As Finanças do Benfica

ISO

Citação de: CarlosD em 22 de Junho de 2020, 12:40
...
Eu já disse e volto a dizer, esta direção foi muito irresponsável no passado a nível financeiro. Felizmente as coisas parecem estar mais ou menos encaminhadas neste momento.
...
No passado?
Cada dia que passa a "irresponsabilidade", que eu chamo incompetência e sobretudo completa falta de noção da realidade socio económica em que está inserido o clube, é maior!
Não fosse a constante venda dos melhores activos, que no fundo é a única forma de subsistência dum clube português, e isto já tinha falido ou entrado no eixos.

Avante

Citação de: boladeneve em 22 de Junho de 2020, 10:08
Não há mais paciência para este tópico. Em breve vão sobrar só os entendidos que estão todos de acordo.

Este like do pica-foices... enfim.

vermelhao_33

O Benfica neste momento esta dependente da venda de jogadores e da Entrada e desempenho na champions.

Ao contrario do que o DSO e Vieira gostariam, o Seixal nao e um aviario. Os Grandes talentos nao vao sair com a cadencia desejada.

O plantel e cada vez mais mediocre e mais Caro. O mercado estar inflacionado nao explica. A falta de capacidade de reter Grandes talentos por mais de 6 meses e igualmente inexplicavel.

Quantos ciclos negativos o Benfica aguenta? So uma gestao a fcporto dos anos 90 e principio do seculo e que garante a champions mesmo com equipas mediocres.

Relativamente aos adiantamentos, gostava de saber o que e que se poupou,  quem ésta por tras da Empresa que nos adiantou dinheiro e se o pagamento aos Bancos teve alguma relacao com a negociacao da divida pessoal do Vieira.

CarlosD

Citação de: ISO em 22 de Junho de 2020, 13:17
...
Eu já disse e volto a dizer, esta direção foi muito irresponsável no passado a nível financeiro. Felizmente as coisas parecem estar mais ou menos encaminhadas neste momento.
...
No passado?
Cada dia que passa a "irresponsabilidade", que eu chamo incompetência e sobretudo completa falta de noção da realidade socio económica em que está inserido o clube, é maior!
Não fosse a constante venda dos melhores activos, que no fundo é a única forma de subsistência dum clube português, e isto já tinha falido ou entrado no eixos.

Portanto alegas que a situação financeira do Benfica é pior que em 2014?

Não entendo a tua última frase. Dizes que sem as vendas, o Benfica já tinha falido. Na mesma frase dizes que é a única forma de subsistência de um clube português.

Ora se dizes que é a única forma, é normal que sem as vendas, já tivesse falido.

Felizmente temos tido um aumento de receitas, fruto de novos contratos e o aumento dos prémios da CL, que garantem uma folga maior.

ISO

Citação de: CarlosD em 22 de Junho de 2020, 13:36
...
...
No passado?

Não entendo a tua última frase. Dizes que sem as vendas, o Benfica já tinha falido. Na mesma frase dizes que é a única forma de subsistência de um clube português.

Ora se dizes que é a única forma, é normal que sem as vendas, já tivesse falido.

Felizmente temos tido um aumento de receitas, fruto de novos contratos e o aumento dos prémios da CL, que garantem uma folga maior.

Sem as vendas já tinhamos fechado a porta, isso é inevitável!
Basta ver o que se passa com o porco e com o seportem.
Os clubes portugueses não podem almejar a nada mais do que a serem alimentadores dos grandes clubes europeus.
Tudo o que se diga em contrário é apenas pura e simples demagogia!

R3nas

Citação de: vermelhao_33 em 22 de Junho de 2020, 13:30
Relativamente aos adiantamentos, gostava de saber o que e que se poupou,  quem ésta por tras da Empresa que nos adiantou dinheiro e se o pagamento aos Bancos teve alguma relacao com a negociacao da divida pessoal do Vieira.

1/3/20017

https://www.publico.pt/2017/03/01/desporto/noticia/filipe-vieira-promete-pagar-divida-financeira-do-benfica-1763729

21/1/2018

https://www.cmjornal.pt/economia/detalhe/banco-reestrutura-divida-de-luis-filipe-vieira

Quando é que foi colocado Mendes como parceiro estratégico?

Quando é que RGS saiu contra o que se seguiria?

Quando é que começaram a deixar de aparecer os que estavam contra a gestão?

Quando é que o Benfica passou a ser apenas composto por aqueles que estão alinhados com Vieira?

Quando é que desinvestiu criminosamente do penta?

