Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Roronoa

O que ele pode estar a fazer é preparar um plano B, com Enzo a trinco e o Talisca a oito. Aquela brilhante invenção em Braga aposto que nunca tinha sido treinada em condições. Até aí acredito. Se concordo ? Obviamente que não.

abar85

Mas qual era a duvida, o Jonas tinha que entrar e o elemento que custava menos retirar era o companheiro do Enzo. Tudo normal em JJ.

abar85

Citação de: O-Rível em 29 de Outubro de 2014, 08:05
Citação de: Endless em 29 de Outubro de 2014, 01:57
Citação de: O-Rível em 29 de Outubro de 2014, 00:45
Qualquer jogador, numa equipa organizada, com métodos de trabalho decentes, demora bastante tempo a ter um rendimento próximo daquilo que é o desejado. Se joga, ou não, até lá, isso depende do treinador e do que achar melhor para a equipa. E sim, o nosso sistema é complexo. Só em sítios como este é que isso é desvalorizado, o que acaba por ser normal, já que isto é um fórum de adeptos, e não de treinadores.

Estás a vontade para levares esse tema para um fórum de treinadores.
Eles iam gostar de saber isso.
Já agora o já citado exemplo do Diego Costa, o único que mereceu um reparo, porque "cai que nem uma luva" no sistema do Mourinho, acaba de forma muito indirecta por contrariar a tua tese. Primeiro tudo porque o Diego Costa representa aquilo que deve ser feito num mercado de transferências: estabelecer um perfil e contratar segundo esse perfil, sem ser necessário adaptar. Segundo, o Perfil de um atleta só o consegue levar até um determinado ponto, é necessário que as suas capacidades respondam por ele para obter rendimento. São as próprias qualidades do Diego Costa  que o fazem ter um rendimento tão ou melhor que estava a ter no Atlético de Madrid o ano passado (e até me surpreende, porque esperava o pior). Não falta são exemplos de jogadores que dão o salto e rendem do imediato sem necessitar serem adaptados...
Quanto ao nosso sistema ser complexo, nada mais errado. As pessoas no nosso clube é que tornam tudo mais complexo do que é preciso: ora temos 2 atletas "8" a serem adaptados a "6" e temos um ala a ser adaptado a "8". Já antes queria adaptar BC a lateral esquerdo, Miguel Rosa ia ser preparado a lateral direito, Melgarejo foi lateral esquerdo, sem sucesso. Num clube, com todas as condições e mais algumas para o alto rendimento na performance desportiva, não faz sentido tanta mudança e alteração. E não vês isso em lado algum, entre clubes com as mesmas aspirações (ou até com outras aspirações bem mais complicadas) a desenvolver o seu trabalho neste método.

Estou à vontade para dizer o que penso, creio eu. O facto de treinadores ou jogadores, que são pessoas mais informadas do que a maioria de nós, contrariarem a maioria das coisas que se dizem acerca do modelo de jogo ou da forma como o Jesus organiza a equipa e trabalha com os jogadores individualmente acaba por ter pouca relevância aqui, daí o meu comentário.

Quanto ao exemplo do Diego Costa, não contraria a minha tese. Ou então, simplesmente, não percebeste o que eu disse. Penso que o Diego Costa irá render ainda mais quando o treinador tirar o melhor partido das suas capacidades, e este tiver aperfeiçoado o conhecimento e automatização das funções que o treinador lhe pede. O James é a mesmíssima coisa, com a agravante de não estar de momento a render grande coisa. O facto do Diego render agora acontece, não só porque ele é um grande jogador, mas também porque teve a felicidade de ter bons treinadores no seu percurso que o ajudaram a desenvolver as suas qualidades e a conferir maior plasticidade ao seu jogo - particularmente o Simeone. Não disse, em lado algum, que um jogador tem de ser adaptado e executar funções completamente diferentes daquilo a que está habituado, mas a realidade é que mesmo que o Diego não tenha sido adaptado a uma nova posição, as funções que exerce no Chelsea como avançado são diferentes das que exercia no Atlético, até porque as equipas jogam de maneira diferente, têm princípios diferentes, jogadas-padrão diferentes...

