Gianluca Prestianni

Avançado, 20 anos,
Argentina
Equipa Principal: 3 épocas (2024-), 45 jogos (1962 minutos), 3 golos
Em 2025/2026: 30 jogos (1458 minutos), 2 golos

Equipa B: 2 épocas, 11 jogos, 2 golos

Títulos: Supertaça (1)

Cosme2001

Citação de: odistraido em 24 de Fevereiro de 2026, 22:35

Como podem ver, se criticas alguem das seitas identitárias tb não escapas mesmo se fizeres parte delas.

E agora o mimimismo? Não é racismo? Dá para tudo.
Deve ser difícil ligar o computador sequer, dou-te crédito
Se for mesmo preciso explicar, não as mulheres não são uma "seita identitária", e não, o ato não é racista porque o Vinicius é preto, o que está em causa é mesmo a palavra usada
Se for preciso desvendar mais algum grande mistério, avisa

RogérioPipi

Citação de: van33 em 25 de Fevereiro de 2026, 06:21
Citação de: RogérioPipi em 25 de Fevereiro de 2026, 00:31
Citação de: odistraido em 25 de Fevereiro de 2026, 00:27
Citação de: RogérioPipi em 25 de Fevereiro de 2026, 00:20
Citação de: odistraido em 25 de Fevereiro de 2026, 00:12
Citação de: RogérioPipi em 25 de Fevereiro de 2026, 00:07

Como podem ver, se criticas alguem das seitas identitárias tb não escapas mesmo se fizeres parte delas.

O Gustavo esteve muito mal. Afirmar que não se devem nomear mulheres para jogos é completamente ridiculo. Pode ser corrupta ou incompetente mas não o será por ser mulher, apenas por falta de caracter ou capacidade. Nunca por ser mulher.
O Benfica não deveria deixar passar isto, o jogador é atleta do Benfica e o Rui Costa deveria agir em conformidade com as suas declarações de hoje. Se no caso do Prestianni não existem provas até ao momento, no caso do Gustavo as suas declarações são públicas e servem de prova.

É a opinião dele. Eu tb acho que no desporto masculino só deviam participar homens, assim como no feminino só deveriam estar mulheres.

O problema é que não podes criticar nada se não és logo taxado. Mas até no wokismo há um ranking e parece que as mulheres estão acima, só perdem para os trans. Vai uma mulher criticar pq há um trans a tirar-lhes espaço. Será perseguida tb.

Claro que é a opinião dele, por isso mesmo é que como adulto responsável admitiu o erro, pediu desculpa e sofre as consequências. Segue caminho e é o normal da vida.

Sobre o resto não discuto, estou farto dos woke e dos anti-woke. Não gosto de extremismos nem generalizações.

Admitiu, admitiu. Hehe. Foi forçado a pedir desculpa e ainda assim não escapou da penalização. Mas no caso não é racismo pq a narrativa muda como convém.

Claro que não é racismo. O fator discriminatório é o sexo logo estamos a falar de um caso de misoginia.
Interessante.  E se eu chamar preta a uma mulher preta? É o quê? Racismo? Misoginia?  Ou é Impulse? (entendedores entenderão esta)
Não percebo porque querem complicar tanto. O que eu disse está correcto e não és tu nem outras pessoas que vão alterar o significado de racismo, xenofobia e misoginia.

E respondendo à tua pergunta, depende do contexto!

Não sei porque andam tão ávidos de encontrar exemplos de racismo de pretos para brancos. É igual em ambos os sentidos. É sobretudo uma questão de falta de caracter e de preconceitos.

isaias

Citação de: RogérioPipi em 24 de Fevereiro de 2026, 11:00Bom dia a todos,
Não sei se será o tópico certo, mas aqui vai.
Já ando por aqui desde o tempo do Cavani mas nunca coloquei um post, é triste este ser o primeiro mas isto tem mexido demais comigo.

Ontem um pseudo-jornalista do Publico colocou esta noticia: https://www.publico.pt/2026/02/23/publico-brasil/opiniao/benfica-desavergonhadamente-racista-2165760

Uma vez que é asqueroso o Sport Lisboa e Benfica ser chamado descaradamente de racista decidi agir e enviar um email/denuncia para o Publico, com conhecimento para o Benfica, Federação, Liga, ERC e Cnid.

Queria pedir-vos já que não uso redes sociais se seria possivel fazerem reclamações nas redes sociais das mesmas entidades.

Deixo-vos cópia do email que enviei.

Obrigado.

Com os meus melhores cumprimentos, venho por este meio denunciar o artigo publicado dia 23/02/2026 pelo jornalista Vicente Nunes do Jornal Online Publico. O artigo integra dados incorretos, dados falsos e atitude persecutória, difamatória e xenófoba.

Solicita-se a correção dos seguintes pontos:

1º - Titulo "Benfica, desavergonhadamente racista". O titulo é altamente difamatório, atentatório do bom nome do Sport Lisboa e Benfica sem recurso a qualquer prova ou evidencia que o suporte. O crime de difamação é agravado quando praticado através de meios que facilitem a sua divulgação.

