Novos Estatutos aprovados com 91% a favor

Sequel

Citação de: Seven Red em 13 de Julho de 2023, 17:27
Citação de: filc em 13 de Julho de 2023, 17:22
Citação de: Seven Red em 13 de Julho de 2023, 17:16
Citação de: Tiago Fella em 13 de Julho de 2023, 14:43Um edifício ter direito a votos, só podia ser mesmo visto numa ditadura, que ainda perdura no clube, e irá continuar depois de RC.

Daqui a mais ou menos 14 anos, quando o RC não ter possibilidade de se recandidatar, outro vieirista irá continuar o trajecto do vieirista actual, muito devido às casas.

Disparate. Os votos das casas representam 0,01% dos votos. São meramente simbólicos.
E uma Casa do Benfica é muito mais que um edifício, é um pedaço de Benfica espalhado pelo país e pelo mundo.

Independentemente disso não faz sentido terem votos. Sejam 50 ou 1.
É a tua opinião, não me parece que seja a da maioria dos sócios. Mas logo se vê.

A maioria dos sócios nem deve saber disso, provavelmente

pexim

Citação de: ribas em 13 de Julho de 2023, 23:55voto apenas para sócios maiores de idade e um sócio = um voto.

Não é preciso complicar
Não concordo. Democracia e associativismo são coisas diferente. A longevidade deve ser premiada. Mas defendo uma subida de um voto por cada 10 anos até um máximo de 5.

rcoelho

Citação de: Sparrow em 13 de Julho de 2023, 21:51
Citação de: paulomaia1972 em 13 de Julho de 2023, 16:41
Citação de: Sparrow em 13 de Julho de 2023, 09:14Gostamos de bater no peito e dizer que o Benfica é dos sócios. Mas depois ansiamos para que haja limitação de mandatos, porque afinal os sócios não servem para decidir se querem um presidente mais que 3 mandatos.

Os sócios só sabem escolher ladrões.

Se o Benfica são os sócios, então aquilo que tanto amamos é o clube dos sócios. Certo? Ou é só para algumas coisas?
Já agora, eu até choro quando vejo uma pessoa com muita idade a vibrar com um golo, com uma vitória, com uma conquista. E eu penso "isto é que é o Benfica". Quero lá saber em quem ele vota, de que jogador gosta, ou de que treinador gosta. É do Benfica. Seja qual for a opinião. É do Benfica. É dos meus. Viveu isto muito mais do que eu. Eu respeito. No fundo, quer tanto como eu que o Benfica ganhe 100 campeonatos e 100 champions seguidas. E depois reclama que estamos mal, quando num ano perdemos.

compreendo isso..... fui mudando de opinião durante o reinado do vieira.....

uma vez que o tema do tópico são as alterações dos estatutos devo dizer que (na minha humilde opinião) o diferencial de numero de votos por idade devia radicalmente revisto.....

em relação aos votos das casas, acho que no geral não influenciam muito mas deviam ter regras mais restritas e outros objectivos para além da eleição do presidente do clube.....

Quando digo "regras restritas" quero dizer que o voto da casa não poderá ser o voto do presidente da casa mas sim de uma votação interna prévia entre os associados da casa com resultados registados em acta enviada ao Benfica....

Em relação aos objectivos, acho que as casas deviam votar e escolher o seu representante na direcção independentemente das listas, o seja, o cargo de vice-presidente para as casas seria eleito pelas mesmas numa votação paralela.....

são ideias.... há muitas.... gostava de ver a proposta....

_Huji_Slb

Acabar com os sócios correspondentes e efetivos, e tudo socio do Benfica, tudo a pagar o mesmo, tem é que dar benefícios aos que vivem mais longe.

Mikaeil

Red Eagle SLB

Citação de: pexim em 13 de Julho de 2023, 23:48Acho que uma medida que devia constar dos Estatutos e que não vi ninguém mencionar seria a impossibilidade de um presidente propor mais do que uma alteração estatutária. Por exemplo, o Ruo Costa promovia estas alterações agora, nunca mais poderia propor nenhumas, independentemente do número de mandatos que viesse a cumprir.

Se ao fim de 3 anos repararmos que algo tem de ser mudado temos de esperar até 12 para o fazer...

Quem altera os estatutos são os sócios e não os presidentes.

pexim

Citação de: Red Eagle SLB em 14 de Julho de 2023, 11:57
Citação de: pexim em 13 de Julho de 2023, 23:48Acho que uma medida que devia constar dos Estatutos e que não vi ninguém mencionar seria a impossibilidade de um presidente propor mais do que uma alteração estatutária. Por exemplo, o Ruo Costa promovia estas alterações agora, nunca mais poderia propor nenhumas, independentemente do número de mandatos que viesse a cumprir.

Se ao fim de 3 anos repararmos que algo tem de ser mudado temos de esperar até 12 para o fazer...

2 sócios já são "os sócios". Quantos votaram a última alteração?
Um presidente que esteja em altas aprova o que quiser.

pexim

Citação de: Red Eagle SLB em 14 de Julho de 2023, 11:57

Outra coisa: estás a presumir que o presidente será sempre reeleito.
E nunca passarão 12 anos porque quaisquer alterações estatutárias apenas entrarão em vigor no mandato seguinte. Portanto, serão no máximo 8.

The Eagle 10

Já está disponível a proposta de revisão dos estatutos.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/instituicao/clube/estatutos

Surfada

O Património

A proposta mantém tudo igual no que à distribuição dos votos dos sócios diz respeito, bem como a continuidade dos votos do betão. Isto não pode passar em AG, não nestes moldes.

You'll Never Drink Alone

Estou a ler por alto e reparei que a renumeração do número de sócios vai ser realizada de 5 em 5 anos.

"1. A numeração dos sócios poderá ser atualizada pela Direção a todo o tempo e
obrigatoriamente de 5 em 5 anos, devendo ser emitidos os novos cartões de sócios."

"6. Nas assembleias gerais do SPORT LISBOA E BENFICA, as casas do Benfica têm direito ao
seguinte número de votos:
a) Com mais de um ano ininterrupto de existência e até cinco anos – um voto;
b) Com mais de cinco anos ininterruptos de existência e até dez anos – cinco votos;
c) Com mais de dez anos ininterruptos de existência e até vinte e cinco anos – vinte votos.
d) Com mais de vinte cinco anos ininterruptos de existência - cinquenta votos."

b) Os sócios que tenham exercido de forma ininterrupta durante os últimos três mandatos as
funções de Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Presidente da Direção e Presidente do
Conselho Fiscal. O impedimento previsto nesta alínea aplica-se apenas à impossibilidade de
candidatura ao órgão social em que exerceu funções durante três mandatos consecutivos

Glori88

Antevejo mais uma luta para se conseguir aprovar estatudos condizentes com a história do clube, nomeadamente no que toca a:
1 - escalões de votos por sócio
2- votos das casas do Benfica

Eram 2 dos 4 principais pontos que teriam de ser alterados e não foram.

Concordo com a alteração dos requisitos para presidente e com a limitação de mandatos.

EDIT: e sobem o número de votos para convocar AGE para 20 mil...gato escaldado...

Red Zeppelin

Vergonha e Vieirismo descarado a situação do número de votos, assim como os votos de betão.

Rei

Quem tem mais anos de associado tem de ter mais votos. E eu sou um deles. Injusto era um gajo qualquer que paga quotas durante uns 2 ou 3 anos ter a mesma quantidade de votos que eu e outros com muitos mais anos.