca e do queijo na mão.

Mas é claro que faz sentido deixar os países da treta de fora, tais como os nossos. A única razão porque se faria uma Liga Europa é porque estariam dispostos a apostar a curto prazo para ter mais dinheiro a longo prazo. Portugal tem um mercado muito pequeno e pouco rentável comparado com os países ricos do futebol, e isso nunca vai mudar porque somos pequenos. Como te disse, por isso é que Portugal ou o Benfica não figuravam na lista que o outro fez.

É claro que não existe mercado para uma Liga Europa com três portugueses, mas se pensas que PT ia ser aceite com a demografia de 10 milhões que temos, que pensar de uma de para aí 5 milhões se só o Benfica entrasse. Os andrades e os lagartos nunca quiseram saber do Benfica nas competições internacionais, quanto mais se lá não estivessem. Boicotavam, está claro.

E depois entre eles os dois... Havia de ser bonito, havia. 5 milhões de demografia para a Liga Europa (havia o Benfica de ganhar alguma coisa assim), e depois outros 5 milhões de demografia por uma Liga Portuguesa, porque é claro que os clubes nacionais nunca vão acabar, e uma que estaria bem mais distribuída. Quem ficava a ganhar eram o FCP e o SCP, e depois todos os outros com alguns anos em cima. Sozinhos a disputar futebol entre eles e o dinheiro deste Portugal entre eles também, enquanto que o Benfica a penar na Europa com zero títulos durante 20 anos. O mesmo se forem dois clubes de PT para essa tal Liga Europa, o que fica cá é que se safa.

Talvez depois desses 20 anos quando a coisa se equilibrasse as coisas seriam diferentes, mas até há argumentos para os dois lados.
de acordo com um artigo que pus da ESPN, a premier no futuro vai ultrapassar a NFL a nível de receitas tv graças ao novo acordo e quiçá globais.
Neste momento fazem de receitas do mercado inglês de mais de 4 biliões de euros ( 3.3 biliões de libras tendo em conta o cambio).

http://www.independent.co.uk/sport/football/premier-league/premier-league-clubs-revenue-boom-to-33billion-eclipses-rest-of-europe-10295701.html
isto em 2013-14.

Com o novo acordo irão fazer mais de 5 biliões de euros globais e em crescendo, correspondem sozinhos  1/5 do bolo de 25 mil milhões falados anteriormente, um quinto.

Dificilmente vão largar tais regalias, os ingleses pagam os bilhetes mais caros da europa, pagam mais 60 euros para ter a sky sports ou bt sports (transmitem os jogos). Em 2019 o valor negocial será já de 3 biliões de libras, não euros, libras anuais.

A euroliga é um exemplo, terá receitas televisivas que serão divididas pelos 11 clubes mais fortes da europa com lugar fixo a partir de 2016 e mais 5 que consigam o apuramento. A euroliga é um bom exemplo do que vai acontecer às ligas e clubes mais fracos economicamente numa superliga, haverá equipas com lugar fixo, algumas vagas a ligas médias (1 no maximo para cada) e o resto andor.Quando o topo 5 contém quase 300 milhões de habitantes sozinhos e vão fazer 7 biliões de euros de receitas anuais tv no futuro, porquê que raios iam partilhar isto. A Holanda recebeu 60 pela liga inteira e teve de vender por 12 anos a eredivise por 1 bilião ao murdoch, vai dar pouco mais de 100 ao ano no futuro pois é em crescendo, em Portugal deve chegar a pouco mais de 100, a Rússia 30, o costapequeno falou num valor irrisório para a Ucrânia e apenas a Turquia, que possui 80 milhões de habitantes, consegue trazer 300-400 porque possui 3 grandes clubes e outros conjuntos com forte presença regional como o Tranbszpor, o que permite boas audiências pelos vários jogos.

Para resultar tinha-se que alterar o paradigma da europa a nivel de diferenças culturais, económicas e desportivas, facto extremamente dificil.