2º Pedido de desculpas por parte do Sport Lisboa e Benfica. Um clube não tem de pedir desculpas por um ato supostamente perpetrado por um terceiro. Desculpas terão de ser pedidas pelo jornalista Vicente Nunes aos leitores pelo artigo persecutório cheio de dados falsos. O bom jornalismo não merece um jornalista tão mau que não segue o seu código deontológico nem a busca pela verdade como comprovado nos pontos abaixo descriminados.

3º "No comercial tudo é preconceituoso." E digo eu que até a mente do autor do artigo é preconceituosa. Isto porque Dodi Lukebakio interpreta o papel de Lupin da serie da Netflix, conforme é perfeitamente audível no fim do dito "Comercial". Ora se o papel é interpretado por um ator negro na serie da Netflix é de se esperar que o mesmo ocorra no "comercial", talvez exceto pelo autor do artigo toldado por tanto preconceito e perseguição. Eu conheço bem o Brasil e posso atestar ao autor do artigo que em Portugal é igual ao Brasil, onde o indivíduo negro também é faxineiro, também é motorista, também é médico, também é polícia, juiz e advogado, só não pode, tal como no Brasil, é ser mentiroso compulsivo ou acusar alguém sem provas cabais. A tal presunção de inocência.

4º Ao contrário do que afirma o autor do artigo o Sport Lisboa e Benfica posicionou-se contra não este suposto caso de racismo, mas contra todos os atos discriminatórios conforme comunicado de dia 18/02/2026. Uma simples busca evitaria mais este embaraço.

5º Na continuação da atitude persecutória, o autor volta a mentir ao afirmar que José Mourinho usou a figura de Eusébio e ao dizer que Eusébio foi exceção. Um verdadeiro exercício de ignorância praticado por um jornalista que polui a classe. O Sport Lisboa e Benfica não é um clube racista, não é um clube sem memória. É AMOR! Qualquer Benfiquista sabe que o que é pedido aos jogadores do presente é que "Honrem hoje os ases que nos horaram no passado", por isso passo a citar alguns dos nomes dos Heróis de cor negra e de coração vermelho que ainda hoje são celebrados e considerados ídolos do estádio da Luz: Sr. Eusébio da Silva Ferreira, Sr. Mário Coluna, Sr. Shéu Han, Sr. Guilherme Espírito Santo, Sr. Vata, Sr. Valdo, Sr. Mário Wilson (treinador) e Sr Pedro Mantorras entre outros. Dizer que Mourinho ou o Benfica se usaram da figura do Sr. Eusébio vai para além de um exercício de maldade. Jamais nos privarão de usar com orgulho o nome de Eusébio.

6º Usar o menino Rodrigo é falta de carácter, golpe baixo do jornalista cobarde. O dia do malfadado jogo foi 17/02/2026. O menino Rodrigo foi convidado dia 12/02/2026 na radio Benfica, conforme vídeo publicado no Youtube no dia 14/02/2026. Link mais abaixo.

7º "Torcedores — sim, foram vários imitando macacos durante o jogo" e "o Benfica incentiva que atos como esse se repitam. Há relatos, inclusive, de que crianças em Portugal estariam usando expressões racistas tampando a boca com a camisa". O autor mergulha novamente em especulação com um ligeiro travo de xenofobia. Eu vou entregar o ouro e dizer que efetivamente vi imagens de dois adolescentes nesse tipo de manifestação grotesca e "pegar" o ouro de volta tal como "Lupin faxineiro" ao afirmar que também é grotesco especular que em Portugal as crianças estão a imitar as supostas expressões racistas de Gianluca Prestianni.

Eu questiono-me se no Brasil as crianças também estarão a imitar os insultos proferidos por Vinicius Júnior a Prestianni, tal como foram visíveis na transmissão de jogo, insultos com "Burro do Car*lh*" e "Cabr*o de M*rda". Questiono-me também se em França as crianças terão aprendido a mentir como o ídolo Kylian Mbappé dada a distância a que se encontrava.

Gostaria de além do pedido de desculpas que os leitores, os Portugueses, o Sport Lisboa e Benfica e os Benfiquistas merecem, de solicitar ao Jornal Publico que disponibilizasse uma quantia monetária para que o Sr. Vicente Nunes pudesse adquirir uns óculos e uma boa dose de Memofante. Isto porque o mesmo faz todo um artigo altamente difamatório, mas não viu ou esqueceu-se de mencionar a barbara agressão de Valverde a Samuel Dahl, durante o mesmo jogo. Talvez devesse seguir o exemplo do Rudiger e pedir desculpas.

O presente email/denuncia será reencaminhado para o Sport Lisboa e Benfica, Federação Portuguesa de Futebol, Liga Portugal, Erc e Cnid para que todas as entidades tomem conhecimento e hajam em conformidade.

Sem mais de momento, subscrevo-me com elevada consideração.

