As Finanças do Benfica

lonstrup

Pá, faz-me confusão a conversa da treta num tópico que era dos poucos onde o debate de ideias e perspectivas tinha verdadeiro espaço no forum. Misturam-se montes de coisas umas com as outras, para atacar uns, para esconder as manigâncias de outros, enfim.

O Benfica a 31.12.2019 tinha mais de 142ME de Empréstimos obtidos, sendo que só de Empréstimos Obrigacionistas o valor chegava a quase 132ME.

Devido ao Covid os prazos de fim de exercício deverão ser diferentes, mas em 30.06.2020 o Benfica deverá ter 65ME de Empréstimos sendo que só de Obrigacionistas o valor será de 58ME.

Com este novo empréstimo obrigacionista, que era previsível acontecer até final do ano, ficaremos nos 100ME de empréstimos obtidos. E como refere no relatório, com uma taxa de juro média de 4%. É fácil fazer as contas.

Uma SAD que não tem investidores com capacidade de injectar dinheiro, poder ir ao mercado obrigacionista buscar 100ME a pagar 4% de juros é bom.

Temos ainda outro «passivor» que é a cedência de créditos do contrato com a NOS, que neste momento vai em 96ME, baixando 15ME a cada temporada, terminando na temporada 25/26. E esta manobra de antecipação é que sempre foi questionável. Não pelos valores envolvidos, mas pelo princípio em si.

george 20

Citação de: pjmorce em 22 de Junho de 2020, 12:29
Citação de: george 20 em 22 de Junho de 2020, 11:03
Eu sou neste momento completamente contra Vieira...
Mas vamos com calma nas criticas...
Este EO era mais que previsivel, aliás só não foi feito antes devido ao Covid. Simplesmente não podiamos pagar 75M e não ir buscar nenhum, não se esqueçam que apesar de vender mt tb compramos muito e caro, Vinicus, Weigl e Pedrinho vai logo metade do Félix.

Se em Dezembro tinhamos 100M em caixa e pagamos 75 dos empréstimos vejam o que sobrou... e nos ultimos meses não tem entrado grande dinheiro.

Já podemos ficar muito felizes e ser motivo para elogio nesta fase conseguir reduzir o valor de EO em cerca de 40M, isso é obra.

Certo...

Mas também não colocas nas vendas os euros provenientes das saídas de outros jogadores. Só o Felix ficou na memória devido ao valor. Mas só com o Sálvio também foram uns milhões, o mesmo para Castillo por exemplo. Os milhões recebidos dos empréstimos (Alfa Semedo, Conti, Lisandro, Lema, Krovinovic, Gedson, etc).
mas as compras tb nao foram só as que mencionei...
caio lucas, cadiz, morato, Chiquinho...

alsohugo

Não me faz confusão que o Benfica venda jogadores, estranho é que constantemente o faça tão rapidamente!

Red2802

Olhando para a actual desempenho desportivo do futebol do Benfica a pergunta que se põe é a seguinte:

Nos próximos anos, se não houver centenas de milhões de vendas, se não houver pontualmente dinheiro da Champions e se não anteciparmos mais verba da NOS, em que ponto vamos estar?

A lutar para o terceiro lugar? A chafurdar nos play-offs da Liga Europa?

É que com estas folgas todas não saímos da cepa torta, imaginem se o dinheirinho começar a falhar.

É nisto que temos que pensar. Que modelo de gestão desportiva queremos para o Benfica.

lonstrup

Acresce a isto que a 30.06.2019 tínhamos capitais próprios de 119ME.

Para terem uma ideia, em 30.06.14 o capital próprio era negativo em (8 ME). No total de Empréstimos obtidos tínhamos 317ME. Destes, 131ME eram obrigacionistas. Com uma taxa média de mais de 6,5%.

À boleia disto tudo, ainda andamos todos contentes a gastar mais de 400ME em jogadores nestas 10 temporadas.

O que nos safou? Mais valias feitas através da venda de jogadores da formação, como Renato Sanches, Lindelof, Semedo, Guedes, Félix, João Carvalho, Bernardo Silva, Cancelo, André Gomes, e afins.