Pelas informações que disponibilizas-te sobre a Euroliga da FIBA, só fico mais convicto da minha opinião.
Esta Euroliga da FIBA parece ser uma meia-aposta... nem carne, nem peixe... pretende ser uma espécie de NBA, mas 'aberta'!!! Na minha opinião não faz sentido, e como tu dizes a tendência será sempre para cavar o fosso cada vez maior, entre os 'grandes' clubes e os outros!

Por isso é que eu defendo a Liga Europeia, 'fechada', e altamente regulamentada, com Tectos Salariais a 'serio'!!!

Uma das razões para eu ter aberto este Tópico, é porque os actuais Modelos não me satisfazem.
O Futebol europeu está cada vez mais a caminhar para um 'modelo' estilo Formula 1, com a Mercedes a ganhar 1 segundo por volta a todos os outros!!! Tanto a nível nacional (a única excepção tem sido a BPL esta época... sendo que a principal causa é a tremenda incompetência na gestão desportiva dos grandes Clubes Ingleses!!!), como na Champions (existem na realidade 3 candidatos - Barça, Real, Bayern -, a incompetência desportiva Inglesa deixa-os de fora...!!!).
Não faz sentido competições desportivas com vencedores certos antes das épocas começarem, nem no ponto de vista do interesse Desportivo, e muito menos no ponto de vista Financeiro...

Qualquer tipo de alteração do Modelo da Champions, será sempre uma aposta na continuidade, parecida com a opção da FIBA no Basket. Por isso é que defendo a tal Liga Europeia, mais 'radical'.
Compreendo que nunca será fácil, uma alteração tão radical do Modelo, seja por questões de mentalidades, fidelizações de adeptos/consumidores, e mesmo pelo simples receio de falhar financeiramente... mas a médio e longo prazo, parece-me ser a 'única' solução.

costapequeno

Citação de: VitorPaneira7 em 21 de Janeiro de 2016, 11:29
Citação de: BatatasTiti em 21 de Janeiro de 2016, 09:44
Citação de: Abidos em 20 de Janeiro de 2016, 13:33
Citação de: BatatasTiti em 20 de Janeiro de 2016, 03:02
Citação de: Abidos em 19 de Janeiro de 2016, 13:31
Citação de: BatatasTiti em 19 de Janeiro de 2016, 08:24
Impossível. Uma liga europeia não tem qualquer cabimento, existem demasiados entraves logísticos. E depois Inglaterra nunca iria nisso, e Itália / França também iriam fazer frente a tal ideia. Por alguma razão queriam incluir equipas ali para os lados da Alemanha e não muito mais que isso.

Nem vejo porque é que essas tretas americanos têm tanta importância. Futebol é muito maior que futebol americano. Ninguém liga a essa merda nem ao formato que eles têm sem ser eles.

Quanto à liga Ibérica, esquece isso também. Só se a FPF for muito estúpida. Iria em muito beneficiar economicamente os clubes espanhóis (nunca terias uma divisão das coisas a 50%), e mais do que isso terias Real Madrid e Barcelona a ganhar os primeiros lugares todos os anos. Ganhavas o terceiro lugar e isso com muita sorte.

Vejo a Liga dos Campeões ser revista, mas esqueçam lugares garantidos. Isso era matar a competitividade dos clubes europeus, que já de si é bastante fraca.
A falta de competitividade das Ligas Nacionais, é uma das razões para apoiar uma Liga Europeia.
As diferenças do Real e do Barça para os restantes; a diferença do Bayern para os restantes; a diferença da Juve para os restantes; a diferença dos grandes em Portugal para os restantes... a diferença do PSG para os restantes... etc... etc... etc...
Uma Liga Europeia, seria sempre muito mais competitiva...

A falta de competitividade que existe nas Ligas Nacionais é uma das razões porque se devia ter apoiado a centralização dos direitos televisivos. A tua mentalidade sobre a Liga Europa era a mesma dos clubes pequenos no ano passado quando defendiam a centralização. Muito bonito no papel e no potencial, mas isso nunca isso iria ser aceite devido a interesses internos e externos de cada país.

