João Noronha Lopes, candidato eleições 2025

Pembridge

Citação de: N1c0 em 15 de Outubro de 2025, 11:59Tudo começou numa soalheira quinta-feira outonal, algures em Lisboa. Nessa manhã de 9 de Outubro, o cidadão João Noronha Lopes acordou razoavelmente bem-disposto. Tomou o pequeno-almoço, barbeou-se, abotoou a camisa. Mandou uma fotografia aos netos. Despediu-se da mulher e dos filhos e saiu de casa. Ia participar numa dessas reminiscências de afabilidade e brancura que a televisão insiste em chamar programas da manhã.

Os dias anteriores haviam sido bons. Na terça-feira apresentara as listas dos Órgãos Sociais para as eleições no Sport Lisboa e Benfica. O grupo era de tal nobreza que mais parecia uma versão vermelha e branca da Boulé dos Quinhentos, o conselho da democracia ateniense. Nomear um só nome faria corar de vergonha o XXV Governo Constitucional e todos os que o antecederam (está bem: Bagão Félix.) No dia seguinte apresentara o programa para o mandato. O sol brilhava e Lisboa também.

Dizia que seguia para TVI. A conversa com Cristina Ferreira e Cláudio Ramos era o corolário cor-de-rosa-choque de uma semana a cavalgar as doces vagas da boa fortuna. No estúdio da Venda do Pinheiro, debaixo daquela iluminação imperdoável, naquele registo forçado-doméstico tão querido de toda a sala de estar portuguesa, entre fotografias de infância e as confissões de inocência futebolística de Cláudio Ramos, Cristina lançou a frase, numa presciência que, vista depois, pareceria o esconjuro de uma sacerdotisa de plasticina:

— "Essa gestão ninguém lhe tira no seu passado profissional! Quem geriu tanto restaurante..."

E então, o Cidadão Noronha sai do estúdio e é emboscado. Os salteadores eram repórteres e nos microfones o escudo da TVI. Embriagado ainda das melífluas seduções matinais, de sorriso zonzo no rosto, vê-se subitamente cercado por perguntas sobre o Vira Frangos: uma cadeia de restaurantes da qual é sócio minoritário e onde, até ao fim desta epopeia eleitoral, todo o benfiquista sério deveria almoçar, jantar e, se possível, confessar-se.

As imagens seriam usadas mais tarde, nesse dia, no telejornal da dita estação. A infame peça jornalística que Bernardo Ribeiro, do Record, descreveu com a palavra justa: "escarro". Sandra Felgueiras — incapaz de pronunciar "Noronha" sem abrir o o, como em "porta" — narrava uma composição tão insidiosa quanto eficaz. A mensagem era simples e letal: o gestor de mérito e excelência era afinal uma fraude e queria vir para o Benfica receber — imagine-se — um salário. Porquê? Porque a tal empresa dos frangos apresentava prejuízos de dois ou três milhões. E uma outra só tinha lucros de trinta e tal mil. Não interessa que o Vira Frangos estivesse num processo de crescimento e afirmação de conceito. Nem que o dinheiro fosse dos próprios fundadores, investido sem bancos nem padrinhos.

Portugal dá-se mal com a iniciativa privada. O português dá-se mal com o sucesso, porque o sucesso alheio recorda-o da sua miséria. Quem encomendou a peça sabia-o. E quem a montou também. Aquele tic-tac nervoso de Missão: Impossível, os rasgos de som repentinos a marcar a perfídia imprevisível de um vilão de recursos imponderáveis, era demasiado irresistível. Tudo obedecia à gramática da infâmia.

E o que fez o Cidadão Noronha? Fugiu? Escondeu-se? Entrou em blackout como se diz, no futebol, desde que Pinto da Costa inaugurou o expediente? Não. Foi ao estúdio defender-se. (Aqui o detalhe é sórdido: estava lá sem saber do teor do artigo que iriam passar sobre ele.) Irritou-se, com razão. E disse quase tudo. Faltou —pasme-se — dar nomes de empresas. Perguntaram-lhe, e ele calou. (Bastaria ir ao linkedin do homem para verificar que há mais que só McDonalds no seu percurso.) — "Bem, deve acordos de confidencialidade, ou lá o que é", pensaria qualquer pessoa com dois dedos de testa. Mas o português só tem meio: meio dedo de testa e ressentimento no corpo todo.

As reacções não tardaram. Nem a pusilanimidade em roda-viva:

— "Ele nem sabe o que é uma start-up!"

— "Dois dias, três dias para esclarecer?, tem de ser já!"

— "Vai receber salário do Benfica?! Rasgarei minhas vestes!"