Links e fontes:

Artigo Publico https://www.publico.pt/2026/02/23/publico-brasil/opiniao/benfica-desavergonhadamente-racista-2165760

Comunicado Benfica https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2026/02/18/clube-benfica-comunicado-diligencias-uefa

Vídeo Rodrigo https://www.youtube.com/watch?v=qenUXeQnBms

Mas quem é esse jornalista Vicente Nunes?
É brasileiro?
E nós recebemos lições de moral de gente oriunda de um país que foi capaz de eleger Bolsonaro, um racista, misógino e homofóbico, por quem milhões de brasileiros ainda suspiram? É caso para dizer que o Brasil é desavergonhadamente racista, misógino e homofóbico.

pexim

Citação de: 220373 em 24 de Fevereiro de 2026, 17:32
Citação de: brazio em 24 de Fevereiro de 2026, 17:19
Citação de: 220373 em 24 de Fevereiro de 2026, 17:06
Citação de: brazio em 24 de Fevereiro de 2026, 17:00
Citação de: 220373 em 24 de Fevereiro de 2026, 16:49
Citação de: Aka em 24 de Fevereiro de 2026, 16:45
Citação de: 220373 em 24 de Fevereiro de 2026, 16:42
Citação de: Sexta-Feira em 24 de Fevereiro de 2026, 16:23
Citação de: 220373 em 24 de Fevereiro de 2026, 16:17
Citação de: Sexta-Feira em 24 de Fevereiro de 2026, 16:10
Citação de: 220373 em 24 de Fevereiro de 2026, 16:06
Citação de: Sexta-Feira em 24 de Fevereiro de 2026, 15:59
Citação de: 220373 em 24 de Fevereiro de 2026, 15:57
Citação de: Sexta-Feira em 24 de Fevereiro de 2026, 15:56
Citação de: 220373 em 24 de Fevereiro de 2026, 15:54
Citação de: Sexta-Feira em 24 de Fevereiro de 2026, 15:48
Citação de: 220373 em 24 de Fevereiro de 2026, 15:45
Citação de: Sexta-Feira em 24 de Fevereiro de 2026, 15:42
Citação de: 220373 em 24 de Fevereiro de 2026, 15:39
Citação de: keivy em 24 de Fevereiro de 2026, 15:33
Citação de: TFFS em 24 de Fevereiro de 2026, 11:47Um jogador de futebol, adulto, ser punido preventivamente por chamar mono ou maricon a outro adulto num campo de futebol :rir: e com o outro a chamar também nomes. Que tempos estes :rir:
Isto é que devia estar a ser discutido. O mundo do futebol tem momentos em que é altamente hipócrita.

Jogadores aos insultos mútuos por um período acima do normal? Castigo para ambos e siga.
Era o que devia ter acontecido.
Na realidade, by the book o Vinicius devia ter visto vermelho na hora, a não ser que "cagão de merda" não valha o 2 amarelo

Mas não deixo de discordar de vocês ao pensar que um insulto racista deve ser castigo de forma mais grave, como aliás está previsto

É igual.
Chamar filho da puta é igualmente grave.

A sociedade ditou que existem certos assuntos mais sensíveis na agenda.

Um insulto é um insulto.
Pode ter diversas interpretações dependendo da pessoa e do seu passado.
Não é a opinião generalizada que dita aquilo que tu sentes ou deixas de sentir.
Toda a gente tem direito à sua opinião, mas todos temos que encarar a realidade que para quem organiza a prova não é igual, para a percepção publica muitas vezes não é igual e mesmo em termos civis penso que também não seja igual.

A leitura que se retira disso é que a palavra de um, vale mais que a do outro.

Não é esse o caminho. Lamento!

A decisão não pode estar dependente da cor de pele.
Isto é um retrocesso.
E envergonha aqueles que lutaram contra o racismo de verdade.
Não, a leitura que deves tirar disto é que se fores ao Estádio chamar fdp a um adversário em principio nem tu, nem o Benfica terão problemas com isso; se chamares macaco e o adversário for preto, porque há uma conecção racial óbvia, arriscas ter e a causar problemas ao clube.

Com os jogadores igual, há insultos que não podem usar
(indepentende do que o Prestianni no caso disse ou deixou de dizer).

Se eu chamar macaco a um jogador branco a punição é a mesma?

Ou o princípio já não é o mesmo?!

É uma questão de de cor ou de gramática? Adjetivo qualificativo singular.
É uma questão do insulto que usas ser entendido como racista, ou não.
Ou seja, só é válido para negros.

Isto não vai funcionar.
Nunca!

Vocês entraram numa falácia politica/ideológica que não tem resposta para isto.

Só inverteram os papéis.
O cor negra é um privilégio.
Deve funcionar para os 2s lados, se no contexto o insulto de um preto para um branco for entendido como racista; o que aceito que não seja fácil de acontecer na circunstancia de uma competição europeia.

Mas mais uma vez, independentemente da tua ou da minha opinião, é preciso reconhecer a realidade das coisas e adaptar comportamentos a essa realidade. Com pena de no futuro ver o clube a ser prejudicado por situações semelhantes, em particular pelo comportamento dos adeptos.

Se isso for a postura corporativa eu entendo!
Se é uma opinião enquanto individuo/orgânica, percebes que isto é algo inaceitável!

Ou seja, estamos a tentar controlar danos ou possíveis danos e não a tentar resolver o problema estrutural.