Não foram os Markovic, os Ramires, os Di Marias, os Enzos, e tantos outros, que nos resolveram os problemas. Não foi o mercado de transferências que nos resolveu o problema. Foi usar a formação, que implica menos investimento para contratar e mais valias na venda.

lonstrup

Citação de: alsohugo em 22 de Junho de 2020, 15:18
Não me faz confusão que o Benfica venda jogadores, estranho é que constantemente o faça tão rapidamente!
E que compre tantos jogadores, também não te faz confusão?

Comprar muitos jogadores, vender muito rápido outros, não te faz questionar a importância que o mundo das transferências está a ter no clube? Quase parece que está a ser imposto a tudo e todos, que temos de comprar e vender.

lonstrup

Citação de: Red2802 em 22 de Junho de 2020, 15:21
Olhando para a actual desempenho desportivo do futebol do Benfica a pergunta que se põe é a seguinte:

Nos próximos anos, se não houver centenas de milhões de vendas, se não houver pontualmente dinheiro da Champions e se não anteciparmos mais verba da NOS, em que ponto vamos estar?

É que com estas folgas todas não saímos da cepa torta, imaginem se o dinheirinho começar a falhar.

É nisto que temos que pensar. Que modelo de gestão desportiva queremos para o Benfica.
Não existe modelo de gestão desportiva no Benfica. Nem agora, nem no tempo do Jorge Jesus, apesar do que muitos querem vender.

O Benfica está «viciado» em vender jogadores. Mesmo que não precise, vai vender. Porque «tem» de fazer mais valias, porque sim, porque estão completamente viciados neste modelo de negócio.

O problema do Benfica nunca foi de ordem financeira. É de ordem da qualidade das decisões. A técnica de atirar dinheiro para cima das coisas para compensar incapacidades já vem desde os tempos do JJ, com os resultados financeiros que se conhecem.

O Benfica só devia recorrer ao mercado de transferências para angariar fundos para reforço da equipa de futebol. O ideal era fazeres, por exemplo, 25 a 30 milhões com vendas de jogadores como Krovinovic, Willock, Pedro Pereira, Alfa Semedo e afins. E com base neste dinheiro, ires ao mercado gastar igualmente 30 milhões em reforços.

Portanto, sim o Benfica pode viver bem e ir ao mercado sem vender centenas de milhões a cada 2 anos.

No caso de uma receita como Liga dos Campeões, mais uma vez podes aplicar a mesma metodologia. Fazes os 30 milhões com 2ªlinhas e emprestados, que te permitem ir ao mercado, e fazes a venda de um Grimaldo ou um Pizzi se não quiseres acumular prejuízos.

a verdade é que em condições normais, as coisas sendo bem geridas, de duas em duas épocas irias sempre vender um dos titulares para os primeiros mercados, porque é a lei do mercado. e uma venda dessas, tipo Ruben Dias por 50ME, dá para reforçares o plantel com mais valias e teres uma situação confortável.

Neste momento o Benfica toma decisões de má qualidade. E não interessa o dinheiro. Uma decisão de má qualidade é uma decisão de má qualidade, seja ele de 5 ou 20 milhões de euros.

AlexanderMostovoi

Citação de: lonstrup em 22 de Junho de 2020, 15:55

Não existe modelo de gestão desportiva no Benfica. Nem agora, nem no tempo do Jorge Jesus, apesar do que muitos querem vender.

O Benfica está «viciado» em vender jogadores. Mesmo que não precise, vai vender. Porque «tem» de fazer mais valias, porque sim, porque estão completamente viciados neste modelo de negócio.

O problema do Benfica nunca foi de ordem financeira. É de ordem da qualidade das decisões. A técnica de atirar dinheiro para cima das coisas para compensar incapacidades já vem desde os tempos do JJ, com os resultados financeiros que se conhecem.

O Benfica só devia recorrer ao mercado de transferências para angariar fundos para reforço da equipa de futebol. O ideal era fazeres, por exemplo, 25 a 30 milhões com vendas de jogadores como Krovinovic, Willock, Pedro Pereira, Alfa Semedo e afins. E com base neste dinheiro, ires ao mercado gastar igualmente 30 milhões em reforços.

Portanto, sim o Benfica pode viver bem e ir ao mercado sem vender centenas de milhões a cada 2 anos.

