Emblema do Sport Lisboa e Benfica

Cooper19

O emblema é perfeito em termos de design, só mudava cores. Acho que tem excesso de cores diferentes.

Cooper19

É um tema difícil. Há gostos para tudo. Eu só mexeria em cores e tirava as estrelas, o design é perfeito. Tirava o azul e o verde (cores dos rivais) e daria para imensas conjugações possíveis. Mas lá está, aposto que nem toda a gente teria a mesma opinião além de que não se encontraria de acordo com os atuais estatutos. Por isso é não mexer.

Djamb3

Dificilmente haverá consenso aqui. Eu gosto imenso do simbolo antigo, onde só daria um toque na águia, mas as proporções são mais simpáticas e a roda mais interessante.

pexim

Citação de: Cooper19 em 09 de Junho de 2025, 05:36É um tema difícil. Há gostos para tudo. Eu só mexeria em cores e tirava as estrelas, o design é perfeito. Tirava o azul e o verde (cores dos rivais) e daria para imensas conjugações possíveis. Mas lá está, aposto que nem toda a gente teria a mesma opinião além de que não se encontraria de acordo com os atuais estatutos. Por isso é não mexer.

O azul e o verde não são cores dos rivais. Os rivais não são donos de cores.
O Benfica é superior a essas mesquinhices. Isso são merdas à Bruno de Carvalho.

o Noruego

Citação de: pexim em 09 de Junho de 2025, 16:15
Citação de: Cooper19 em 09 de Junho de 2025, 05:36É um tema difícil. Há gostos para tudo. Eu só mexeria em cores e tirava as estrelas, o design é perfeito. Tirava o azul e o verde (cores dos rivais) e daria para imensas conjugações possíveis. Mas lá está, aposto que nem toda a gente teria a mesma opinião além de que não se encontraria de acordo com os atuais estatutos. Por isso é não mexer.

incomentável, seria mais um governo de fora para dentro

Aka

Uma pessoa queixa-se das estrelas tornarem o emblema do Benfica pequeno nos grafismos. Mas o aumento do tamanho da águia também não ajudou porque, mesmo sem as estrelas ao lado de emblemas redondos com o do Inter o do Benfica torna-se pequeno porque a águia ocupa muito espaço.

Cooper19

Citação de: pexim em 09 de Junho de 2025, 16:15

Sim, não são cores dos rivais. Percebo o que dizes. O meu primeiro argumento foi o excesso de cores diferentes no emblema, depois referi o verde e azul como sendo as cores que os rivais utilizam embora isso não seja o fator que me fizesse gostar de um emblema mais clean, ou seja até podia ser castanho ou rosa em vez de azul e verde para eu manter a minha opinião.

JustMe

Citação de: Aka em 09 de Junho de 2025, 16:23Uma pessoa queixa-se das estrelas tornarem o emblema do Benfica pequeno nos grafismos. Mas o aumento do tamanho da águia também não ajudou porque, mesmo sem as estrelas ao lado de emblemas redondos com o do Inter o do Benfica torna-se pequeno porque a águia ocupa muito espaço.

Foi uma das cagadas feitas pela alteração ao emblema que aconteceu ali por volta de finais dos anos 90, juntamente com a alteração da posição da águia para cima da roda. Foi subtil e passou despercebida à maioria das pessoas.

cajoyzen6

Citação de: JustMe em 09 de Junho de 2025, 16:25
Citação de: Aka em 09 de Junho de 2025, 16:23Uma pessoa queixa-se das estrelas tornarem o emblema do Benfica pequeno nos grafismos. Mas o aumento do tamanho da águia também não ajudou porque, mesmo sem as estrelas ao lado de emblemas redondos com o do Inter o do Benfica torna-se pequeno porque a águia ocupa muito espaço.

Foi uma das cagadas feitas pela alteração ao emblema que aconteceu ali por volta de finais dos anos 90, juntamente com a alteração da posição da águia para cima da roda. Foi subtil e passou despercebida à maioria das pessoas.

Até porque nos estatutos está descrito que as garras da águia assentam na divisa.

Portanto, este emblema não está legal de acordo com os estatutos e tem de ser alterado

YoshiJan

Obrigado pelos links.

Já tinha passado por esse site na semana passada, e retirado algumas informações. Acho estranho é tanto no site do SLB, como no seu avatar aqui do fórum, e muitos outros sites, a fita do lema aparecer a branco com letras pretas, e sem estar dividida ao meio, portanto se não ha linha a separar, provavelmente a fita também não deveria ter duas cores. Nesse sentido gostaria de saber se alguém tem acesso a algum jornal, galhardete, pin, crachá, atas, estatutos, ou algo referente ao Benfica anterior a 1930, para que se possa retirar algumas duvidas.

