Alexander Bah

Defesa, 28 anos,
Dinamarca
Equipa Principal: 4 épocas (2022-), 104 jogos (7404 minutos), 6 golos
Em 2025/2026: 1 jogo (71 minutos), 1 golo

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1), Taça da Liga (1)

DMP

Acrescento ainda outra variável a esta equação.

Se as segundas linhas existem, sendo consensual nesta situação em particular em que temos uma opção válida no Gilberto, não servem para entrar no 11 quando o titular se apresenta mal, e para oferecer rotatividade e competividade na luta pela posição, servem para quê mesmo?

Para isso temos o André Almeida, sempre se poupa em ordenados.

DMP

Citação de: Polygraph em 18 de Janeiro de 2023, 10:54
Citação de: DMP em 18 de Janeiro de 2023, 10:46
Citação de: Polygraph em 18 de Janeiro de 2023, 10:14
Citação de: DMP em 17 de Janeiro de 2023, 22:31
Claro que dá mais ofensivamente, é factual. Tem 3 golos marcados e uma assistência em menos 500 minutos de jogo, qual é a dúvida mesmo?

Eu sinceramente não sei o que é que denuncia mais que não percebes patavina da poda.

Se achar que o Gilberto dá mais ofensivamente que o Bah, se justificar isso com "O Gilberto marcou 3 golos".

Achar que o que um lateral direito dá ofensivamente à equipa se mede por ter marcado 3 golos e o outro nenhum, é do mais absurdo que já li...

Absurdo é ver os jogos que o Bah tem efetuado, e entender que o que tem dado ofensivamente está ao nível do esperado/desejado, ou de certa forma, tão superior ao que o Gilberto oferece para justificar as exibições risíveis com que nos tem presentado, quer a atacar, quer a defender.

Mais absurdo ainda é concluir que eu acho os golos marcados, por si só, permitem concluir acerca da produção ofensiva de um lateral e aquilo que oferece à equipa. Apesar de serem uma das variáveis, senão a variável com maior peso.

Mas ainda bem que chegou, com toda a sua sabedoria para elucidar, os que como eu, não "percebem patavina da poda".

Queira fazer o favor de efetuar uma análise à luz de todo o seu conhecimento, sobre as mais recentes exibições do jogador Alexander Bah.

Extenda por favor a sua análise também ao processo defensivo.

Exibições recentes =\= características do jogador.

As exibições recentes, aliás mais que as exibições recentes os jogos de maior dificuldade, têm demonstrado falhas no Bah.

Agora, isso não invalida que seja muito - mas muito mesmo - melhor jogador que o Gilberto. O Bah tem jogo associativo, jogo interior, lê muito melhor o jogo que o Gilberto, toma muito melhores decisões que o Gilberto.

Não há uma única vertente do jogo ofensivo em que o Gilberto seja melhor que o Bah. Apenas - talvez - potência de remate. De resto, o Bah dá 5-0 ao Gilberto. Não por o Bah ser superlativo, mas porque o Gilberto é muito limitado.

Defensivamente o Bah tem demonstrado muitas falhas, principalmente no 1x1 defensivo. E aí é a única coisa em que acho que o Gilberto é mais forte, não por ter uma grande técnica defensiva (de colocação de apoios, timing de desarme, etc.) mas porque tem aquela "raça" que nos duelos ajuda sempre.

Ps. Peço desculpa pela entrada a pés juntos, foi exagerada.

Desculpas aceites.

Também considero genericamente o Bah um jogador superior, por vários dos motivos enunciados, nomeadamente no jogo táctico e associativo, em que é manifestamente superior ao Gilberto e com melhor tomada de decisão.

Defensivamente, ainda tenho algumas dúvidas, tenho visto falhas no Bah ao nível de um miúdo de 20 anos, sendo que ele já tem 25, não é tão novo ou tem tanto espaço de progressão quanto um miíudo em início de carreira.

O Gilberto também as tem, certo, mas tem sempre aquela raça característica que muitas vezes faz a diferença, o cerrar os dentes e ir à luta, com todas as suas lacunas.

Não concordo em absoluto que o Gilberto apenas seja mais forte ofensivamente que o Bah no remate, porque talvez nem aí. Mas oferece muito, mas muito mais à equipa em termos de chegada à àrea e em finalização. Com tudo o que isso tem de bom e de mau nos desiquilibrios que também cria à equipa.

Em jeito de conclusão, e pegando também de certa forma na minha resposta anterior, penso que com a entrada de Gilberto no 11, não vamos perder muito quer a atacar, quer a defender. É daquelas substituições inócuas.

E se as segundas linhas, quando válidas, não servem para este tipo de situações, servem para quê?

matadu

Polygraph

Citação de: DMP em 18 de Janeiro de 2023, 11:05
Citação de: Polygraph em 18 de Janeiro de 2023, 10:54
Citação de: DMP em 18 de Janeiro de 2023, 10:46
Citação de: Polygraph em 18 de Janeiro de 2023, 10:14
Citação de: DMP em 17 de Janeiro de 2023, 22:31
Claro que dá mais ofensivamente, é factual. Tem 3 golos marcados e uma assistência em menos 500 minutos de jogo, qual é a dúvida mesmo?