No caso de uma receita como Liga dos Campeões, mais uma vez podes aplicar a mesma metodologia. Fazes os 30 milhões com 2ªlinhas e emprestados, que te permitem ir ao mercado, e fazes a venda de um Grimaldo ou um Pizzi se não quiseres acumular prejuízos.

a verdade é que em condições normais, as coisas sendo bem geridas, de duas em duas épocas irias sempre vender um dos titulares para os primeiros mercados, porque é a lei do mercado. e uma venda dessas, tipo Ruben Dias por 50ME, dá para reforçares o plantel com mais valias e teres uma situação confortável.

Neste momento o Benfica toma decisões de má qualidade. E não interessa o dinheiro. Uma decisão de má qualidade é uma decisão de má qualidade, seja ele de 5 ou 20 milhões de euros.

Nao é assim tao linear, mas entendo o teu ponto de vista...

20M mais o dinheiro da CL nao sera suficiente para fazer frente as despesas de um clube que quer manter os melhores jogadores e contratar jogadores de qualidade cirurgicamente. Os passes inflaccionados, os ordenados inflaccionados sao um rombo enorme para qualquer clube Portugues. A forma como o nosso futebol esta estruturado, o mercado onde se insere obriga a vendas milionarias todos os anos, caso contrario acaba por acontecer como o FC Porto e Sporting...

Ja agora so uma nota, vender/considerar o Krovinovic como excedentario ate me faz doer a Alma... Que falta que nos faz agora... Krovinovic esta cada vez melhor e tenho a certeza que seria um jogador importante para a proxima epoca...

lonstrup

Sobre a teoria do reduzir ordenados porque sim.

é preciso ter noção do peso das coisas. a redução de ordenados deve acontecer por necessidade do clube, ao não ter capacidade para pagar. não deve acontecer como medida preventiva de poupança.

e não faz sentido comparar realidades incomparáveis. a suspensão de contratos tv e alguns patrocínios fez grandes clubes europeus terem dificuldades de tesouraria para cumprir no imediato. também pela dimensão e peso que os ordenados têm na sua folha de despesas.

a nossa maior perda de receita foi a bilhética, cerca de 5 milhões de euros. 5 milhões num universo de 145 de receitas operacionais.
por mês devemos pagar à volta de 7ME em ordenados. um corte de 30% representaria uma poupança de 2,1ME por mês. cortávamos em abril e maio, fazendo 4,2ME. O que é isto comparado com os custos operacionais totais de 146ME?

E claro, poupar 4,2ME em ordenados, quando em Dezembro tínhamos 100ME em caixa faz sentido. E quando gastamos isto no Caio ou num Yoni, ou quase isto na renovação de Samaris e Salvio.

É fazer coisas para a capa do jornal, para a fotografia. Só para ficar bem, para mostrar uma posição de força.

bazofio

Todos nós falamos de más decisões nas transferências de jogadores, mas isso é a nossa perspectiva que não vamos nem queremos mamar comissões á custa disto.

O Benfica não está viciado em transferências, está viciado por comissões que dão que mamar a meia dúzia de parasitas que estão a comer a riqueza criada pelo clube.

Criaram um "jogo" em que tudo o que movimenta milhões dá para mamar algum por intermédio de comissões, seja em transferências de compra e venda (??), renovações de contratos, antecipação de receitas, etc e tal.
Isto está tão claro que me mete confusão de como a maioria dos benfiquistas come isto. E come porque la se vai ganhando uns campeonatos, mas contra os piores rivais das últimas décadas em termos desportivos.

A nossa equipa desce de nível a cada época que passa, á medida que fica mais cara não acompanhando o custo com a qualidade do plantel. Isto em parte devido a renovações de contratos com certos jogadores que......já têm contratos de longa duração, pagamentos de prémios de assinatura e renovações.