Desde já agradeço qualquer ajuda

Obrigado

Citação de: Mjölnir em 09 de Junho de 2025, 01:44
Citação de: YoshiJan em 09 de Junho de 2025, 00:53Olá, tem alguma imagem desse emblema com o azul e branco no lema e o SLB a castanho que me possa enviar? estou a pensar desenhar uma proposta alternativa, e gostava de tentar incluir as cores originais.

Citação de: Mjölnir em 08 de Junho de 2025, 16:13
Citação de: YoshiJan em 06 de Junho de 2025, 20:54Acho que se nos preocupamos muito em. manter o símbolo tradicional, que o deveríamos aproximar ao que ele era inicialmente, retirar as cores da fita do lema e da fita SLB. inicialmente ambos os textos eram legíveis por serem letras pretas sob fundo branco. Actualmente temos o "E Pluribus Unum" a preto sob verde e vermelho, e o SLB a amarelo sob uzul, dificultando muito a leitura. Acho que algo inspirado neste emblema, um pouco mais estilizado e minimalista seria o que se deveria considerar.

Citação de: DEVILLICA em 06 de Junho de 2025, 06:51Gostava de asas do mesmo estilo que neste emblema:

e ter uma águia mais agressiva como tem a Lazio por exemplo. 

Inicialmente a faixa com o nosso lema era azul e branca e a faixa na diagonal com as iniciais SL e depois SLB era castanha...
Boas, Tens aqui uma imagem, no topo desta página. Há muita matéria sobre a história, equipamentos e emblema. 👍

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2014/08/benfica-e-arte-feliz-escolha-das-cores.html?m=0

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/search?q=Equipamento&m=0

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2020/12/emblema-apesar-de-ter-chegada-tarde.html?m=0

andre_diogo

Citação de: mrclean39 em 04 de Junho de 2025, 17:44Após mais algum tempo de "design gráfico", penso ter chegado ao resultado final da minha proposta/sugestão para o emblema do Glorioso. A minha batalha tem sido sempre com o design da águia, e só agora é que fiquei satisfeito. Procurei ir ao encontro dos novos estatutos do Clube, bem como ao último regulamento geral aprovado. Modernização com história e passado. Agradeço feedback :)

https://i.ibb.co/3YR2Gd4h/Proposta-para-o-Emblema-do-Sport-Lisboa-e-Benfica-2025.png

Está um bom trabalho mas continuo a preferir o actual.

Publiquei este que apareceu no blogue "Em defesa do Benfica" há uns anos atrás:

Parece-me superior. Inspira-te/

_Huji_Slb

Ganha Vergonha, então no Laço "é pluribus unum" o vermelho e verde sao as cores de Portugal, tanto que começou por ser Azul e branco, as cores monárquicas de Portugal.

Cooper19

Citação de: _Huji_Slb em 09 de Junho de 2025, 17:18

Ganha Vergonha, então no Laço "é pluribus unum" o vermelho e verde sao as cores de Portugal, tanto que começou por ser Azul e branco, as cores monárquicas de Portugal.

Exatamente. São as cores da bandeira de Portugal. Aceito perfeitamente que não gostes e até que defendas o simbolismo de todos os elementos do emblema, inclusivé as cores. Neste caso as cores representam o país do clube e aceito que mudar isso possa ir contra a origem e simbologia do emblema e do próprio clube. Foi por isso que no post que fiz disse que o mais sensato seria não mexer no emblema, tendo em conta também que nunca haveria um consenso fácil entre todos e tendo em conta que mexer vai sempre condicionar a simbologia atual. No entanto, vergonha não ganho por ter apenas partilhado uma versão de cores clean de como eu possa aceitar ver o emblema para o clube, mais ainda quando já vi por aqui projetos de emblemas que rompem completamente com todas as insígnias representadas no atual emblema.

Notguilty

A aguia do actual simbolo é aberrante.

YoshiJan

Acho que o emblema poderia ser melhorado em vários aspectos, de facto a águia muito grande torna o emblema em si bastante pequeno. Mas qualquer proposta tem de começar pela base em si de todo o Emblema. O Grupo Sport Benfica, presumo que tivesse roda bem mais fina, como representada no Emblema original. Além de que como podem ver numa ilustração de 1912 anexa, A roda teria mesmo que ser mais fina. depois disso, o espaço entre a fita do lema, e o Emblema que está dentro da roda, é muito maior agora, do que inicialmente, o que retira leitura ao texto SLB. esses dois elementos deveriam ficar bem mais juntos, escondendo mais raios da bicicleta, como originalmente foi feito, assim engrandece o Texto SLB, e retira alguma confusão gerada por demasiados aros da roda visíveis