João Noronha Lopes, candidato eleições 2025

paalexg

Citação de: Mattamouros em 11 de Agosto de 2025, 23:59
Citação de: paalexg em 11 de Agosto de 2025, 19:31
Citação de: Mattamouros em 11 de Agosto de 2025, 16:59A questão não está em saber quem as ganhou ou deixou de ganhar. Se a % de A ou B foi maior ou menor. A questão está que foi dado o maior golpe da nossa história e ele compactuou e nada fez. E aqui digo ele como podia dizer do Zé, do Pedro, ou do Manuel ou de qualquer outro que estivesse no lugar dele. Ele mesmo reconhece que toma a decisão sozinho e contra quem estava consigo.

Ninguém podia deixar passar uma coisa daquelas nem que 'morresse para a vida' no que ao universo Benfica diz respeito. O episódio mais vergonhoso da nossa história.
Ponto.

E se não concordas, tudo bem, eu respeito. Mas concordemos em discordar.

Dizer que nunca mais haveria oposição é fazer futurologia. Em 2009 houve. Em 2012 houve. Em 2020 houve. E em 2021 voltou a haver.
E em 2020 já tinhas o pessoal do SoB a aparecer, seria uma questão de tempo até recolher assinaturas e convocar uma AGE.
----

Vieira é detido a 7/7/21.
Dia 9/9/21 Noronha anuncia que não se candidata.
Dia 18/9/21 sai convocatória do Pmag para eleições a 9/10/21

Entre o orelhas ser detido e ele dizer alguma coisa passaram 2 meses. Compreendo que não consiga decidir se vai ou não numa semana ou duas, muito menos se consegue ter novamente os seus consigo. Já 2 meses parece ser um pouco 'esticado', principalmente para a malta do SoB que esteve com ele e (digo eu) precisavam de saber se este ia a jogo ou tinham de se desenrascar sozinhos e à pressa.
----

Lá estamos nós a discordar novamente. Estou-me pouco cagando para 'a imagem' e a  salvaguarda de quem quer que seja.
Como disse acima, se ficasse queimado ficava. Pensou 'nele' e no seu 'futuro' e não no Benfica no imediato. Foi roubado e não piou. Ninguém lhe pediu para andar a fazer campanha pela AGE ou para divulgar a mesma. Pediram uma assinatura num papel. Recusou.

E atenção que, como já disse noutros posts, as posições de Noronha são legitimas. É ele a cabeça da sua candidatura, é ele que tem de tomar estas decisões difíceis.
A mim apenas me cabe decidir se gosto ou deixo de gostar.

E eu não gostei destes tacticismos todos ao longo dos anos.

A guerra civil é para ontem.
Podíamos ter poupado 5 anos.
Nunca saberemos.
----

Não consigo, ainda a esta distancia das eleições, sem saber que candidatos há ao todo, quem os acompanha nas suas listas, quando são os debates, como correm estes aos diversos candidatos, etc, saber quem é favorito ou deixa de ser.

Mas sim, não decidindo em quem voto 1 ano antes porque isso ninguém decide, mas gostei bastante da postura de 'eu estou aqui, eu apareci, eu sou candidato, independentemente do que vier a acontecer daqui a um ano estou cá'.
E está. Fácil.
Depois foi questão de procurar e informar e ver o que havia mais por detrás. E gostei.

Prefiro isso a esperar que alguém se decida se regressa de Alcácer Quibir ou fica por lá, principalmente tendo em conta as vezes que já tinha 'esperado' por ele e este não veio.
Não estás a ser rigoroso. Não tenho tempo - nem paciência - para responder a todos os pontos, mas há vários erros grosseiros no teu comentário. Além da interpretação das minnhas palavras que deixa a desejar, não pude deixar de notar que tens a cronologia da entre a detenção do Vieira e a convocatória errada.

O anúncio do Noronha ocorreu somente oito dias depois da demissão em bloco dos órgãos sociais e do anúncio que as eleições seriam marcadas para 9 de Outubro.

https://observador.pt/2021/09/01/champions-garantida-mercado-fechado-tempo-para-arrumar-a-casa-orgaos-sociais-do-benfica-pedem-demissao-e-clube-vai-para-eleicoes/

No teu comentário dá a entender que a conferência de imprensa onde declara a não-candidatura é anterior ao anúncio da data das eleições, o que não é verdade.