Agora levamos nas fuças com mais um EO quando a direção se preparava para uma OPA....outra forma que tinham arranjado de mamar mais umas milenas á conta do clube. É que isto de ter recebido uns 100M do Felix (acho eu...) estava a fazer comichão aos mamões parasitas que gravitam o clube. Então não tínhamos uma tesouraria de fazer inveja?
Ahh dizem os entendidos, que as taxas de juro são mais apelativas e compensadoras, pagamos 4% contra 6 e tais das dívidas bancárias. Eu, que nada percebo disto, vejo o pagamento de juros de 4% e mais quase 10% de taxas e comissão da disponibilização do EO. É FAZER AS CONTAS....

ABRAM OS OLHOS.

Andamos a lutar taco a taco pelo título com um clube atolado de merda até ao pescoço. Temos uma equipa de futebol que mete dó ver jogar, e agora as modalidades vão a caminho.
Tudo pela bandeira do saneamento financeiro do clube, que diga-se, está bem melhor que á uns anos atrás mas fruto das vendas desmesuradas de jogadores ( que juntando o útil ao agradável são a mama de muitos) e da antecipação de receitas do contrato de TV, que até esse apregoado como um grande negócio, apenas até os rivais fazerem o deles.

Prevejo um futuro pouco risonho. Os interesses do clube passaram para segundo plano.

Não, o Porto não vai falir. O Porto vai passar grandes dificuldades mas terá sempre equipas competitivas porque apesar de toda a merda e máfia que la existe, e se certeza que também mamões, a cultura de exigência está muitos patamares acima do nosso clube. Diria mesmo 10 anos á frente.

Se neste momento em que supostamente temos uma grande vantagem em termos de estabilidade financeira contra rivais em claro sufoco financeiro....imaginem quando isto der um pouco a volta para os lados deles. O regresso aos 90's pode ser um assombro a médio prazo.

Flavius

"Empréstimo obrigacionista? Importam-se de repetir?", reage Rui Gomes da Silva

Rui Gomes da Silva manifesta-se surpreendido com o novo empréstimo obrigacionista que a SAD do Benfica vai lançar, prevendo encaixar 35 milhões de euros, de acordo com o comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários.

O antigo dirigente encarnado considera que esta medida contraria o discurso de Luís Filipe Vieira e de Domingos Soares de Oliveira, que dá conta de uma estabilidade financeira invejável.

"Novo empréstimo obrigacionista? Importam-se de repetir? Então, afinal temos ou não temos 'saúde financeira' para dar e vender? Dizem que 'estamos sólidos'", escreve Rui Gomes da Silva, num texto publicado no blogue Novo Geração Benfica.

De acordo com o ex-vice-presidente, este empréstimo "aponta para outra verdade, a mesma verdade em que tudo o que nos vão dizendo cheira a mentira".

"E esta nova dívida só poderá encontrar justificação para fazer face a um Verão que se aproxima sem receitas garantidas, mesmo com a venda dos nossos melhores jogadores a preços inferiores aos anunciados" ou para "tapar financiamentos os descobertos bancários existentes".

Gomes da Silva exige que os sócios saibam "toda a verdade". Porém, defende, "de Luís Filipe Vieira - nos tempos que correm - não podermos esperar senão opacidade".

O Benfica acredita que poderá encaixar 33 milhões de euros com a operação, deduzidas já as taxas e comissões, estimadas em dois milhões de euros.

O objetivo da operação da SAD é ganhar liquidez, depois de reembolsado um empréstimo no passado mês de abril.

Só este ano, a SAD encarnada já pagou 75 milhões de euros em reembolsos.

https://bancada.pt/futebol/artigo/emprestimo-obrigacionista-importam-se-de-repetir-reage-rui-gomes-da-silva

lonstrup

Citação de: AlexanderMostovoi em 22 de Junho de 2020, 16:01
Citação de: lonstrup em 22 de Junho de 2020, 15:55

Nao é assim tao linear, mas entendo o teu ponto de vista...

20M mais o dinheiro da CL nao sera suficiente para fazer frente as despesas de um clube que quer manter os melhores jogadores e contratar jogadores de qualidade cirurgicamente. Os passes inflaccionados, os ordenados inflaccionados sao um rombo enorme para qualquer clube Portugues. A forma como o nosso futebol esta estruturado, o mercado onde se insere obriga a vendas milionarias todos os anos, caso contrario acaba por acontecer como o FC Porto e Sporting...