E depois não tens qualquer força de negociação. Tens 10 milhões de pessoas neste país, esses gajos têm para cima de 50 milhões. Só se eles incluírem 5 clubes e nós só incluímos 1. E esses 10 milhões que nós temos estão fragmentados em três grandes, podemos dizer isto ou aquilo sobre adeptos e sócios, sobre grandezas de história... mas do ponto de vista comercial são todos mais ou menos equivalentes e demonstrou-se bem com os negócios com as operadoras.

Uma Liga Europa nunca iria nessa cantiga do dinheiro repartido por todos. Ficaria tudo na mesma, os grandes a ganhar exorbitâncias e os pequenos a ganhar migalhas. E estás enganado se pensas que o Benfica seria um grande na Europa, seria um pequeno. Mesmo na situação utópica de ganhar o mesmo que outros, ainda teria que penar e bem durante décadas. Os grandes da Europa já estão habituados e sabem ser grandes, em Portugal nunca se conheceu disso e teria de haver bastantes mudanças.

Por alguma razão quando esse tópico voltou a ser falado recentemente era só aquelas equipas à volta da Alemanha que foram mencionadas. São todos a mesma coisa, mais ou menos. Mesmo número de habitantes, mesmo numero de clubes interessados (com a excepção de Espanha, ainda estou para ver como os convenciam, LOL). Viste lá Portugal ou Benfica na lista? Não viste. Não penses que foi por acaso. Não está porque nós não interessamos nesses cenários.
Da mesmo forma como os grandes Clubes Ingleses e Alemães e Franceses... aceitaram a Centralização nas suas Ligas, também aceitariam numa Liga Europeia.

Até agora nunca houve um estudo sério sobre uma Liga Europeia. As declarações públicas de algumas pessoas valem o que valem... Criar uma Liga Europeia, com os 5 Países mais ricos, com clubes 'pequenos' desses Países, e deixar o Benfica, o Ajax, o Anderlecht, o Olympiakos, o Gala... entre outros, não faz qualquer sentido economicamente.

Num contexto de uma Liga Europeia, Portugal não tem espaço para 3 Clubes. Dois no máximo... 1 provavelmente seria o ideal.

UK foi nisso porque saberiam que ia tornar o campeonato mais competitivo, o que iria aumentar a qualidade do campeonato, o que iria fortalecer o atractividade do campeonato, o que ia tornar o campeonato mais competitivo, ... e assim por diante tipo pescadinha de rabo na boca. Os outros fizeram-me porque já têm campeonatos bastante distribuídos. Mas isso é apenas o interesse interno.

Estás muito enganado se pensas que isso se transcreve para o interesse externo. O bem comum de um país e de uma liga não é a mesma coisa que o bem comum de um conjunto de países e várias ligas. O UK já tem a melhor liga da Europa, a mais competitiva, a mais atractiva, a que mais rende dinheiro. Eles não precisam de uma liga da Europa. Aliás, bem que vão fugir desse tipo de coisas. Não lhes dá nada do que eles já não têm, e até lhes tirava bastantes regalias, para já não falar da faca e do queijo na mão.

Mas é claro que faz sentido deixar os países da treta de fora, tais como os nossos. A única razão porque se faria uma Liga Europa é porque estariam dispostos a apostar a curto prazo para ter mais dinheiro a longo prazo. Portugal tem um mercado muito pequeno e pouco rentável comparado com os países ricos do futebol, e isso nunca vai mudar porque somos pequenos. Como te disse, por isso é que Portugal ou o Benfica não figuravam na lista que o outro fez.

É claro que não existe mercado para uma Liga Europa com três portugueses, mas se pensas que PT ia ser aceite com a demografia de 10 milhões que temos, que pensar de uma de para aí 5 milhões se só o Benfica entrasse. Os andrades e os lagartos nunca quiseram saber do Benfica nas competições internacionais, quanto mais se lá não estivessem. Boicotavam, está claro.