Detenção Vieira:
https://sicnoticias.pt/pais/2021-07-07-Luis-Filipe-Vieira-foi-detido-573963b3
https://www.publico.pt/2021/07/07/sociedade/noticia/luis-filipe-vieira-detido-1969458

Anuncio Noronha:
https://observador.pt/2021/09/09/tomei-a-decisao-de-nao-me-candidatar-anuncia-noronha-lopes-que-admira-rui-costa-como-jogador-mas-nao-o-apoia-como-dirigente/
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/noronha-lopes-anuncia-que-nao-sera-candidato-a-presidencia-do-benfica-nem-ira-apoiar-rui-costa

Convocatória eleições:
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/instituicao/clube/assembleias-convocatorias

Estou a basear-me nisto para as datas. 

Admito que possa ter havido um comunicado/queda dos órgãos antes e que a convocatória só saia uns dias depois. E provavelmente tens razão, não me recordo se se demitiram e convocaram 'no dia a seguir' ou se houve algum espaço pelo meio.

Mas, mais semana menos semana, mantenho o meu ponto. Toda a gente sabia que com vieira preso iriam haver eleições mais tarde ou mais cedo, e entre a detenção de um e o anuncio de outro, distam 2 meses.
Está literalmente na notícia que postei. A data das eleições foi conhecida no dia 1 de Setembro. A convocatória foi só a oficialização do que já era um dado adquirido.

arfm14

Estou certo que se Vieira avançar, Mattamouros vai começar a caça ao homem.

vermelhao_33

Sou contra o voto electronico quer no Pais quer no estrangeiro.

Qualquer candidato que o defenda tem a Minha desconfianca, seja em que moldes for.

Coloquem mesas de voto nas casas do Benfica por Esse mundo fora e assegurem que estao la representantes de todas as listas. Seja tudo Pago pelo clube Sera dinheiro bem gasto.

No futuro que SE consiga organizar o voto por correspondencia para quem vive no estrangeiro. Penso que com os timings atuais nao e possivel.

Torgal

Citação de: Mattamouros em 10 de Agosto de 2025, 16:16
Citação de: Guilherme20 em 10 de Agosto de 2025, 01:02Para mim a diferença entre JNL e qualquer outro candidato é abissal, por isso faz-me extrema confusão como qualquer pessoa, imparcial, prefira algum candidato ao Noronha.
Já toda a gente percebeu quem é a oposição, já todos percebemos quem é o alvo. Agora quem está na dúvida tem de perceber se quer mudar e romper com os últimos 30 anos, ou se quer colocar o seu €go à frente do que diz que pretende.

Se o importante em Outubro é mudar:
1- Há uma candidatura com muito mais nível do que qualquer outra.
2- Há uma candidatura que tem uma base de apoio muito superior a qualquer outra.
3- Há uma candidatura que é o alvo do poder corrente.

Vou pegar só nesta parte porque a trica que estava a ocorrer não era comigo.

E já sei que vou levar porrada, mas vai ter que ser.

E digo já que este post não é directo a ti em específico, mas sim em jeito de 'desabafo'

O que muita gente ainda nao percebeu, é que houve um rol sem fim de malta que, apesar de continuar a considerar Noronha uma alternariva infinitamente superior aos actuais, ficou muito desiludida com este no passado por diversas actitudes que tomou. E que entretanto apareceu outro candidato viável e com o qual se identificam, gostam dele, das suas ideias, das suas posições, e que isso aliado a essas desilusões os vai fazer votar noutro que nao Noronha.

E eu sou um deles.

Diz ele que em 2020 nada podia fazer, e que não quis comprar uma guerra civil.

Era dar ordem aos delegados para nao assinar as actas e impugnar as eleições com base nisso. Se depois tinha resultados práticos era outra conversa, mas tinha de tentar tudo e ir até às últimas.

O episódio mais negro da nossa história, o roubo das urnas, umas eleições fraudulentas, e ele compactuou e aceitou os resultados.

Quanto à questão da guerra civil, eu ando nisto há mais de uma década. A guerra civil é para ontem.