Quando é que se mudou o paradigma de treinador para Yesmans?

Quando é que se começou a meter os miúdos na montra sem qualquer tipo de plano de evolução aparente?

Quando é que se começou a antecipar tudo e mais alguma coisa?

Quando é que começou a descambar, definitivamente, a nossa política desportiva?

E podia continuar aqui com as perguntas. A resposta é 2017. É só coincidências...

terrorista

Citação de: terrorista em 22 de Junho de 2020, 12:11
Citação de: CarlosD em 22 de Junho de 2020, 12:07
Citação de: iloy em 22 de Junho de 2020, 12:04
Podem fazer as voltas que quiserem e inventar justificações ridículas, a única verdade è que adiantar receitas nunca foi bom sinal.

Pode ser sinal que estávamos a pagar muito dinheiro em juros (mau sinal) e com esse adiantamento passamos a pagar menos juros (bom sinal)?

O que disseste faz todo o sentido, só não faz sentido é que tenhamos recebido supostamente 126M do Felix mais 40M da Champions e nos estivéssemos a preparar para fazer uma OPA de 30M e agora aparentemenente precisamos de dinheiro para tesouraria.

Tens de concordar que há aqui qualquer coisa que não bate certo

Em relação ao Felix há umas quantas coisas que são públicas. O Benfica só viu 120M €, sendo que 12M€ foram logo para o Mendes. Ou seja na realidade o Benfica viu 108M €.
O DSO em abril anunciou que pagamos EOs no valor de 75M€. Ou seja, do dinheiro que tínhamos em caixa do Felix, uma boa parte foi para abater os EOs.

Acredito que o dinheiro da CL tenha servido para o investimento na equipa deste ano. Nomeadamente Vinicius, Weigl e Chiquinho. RdT pagou se a si próprio.

A maior falha que aponto a LFV é a nível desportivo. O Porto está completamente de joelhos e nem assim esta direcção é capaz de dominar em Portugal. Já para não falar na vergonha que tem sido nas competições europeias.

Quero muito que LFV saia do Benfica e que vá para lá alguém que queira realmente o bem do clube e que o consiga elevar desportivamente.

Isto sem falar de valores maiores que se levantam. LFV é um mafioso. Não gosto de gente assim no meu Benfica.

Estamos de acordo que existe um problema muito grande a nível desportivo. 

Também estamos de acordo em que trocar dívida com juros X por dívida com juros Y mais baixos que X é positivo, o problema é que parece que o dinheiro que o Benfica recebe é sempre mal aplicado/investido e isso não me parece simplesmente mau investimento desportivo, é também envolvimento em negócios duvidosos como Yonis, Cadiz e jogadores do Mendes super inflacionados OPAS etc...

lonstrup

Citação de: ISO em 22 de Junho de 2020, 13:44
...
...
No passado?

Os clubes portugueses não podem almejar a nada mais do que a serem alimentadores dos grandes clubes europeus.
Tretas, isso é o que os Vieiras e Mendes desta vida querem que nós acreditemos.

Eles querem que fique inculcado que os clubes portugueses têm de vender, que é o seu negócio principal, comprar e vender.

Quem é ganha mais com um entreposto? O produtor? O comprador final? Ou o intermediário?

Enquanto engolirem estas tretas, os 1000ME de vendas, tretas afins e assado, continuará tudo na mesma.

iloy

Neste momento o Benfica só vende por pagar comissões o resto è treta. O maior exemplo foi o Félix.
Sem a venda do Félix, o Benfica já tinha receitas extraordinárias para deixar de vender outros jogadores.
Devia ter ficado mais um ano com o Félix que certamente tinha ganho muito mais que os 126 milhões.
O problema è que enquanto teremos adeptos a festejar estas vendas e resignados então nunca vamos voltar a ver o Benfica que sonhamos

Mercurio_10

Citação de: ISO em 22 de Junho de 2020, 13:44
...
...
No passado?

Hoje em dia isso não é verdade. Temos um bom contrato televisivo (que entretanto já foi parcialmente antecipado com a tal XXIII Capital). Entrando na Champions hoje em dia são pelo menos 30 milhões à cabeça.

O Benfica terá dificuldade em segurar os melhores vários anos, mas os que vende tipo mercadoria depois de uns meses por cá faz porque quer que assim seja. O Benfica deveria vender sim, quando já não é possível segurar jogadores de topo depois de eles cá estarem 3 ou 4 anos.

A questão é que temos meios para não vender facilmente e ao fim de pouco tempo e continua-se a ir por aí.