O que me parece é que o Benfica traçou um perfil de médio no mercado de transferências, procurando jogadores com determinadas qualidades, e pensando no que eles irão render. Há jogadores que interiorizam mais rapidamente os processos que o treinador pede, é verdade, mas não acho que neste aspecto tenhamos errado ao traçar o perfil como fizemos. A adaptação acaba por ser uma falsa questão pelas questões que enumerei antes. Há sempre adaptações, o que importa são as qualidades. Um jogador pode demorar um pouco mais tempo a ter rendimento, mas mesmo aqui tens casos em que o processo é mais rápido - Enzo, Markovic, Ramires, Witsel, ou mesmo o Lima.

Relativamente ao sistema, o sistema não é complexo. Nenhum sistema o é. O modelo de jogo é que é complexo, porque cabe ao treinador dar dinâmica ao sistema-base. Para esse modelo funcionar, de acordo com o que o treinador preconiza, são necessários alguns pressupostos, como, por exemplo, os jogadores terem determinadas características. E voltamos nós à questão das adaptações, e ao que disse anteriormente, noutro post. Enquanto se vir um jogador pelos terrenos que pisou no passado, e não pelas características físicas, tácticas, técnicas e psicológicas que tem, acho esta discussão fútil. É fútil até pela maneira como colocas as coisas, como se as adaptações que referes não tivessem, muitas delas, surtido efeito:

O Melgarejo, connosco, nunca poderia ser um extremo ou um avançado. Não tinha qualidade técnica para isso. Foi público que falhámos alguns alvos para o lado esquerdo da defesa nesse ano, e o treinador tentou olhar para dentro da equipa à procura de soluções, mais concretamente para o que paraguaio podia dar à equipa, e testou-o com funções diferentes. Não foi brilhante, é verdade, mas honestamente acho que isso se deve mais à falta de qualidade global do jogador do que da posição onde jogava.

O "ala a ser adaptado a 8" é só um jogador que a ala não tinha o rendimento que faz dele um dos melhores jogadores do campeonato. Aliás, no ano passado foi considerado o melhor jogador do campeonato. Mas pronto, já sei, é uma adaptação.

Por último, quanto ao trabalho ser desenvolvido neste método, não me parece sério dizê-lo. Pode acontecer em alguns casos, mas estes não constituem a regra. E nós até temos alguma tradição nesse aspecto, que talvez seja interessante recordar:

- Qual era a posição de Paulo Sousa até Eriksson ter visto nele características de médio defensivo?
- Quais as posições onde Calado jogou ao longo da sua carreira, e onde foi que ganhou maior notoriedade?
- Qual a posição inicial do Maniche no Benfica e onde teve mais rendimento ao longo da carreira?
- Qual a posição original do Miguel, e onde fez carreira no futebol profissional?
- Já agora, e para referir um da era Jesus, o que seria de Fábio Coentrão se continuasse a jogar a extremo?

Tudo muito bonito quando há tempo para se trabalhar um jogador dessa forma, quando não há a constante pressão dos resultados, ou seja, quando tens um plantel que te assegura esse tempo ou quando o objetivo não é ganhar sempre.
Essas condições não existem neste momento, há que ser pratico, há que perceber o contexto.
E dentro disso, não deixa de ser curioso que o Almeida, que melhor conhece o modelo e dá boa conta de si, seja constantemente preterido.
Não deixa de ser curioso que com a lesão do Ola, a opção na ala seja o Bebe e não o Pizzi. E esta ainda é melhor, o Melga não tinha características para ala, mas o Bebe já terá.

E Markovic não teve uma adaptação rápida, teve é que ser lançado e num contexto muito vantajoso que lhe permitiu errar sem que se notasse muito e witsel quanto a mim nunca se adaptou bem às funções que JJ lhe exigia, não foi o jogador que podia ser, entre outras coisas que se podia dizer.