'Ai mas se fosse fazer barulho ficava queimado e provavelmente nunca mais se podia candidatar' dizem alguns.
Isto é exactamente a mesma coisa que muitos que aqui andam acusam o Manteigas de fazer, de 'querer meter os seu interesses à frente dos do Benfica' de 'sede de poder'. Noronha fez o quê exactamente em 2020 (contra muitos que estavam consigo, e que hoje estão noutra 'barricada' por causa disto) quando aceita os resultados e recusa ir até às últimas?

Sai de cena e salvaguarda a sua imagem.

Se ficasse queimado ficava. Não podia era compactuar com o episódio que aconteceu e do qual foi vitima.

Em 2021 ninguém o pode obrigar a ir a eleições, e só a ele compete saber se quer e se a sua vida o permite. Mas a verdade é que entre o vieira ser preso e ele marcar uma CI para anunciar que.. não se candidata, deixando 35% da oposição órfãos de uma cara, passaram meses.
Obrigou a malta do Servir a arranjar alguém e um projecto à pressa para o Rui nao ir sozinho estilo rainha de Inglaterra.

Ou, também se pode dizer que foi novamente tacticismo porque sabia que ninguém ganhava ao menino da lágrima? É que estas coisas dão para os 2 lados, e para ambos os candidatos conforme o que se gosta e quer pegar.

Também posso falar de outra que desiludiu, recusar-se a assinar o requerimento para AGE que é convocada porque houve martelanço nas últimas eleições. Eleições essas onde ele foi roubado.
Mais uma vez abdica da luta, e deixa todo o trabalho de sapa nas mãos de 'meros sócios'
Não fossem os 'teimosos' do Servir o Benfica e nem AGE nem estatutos.

Entretanto e como disse no inicio aparece outro candidato, com uma data de tempo de antecedência, dá-se a conhecer, fala com os sócios, responde a toda a gente que o aborda e a todas as perguntas, e há malta que se vai aproximando e identificando.

Muitos não quiseram ficar sentados à espera de saber se Noronha vinha ou deixava de vir (já nem vou pegar no 'nunca mais me candidato', dou essa de barato, chegam-me as outras para ter ficado desiludido. Estava em campanha e tem que dizer q está ali para ganhar) e encontraram em Manteigas uma alternativa válida e juntaram-se a este.

Esta conversa que alguns têm de fazer dele um autêntico D.Sebastião, e que só ele tem direito ao espaço da oposição é a mesma coisa que os vieiristas fazem com Vieira. Gostam muito de democracia mas é quando o candidato deles ganha. Tomara eu que em todas as eleições do Benfica aparecessem sempre 2 gajos tão bons como João Noronha Lopes ou João Diogo Manteigas. Era sinal de vitalidade, que tanto nos faltou nas ultimas décadas.

E depois disto tudo, há ainda uma questão muito importante também, que é termos estatutos novos aprovados. Estatutos esses que consagram uma segunda volta.
Eu aceitaria e perceberia toda esta conversa que alguns têm se fossemos a votos com os estatutos antigos. Ao dia de hoje e sem ter havido os debates provavelmente até eu engolia o que acabei de escrever e fazia voto útil.
Mas felizmente temos uns estatutos mais democráticos e não há necessidade de tal.

E agora não me venham dizer 'tu queres é que o teu candidato ganhe, nao queres tirar o vieirismo do Benfica'.
Votei Rangel em 2012, quando ainda era uma afronta alguém dizer mal do rei sol, votei Noronha em 2020 e votei Benitez em 2021.
Vou a ag's desde 2009, assino requerimentos para age's, sou delegado em eleições pelo SoB..

Portanto não me venham dizer que eu não quero acabar com o vieirismo. Não passo é cheques em branco, e Noronha desiludiu-me muito nestes 3 pontos que disse. Votarei nele de cruz numa eventual segunda volta contra o vieirismo, mas na primeira?

Na primeira vou votar naquele que mais gosto e com o qual mais me identifico.
E isto é tão legítimo como alguém dizer 'eu acho que Noronha tem mais hipóteses por isso vou votar nele'

E era bom que muita gente percebesse que, como eu, há muitos com este sentimento e que ao dia de hoje estão com Manteigas por causa disto, mas que estamos ambos do lado certo da barricada.