No fim do dia, a casa acaba por cair porque os pilares não são bem construídos.
Ambas as coisas.

A minha opinião é diferente da tua, mas tens que aceitar que eu a tenha, como eu tenho que aceitar que tu tens a tua.

Na questão do clube para mim é óbvio que têm que ser pragmáticos independentemente do que possam pessoalmente pensar sobre as coisas. E não percebo quem defende o contrário, está na minha opinião a prejudizar o Benfica.

A postura do Benfica no início é amadora. Completamente!
Foca-se na defesa da imagem do presidente.
Aí ficamos de imediato a saber as reais intenções e prioridades da direção.

Mas o princípio que está na base da discussão, para mim é perfeitamente legítimo.
O Benfica tem todo o direito de acreditar no seu atleta se não há prova em contrário.

Não é a postura mais fácil de se ter, tendo em conta o contexto geral.
Mas é honrada!
É perfeitamente possivel manter a presunção de inocencia do jogador, mas reconhecer que é algo que deve ser investigado, que é inaceitável e ainda assumir de imediato o comportamento racista de alguns adeptos e afirmar consequencias.

Na minha opinião o Benfica tb deveria ter anunciado imediatamente uma campanha anti racismo no seu Estádio, mas parece que para alguns é demais.

Ver as declação do Lukebakio, adaptar para o clube.

Apresentada pela Mariana Mortágua e pela Sofia Aparício.

Já não há pachorra para isto...

O Benfica a ser retratado como um clube racista e tu não tens pachorra

Porque carga de água é que o benfiquista médio teria agora de resolver os problemas dos outros?

Esses actos de expiação pública são poderosos naqueles clubes e adeptos que têm terríveis sentimentos de culpa.

Se eles não percebem porque razão o benfiquista médio se está positivamente a cagar para a cor da pele dos seres humanos é explicar-lhes porquê não embarcar em cerimónias ridículas que seriam uma grave ofensa à memória e à nossa identidade.

É algo que não se pode abdicar por berreiro e histeria que se faça nessas redes antissociais.
A mim parece-me é que alguns Benfiquistas médios estão positivamente a cagar para a imagem do clube, talvez resquicios do orgulhosamente só.

Quando tens Benfiquistas no teu estádio a serem racistas, gravado ao vivo e a cores, uma campanha anti racismo é uma grave ofensa à memória e à nossa identidade de que maneira?

Aliás, essa da identidade tem muito que se lhe diga quando aqui vários users têm dificuldade em entender que chamar macaco a um preto seja uma coisa racista.

Porque seria feita numa posição de submissão e isso não se admite de modo algum.

Benfica não pode ser responsável pelos dilemas existenciais dos outros.

E eu nunca disse que não pode existir aqui ali um anormal ou outro no estádio e quando acontece deve ser castigado daí a confundir isso com o ethos e a natureza multiracial do clube alto lá para o baile.

Os benfiquistas não podem aceitar ser colocados em caixinhas que é basicamente o que essas seitas do "antiraxismo" fazem.

Temos uma vivência concreta a preservar onde a cor nunca foi nem pode ser assunto.

Submissão ao quê, a quem? Estás mais preocupado com o posicionamento ideológico de uma campanha anti racismo, do que se a mesma pode contribuir positivamente para a percepção do clube.

Woke dos anti woke.
O Benfica é o que sempre foi e não precisa de mostrar a ninguém aquilo que é, só tem que continuar a sê-lo.
Defender a imagem do clube é desvalorizar acusações ocas de redes sociais e continuar a vivência do clube de acordo com os seus pregaminhos.
Tu tens que sair um bocado da tua bolha das redes sociais. Mudar o algoritmo. Tu tens a sensação de que o Benfica está a ser chamado de racista por toda a gente porque as pessoas que te aparecem no feed o fazem. O problema não é a imagem do clube. O problema é a tua bolha pessoal.
Vai ver os comentadores todos, de todos os programas internacionais que têm estado a analisar este caso e vais ver que nenhum está a tratar o Benfica como um clube racista. Nenhum deles!
Tu é que, como pessoa de esquerda que és, tens as tuas redes sociais dirigidas ao espectro com que te identificas e, por isso mesmo, estás infestado de brasileiros que se estão completamente a cagar para o Benfica, para a sua história e para os seus valores e apenas querem cascar no português colonizador e no vizinho argentino de quem nunca gostaram e usam a falsa capa do racismo para o fazer.

pexim

Citação de: 220373 em 24 de Fevereiro de 2026, 20:14
Spoiler
Citação de: brazio em 24 de Fevereiro de 2026, 19:30
Citação de: 220373 em 24 de Fevereiro de 2026, 18:49
Citação de: brazio em 24 de Fevereiro de 2026, 18:28
Citação de: 220373 em 24 de Fevereiro de 2026, 18:01
Citação de: brazio em 24 de Fevereiro de 2026, 17:46
Citação de: TFFS em 24 de Fevereiro de 2026, 11:47Um jogador de futebol, adulto, ser punido preventivamente por chamar mono ou maricon a outro adulto num campo de futebol :rir: e com o outro a chamar também nomes. Que tempos estes :rir:
Isto é que devia estar a ser discutido. O mundo do futebol tem momentos em que é altamente hipócrita.

