As Finanças do Benfica

divica

Citação de: Schweisen Tiger em 07 de Março de 2020, 12:16
Citação de: filc em 07 de Março de 2020, 12:13
Citação de: Schweisen Tiger em 07 de Março de 2020, 11:44
Citação de: CitriC em 07 de Março de 2020, 11:33
Citação de: Biscai@ em 07 de Março de 2020, 09:53
Citação de: CitriC em 07 de Março de 2020, 09:42
Citação de: Biscai@ em 07 de Março de 2020, 04:27
Mais uma vez a ilusão do mágico foi criada, mostra com uma mão, esconde com a outra... aposto que a primeira reacção de muitos benfiquistas após a apresentação deste lucro de 104M€ foi um shiiiiiiiiii, que loucura.... o problema é sempre o mesmo, o Benfica apresentou 104M€ de lucros mas facturou 174,5M€ em vendas de jogadores que entraram neste R&C...

Félix   - Atl. Madrid - 126
   Saponic - Atl. Madrid - 0,5
   Luquinhas - Légia Varsóvia - 1
   Yuri - N. Forest - 1
   Alfa Semedo - Emp. N. Forest - 0,4
   Krovinovic - Emp. West Brom - 0,4
   Salvio - Venda Boca Juniores - 7
   Ferreyra - Emp. Espanhol - 1
   Carrillo - Venda All Hilal - 8,3
   Cádiz - Emp. Dijon - 0,4

Keaton Parks - New York City - 1
   Conti   - Emp. Atlas - 1,5
   Raul de Tomás - Espanhol - 20
   Gedson - Emp. Tottenham - 4,5
   Caio Lucas   - Emp. Al Sharjah - 1,5
   Fejsa   - Emp. Alavés - 0

TOTAL - 174,5M€

Resumindo... 174,5M€ em vendas e 104M€ de lucro... 70M€ ganharam asas e o passivo até aumentou mais uns milhões. Mais um truque de magia da direcção do Vieira. E a maioria bate palmas.

De magia só se for os teus números.

De que cartola sacaste os 174,5 Milhões ?

Vamos lá ser rigorosos :

a BSAD obteve nos primeiros 6 meses do ano um valor bruto em vendas no valor dos 146,2 Milhões, que após o efeito da atualização financeira rendeu um valor líquido de 6,4 Milhões.

Por último e retirando as comissões, compromissos com terceiros e o valor líquido contabilístico rendeu um total de 119,4 Milhões em mais-valias.

Somando aos 5,2 Milhões que obtivemos em empréstimos, e retirando 0,5 Milhões em gastos chegamos ao total de 124 Milhões.

Resumindo e concluindo :

1- De 174,5 Milhões para 124 Milhões vai meia centena de milhões de diferença.

2- Mesmo se o João Félix não tivesse sido vendido ou tivesse rendido 0 mais valias teriamos lucro. Provavelmente cerca de 4 ou 5 Milhões, mas teriamos ... ao contrário do que um sabujo anti-benfiquista anda a propelar na CMTV.

3- O Passivo como já expliquei subiu unica e exclusivamente derivado ao investimento em pernas. Não é isso que exigem precisamente aqui no forúm ? Se deviam ter contratado X em vez de Y isso já é uma questão desportiva que me parece muito mais sensata a ter do que esta.

Até porque :

a) Não pedimos mais emprestimos seja à banca ou a fundos ou a pequenos investidores como eu.

b) No que à banca diz respeito devemos apenas 9,9 Milhoes à CGD e Montepio Geral

c) A cedêndia sem recurso de créditos futuros do contrato com a NOS segue o seu curso normal. Um mero passivo contabilístico. Não entra portanto nas contas do Passivo exigível.

d) E inclusive já sabem que em Janeiro 2020 foram 'abatidos' 25 Milhões a um empréstimo obrigacionista.

Isto não é magia nenhuma.

Biscai@ se há uns 5 anos tinhas a ilusão que não teriamos passivo em 2020 ou se tinhas a ilusão que o passivo serial marginal pois por esta altura os prazos de maturidade já teriam expirado lê os R&C e verás que isso só seria possível com magia.

Da infeliz (infeliz porque não queria que tivesse acontecido no Verão de 2019) venda do João Felix por 120M a SAD obteve 108,1 Milhões, tendo as comissões representado 8,3% das vendas do 1 semestre.