Ótima explicação, com a qual me identifico.

Se JNL for o único destes dois na segunda volta, terá o meu voto obviamente.

Sublinhar também que tenho lido que Benitez apoia Noronha como se isso fosse o apoio do Servir o Benfica, mas na verdade o Servir o Benfica não dá apoio formal a nenhum candidato, permitindo que os vários membros apoiem quem quiserem, como tem vindo a acontecer entre as candidaturas de JDM e JNL.

O Património

Citação de: arfm14 em 12 de Agosto de 2025, 00:42Estou certo que se Vieira avançar, Mattamouros vai começar a caça ao homem.

Oxalá.

Esse filho duma grande puta não pode andar aí como se nada fosse.

BENFIKA

Citação de: O Património em 12 de Agosto de 2025, 09:06
Citação de: arfm14 em 12 de Agosto de 2025, 00:42Estou certo que se Vieira avançar, Mattamouros vai começar a caça ao homem.

Oxalá.

Para mim a grande hesitação do Vieira em avançar era mesmo essa...haver alguma forma legal de o impedir de ser candidato. E se efetivamente vai avançar é porque de certeza que os seus advogados pagos a peso de ouro não encontraram foram de alguém o impedir de ser candidato.
Não me parece que o Mattamouros ou outro possam fazer alguma coisa infelizmente.

Rei

Citação de: The_Riggs em 12 de Agosto de 2025, 00:04agora a cartilha é que o Noronha tem medo que os 3 mil sócios que votaram no estrangeiro em 2021 lhe tirem a presidência ? :rir: Os vieiristas depois do tinto do jantar são fodidos.

2999.

Eu estava no estrangeiro e votei nele. Pelo menos um votou.

Nramos

Citação de: BENFIKA em 12 de Agosto de 2025, 09:23
Citação de: O Património em 12 de Agosto de 2025, 09:06

Oxalá.

Para mim a grande hesitação do Vieira em avançar era mesmo essa...haver alguma forma legal de o impedir de ser candidato. E se efetivamente vai avançar é porque de certeza que os seus advogados pagos a peso de ouro não encontraram foram de alguém o impedir de ser candidato.
Não me parece que o Mattamouros ou outro possam fazer alguma coisa infelizmente.

Advogados pagos a peso de ouro...pelo Benfica

Benfiquismo

A candidatura do Vieira se formos a ver será benéfica para a mudança, vai haver divisões de votos entre ele e o banana.

luckynascimento

Citação de: vermelhao_33 em 12 de Agosto de 2025, 00:52Sou contra o voto electronico quer no Pais quer no estrangeiro.

Qualquer candidato que o defenda tem a Minha desconfianca, seja em que moldes for.

Coloquem mesas de voto nas casas do Benfica por Esse mundo fora e assegurem que estao la representantes de todas as listas. Seja tudo Pago pelo clube Sera dinheiro bem gasto.

No futuro que SE consiga organizar o voto por correspondencia para quem vive no estrangeiro. Penso que com os timings atuais nao e possivel.

Podem usar dinheiro da famosa rubrica, de certeza que não fará falta

Red.rf

Citação de: Benfiquismo em 12 de Agosto de 2025, 09:49
A candidatura do Vieira se formos a ver será benéfica para a mudança, vai haver divisões de votos entre ele e o banana.

E isso não vos causa estranheza? Será que ele não percebe que ele discute eleitores maioritariamente com o RC e não com os outros (JNL e JDM)? Se o intuito é manter o status quo para que não se vasculhe coisas incómodas para ele, uma candidatura sua não seria contraproducente? Ou estará apenas desesperado e acredita que vai vencer?

Golo do Jonas

Nesse aspecto sim, mas por outro lado há muito pessoal que normalmente vota Rui Costa/Vieira e que está descontente com o mandato do RC e por isso ia votar noutro candidato diferente, mas que aparecendo Vieira...

Jeremy

O socios fora do país têm que votar.
Basta mandar um papel

Bleach

Será? Ou será um garante de uma 2a volta sem nenhuma candidatura decente?
Se LFV entrar na corrida, atrás de RC vem ele com a sua entourage de obscuridão e podridão.

Nramos

Será benéfica...se não houver segunda volta com uma das listas vieiristas presente.