Como responderia o Cidadão Noronha a isto? Como poderia ele explicar, por exemplo, que receber um salário pelo trabalho que se faz é — como dizer? — normal? Que essa verdade elementar ressoa desde o Velho Testamento, gravada na pedra e na sensatez dos séculos? E que essa história do Vieira e do Rui Costa trabalharem de graça é uma filantropia postiça, porque de algum sítio terão de receber? Em Portugal acha-se sempre que o talento é pão de si mesmo. Se remunerar músicos, actores, escritores, artistas em geral, é aceite com desconfiança, por que deveríamos nós permitir que se pague aos presidentes do Benfica, artistas do betão e da melancolia?

Bem. Só poderia responder de uma maneira. Foi o que fez. Segunda-feira, no mais doloroso gesto que me foi dado ver no pequeno ecrã, em pleno horário nobre, volta à televisão. Munido com sete anos de declarações de IRS debaixo do braço, o Cidadão Noronha esvaziou-se. Deu o que tinha. Deu o que era. Para se tornar noutra coisa. Um homem purificado pela provação.

Como Ulisses, como Sansão, como Édipo, como Job, o homem que perde descobre-se invencível. A jornalista ficou sem chão. E nós também.

Só no Benfica, meus caros. Só numa instituição que é maior que o pedaço de terra que lhe calhou como morada fiscal. Anda aí o Montenegro às turras nos labirintos da Spinumviva e diz-se que é o Primeiro deste país. Mas o Cidadão Noronha, naquele gesto inaudito de despojamento, tocou num milagre reservado apenas aos inocentes e aos loucos. E o país, de boca aberta, nem percebeu bem o que estava em causa. Ali, naquele estúdio, cumpria-se um ritual de sacrifício. Naquele instante o último foi o primeiro.

https://tribuna.expresso.pt/odeio-futebol-moderno/2025-10-15-cidadao-noronha-cffe0ed2?fbclid=IwY2xjawNcXPhleHRuA2FlbQIxMABicmlkETFpSm4wdnBOYWFhcTFLZWlNAR7_G9_iK8SvRLbTuKdSvErxBjx5HfBd-BRBzV9b9tRwQW40GZtPTpheMxHJrA_aem_LLpYEOgqv4mHkuBMDfn--g#Echobox=1760518559
São estes os bots do Noronha.

fpie

10 dias ainda é muito tempo e se houver a segunda volta, então

lancadordedois

Citação de: fpie em 15 de Outubro de 2025, 14:5810 dias ainda é muito tempo e se houver a segunda volta, então

10 dias passam rapido para quem tem compromissos , trabalho , familia etc , muita coisa em que pensar todos os dias.

fpie

Citação de: lancadordedois em 15 de Outubro de 2025, 15:00
Citação de: fpie em 15 de Outubro de 2025, 14:5810 dias ainda é muito tempo e se houver a segunda volta, então

10 dias passam rapido para quem tem compromissos , trabalho , familia etc , muita coisa em que pensar todos os dias.

felizmente tenho isso tudo, mas em relação ao estado actual do clube, ainda é muito tempo

Napster

O meu tio vieirista ficou de queixo caído com a rábula das declarações de IRS na cmtv. Diz que é preciso ter colhões de aço e ser um gajo livre para fazer uma cena daquelas. Se já tava inclinado em votar nele agora diz que fica o dia todo na fila se for preciso  ;D

PS: vai levar a filha e o genro, ou seja, 150 votos em JNL. Mais os meus 50, faz 200 só no meu seio familiar

fpie

#49070
mas existe alguma coisa maior que um benfiquista pode fazer do que expor a vida financeina na CMTV?

lancadordedois

Citação de: fpie em 15 de Outubro de 2025, 15:02
Citação de: lancadordedois em 15 de Outubro de 2025, 15:00
Citação de: fpie em 15 de Outubro de 2025, 14:5810 dias ainda é muito tempo e se houver a segunda volta, então

10 dias passam rapido para quem tem compromissos , trabalho , familia etc , muita coisa em que pensar todos os dias.

felizmente tenho isso tudo, mas em relação ao estado actual do clube, ainda é muito tempo

lol andamos ha muito tempo a penar , o verao por exemplo parecia nao terminar em relaçao as eleiçoes , agora esta perto amigo.

Napster

Citação de: Tds 28 em 15 de Outubro de 2025, 14:20Acabei de ver um clip do Calado a defender o Noronha Lopes devido a acusações de elitismo por parte do ex-comentador da BTV que agora reside na CMTV.
Ouviu-o perguntar se elitismo não seria o aumento constante dos red pass e dos preços dos bilhetes.
Fizeram-lhe uma lobotomia?

Tens link?