Ja agora so uma nota, vender/considerar o Krovinovic como excedentario ate me faz doer a Alma... Que falta que nos faz agora... Krovinovic esta cada vez melhor e tenho a certeza que seria um jogador importante para a proxima epoca...
mas o problema é mesmo esse. tu tens de gastar menos. tens de adequar o investimento às receitas extraordinárias que fazes. tens de criar uma «contabilidade» segura, que te garanta que entre todas as temporadas valores de 30ME em vendas, e que ao mesmo tempo limites os valores das tuas compras a 30ME ou pouco mais por época.

o resto é treta que o mendes, os jornaleiros, e toda a parasitagem que vive à volta do futebol te quer impingir. o que eles te querem impingir é que é preciso estar constantemente a comprar e vender, contrair divida para investir, e a venderes para pagar a divida. Para logo a seguir voltares a reiniciar o ciclo.

O Benfica pode muito bem dar conta do recado, e muito bem, com 3 canais de recrutamento.
- equipa B e emprestados
- scouting (vlachodimos, cristantes, zivkovic, grimaldos, chiquinhos da vida)
- recrutar em primeiros mercados e portugal(weigl, rdt, rafas, raul, mitroglou)

e ainda tens os bonus como Jonas, Julio Cesar, Taarabt, Seferovic, que vieram em fim de contrato.

Agora, a quem interessa seguir por este caminho?

lonstrup

Citação de: bazofio em 22 de Junho de 2020, 16:15
Todos nós falamos de más decisões nas transferências de jogadores, mas isso é a nossa perspectiva que não vamos nem queremos mamar comissões á custa disto.

O Benfica não está viciado em transferências, está viciado por comissões que dão que mamar a meia dúzia de parasitas que estão a comer a riqueza criada pelo clube.

Criaram um "jogo" em que tudo o que movimenta milhões dá para mamar algum por intermédio de comissões, seja em transferências de compra e venda (??), renovações de contratos, antecipação de receitas, etc e tal.
Isto está tão claro que me mete confusão de como a maioria dos benfiquistas come isto. E come porque la se vai ganhando uns campeonatos, mas contra os piores rivais das últimas décadas em termos desportivos.

A nossa equipa desce de nível a cada época que passa, á medida que fica mais cara não acompanhando o custo com a qualidade do plantel. Isto em parte devido a renovações de contratos com certos jogadores que......já têm contratos de longa duração, pagamentos de prémios de assinatura e renovações.

Agora levamos nas fuças com mais um EO quando a direção se preparava para uma OPA....outra forma que tinham arranjado de mamar mais umas milenas á conta do clube. É que isto de ter recebido uns 100M do Felix (acho eu...) estava a fazer comichão aos mamões parasitas que gravitam o clube. Então não tínhamos uma tesouraria de fazer inveja?
Ahh dizem os entendidos, que as taxas de juro são mais apelativas e compensadoras, pagamos 4% contra 6 e tais das dívidas bancárias. Eu, que nada percebo disto, vejo o pagamento de juros de 4% e mais quase 10% de taxas e comissão da disponibilização do EO. É FAZER AS CONTAS....

ABRAM OS OLHOS.

Andamos a lutar taco a taco pelo título com um clube atolado de merda até ao pescoço. Temos uma equipa de futebol que mete dó ver jogar, e agora as modalidades vão a caminho.
Tudo pela bandeira do saneamento financeiro do clube, que diga-se, está bem melhor que á uns anos atrás mas fruto das vendas desmesuradas de jogadores ( que juntando o útil ao agradável são a mama de muitos) e da antecipação de receitas do contrato de TV, que até esse apregoado como um grande negócio, apenas até os rivais fazerem o deles.

Prevejo um futuro pouco risonho. Os interesses do clube passaram para segundo plano.

Não, o Porto não vai falir. O Porto vai passar grandes dificuldades mas terá sempre equipas competitivas porque apesar de toda a merda e máfia que la existe, e se certeza que também mamões, a cultura de exigência está muitos patamares acima do nosso clube. Diria mesmo 10 anos á frente.