Jogadores aos insultos mútuos por um período acima do normal? Castigo para ambos e siga.
Na realidade, by the book o Vinicius devia ter visto vermelho na hora, a não ser que "cagão de merda" não valha o 2 amarelo

Mas não deixo de discordar de vocês ao pensar que um insulto racista deve ser castigo de forma mais grave, como aliás está previsto

É igual.

Um insulto é um insulto.
Toda a gente tem direito à sua opinião, mas todos temos que encarar a realidade que para quem organiza a prova não é igual, para a percepção publica muitas vezes não é igual e mesmo em termos civis penso que também não seja igual.

Isto é um retrocesso.
Não, a leitura que deves tirar disto é que se fores ao Estádio chamar fdp a um adversário em principio nem tu, nem o Benfica terão problemas com isso; se chamares macaco e o adversário for preto, porque há uma conecção racial óbvia, arriscas ter e a causar problemas ao clube.

Isto não vai funcionar.
Nunca!

Só inverteram os papéis.
Deve funcionar para os 2s lados, se no contexto o insulto de um preto para um branco for entendido como racista; o que aceito que não seja fácil de acontecer na circunstancia de uma competição europeia.

Mas mais uma vez, independentemente da tua ou da minha opinião, é preciso reconhecer a realidade das coisas e adaptar comportamentos a essa realidade. Com pena de no futuro ver o clube a ser prejudicado por situações semelhantes, em particular pelo comportamento dos adeptos.

Se é uma opinião enquanto individuo/orgânica, percebes que isto é algo inaceitável!

Ou seja, estamos a tentar controlar danos ou possíveis danos e não a tentar resolver o problema estrutural.

Ambas as coisas.

A minha opinião é diferente da tua, mas tens que aceitar que eu a tenha, como eu tenho que aceitar que tu tens a tua.

Na questão do clube para mim é óbvio que têm que ser pragmáticos independentemente do que possam pessoalmente pensar sobre as coisas. E não percebo quem defende o contrário, está na minha opinião a prejudizar o Benfica.

Mas o princípio que está na base da discussão, para mim é perfeitamente legítimo.
O Benfica tem todo o direito de acreditar no seu atleta se não há prova em contrário.

Mas é honrada!
É perfeitamente possivel manter a presunção de inocencia do jogador, mas reconhecer que é algo que deve ser investigado, que é inaceitável e ainda assumir de imediato o comportamento racista de alguns adeptos e afirmar consequencias.

Na minha opinião o Benfica tb deveria ter anunciado imediatamente uma campanha anti racismo no seu Estádio, mas parece que para alguns é demais.

Porque carga de água é que o benfiquista médio teria agora de resolver os problemas dos outros?

Esses actos de expiação pública são poderosos naqueles clubes e adeptos que têm terríveis sentimentos de culpa.

Se eles não percebem porque razão o benfiquista médio se está positivamente a cagar para a cor da pele dos seres humanos é explicar-lhes porquê não embarcar em cerimónias ridículas que seriam uma grave ofensa à memória e à nossa identidade.

É algo que não se pode abdicar por berreiro e histeria que se faça nessas redes antissociais.
A mim parece-me é que alguns Benfiquistas médios estão positivamente a cagar para a imagem do clube, talvez resquicios do orgulhosamente só.

Quando tens Benfiquistas no teu estádio a serem racistas, gravado ao vivo e a cores, uma campanha anti racismo é uma grave ofensa à memória e à nossa identidade de que maneira?

Aliás, essa da identidade tem muito que se lhe diga quando aqui vários users têm dificuldade em entender que chamar macaco a um preto seja uma coisa racista.

Porque seria feita numa posição de submissão e isso não se admite de modo algum.

E eu nunca disse que não pode existir aqui ali um anormal ou outro no estádio e quando acontece deve ser castigado daí a confundir isso com o ethos e a natureza multiracial do clube alto lá para o baile.

Os benfiquistas não podem aceitar ser colocados em caixinhas que é basicamente o que essas seitas do "antiraxismo" fazem.

Temos uma vivência concreta a preservar onde a cor nunca foi nem pode ser assunto.

Submissão ao quê, a quem? Estás mais preocupado com o posicionamento ideológico de uma campanha anti racismo, do que se a mesma pode contribuir positivamente para a percepção do clube.

Woke dos anti woke.

Estou e também devias estar é mesmo o tipo de cena que pode envenenar as relações entre benfiquistas.

No Benfica a cor da pele nunca foi assunto ponto final e não podemos permitir que algum dia o seja.

A percepção vai desaparecer até porque essa histeria é mais movida pelo exibicionismo do que por reais boas maneiras.

Já a nossa vivência concreta sempre pautada por essa totalidade que agregou pessoas de todas as cores e sabores à volta de um símbolo e de uma única cor isso sim o Vermelho que é também a única cor que todos levamos igual debaixo da pele podia ser fortemente comprometia.
Se o clube for castigado, a mancha fica

Vai passar.

Uma história centenária não será reescrita por mais histeria que faça numa rede social qualquer. O resto será benfiquistas inseguros que precisam de validação externa.