Infelizmente percebe-se que a pressa de vender tem muito mais a ver com o impacto que isso tem nas comissões, nos factorings que se fazem a pagar juros a empresas de capitais localizadas em paraísos fiscais, do que de necessidade de vender.

lonstrup

Pá, faz-me confusão a conversa da treta num tópico que era dos poucos onde o debate de ideias e perspectivas tinha verdadeiro espaço no forum. Misturam-se montes de coisas umas com as outras, para atacar uns, para esconder as manigâncias de outros, enfim.

O Benfica a 31.12.2019 tinha mais de 142ME de Empréstimos obtidos, sendo que só de Empréstimos Obrigacionistas o valor chegava a quase 132ME.

Devido ao Covid os prazos de fim de exercício deverão ser diferentes, mas em 30.06.2020 o Benfica deverá ter 65ME de Empréstimos sendo que só de Obrigacionistas o valor será de 58ME.

Com este novo empréstimo obrigacionista, que era previsível acontecer até final do ano, ficaremos nos 100ME de empréstimos obtidos. E como refere no relatório, com uma taxa de juro média de 4%. É fácil fazer as contas.

Uma SAD que não tem investidores com capacidade de injectar dinheiro, poder ir ao mercado obrigacionista buscar 100ME a pagar 4% de juros é bom.

Temos ainda outro «passivor» que é a cedência de créditos do contrato com a NOS, que neste momento vai em 96ME, baixando 15ME a cada temporada, terminando na temporada 25/26. E esta manobra de antecipação é que sempre foi questionável. Não pelos valores envolvidos, mas pelo princípio em si.

george 20

Citação de: pjmorce em 22 de Junho de 2020, 12:29
Citação de: george 20 em 22 de Junho de 2020, 11:03
Eu sou neste momento completamente contra Vieira...
Mas vamos com calma nas criticas...
Este EO era mais que previsivel, aliás só não foi feito antes devido ao Covid. Simplesmente não podiamos pagar 75M e não ir buscar nenhum, não se esqueçam que apesar de vender mt tb compramos muito e caro, Vinicus, Weigl e Pedrinho vai logo metade do Félix.

Se em Dezembro tinhamos 100M em caixa e pagamos 75 dos empréstimos vejam o que sobrou... e nos ultimos meses não tem entrado grande dinheiro.

Já podemos ficar muito felizes e ser motivo para elogio nesta fase conseguir reduzir o valor de EO em cerca de 40M, isso é obra.

Certo...

Mas também não colocas nas vendas os euros provenientes das saídas de outros jogadores. Só o Felix ficou na memória devido ao valor. Mas só com o Sálvio também foram uns milhões, o mesmo para Castillo por exemplo. Os milhões recebidos dos empréstimos (Alfa Semedo, Conti, Lisandro, Lema, Krovinovic, Gedson, etc).
mas as compras tb nao foram só as que mencionei...
caio lucas, cadiz, morato, Chiquinho...

alsohugo

Não me faz confusão que o Benfica venda jogadores, estranho é que constantemente o faça tão rapidamente!

Red2802

Olhando para a actual desempenho desportivo do futebol do Benfica a pergunta que se põe é a seguinte:

Nos próximos anos, se não houver centenas de milhões de vendas, se não houver pontualmente dinheiro da Champions e se não anteciparmos mais verba da NOS, em que ponto vamos estar?

A lutar para o terceiro lugar? A chafurdar nos play-offs da Liga Europa?

É que com estas folgas todas não saímos da cepa torta, imaginem se o dinheirinho começar a falhar.

É nisto que temos que pensar. Que modelo de gestão desportiva queremos para o Benfica.

lonstrup

Acresce a isto que a 30.06.2019 tínhamos capitais próprios de 119ME.

Para terem uma ideia, em 30.06.14 o capital próprio era negativo em (8 ME). No total de Empréstimos obtidos tínhamos 317ME. Destes, 131ME eram obrigacionistas. Com uma taxa média de mais de 6,5%.

À boleia disto tudo, ainda andamos todos contentes a gastar mais de 400ME em jogadores nestas 10 temporadas.

O que nos safou? Mais valias feitas através da venda de jogadores da formação, como Renato Sanches, Lindelof, Semedo, Guedes, Félix, João Carvalho, Bernardo Silva, Cancelo, André Gomes, e afins.

Não foram os Markovic, os Ramires, os Di Marias, os Enzos, e tantos outros, que nos resolveram os problemas. Não foi o mercado de transferências que nos resolveu o problema. Foi usar a formação, que implica menos investimento para contratar e mais valias na venda.