Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

PsychoFan

Citação de: VitorPaneira7 em 10 de Dezembro de 2014, 19:26
Se o ditado fosse correcto então guardiola não teria sido treinador do Barcelona, e existem exemplos como Mortimore, Glória e Eriksson que voltaram uma segunda vez e tiveram sucesso.

Se existe estrutura saberá acolher e aproveitar o treinador.
Se o treinador é bom saberá aproveitar o que tem.
mai nada.

Theroux

Citação de: peter_slb em 10 de Dezembro de 2014, 19:13
Citação de: Theroux em 10 de Dezembro de 2014, 19:00
Mas alguém tem lata para negar que ele era completamente ignorado se não tivesse jogado no Benfica?

O Jesus quando veio, o Rui Vitória, o Marco Silva, o Leonardo Jardim, o Villas Boas e o Mourinho antes de irem para o porto, também eram tudo treinadores que pelo currículo seriam completamente ignorados, esses não eram/são ignorados porque são portugueses, o Preud'Homme não é ignorado porque é uma ex-glória do clube, mas não é o facto de não terem currículo que faça com que não sejam ignorados em condições normais, que faz deles maus treinadores.

Nós ignoramos certamente muitas dezenas de bons treinadores, simplesmente porque não temos razão para saber que eles existem, certamente que em 2008 todos ignorávamos um Jurgen Klopp que tinha descido com uma equipa e andava na segunda divisão alemã e não é por isso que ele seria na altura um treinador menos bom.

Há duas formas de escolher um treinador: pelo potencial ou pelo que já mostrou. O Michel não se enquadra em nenhuma dessas categorias. Nem tem tido uma carreira ascendente (está no modesto Brugge depois de ter passado pelas arábias) que possa justificar uma aposta nem fez nada que outros treinadores como o Vercauteren não tenham feito.

Eu não conheço os treinadores. Se a direcção achar que encontrou um AVB que vai limpar tudo que o contrate, agora eu só os conheço pelo que é público, ou seja, resultados e carreira.

PsychoFan

Citação de: Theroux em 10 de Dezembro de 2014, 19:27
Citação de: peter_slb em 10 de Dezembro de 2014, 19:13
Citação de: Theroux em 10 de Dezembro de 2014, 19:00
Mas alguém tem lata para negar que ele era completamente ignorado se não tivesse jogado no Benfica?

O Jesus quando veio, o Rui Vitória, o Marco Silva, o Leonardo Jardim, o Villas Boas e o Mourinho antes de irem para o porto, também eram tudo treinadores que pelo currículo seriam completamente ignorados, esses não eram/são ignorados porque são portugueses, o Preud'Homme não é ignorado porque é uma ex-glória do clube, mas não é o facto de não terem currículo que faça com que não sejam ignorados em condições normais, que faz deles maus treinadores.

Nós ignoramos certamente muitas dezenas de bons treinadores, simplesmente porque não temos razão para saber que eles existem, certamente que em 2008 todos ignorávamos um Jurgen Klopp que tinha descido com uma equipa e andava na segunda divisão alemã e não é por isso que ele seria na altura um treinador menos bom.

Há duas formas de escolher um treinador: pelo potencial ou pelo que já mostrou. O Michel não se enquadra em nenhuma dessas categorias. Nem tem tido uma carreira ascendente (está no modesto Brugge depois de ter passado pelas arábias) que possa justificar uma aposta nem fez nada que outros treinadores como o Vercauteren não tenham feito.

Eu não conheço os treinadores. Se a direcção achar que encontrou um AVB que vai limpar tudo que o contrate, agora eu só os conheço pelo que é público, ou seja, resultados e carreira.
Tu tás a olhar muito para o clubes que treinou. O mais importante volto a dizer, são as suas ideias e se ele as consegue operacionar.

lonstrup

Citação de: Rei em 10 de Dezembro de 2014, 19:27
Havia de ser bonito o Benfica a ser treinador pelo... Preud'homme. Como jogador foi fabuloso, top mesmo. Como treinador nem por isso, falta-lhe tanto mas tanto para ter categoria para treinar o Benfica. E digo-o com todo o respeito que tenho por ele.
Até pode ser que tenhas razão. Mas Jesus também tem as suas limitações e conseguiu ganhar dois campeonatos, e esperemos que nos dê agora o 3º.

Sem preconceito, olhar para o que fez e o método de trabalho, e perceber se o caminho que o Benfica pretende trilhar pode ser o mesmo que o de Preudhomme.

Uma coisa percebemos, o caminho de Jesus não é o mesmo do Benfica, e isso teremos de resolver no fim da época.

GiiB_10

Modesto Brugge que está em 1º no campeonato, e no seu grupo de LE. Nada mau.

Theroux

Citação de: O Patriarca em 10 de Dezembro de 2014, 19:14
Citação de: Theroux em 10 de Dezembro de 2014, 19:11
Citação de: lonstrup em 10 de Dezembro de 2014, 19:04
Mas é bom sinal esta «repulsa» pelo Preudhomme. Porque esta preocupação em desqualificar o belga, configura o assumir indirectamente que considera Preudhomme é uma opção válida para o Benfica.

ahaha "Repulsa". Não peço treinadores com base na nostalgia, quero lá saber disso, quero é competência. Se fosse escolher treinadores com base na nostalgia ia buscar o Eriksson ou o Toni.

