Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

andre_diogo

Descansa em paz Pequeno Genial.

Um dos imortais absolutos do Sport Lisboa e Benfica que nasceu em 1904.

Pablito13

BlankFile

Sobre o nosso enorme Chalanix, tenho uma boa memória. Estava na Catedral da Cerveja a ver o Belenenses - Benfica (0-2 com 2 golos do Jonas), enquanto fazia "tempo" para o jogo do Título de Hoquei começar no Pavilhão 1 (vencemos 5-1 contra o Porto e fomos Campeões), isto em 2015. O Chalana estava ali pertinho, com o Vitor Martins "O Garoupa" e alguns Benfiquistas que ali estavam iam conservando com eles e o Chalana ia contando algumas das suas histórias de Benfica, enquanto comentava o jogo que estava a decorrer também e naturalmente sofria pelo nosso Benfica. Lembro-me desse dia como sendo um dos dias de Benfica mais gloriosos que vivi, ter a oportunidade de falar com estes Imortais do Benfica e ouvir algumas das suas histórias enquanto representaram o Glorioso, é impagável.

Chalana, o nosso Pequeno Genial, que descanses em Paz e que sejas mais um para abrilhantar ainda mais o 4º anel.

Imortal para sempre!  :slb2:

Hungry Alien

Godescalco

Foi provavelmente o maior ídolo do Benfica a seguir ao Eusébio.

É uma notícia triste mas esperada. Sofreu muito nos últimos anos.

Que descanse em paz.

sattva

DEP GRANDE CHALANA  :cry2:

Mais um craque no céu a olhar por nós. Foi um dos primeiros jogadores que o meu pai me fez ver quando era puto.

Obrigado por tudo o que fizeste pelo nosso clube.

slbenfica_croft

Citação de: rkc em 10 de Agosto de 2022, 16:22
Citação de: _JonasThern_ em 10 de Agosto de 2022, 15:49
Era, provavelmente, o melhor jogador ainda vivo do Benfica.

Não é altura de debates mas o Nené é o melhor jogador do Benfica ainda vivo.

Apesar do chalana ser melhor que o Néne, teve poucas épocas cá e teve uma carreira curta devido aos carniceiros que o futebol tinha.

O Nené tem todos os recordes depois do Eusébio. Menos de golos nas competições europeias. Esse é do Cardozo.

Só a minha opinião. Vou-me retirar.
Os MAIORES servidores do Benfica e também eles dois excelentes jogadores são o Toni e o Sheu.

Quando esses dois forem não sei se aguento

DEVILLICA

Infelizmente as noticias não eram as melhores nos últimos anos...

A tal mistica que se fala tanto no Benfica, em alguns jogadores ela se torna. E o Chalana era de uns de esses poucos.

O 10 lhe ficava tão bem...

DEVILLICA

Citação de: JoséTorres em 10 de Agosto de 2022, 16:29
O Chalana era destro.

Incrível a quantidade de pessoas que acha que ele era canhoto, mesmo quando jogava.

Que o diz o Bordéus....^^

Red2802

Fernando Chalana, O Pequeno Genial.

O melhor jogador que vi jogar ao vivo com a camisola do Benfica.

O único jogador cujo nome algum dia gravei numa camisola do Benfica.

Como devem imaginar poderia escrever um texto enorme que muito ficaria por dizer.

Não o vou fazer agora.

Estou assim, de férias, a constatar que a vida passa muito rápido.

Obrigado, Chalanix.

ruicouto10

Grande Chalana!
Vais para junto dos eternos. Eusebio. Coluna.

A vida em sofrimento não tem sabor!
Descansa em paz!

giiin

Saudades.. Descansa em Paz. O povo benfiquista nunca te esquecerá.

slbenfica_croft

Citação de: BlankFile em 10 de Agosto de 2022, 16:59
Sobre o nosso enorme Chalanix, tenho uma boa memória. Estava na Catedral da Cerveja a ver o Belenenses - Benfica (0-2 com 2 golos do Jonas), enquanto fazia "tempo" para o jogo do Título de Hoquei começar no Pavilhão 1 (vencemos 5-1 contra o Porto e fomos Campeões), isto em 2015. O Chalana estava ali pertinho, com o Vitor Martins "O Garoupa" e alguns Benfiquistas que ali estavam iam conservando com eles e o Chalana ia contando algumas das suas histórias de Benfica, enquanto comentava o jogo que estava a decorrer também e naturalmente sofria pelo nosso Benfica. Lembro-me desse dia como sendo um dos dias de Benfica mais gloriosos que vivi, ter a oportunidade de falar com estes Imortais do Benfica e ouvir algumas das suas histórias enquanto representaram o Glorioso, é impagável.

Chalana, o nosso Pequeno Génio, que descanses em Paz e que sejas mais um para abrilhantar ainda mais o 4º anel.

Imortal para sempre!  :slb2:
é o quinto anel que não vemos mas sentimos e que falava o Sr. Fialho Gouveia

Menino Do Rio

Uma grande perda para o Benfica e para o futebol português. Não o vi jogar, mas sei da relevância que teve para o clube, e sei que é uma das nossas maiores lendas.

Descanse em paz.

JAG

É difícil escrever que uma parte do meu Benfica partiu hoje, mas é a realidade.

Era criança e quando via a vibração no velho estádio com um fervor como um vulcão quando o Chalana estava nos seus dias e partia os adversários, era de arrepiar e o Benfica virava um inferno vermelho lindo de se ver e viver.

Posteriormente tive o meu primeiro desgosto enquanto Benfiquista, quando perguntei ao meu querido pai, porque é que o Chalana saía do Benfica, o maior clube para um Bordéus? Quando me respondeu que era preciso o dinheiro para usar para completar o estádio... porquê pensei eu, mas nada disse... Eu amava aquele estádio mas trocava o fecho do 3anel pela permanência do grande Chalana no glorioso.
O Benfica continuou Benfica mas aquele fervor de os adeptos se levantarem com um bruaaa quando pegava na bola, isso nunca mais foi igual, isso era Chalana...

Chalana era de fato um génio do futebol e um ídolo de uma criança (tal como o Nene) e por isso digo que uma parte do meu Benfica partiu hoje...

RIP enorme Chalana