Vamos continuar a ser o que sempre fomos um clube onde a única cor que realmente importa é que levamos no escudo.
Criticam que a comunicação do Benfica está repetidamente a falar do Eusébio para justificar qualquer coisa, mas contigo não é diferente.

O clube é o que os vivos fazem dele.
O Eusébio é esse símbolo maior porque foi o jogador com maior impacto no clube mas essa dimensão total de Benfica essa ponte de ligação ancestral entre Portugal e África e o pai de Eusébio era branco pelo que esse laço não é uma cena abstracta mas sim uma união pelo sangue entre o Europeu e Africano é apenas um exemplo entre tantos no Benfica.

E sim é errado a direção sacar logo da carta Eusébio porque é uma figura muito reconhecida internacionalmente mas isso deve-se à pouca capacidade de esta gestão fazer uma comunicação eficaz e infelizmente é apenas mais um entre muitos pontos onde o trabalho desta direção deixa a desejar face às necessidades de um clube como Benfica.

Podemos perfeitamente usar exemplos mais simples alguns recentes.

Por exemplo só num clube onde a cor não é assunto uma direção consegue vender um médio geracional e vai buscar um jogador com lesões crônicas para o seu lugar porque uma fatia significativa de benfiquistas têm uma enorme estima pela pessoa.

Achas que algum isso seria possível num Real Madrid? Lol os adeptos caiam em cima do Florentino Perez.

E que dizer de um Mantorras? Aquela energia fervilhante que se sentia no Estádio sempre que entrava para fazer uns minutos até parecia que a equipa ganhava um novo ânimo.

Só um clube onde a cor nunca foi assunto pode ter essa empatia essa ligação emocional profunda com jogadores independentemente da sua circunstância.

Estás mesmo a ver um Real Madrid fazer o mesmo? Lol se amanhã um Vinícius ou Mbappe tivessem lesão de similar gravidade o clube espanhol despachava-os sem apelo nem agravo nem quaisquer cerimónias seriam tratados com mercadorias estragadas descartáveis já quando um jogador nosso cai se essa ligação emocional existe nós estamos sempre lá para amparar e  levantar juntos.

Só um clube de base pode ser assim não por uma necessidade de aperecer e de validação e receber aplausos é simplesmente parte do seu Ser.

E têm tudo a ver com os vivos porque a realidade do Maior não se esgota no campo nem em mera memória das Velhas Glórias é algo que faz parte do nosso dia a dia do clube.

E que deve ser preservado a todo o custo o modelo de Benfica funciona sempre deu provas da sua vitalidade na sua história centenária essa versão alegamente "progressista" de culpas e recriminações e ressentimentos são envenena as relações entre seres humanos.

Não precisamos dessa porcaria para nada.

[fechar]
Pela história de Portugal e descolonização tardia o Benfica tem uma ligação histórica a Africa que outros clubes não tiveram, mas usar tal para defender que essa ligação especial se mantém em 2026 quando na Direccção do clube não há 1 unico Africano, igual na equipa técnica e na equipe A se resume a 3 ou 4 jogadores Europeus com ascendencia, a maioria novos no clube, parece-me que estás a romantizar algo que não existe, e que a grande maioria das pessoas além Badajoz não conhece ou reconhece.

Mas continuem orgulhosamente sós, a ver o nome do clube na lama mas a gritar para quem quer ouvir, ninguém, que somos diferentes e que a lama é temporária e sai com a àgua da chuva.
Futebol profissional é regido pelas leis de mercado. Vai lá ver os escalões de formação do clube e depois volta para falar.

pexim

Citação de: goliath2k em 24 de Fevereiro de 2026, 23:10

Já vi aqui comentários do género "então e se fosse um preto a dizer e a fazer, também consideravam?" ora aqui está que sim. Não é por se proteger uma minoria de insultos racismos que se pode fazer tudo e  está aqui o exemplo. Vocês é que com a mania de agora chamarem woke a tudo até se contradizem a vocês próprios.
Existe algum tipo de correlação entre este caso e o de Prestianni?
Este está documentado, foi dito à vara larga, sem filtros e sem reservas. Toda a gente viu e ouviu e pode ver e rever porque está gravado.
Qual é a comparação aqui, mesmo?

pexim

Citação de: van33 em 25 de Fevereiro de 2026, 06:21
Citação de: RogérioPipi em 25 de Fevereiro de 2026, 00:31
Citação de: odistraido em 25 de Fevereiro de 2026, 00:27
Citação de: RogérioPipi em 25 de Fevereiro de 2026, 00:20
Citação de: odistraido em 25 de Fevereiro de 2026, 00:12
Citação de: RogérioPipi em 25 de Fevereiro de 2026, 00:07

O Gustavo esteve muito mal. Afirmar que não se devem nomear mulheres para jogos é completamente ridiculo. Pode ser corrupta ou incompetente mas não o será por ser mulher, apenas por falta de caracter ou capacidade. Nunca por ser mulher.
O Benfica não deveria deixar passar isto, o jogador é atleta do Benfica e o Rui Costa deveria agir em conformidade com as suas declarações de hoje. Se no caso do Prestianni não existem provas até ao momento, no caso do Gustavo as suas declarações são públicas e servem de prova.