Eu sinceramente não sei o que é que denuncia mais que não percebes patavina da poda.

Se achar que o Gilberto dá mais ofensivamente que o Bah, se justificar isso com "O Gilberto marcou 3 golos".

Achar que o que um lateral direito dá ofensivamente à equipa se mede por ter marcado 3 golos e o outro nenhum, é do mais absurdo que já li...

Absurdo é ver os jogos que o Bah tem efetuado, e entender que o que tem dado ofensivamente está ao nível do esperado/desejado, ou de certa forma, tão superior ao que o Gilberto oferece para justificar as exibições risíveis com que nos tem presentado, quer a atacar, quer a defender.

Mais absurdo ainda é concluir que eu acho os golos marcados, por si só, permitem concluir acerca da produção ofensiva de um lateral e aquilo que oferece à equipa. Apesar de serem uma das variáveis, senão a variável com maior peso.

Mas ainda bem que chegou, com toda a sua sabedoria para elucidar, os que como eu, não "percebem patavina da poda".

Queira fazer o favor de efetuar uma análise à luz de todo o seu conhecimento, sobre as mais recentes exibições do jogador Alexander Bah.

Extenda por favor a sua análise também ao processo defensivo.

Exibições recentes =\= características do jogador.

As exibições recentes, aliás mais que as exibições recentes os jogos de maior dificuldade, têm demonstrado falhas no Bah.

Agora, isso não invalida que seja muito - mas muito mesmo - melhor jogador que o Gilberto. O Bah tem jogo associativo, jogo interior, lê muito melhor o jogo que o Gilberto, toma muito melhores decisões que o Gilberto.

Não há uma única vertente do jogo ofensivo em que o Gilberto seja melhor que o Bah. Apenas - talvez - potência de remate. De resto, o Bah dá 5-0 ao Gilberto. Não por o Bah ser superlativo, mas porque o Gilberto é muito limitado.

Defensivamente o Bah tem demonstrado muitas falhas, principalmente no 1x1 defensivo. E aí é a única coisa em que acho que o Gilberto é mais forte, não por ter uma grande técnica defensiva (de colocação de apoios, timing de desarme, etc.) mas porque tem aquela "raça" que nos duelos ajuda sempre.

Ps. Peço desculpa pela entrada a pés juntos, foi exagerada.

Desculpas aceites.

Também considero genericamente o Bah um jogador superior, por vários dos motivos enunciados, nomeadamente no jogo táctico e associativo, em que é manifestamente superior ao Gilberto e com melhor tomada de decisão.

Defensivamente, ainda tenho algumas dúvidas, tenho visto falhas no Bah ao nível de um miúdo de 20 anos, sendo que ele já tem 25, não é tão novo ou tem tanto espaço de progressão quanto um miíudo em início de carreira.

O Gilberto também as tem, certo, mas tem sempre aquela raça característica que muitas vezes faz a diferença, o cerrar os dentes e ir à luta, com todas as suas lacunas.

Não concordo em absoluto que o Gilberto apenas seja mais forte ofensivamente que o Bah no remate, porque talvez nem aí. Mas oferece muito, mas muito mais à equipa em termos de chegada à àrea e em finalização. Com tudo o que isso tem de bom e de mau nos desiquilibrios que também cria à equipa.

Em jeito de conclusão, e pegando também de certa forma na minha resposta anterior, penso que com a entrada de Gilberto no 11, não vamos perder muito quer a atacar, quer a defender. É daquelas substituições inócuas.

E se as segundas linhas, quando válidas, não servem para este tipo de situações, servem para quê?

Sim, concordo que o Gilberto tem mais presença na área. É comum vê-lo a finalizar - até de cabeça - dentro da área. Mas sendo ele lateral direito, nem sequer sei se isso é uma qualidade...

Mas pegando na tua conclusão, sou capaz de concordar. O Bah - provavelmente por questões emocionais - tem comprometido em jogos de exigência máxima (no Dragão esteve perdido, com a Juventus em casa fez uma segunda parte miserável, em Braga e agora com o Sporting). Não gostando do Gilberto - para mim raça é no canil - aceito que a entrega que traz ao jogo possa ser útil nesses jogos de "faca nos dentes". Faz-me lembrar o Eliseu, que nestes jogos se transcendia, embora fosse pouco melhor que medíocre...

af10

Citação de: Sousa_slb em 18 de Janeiro de 2023, 10:50
O gilberto depende do dia.

Tanto faz um bom jogo como um jogo de merda
O bah normalmente é  mais certinho apesar de andar pouquito

Já eu acho exactamente o contrário.
O Gilberto é mais certinho, enquanto o Bah tanto faz um jogo bom, como um jogo de merda.