Algum rigor falta à tua análise... Lanço-te o desafio de andares 5 ou 7 anos atrás no tempo. Vai ver os capitais próprios , vai ver a dívida líquida, vai ver os empréstimos bancários  e deixa a magia de lado....
Meu caro, esses 174,5M€ é o valor bruto dos jogadores vendidos e emprestados pelo Benfica sem o Jovic a partir de 1 Julho 2019. A cartola está aí exposta, não inventei vendas nem empréstimos, nem inventei valores. Aponta nessa tabela que aí postei algum valor ou nome errado. É tudo verdade e todos esses negócios foram feitos a partir de Julho 2019 para a frente. Se o R&C diz outra coisa o problema não é meu. Esses negócios aí são todos verdadeiros. Se algum é mentira diz-me quais?

Nao disse que eram mentira.

Mas se por exemplo o Raul de Tomas foi vendido em Janeiro de 2020 como pode a sua venda fazer parte do lucro do resultado de 01.07.2019 a 31.12.2020 ?

Devias, seriamente, parar de tentar trazer rigor e sanidade à conversa.

O valor do RDT estar aí é estranho.. Alguém que me explique p.f

Tens que perguntar ao contabilista do Biscai@...
já agora, por acaso o nosso passivo teria sempre de subir e provavelmente vai manter-se ou subir no futuro.

Como o Benfica não paga jogadores a pronto isso quer dizer que uma grande percentagem do que temos de pagar pelos jogadores vai para o passivo certo?
Por exemplo, temos uns 15M neste relatório relativos a tranches que temos de pagar pelo rdt não? E devemos ter um valor parecido relativo ao vinicius...

Ou isso não funciona assim?

divica

Citação de: Maldini em 07 de Março de 2020, 12:03
Para mim no meio de tanto número ...

5,7 milhões por craque como chiquinho um ano depois de termos dado ao moreira e pago 500 mil à académica ... 6,2 milhões por chiquinho ... top top top

7,6 por moratto top top top ..

Credo
Concordo que isso é preocupante.
O valor pago pelo Chiquinho parece demasiado alto, mas o que se pagou pelo morato é de loucos. Foram 7.6M por uns 80% do passe! E o jogador é tao bom que mesmo com o ferro a ser responsável por uns 20 golos em 2 meses ele nem é hipótese para a A...

vmam4785

Citação de: Mikeslb1904 em 07 de Março de 2020, 12:11

Estou bastante preocupado com o significado indirecto da venda das ações detidas pela Olivedesportos...

Será que já têm a certeza da perda do campeonato a 11 jornadas do fim?

A olivedesportos abriu insolvencia, logo estão a despachar tudo o que podem e ondem buscar dinheiro...

dreadrocK

Citação de: Schweisen Tiger em 07 de Março de 2020, 12:32
Citação de: dreadrocK em 07 de Março de 2020, 12:27
Se com a venda do Félix não apresenta-se resultados financeiros deste género, é porque algo muito mal estaria a passar no clube.

Se não houvesse um trabalho continuado de melhorias dos resultado ao longo dos anos, a venda do Felix não teria produzido estes resultados.

Se o Porto amanhã vender o Fábio Silva por 125 milhões, nem sequer está perto da robustez financeira do Benfica.

O problema está relacionado com investimentos feitos vs vendas feitas. Se pegarmos na info do Transfermarket - https://www.transfermarkt.pt/benfica-lissabon/transfers/verein/294 - temos um saldo positivo, sem saber todos os valores, de 147M. O Porto teve um resultado negativo de 52M. Se for feito o calculo de 147M de mais valias ganhas em transferências MENOS o valor do lucro de 107M, dá -40M.  Resumindo, se o Benfica tivesse um resultado neutro em termos de vendas e compras, e se tudo o resto fosse igual, provavelmente teríamos um prejuizo de 40M.
Ou seja, não existe uma diferença assim tão grande.

Claro que isto é tudo feito em bases por alto, e baseado em informações tiradas do Transfermarket. O Porto teve um saldo positivo de vendas vs compras de 20M, +- https://www.transfermarkt.pt/fc-porto/transfers/verein/720

RedSinde

Serão estas contas verdadeiras? Não percebo de finanças mas que se pode aldrabar contas... pode-se!

Tantos casos aparecem todos os dias... com esta direção e este DSO lagarto não me admira que mais tarde se venha a descobrir que é tudo uma mentira!

cernache1

Citação de: Schweisen Tiger em 07 de Março de 2020, 12:32
Citação de: dreadrocK em 07 de Março de 2020, 12:27
Se com a venda do Félix não apresenta-se resultados financeiros deste género, é porque algo muito mal estaria a passar no clube.