E depois entre eles os dois... Havia de ser bonito, havia. 5 milhões de demografia para a Liga Europa (havia o Benfica de ganhar alguma coisa assim), e depois outros 5 milhões de demografia por uma Liga Portuguesa, porque é claro que os clubes nacionais nunca vão acabar, e uma que estaria bem mais distribuída. Quem ficava a ganhar eram o FCP e o SCP, e depois todos os outros com alguns anos em cima. Sozinhos a disputar futebol entre eles e o dinheiro deste Portugal entre eles também, enquanto que o Benfica a penar na Europa com zero títulos durante 20 anos. O mesmo se forem dois clubes de PT para essa tal Liga Europa, o que fica cá é que se safa.

Talvez depois desses 20 anos quando a coisa se equilibrasse as coisas seriam diferentes, mas até há argumentos para os dois lados.
de acordo com um artigo que pus da ESPN, a premier no futuro vai ultrapassar a NFL a nível de receitas tv graças ao novo acordo e quiçá globais.
Neste momento fazem de receitas do mercado inglês de mais de 4 biliões de euros ( 3.3 biliões de libras tendo em conta o cambio).

http://www.independent.co.uk/sport/football/premier-league/premier-league-clubs-revenue-boom-to-33billion-eclipses-rest-of-europe-10295701.html
isto em 2013-14.

Com o novo acordo irão fazer mais de 5 biliões de euros globais e em crescendo, correspondem sozinhos  1/5 do bolo de 25 mil milhões falados anteriormente, um quinto.

Dificilmente vão largar tais regalias, os ingleses pagam os bilhetes mais caros da europa, pagam mais 60 euros para ter a sky sports ou bt sports (transmitem os jogos). Em 2019 o valor negocial será já de 3 biliões de libras, não euros, libras anuais.

A euroliga é um exemplo, terá receitas televisivas que serão divididas pelos 11 clubes mais fortes da europa com lugar fixo a partir de 2016 e mais 5 que consigam o apuramento. A euroliga é um bom exemplo do que vai acontecer às ligas e clubes mais fracos economicamente numa superliga, haverá equipas com lugar fixo, algumas vagas a ligas médias (1 no maximo para cada) e o resto andor.Quando o topo 5 contém quase 300 milhões de habitantes sozinhos e vão fazer 7 biliões de euros de receitas anuais tv no futuro, porquê que raios iam partilhar isto. A Holanda recebeu 60 pela liga inteira e teve de vender por 12 anos a eredivise por 1 bilião ao murdoch, vai dar pouco mais de 100 ao ano no futuro pois é em crescendo, em Portugal deve chegar a pouco mais de 100, a Rússia 30, o costapequeno falou num valor irrisório para a Ucrânia e apenas a Turquia, que possui 80 milhões de habitantes, consegue trazer 300-400 porque possui 3 grandes clubes e outros conjuntos com forte presença regional como o Tranbszpor, o que permite boas audiências pelos vários jogos.

Para resultar tinha-se que alterar o paradigma da europa a nivel de diferenças culturais, económicas e desportivas, facto extremamente dificil.

Na Russia quem ganha a liga deve ganhar uns dois milhoes de euros,na ucrania 700 mil euros.

de possivel melhor liga europeia(liga soviética) para a ruina.



Abidos

#115
Para quem tiver paciência, aqui está a regulamentação do Tecto Salarial da MLS:
http://pressbox.mlssoccer.com/content/roster-rules-and-regulations

Obviamente os valores na Europa seriam diferentes...

Como os contratos são públicos (não é preciso o Futebol Leaks!!!) aqui está o ranking salarial da MLS!!!
http://www.spotrac.com/mls/rankings/

Aqui pode-se analisar os Salários por equipa:
http://www.spotrac.com/mls/

Bekambol

não vejo vantagens nessa ideia da referida liga europeia, penso que como está está muito melhor para todos os campeonatos nacionais e para as provas europeias.

CitriC

#117
Liga europeia ?

ENtão mas isso já existe !

Já há 60 anos que existe uma liga europeia.