Enquanto JJ não perceber que o contexto não é sempre o mesmo e que também ele se tem que adaptar a ele, não passará disto.

slbenfica_croft

Eis que se falam em mudanças na equipa do Benfica.

Um gajo vai ver e...MAIS DO MESMO.

Continua tudo na mesma. Pouco importa estar enzo e talisca ou samaris e enzo, ou outra dupla.

Vai dar ao mesmo. Exactamente ao mesmo.

Merda para isto.

abar85

E mais, a validação do método não vem porque os jogadores individualmente acabam por render, e depois saem por milhões, os títulos é que trazem essa validação, e infelizmente para o Benfica, não são assim tantos.

Gandalfo

Enzo a trinco? Mas este gajo é parvo?

BernardoS10

Novo Benfica à vista, e que na prática é o mesmo da 2ª parte fabulosa em Braga.

abar85

Citação de: slbenfica_croft em 29 de Outubro de 2014, 09:28

Continua tudo na mesma. Pouco importa estar enzo e talisca ou samaris e enzo, ou outra dupla.

Merda para isto.

Não sei se será o mesmo, agora surpreendente não é! Há determinados jogadores que têm que jogar sempre estejam bem ou mal, e os outros são para encaixar consoante isso.

slbenfica_croft

Citação de: BernardoS10 em 29 de Outubro de 2014, 09:29
Novo Benfica à vista, e que na prática é o mesmo da 2ª parte fabulosa em Braga.
que por sua vez é uma versão alternativa exactamente do MESMO.

Pelo meio o Benfica não vai aproveitar as potencialidades do seu plantel. Antes vai continuar no mesmo rumo com uma EQUIPA em constante desiquilibrio e a exigir que os dois médios sejam super homens.

Não haverá milagres naturalmente.

arodrigues84

zefo

Cheira outra vez a fim de ciclo... cada vez mais com ideias desesperadas ...

slbenfica_croft

Citação de: abar85 em 29 de Outubro de 2014, 09:31
Citação de: slbenfica_croft em 29 de Outubro de 2014, 09:28

Merda para isto.

Não sei se será o mesmo, agora surpreendente não é! Há determinados jogadores que têm que jogar sempre estejam bem ou mal, e os outros são para encaixar consoante isso.
para mim é claramente mais do mesmo.
Nada de substancial muda.

O Benfica chegou a um ponto em que necessita urgentemente de mudar o desenho para mudar o modelo de jogo. E é fundamental fazê-lo para bem da equipa principalmente nos jogos mais exigentes.

Manter dois médios é um erro. Pouco importa baralhar e voltar a dar.

O único médio que encaixa bem neste duo de meio campo curiosamente é um dos lesionados e mesmo considerando as suas limitações técnicas, Fejsa, que por sinal encaixa bem porque tem aquilo que a maioria dos nossos médios não tem, ou seja, muito robustez,  intensidade e grande pulmão que é fundamental pra jogar nesta forma louca de acelerações constantes e equipa subida e com pendor ofensivo evidente com apenas dois homens a aguentarem o peso de toda a equipa.

Reitero, é preciso mudar p desenho porque isso, neste caso concreto, significará uma mudança no modelo de jogo.

Precisamos de gerir melhor os ritmos e de sermos uma equipa mais forte em posse e controlo de jogo. Dessa forma poderemos jogar subidos e os nosso miolo não ficará entregue à dois mouros de trabalho que jogam 90min em inferioridade numérica.

Gandalfo

Isto do Enzo a trinco é bom para depois virem dizer que o Enzo faz frete.

tone

Pior...

Quando um dos dois médios é um avançado e o outro anda estoirado.

Pior... AINDA!!

Trezeguet

O Benfica chegou a um ponto em que necessita urgentemente de mudar o desenho para mudar o modelo de jogo. E é fundamental fazê-lo para bem da equipa principalmente nos jogos mais exigentes.

Manter dois médios é um erro. Pouco importa baralhar e voltar a dar.

http://www.youtube.com/watch?v=ZHs8VWQD9Qw