O Bah dá mais ofensivamente. O problema é que, quando está num dia não, é um buracão enorme. Falta-lhe escola

Red2017

Afinal parece que o Bah não é a "última coca cola no deserto". Há semanas atrás quando falei aqui da inconstância do Bah e do menosprezo como é tratado o Gilberto logo apareceram umas virgens ofendidas querendo insultar-me e provocar-me. Mais do que as deficiências a nível defensivo, Bah em muitos momentos do jogo parece alheado. Nos últimos jogos quantas vezes Bah foi à linha de fundo centrar como faz o Grimaldo? Gilberto daria muito mais à equipa neste momento que o Bah. Este precisa de banco durante uns jogos.
Agora...espaço para as virgens ofendidas.

Cachatra

Esteve longe de ser dos piores no derby.

Revendo o jogo, podemos acusá-lo de alguma inércia ofensivamente e um ou dois erros não forçados, mas não comprometeu na defesa (não consigo culpá-lo pelo autogolo), até porque o Sporting não atacou na segunda parte, e fez pelo menos dois grandes passes a explorar a profundidade - a bola para o Rafa na primeira parte, que quase dá em golo, e aquela para o Neres já no fim do jogo que o brasileiro não soube aproveitar.

Pode não estar ainda a corresponder às expectativas, mas não deixa de ser superior ao Gilberto em toda a linha. Não faz sentido pedir banco para ele.

Manuel_apt

mmartins1

Tem sido recorrentemente dos piores jogadores do nosso clube em todos os jogos, então contra as equipas mais fortes parece uma Amélia, se fosse da formação seguramente que não teria 1/3 da utilização

cristiano_1904

Citação de: af10 em 18 de Janeiro de 2023, 11:20
Citação de: Sousa_slb em 18 de Janeiro de 2023, 10:50
O gilberto depende do dia.

Tanto faz um bom jogo como um jogo de merda
O bah normalmente é  mais certinho apesar de andar pouquito

Já eu acho exactamente o contrário.
O Gilberto é mais certinho, enquanto o Bah tanto faz um jogo bom, como um jogo de merda.

O Bah dá mais ofensivamente. O problema é que, quando está num dia não, é um buracão enorme. Falta-lhe escola
Não concordo, aliás, o Gilberto coleciona más decisões num só jogo com facilidade.

Se reparares o Gilberto até tem técnica mas na hora da decisão é fraco. O Bah parece ter mais escola.

Posto isto, o bah não tem estado muito bem, haverá momentos em que terá de sentar para abrir a pestana.  :)

SheuHan

Coloquem-lhe à frente o Neres ou alguém do género (se tivéssemos) e não um médio centro e o rendimento sobe de imediato. O problema de muita gente que vê futebol é mesmo esse, esquece-se sempre do mais importante, o contexto.

zefo

Citação de: SheuHan em 18 de Janeiro de 2023, 14:21
Coloquem-lhe à frente o Neres ou alguém do género (se tivéssemos) e não um médio centro e o rendimento sobe de imediato. O problema de muita gente que vê futebol é mesmo esse, esquece-se sempre do mais importante, o contexto.
Se eu soubesse andar de bicicleta, tivesse um colhao e fosse dopado era o Armstrong

JSilva28

Citação de: Cachatra em 18 de Janeiro de 2023, 11:57

Revendo o jogo, podemos acusá-lo de alguma inércia ofensivamente e um ou dois erros não forçados, mas não comprometeu na defesa (não consigo culpá-lo pelo autogolo), até porque o Sporting não atacou na segunda parte, e fez pelo menos dois grandes passes a explorar a profundidade - a bola para o Rafa na primeira parte, que quase dá em golo, e aquela para o Neres já no fim do jogo que o brasileiro não soube aproveitar.

Pode não estar ainda a corresponder às expectativas, mas não deixa de ser superior ao Gilberto em toda a linha. Não faz sentido pedir banco para ele.
Para mim, sem rever o jogo, foi o pior em campo.

Desde passes falhados, a receções falhadas, mau posicionamento, más abordagens que invariavelmente davam falta com os jogadores dos lagartos de costas e em situações que estavam na iminência de perder a bola, completo desnorte no timing nas bolas aéreas, tanto na disputa das mesmas, como a ver a bola passar por cima, para além de me ter parecido muito sem ideias quando tinha de dar profundidade ao flanco direito.

Teve um grande passe para o Rafa, mas pouco mais, mas isto sem rever o jogo, tendo sido o que me ficou na retina.

Achei-o muito mal no jogo, tal como o norueguês e o Neres quando entrou.

Outros também não estiveram grande espingarda, mas melhoraram na 2ª parte. O Bah nem por isso.

onnel

não sei a que linhas te referes mas nos golos não é certamente

Cachatra

Citação de: onnel em 18 de Janeiro de 2023, 21:48

não sei a que linhas te referes mas nos golos não é certamente
Nas linhas a ter em conta para aferir a qualidade de um defesa-lateral.