Neste momento até há 2. Uma chamada liga dos campeões onde jogam clubes europeus de vários paises, não somente dos TOP5 e outra liga europa onde jogam também clubes europeus de vários países.

Só se a liga europeia que querem criar não inclui israelistas e cazaques.

De resto não vejo a utilidade de criar uma liga europeia. É uma autêntica aberração.

Já agora se existisse a liga europeia estaria no ranking da Uefa para enviar equipas para a liga dos campeoes ? :D

Se sim então sendo os clubes escolhidos por membros corruptos duma organização chamada UEFA ou semelhante, haveria claramente apenas os mais ricos nessa liga. Logo certamente ficariam sempre em 1 lugar no ranking UEFA. Logo Portugal ainda sofreria mais com isso enviando ainda menos equipa às competicoes europeias.

Se o SL Benfica fosse jogar nessa liga (Deus queira que nunca venha a existir , e se vier que nunca jogaremos nessa liga) então passariamos a ver os jogos ao vivo uma vez de 2 em 2 semanas. E além do mais passariamos a ser o sporting europeu ganhando um ou dois títulos em 30 anos.

Ideia mais estupida que existe, gerada por tipos que apenas pensam em lucrar com o futebol......

Abidos

La Liga:
Últimos 11 anos: Barça, 7; Real, 3; Atlético 1

Bundesliga:
Últimos 6 anos: Bayern 4; Dortmund, 2 (nos próximos anos, com ou sem Guardiola, o Bayern não vai ter oposição...)

Série A:
Últimos 4 anos: Juventus 4 (sem a condenação da Juventus por Corrupção, teríamos muito provavelmente uma Juventus campeã nas últimas 10 épocas!!!!!!!!!)

Ligue 1:
Últimos 3 anos: PSG 3... e será Campeão até o 'Árabe' se chatear!!!!!!!

Portugal:
ùltimos 13 anos: Porto 9, Benfica 4

Eriedvisie:
Últimos 16 anos: PSV 8, Ajax, 6, AZ 1, Twente 1 (e até podia fazer os últimos 40 anos a diferença seria pouca... só o Feyenoord acrescentaria alguma coisa!!!)

Jupiter League:
Últimos 6 anos: Anderlecht 4, Gent 1, Genk 1

SuperLiga Grega:
Últimos 21 anos: Olympiakos 17, Panatinaikos 4

Champions League:
Últimos 7 anos: Barcelona 3, Real Madrid 1, Bayern 1, Inter 1, Chelsea 1
(diga-se que os títulos do Inter e do Chelsea foram autênticos milagres do sobrenatural!!!)

Podia colocar outras Ligas Nacionais Europeias, com estatísticas idênticas. O nível de competitividade é mínimo, em alguns casos quase nulo...
Com o actual Modelo das competições Europeias, algumas das melhores equipas Europeias, com os jogadores mais caros do planeta, só se defrontam 2 vezes de dois em dois (ou três) anos, conforme os Sorteios da UEFA...

Com a excepção da Inglaterra, França e da Alemanha, temos uma quantidade significativa de Clubes endividados até ao tutano... com agentes, empresários e empresas de 'imagem' a sacar milhões, sem acrescentar nada ao 'jogo'! A desregulação reina, a todos os níveis...

O fosso entre ricos e pobres, no actual Modelo, só tem tendência para aumentar. E o pessoal acha que está tudo bem?! O melhor é não alterar nada, senão 'matamos' o Futebol?!
A sério?!

Também parece que o Benfica teria mais dificuldades em ganhar títulos (caso fosse aceite nesta competição...), se calhar se não ganharmos a Liga esta ano, é melhor descer para II Liga, aí ganhámos de certeza...

Petrov_Carmovich

A única coisa que concordo com isso tudo, é abolir a Taça da Liga e criar uma Taça Ibérica entre as melhores equipas de cada país. De resto já acho um absurdo haver uma Liga dos Campeões que permite 2os, 3os e 4os classificados dos melhores país entrarem na competição.