Se neste momento em que supostamente temos uma grande vantagem em termos de estabilidade financeira contra rivais em claro sufoco financeiro....imaginem quando isto der um pouco a volta para os lados deles. O regresso aos 90's pode ser um assombro a médio prazo.
ainda hoje, na peça do jornal A Bola sobre os 3 grandes, vem logo a seguir o presidente da associação de treinadores. e lá vem a defesa dos fundos, já a cheirar a bafio, que são bons para ajudar os clubes  a serem competitivos  e tal.

o que estes gajos querem é dinheiro a rodar, máximo de transferências possiveis, pelo maior valor. para sacar a comissão. estão a cagar-se para os clubes  ou sustentabilidade do negócio futebol. os clubes são só veiculos para lavar dinheiro, fazer negócios, sacar comissões e avenças.

tanto podia ser um clube de futebol, como uma empresa de construção civil.

alsohugo

Citação de: lonstrup em 22 de Junho de 2020, 15:41
Citação de: alsohugo em 22 de Junho de 2020, 15:18
E que compre tantos jogadores, também não te faz confusão?

Comprar muitos jogadores, vender muito rápido outros, não te faz questionar a importância que o mundo das transferências está a ter no clube? Quase parece que está a ser imposto a tudo e todos, que temos de comprar e vender.

Claro que me faz confusão, até faz-me mais mas não era isso que estavam a discutir.

DB4700

Eu não gosto da Direcção de LFV.

Não gosto de como desinvestiu no ano do possível Penta. Não gosto de como a maioria dos nossos reforços nos últimos dois anos não fica no plantel mais de 6 meses. Não gosto de nos últimos 18 meses termos contratado 5 pontas de lança e nenhum lateral direito. Não gosto de como o Benfica de há uns ano para cá gasta uns milhões em jogadores sem qualquer potencial para representar o clube. Não gosto de como o Benfica está mensalmente envolvido em mais um escândalo de corrupção.

Posto isto, é mesmo muito importante que o combate a LFV se faça com informação e não com desinformação. Se nós, SerBenfiquista, vamos ser uma fonte de desinformação (como temos sido há umas semanas para cá), o melhor é os moderadores fecharem já o site. E porque é que eu digo isto?

Se é óptimo que a pessoas percebam que LFV é um trafulha e isso pode ajudar a que ele saia em Outubro? É sim senhora. Se a desinformação ajuda a que ele saia de lá mais rápido? Provavelmente é verdade. No entanto, é importante que as pessoas não votem em LFV por coisas que ele de facto fez mal e não porque alguém inventou uma história qualquer.

E reparem que ao defender isto, eu não estou a defender LFV, mas sim os próximos Presidentes do Benfica. É que se for a desinformação a tirar LFV do poleiro, é muito provável que seja a desinformação a complicar a vida a seja lá quem for o nosso próximo Presidente.

Por exemplo, esta a ideia dos adiantamentos, das reduções de dívida de forma gradual com emissões de novos empréstimo obrigacionistas, com a falta de receitas do Benfica Clube que levam a naturais cortes nas modalidades. Isto são tudo coisas que seja quem for o próximo do Benfica vai ter que lidar e cujas as opções melhores não são assim tão claras. Em alguns casos, não há sequer outra opção. E nessa altura, quando RGS não aumentar os orçamentos nas modalidades porque o clube não tem dinheiro ou quando RGS continuar a fazer novos empréstimos obrigacionistas para pagar o anterior, coisas que de facto não há grandes alternativas, vamos passar a chamar a RGS de trafulha e a pedir o próximo Presidente?

Se há coisa que o Porto e Sporting provaram nos últimos anos é que é preciso alguma consistência nas Direcções para achar o caminho para o sucesso. O Sporting muda de Presidente a cada final de mandato, nenhum Presidente tem tempo para pôr as suas ideias em prática. Chega lá, tenta desfazer o que o mandato anterior fez, começa a meter as suas ideias e sai antes de ver os resultados. Eu quero muito que LFV saia, mas espero que quando sair, o próximo Presidente tenha pelo menos dois mandatos.

Posto isto, os meus votos vão para o candidato que esteja mais à frente na corrida que não seja LFV. E votar em branco, é votar em LFV. São os indecisos e os que nunca vão votar que podem tirar LFV do Benfica. Se toda a gente votasse, as Casas do Benfica valeriam menos de 10% dos votos.