Se não houvesse um trabalho continuado de melhorias dos resultado ao longo dos anos, a venda do Felix não teria produzido estes resultados.

Se o Porto amanhã vender o Fábio Silva por 125 milhões, nem sequer está perto da robustez financeira do Benfica.

Sendo Campeão o porco até compensa grande parte dessa diferença menor ainda se o Benfica não se apurar para a Liga dos Campeões.

Não ser Campeão este ano é estratégico  não é ?

anselmoslb

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/fundo-recebe-50-por-cento-do-dinheiro-da-nos

...

Os saldos referentes às rubricas de cedência de créditos dizem respeito à cedência parcial e sem recurso de créditos  futuros  relativos ao  contrato  de  exploração  dos  direitos  de transmissão  televisiva  celebrado  com  a NOS,  cujo  rendimento  irá  ser  reconhecido  em  exercícios  futuros.A  31  de  dezembro  de  2019,  os  créditos refletidos no passivo englobam 25% do valor das receitas previstas no referido contrato referente à presente época e 50% do valor das receitas das épocas 2020/21 a 2025/26, totalizando um valor nominal de 135.750 milhares de euros, o qual se encontra refletido no passivo por um valor de 112.478 milhares de euros.

--

Por que carga de água 50% dos restantes direitos televisivos vão a voar?

Woodwaid

Citação de: SURREAL9 em 07 de Março de 2020, 11:36
Citação de: Woodwaid em 07 de Março de 2020, 11:12
Eu se fosse árabe e tivesse uns poços de petróleo comprava na hora a BSAD, 100 milhões de lucro??? É retorno garantido!

Comprar para quê quando podias ser um parceiro estratégico e sacar umas boas comissões ?

Nao gramo cenas ilegais😎

divica

Citação de: anselmoslb em 07 de Março de 2020, 13:08
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/fundo-recebe-50-por-cento-do-dinheiro-da-nos

...

Os saldos referentes às rubricas de cedência de créditos dizem respeito à cedência parcial e sem recurso de créditos  futuros  relativos ao  contrato  de  exploração  dos  direitos  de transmissão  televisiva  celebrado  com  a NOS,  cujo  rendimento  irá  ser  reconhecido  em  exercícios  futuros.A  31  de  dezembro  de  2019,  os  créditos refletidos no passivo englobam 25% do valor das receitas previstas no referido contrato referente à presente época e 50% do valor das receitas das épocas 2020/21 a 2025/26, totalizando um valor nominal de 135.750 milhares de euros, o qual se encontra refletido no passivo por um valor de 112.478 milhares de euros.

--

Por que carga de água 50% dos restantes direitos televisivos vão a voar?
O problema não é esse.
O problema é essa operação custar 20M que ninguém percebe...

Polaco

Citação de: Schweisen Tiger em 07 de Março de 2020, 12:13

Estou bastante preocupado com o significado indirecto da venda das ações detidas pela Olivedesportos...

O quê, meu? É com cada conclusão...

Hehe.... agora verem se livres do Oliveira ser accionista ê mau.

xiribiti

Quando em maio o porto estiver a festejar nos aliados, vou para o Marquês festejar o RC

RedWinner

Citação de: Polaco em 07 de Março de 2020, 13:14
Citação de: Schweisen Tiger em 07 de Março de 2020, 12:13

O quê, meu? É com cada conclusão...

Hehe.... agora verem se livres do Oliveira ser accionista ê mau.
Porque é mau para nós? Reputação.?  Tendo ele saído, deve ter alienado voluntariamente  as  ações  que detinha e com isso ficamos menos expostos a decisões e atos e atitudes etc de pessoas ligadas aos corruptos.
Posso estar a pensar erradamente...

slb_always

Citação de: Rui Ramone em 07 de Março de 2020, 11:22
Área financeira-o Benfica está a ser gerido por um financeiro com resultados positivos
Area desportiva-o Benfica está a ser gerido por um FINANCEIRO com resultados razoaveis

Mas quem manda no futebol é o presidente, e ele não percebe nada de futebol..

slb_always

Alguém me explica uma coisa que não consigo entender. Se o Benfica antecipou receitas da NOS  (100 milhões) para abater o passivo, porque é que ele cresceu ? Não devia estar a diminuir ?

Golden_Mean

As contas são tão boas tão boas que a malta até fecha os olhos à paupérrima estratégia desportiva e aos veículos que parasitam o clube para alimentar "parceiros estratégicos".

Estamos na fase do vale tudo e no futuro estes exercícios "fantásticos" vão ser colocados no devido contexto.