N1c0

Citação de: SigaPaVinho em 15 de Outubro de 2025, 14:15
Citação de: TFFS em 15 de Outubro de 2025, 13:52
Citação de: IloveSLB2014 em 15 de Outubro de 2025, 12:00https://www.abola.pt/noticias/nuno-gomes-deixou-de-ser-socio-do-irmao-para-evitar-conflito-no-benfica-2025101510350248791?utm_campaign=abola-page-post&utm_content=article-breaking&utm_medium=social&utm_source=facebook&utm_term=cde-facebook-breaking-news-card-1187&fbclid=IwdGRzaANcWyNleHRuA2FlbQIxMQABHqlIy79Y89MWxaIerEL9s3gmpmdtfWfyY-gB47GlLT05ALM7GpP-ouzhLhJl_aem_QfgmEFhKchi3QMdho89qpQ


> O ex-internacional português sempre teve claro que, ao assumir um cargo no Benfica, a NPlayers jamais estaria envolvida direta ou indiretamente em negócios que tenham o Benfica como participante, algo que já tinha sucedido, por exemplo, quando foi diretor-geral do Benfica Campus, no Seixal. Nuno Gomes não era membro de nenhum órgão social dos encarnados aí, mas decidiu não envolver a empresa em qualquer intermediação com o emblema da Luz.


Excelente o Nuno.

E o irmão idem
Sabe A BOLA também que Tiago Ribeiro vai suspender a licença de agente FIFA caso a lista de Noronha Lopes saia vencedora das eleições, uma medida que tem por base, precisamente, evitar quaisquer conflitos ou ruído em torno do tema.

E não é que estavam mesmo para pegar nisso?

Mas pegar no quê? Ainda não percebi que antecipação foi essa.

Está ligação do Nuno Gomes à agência do irmão sempre foi pública (sempre referiu isso no LinkedIn) e ele deixar de ser sócio agora ou quando fosse eleito ia dar ao mesmo, desde que nunca faça negócios com o Benfica.

A notícia que andam a prometer só pode se outra, pq o Nuno Gomes estar ligado à agência do irmão não tem nada de escandaloso.

Nem a do Noronha era escandalosa. Mas convém criar narrativas e soundbites.

Benfanatic

Citação de: Haywire em 15 de Outubro de 2025, 13:46
Citação de: Benfanatic em 15 de Outubro de 2025, 12:21Os jornalixos da CMTV andam cheios de medo do JNL...tudo o que ele faz é mal feito para eles, ainda que para a generalidade do painel esteja bem. Sinal que está no caminho certo, força Presidente  :metal:
Por acaso, não concordo. Acho que os comentadores da CMTV, particularmente, o Diretor Adjunto do Record (?) tem estado a defendê-lo repetidamente.

Não viste ontem aquele bêbado? O único a concordar com ele foi o Amaral pq tb já está a ficar borrado.

Motörhead

Citação de: Napster em 15 de Outubro de 2025, 15:06
Citação de: Tds 28 em 15 de Outubro de 2025, 14:20Acabei de ver um clip do Calado a defender o Noronha Lopes devido a acusações de elitismo por parte do ex-comentador da BTV que agora reside na CMTV.
Ouviu-o perguntar se elitismo não seria o aumento constante dos red pass e dos preços dos bilhetes.
Fizeram-lhe uma lobotomia?

Tens link?
https://x.com/Benficaplural/status/1978224341004189949?t=QW1Txt_eSv-7IHFrg2CvxA&s=19

lancadordedois

#49076
Citação de: Motörhead em 15 de Outubro de 2025, 15:13
Citação de: Napster em 15 de Outubro de 2025, 15:06
Citação de: Tds 28 em 15 de Outubro de 2025, 14:20Acabei de ver um clip do Calado a defender o Noronha Lopes devido a acusações de elitismo por parte do ex-comentador da BTV que agora reside na CMTV.
Ouviu-o perguntar se elitismo não seria o aumento constante dos red pass e dos preços dos bilhetes.
Fizeram-lhe uma lobotomia?

Tens link?
https://x.com/Benficaplural/status/1978224341004189949?t=QW1Txt_eSv-7IHFrg2CvxA&s=19

Mártin Mayer , muito bom lol

tambem acho piada quando o Noronha diz Vitor Páneira

SigaPaVinho

Citação de: N1c0 em 15 de Outubro de 2025, 15:06
Citação de: SigaPaVinho em 15 de Outubro de 2025, 14:15
Citação de: TFFS em 15 de Outubro de 2025, 13:52
Citação de: IloveSLB2014 em 15 de Outubro de 2025, 12:00https://www.abola.pt/noticias/nuno-gomes-deixou-de-ser-socio-do-irmao-para-evitar-conflito-no-benfica-2025101510350248791?utm_campaign=abola-page-post&utm_content=article-breaking&utm_medium=social&utm_source=facebook&utm_term=cde-facebook-breaking-news-card-1187&fbclid=IwdGRzaANcWyNleHRuA2FlbQIxMQABHqlIy79Y89MWxaIerEL9s3gmpmdtfWfyY-gB47GlLT05ALM7GpP-ouzhLhJl_aem_QfgmEFhKchi3QMdho89qpQ


> O ex-internacional português sempre teve claro que, ao assumir um cargo no Benfica, a NPlayers jamais estaria envolvida direta ou indiretamente em negócios que tenham o Benfica como participante, algo que já tinha sucedido, por exemplo, quando foi diretor-geral do Benfica Campus, no Seixal. Nuno Gomes não era membro de nenhum órgão social dos encarnados aí, mas decidiu não envolver a empresa em qualquer intermediação com o emblema da Luz.