É a opinião dele. Eu tb acho que no desporto masculino só deviam participar homens, assim como no feminino só deveriam estar mulheres.

O problema é que não podes criticar nada se não és logo taxado. Mas até no wokismo há um ranking e parece que as mulheres estão acima, só perdem para os trans. Vai uma mulher criticar pq há um trans a tirar-lhes espaço. Será perseguida tb.

Claro que é a opinião dele, por isso mesmo é que como adulto responsável admitiu o erro, pediu desculpa e sofre as consequências. Segue caminho e é o normal da vida.

Sobre o resto não discuto, estou farto dos woke e dos anti-woke. Não gosto de extremismos nem generalizações.

Admitiu, admitiu. Hehe. Foi forçado a pedir desculpa e ainda assim não escapou da penalização. Mas no caso não é racismo pq a narrativa muda como convém.

Claro que não é racismo. O fator discriminatório é o sexo logo estamos a falar de um caso de misoginia.
Interessante.  E se eu chamar preta a uma mulher preta? É o quê? Racismo? Misoginia?  Ou é Impulse? (entendedores entenderão esta)
Isso é se lhe ofereceres flores...

ZédaViuva

No fundo, isto é só mais uma campanha para catalogar os BRANCOS, especialmente os homens, como maus e culpados de tudo, mesmo o ocorrido anteriormente (SÉCULOS) em locais onde nunca esteve um!.

Em Portugal é só mais uma oportunidade de denegrir o SL BENFICA, amplamente aproveitada PELOS PIRUTANOS DE SEMPRE.

Dr. David Livingstone is famous as a renowned 19th-century Scottish missionary and explorer who mapped much of Central Africa and became a Victorian national hero. He is primarily remembered for his "disappearance" while searching for the Nile's source, prompting a dramatic 1871 rescue by Henry Morton Stanley.

Key reasons for his fame include:
The Famous Encounter:] In 1871[/b, after being missing for years, journalist Henry Morton Stanley found a sick Livingstone in Ujiji, Tanzania, allegedly uttering the iconic phrase, "Dr. Livingstone, I presume?".

Iconic Exploration: He traveled over 29,000 miles in Africa, famously becoming the first European to see and name Victoria Falls.

Anti-Slavery Campaigner: Livingstone worked to expose and end the East African Arab–Swahili slave trade, viewing it as an "immense evil".

Só um exemplo.
Porque o "BRANCO" é tudo de mau, mesmo se não esteve presente, enfeitiçou e corrompeu, porque para "TODOS OS OUTROS", prender pessoas, queimar aldeias ERA DO BEM!

goliath2k

Citação de: pexim em 25 de Fevereiro de 2026, 10:29

Já vi aqui comentários do género "então e se fosse um preto a dizer e a fazer, também consideravam?" ora aqui está que sim. Não é por se proteger uma minoria de insultos racismos que se pode fazer tudo e  está aqui o exemplo. Vocês é que com a mania de agora chamarem woke a tudo até se contradizem a vocês próprios.
Este está documentado, foi dito à vara larga, sem filtros e sem reservas. Toda a gente viu e ouviu e pode ver e rever porque está gravado.
Não sei se é a mim que estás a perguntar, mas tens de perguntar a quem veio logo falar de minorias e se é racismo e diabo a 4

220373

Citação de: pexim em 25 de Fevereiro de 2026, 10:12

É igual.

Um insulto é um insulto.

Isto é um retrocesso.

Isto não vai funcionar.
Nunca!

Só inverteram os papéis.

Ambas as coisas.

Mas é honrada!

Woke dos anti woke.
O Benfica é o que sempre foi e não precisa de mostrar a ninguém aquilo que é, só tem que continuar a sê-lo.
Defender a imagem do clube é desvalorizar acusações ocas de redes sociais e continuar a vivência do clube de acordo com os seus pregaminhos.
Tu tens que sair um bocado da tua bolha das redes sociais. Mudar o algoritmo. Tu tens a sensação de que o Benfica está a ser chamado de racista por toda a gente porque as pessoas que te aparecem no feed o fazem. O problema não é a imagem do clube. O problema é a tua bolha pessoal.
Vai ver os comentadores todos, de todos os programas internacionais que têm estado a analisar este caso e vais ver que nenhum está a tratar o Benfica como um clube racista. Nenhum deles!
Tu é que, como pessoa de esquerda que és, tens as tuas redes sociais dirigidas ao espectro com que te identificas e, por isso mesmo, estás infestado de brasileiros que se estão completamente a cagar para o Benfica, para a sua história e para os seus valores e apenas querem cascar no português colonizador e no vizinho argentino de quem nunca gostaram e usam a falsa capa do racismo para o fazer.
Estas imagens, por exemplo, foram partilhadas pelo Rio Ferdinand
https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/rio-ferdinand-partilha-imagens-de-adeptos-do-benfica-a-imitar-macacos

Não diz taxativamente que o Benfica é um clube racista, mas o que é que está implicito?

Criticam a Direção por tudo e por nada, mas neste assunto defendem exatamente a mesma posição - isto não vos diz nada?

pexim

Citação de: goliath2k em 25 de Fevereiro de 2026, 10:54
Citação de: pexim em 25 de Fevereiro de 2026, 10:29

Não sei se é a mim que estás a perguntar, mas tens de perguntar a quem veio logo falar de minorias e se é racismo e diabo a 4
Estou apenas a questionar porque é que esse outro assunto foi puxado para aqui. Existe algo que relacione os dois casos?
Parece-me que existe vontade de alguém em dizer que um foi punido e, portanto, o outro também deve ser, como se ambos os casos tivessem algumas semelhanças.

benfiquista_zonanorte

Isto é uma palhaçada total que vai atingir proporções épicas.
Vejamos por exemplo esta entrevista do Luisão que é o paladino contra a discriminação.

Para mim é um vídeo perfeitamente normal e não tem mal nenhum, mas se puser as lentes Woke com que se andam a ver estes casos, o que dizer quando lhe perguntam qual o atacante mais chato que enfrentou em campo e ele responde " Qualquer um Argentino".

Como digo para mim não tem mal e a única coisa que mostra é a rivalidade entre Brasil e Argentina, mas para estes paladinos da moral e bons costumes isto seria logo xenofobia.

Apenas um exemplo do ridículo que a nossa sociedade se está a tornar ...
Quando vemos que até um Luis Castro que é das pessoas mais corretas que conheço no futebol ter que vir pedir desculpa porque alguém se sentiu ofendido quando disse "dia negro" estamos conversados.

Temos que perceber que ao contrário de antigamente com as redes sociais qualquer maluquinho tem opinião e pode vir debitar o que quiser para uma caixa de comentários. A juntar a isto os algoritmos das redes sociais que são usados para manipular as pessoas temos aqui um belo caldinho.

Fazia bem ao pessoal passar mais tempo no mundo real e ver de facto o que se passa à sua volta e deixar estas ideologias ridiculas de parte.

Trapattoni

Citação de: Jb3011 em 24 de Fevereiro de 2026, 19:51
Citação de: van33 em 24 de Fevereiro de 2026, 18:40
Citação de: S1Benfica em 24 de Fevereiro de 2026, 18:32
Citação de: Noisiv em 24 de Fevereiro de 2026, 18:16
Citação de: S1Benfica em 24 de Fevereiro de 2026, 16:04
Citação de: Noisiv em 24 de Fevereiro de 2026, 16:02
Citação de: S1Benfica em 24 de Fevereiro de 2026, 15:48
Citação de: Noisiv em 24 de Fevereiro de 2026, 15:37
Citação de: S1Benfica em 24 de Fevereiro de 2026, 14:30
Citação de: cristiano_1904 em 24 de Fevereiro de 2026, 14:18
Citação de: keivy em 24 de Fevereiro de 2026, 13:27
Citação de: 20Nico Gaitan20 em 24 de Fevereiro de 2026, 11:58Um puto de 20 anos...marcado para vida/carreira provavelmente por uma cena que nao disse/fez.

Isto é inacreditavel.
Provavelmente não disse? Ainda estamos nesse estágio? Sim senhor... :rir:

Dizer que se está a fazer um tempestade desnecessária porque estão 2 gajos aos insultos e há um que decide ir fazer quexinhas porque o outro disse uma palavra proíbida? Tudo bem. Foi o que aconteceu e é ridículo.

Agora achar que não aconteceu é continuar com a cabeça espetada na areia. Mas cada um é livre de pensar o que quiser.

Toda a gente naquele relvado sabe que aconteceu. Colegas, treinadores, etc.
Mas claro que ninguém vai assumir, visto que não há evidência visível.
Ser mais provável é diferente de estar cravado na pedra.

É como quem mete o leite antes dos cereais, é provável que sejam psicopatas mas pode não acontecer.

Colocar o leite após os cereais é absurdo.

Estás bem, camarada?

Tudo em forma, como o Benfica. E contigo?

Comes cereais com leite?

Nop.

Então és daqueles que prefere açúcar com café?

Tu dás demasiado valor ao açúcar, pareces os franceses com Guadalupe.
O açúcar é das coisas mais perigosas deste planeta
O açúcar e as morenas.
E brasileiras. ❤️

odistraido

Citação de: Cosme2001 em 25 de Fevereiro de 2026, 08:09

Deve ser difícil ligar o computador sequer, dou-te crédito
Se for mesmo preciso explicar, não as mulheres não são uma "seita identitária", e não, o ato não é racista porque o Vinicius é preto, o que está em causa é mesmo a palavra usada
Se for preciso desvendar mais algum grande mistério, avisa

As mulheres já estão na seita identitária. Quem determina isso são os globalistas wokes que depois usam o grupo conforme dá jeito.

Qual palavra usada? Que deviam colocar um homem para apitar um jogo entre homens?
Este é mais um exemplo de que a cartada do racismo é usada quando convém.

Só que na hierarquia woke, as mulheres estão acima dos negros e abaixo dos trans. Até porrada levam para todo o mundo ver (Olimpíadas).

ana_lopes2009