Excelente o Nuno.

E o irmão idem
Sabe A BOLA também que Tiago Ribeiro vai suspender a licença de agente FIFA caso a lista de Noronha Lopes saia vencedora das eleições, uma medida que tem por base, precisamente, evitar quaisquer conflitos ou ruído em torno do tema.

E não é que estavam mesmo para pegar nisso?

Mas pegar no quê? Ainda não percebi que antecipação foi essa.

Está ligação do Nuno Gomes à agência do irmão sempre foi pública (sempre referiu isso no LinkedIn) e ele deixar de ser sócio agora ou quando fosse eleito ia dar ao mesmo, desde que nunca faça negócios com o Benfica.

A notícia que andam a prometer só pode se outra, pq o Nuno Gomes estar ligado à agência do irmão não tem nada de escandaloso.

Nem a do Noronha era escandalosa. Mas convém criar narrativas e soundbites.

Pois não, mas sinceramente, vão pegar com o Nuno Gomes só pq era sócio de uma agência de jogadores? Lol

Mas é suposto as pessoas despedirem-se quando ainda nem foram eleitas?


Napster

Citação de: SigaPaVinho em 15 de Outubro de 2025, 15:27
Citação de: N1c0 em 15 de Outubro de 2025, 15:06
Citação de: SigaPaVinho em 15 de Outubro de 2025, 14:15
Citação de: TFFS em 15 de Outubro de 2025, 13:52
Citação de: IloveSLB2014 em 15 de Outubro de 2025, 12:00https://www.abola.pt/noticias/nuno-gomes-deixou-de-ser-socio-do-irmao-para-evitar-conflito-no-benfica-2025101510350248791?utm_campaign=abola-page-post&utm_content=article-breaking&utm_medium=social&utm_source=facebook&utm_term=cde-facebook-breaking-news-card-1187&fbclid=IwdGRzaANcWyNleHRuA2FlbQIxMQABHqlIy79Y89MWxaIerEL9s3gmpmdtfWfyY-gB47GlLT05ALM7GpP-ouzhLhJl_aem_QfgmEFhKchi3QMdho89qpQ


> O ex-internacional português sempre teve claro que, ao assumir um cargo no Benfica, a NPlayers jamais estaria envolvida direta ou indiretamente em negócios que tenham o Benfica como participante, algo que já tinha sucedido, por exemplo, quando foi diretor-geral do Benfica Campus, no Seixal. Nuno Gomes não era membro de nenhum órgão social dos encarnados aí, mas decidiu não envolver a empresa em qualquer intermediação com o emblema da Luz.


Excelente o Nuno.

E o irmão idem
Sabe A BOLA também que Tiago Ribeiro vai suspender a licença de agente FIFA caso a lista de Noronha Lopes saia vencedora das eleições, uma medida que tem por base, precisamente, evitar quaisquer conflitos ou ruído em torno do tema.

E não é que estavam mesmo para pegar nisso?

Mas pegar no quê? Ainda não percebi que antecipação foi essa.

Está ligação do Nuno Gomes à agência do irmão sempre foi pública (sempre referiu isso no LinkedIn) e ele deixar de ser sócio agora ou quando fosse eleito ia dar ao mesmo, desde que nunca faça negócios com o Benfica.

A notícia que andam a prometer só pode se outra, pq o Nuno Gomes estar ligado à agência do irmão não tem nada de escandaloso.

Nem a do Noronha era escandalosa. Mas convém criar narrativas e soundbites.

Pois não, mas sinceramente, vão pegar com o Nuno Gomes só pq era sócio de uma agência de jogadores? Lol

Mas é suposto as pessoas despedirem-se quando ainda nem foram eleitas?



A narrativa é fácil de entender. Iam insinuar que ele vinha para o Benfica para comprar jogadores e mamar nas comissões através dessa agência. Se ele se afastasse da agência iam dizer que ia fazê-lo através do irmão... foderam-se

DACOSTA97

Pessoal preciso da vossa ajuda 🔴⚪

Há aqui algum Benfiquista (sócio!) em Berlim?

Se for o vosso caso ou conhecerem alguém de confiança, por favor entrem em contacto comigo.

Obrigado