Pellegrini, Klopp, Simeone. É este tipo de treinadores que quero a seguir ao JJ. Grandes treinadores para um grande clube.

Claro que se um Marco Silva se destacar muito venha ele, mas é a escolha entre um Aimar e um Nuno Assis. Um é mais caro que o outro, mas a qualidade pagasse.

Theroux, respondi-te, e fiz-te nova pergunta.

Gostaria que me respondesses a essa, e também a esta: o que é que Simeone tinha provado a mais que Preud'homme antes de ser contractado pelo Atlético?

Eu não conheço os treinadores. Se a direcção achar que encontrou um AVB que vai limpar tudo que o contrate, agora eu só os conheço pelo que é público, ou seja, resultados e carreira.

O Michel, nostalgia à parte, é banal no contexto europeu. É um Vercauteren, e ainda está longe de um Frank de Boer (que também não quero).

VitorPaneira7

A carreira de Preud'homme, excepção feita às árabias, tem passado pela Bélgica e Holanda.
Clube Brugges  é apenas o segundo maior clube da bélgica não é modesto qualquer, quem acompanha o futebol sabe do peso do Brugges na Bélgica.Quer relançar-se e escolherem alguém que relançou o Standard e lutou por titulos com Gent e Twente.

Maka

#821602
Citação de: Theroux em 10 de Dezembro de 2014, 18:51
Citação de: O Patriarca em 10 de Dezembro de 2014, 18:45
Citação de: Theroux em 10 de Dezembro de 2014, 18:41
Citação de: lonstrup em 10 de Dezembro de 2014, 18:36
Michel Preudhomme, um homem com sabedoria e classe, e benfiquismo.

O Michel está completamente fora do que se exige a um treinador do Benfica.

Porque dizes isso, Theroux?

Permite-me que te responda com uma pergunta:

Se o Michel não tivesse jogado no Benfica e fizesses uma lista com uns 20 treinadores ele aparecia? É que se aparecia também tinha que lá entrar um Vercauteren que tem o triplo dos campeonatos dele.

Fala-se dele única e exclusivamente porque todos se lembram dele como jogador. Se retirares isso é um treinador que nem aparece no radar.

E o Jesus antes de chegar ao Benfica aparecia em que radar? No radar da Amadora?
Continuas sem responder. Simplesmente atacas quem te faz esta pergunta.

Não espero que desta vez seja diferente.

Bailey

Citação de: Maka em 10 de Dezembro de 2014, 19:31
Citação de: Theroux em 10 de Dezembro de 2014, 18:51
Citação de: O Patriarca em 10 de Dezembro de 2014, 18:45
Citação de: Theroux em 10 de Dezembro de 2014, 18:41
Citação de: lonstrup em 10 de Dezembro de 2014, 18:36
Michel Preudhomme, um homem com sabedoria e classe, e benfiquismo.

O Michel está completamente fora do que se exige a um treinador do Benfica.

Porque dizes isso, Theroux?

Permite-me que te responda com uma pergunta:

Se o Michel não tivesse jogado no Benfica e fizesses uma lista com uns 20 treinadores ele aparecia? É que se aparecia também tinha que lá entrar um Vercauteren que tem o triplo dos campeonatos dele.

Fala-se dele única e exclusivamente porque todos se lembram dele como jogador. Se retirares isso é um treinador que nem aparece no radar.

E o Jesus antes de chegar ao Benfica aparecia em que radar? No radar da Amadora?

mas que raio de argumento é esse. mas agora tem que se usar o mesmo critério para escolher o próximo treinador que se usou para o Jesus?

Roy Kent

Gosto muito do Michel, mas também não me parece homem para o Benfica.

Se viesse a ser treinador do Benfica era engolido em três tempos.

PsychoFan

Citação de: Maka em 10 de Dezembro de 2014, 19:31
Citação de: Theroux em 10 de Dezembro de 2014, 18:51
Citação de: O Patriarca em 10 de Dezembro de 2014, 18:45
Citação de: Theroux em 10 de Dezembro de 2014, 18:41
Citação de: lonstrup em 10 de Dezembro de 2014, 18:36
Michel Preudhomme, um homem com sabedoria e classe, e benfiquismo.

O Michel está completamente fora do que se exige a um treinador do Benfica.

Porque dizes isso, Theroux?

Permite-me que te responda com uma pergunta:

Se o Michel não tivesse jogado no Benfica e fizesses uma lista com uns 20 treinadores ele aparecia? É que se aparecia também tinha que lá entrar um Vercauteren que tem o triplo dos campeonatos dele.

Fala-se dele única e exclusivamente porque todos se lembram dele como jogador. Se retirares isso é um treinador que nem aparece no radar.

E o Jesus antes de chegar ao Benfica aparecia em que radar? No radar da Amadora?
Aparecia no radar nacional.

JackWhite

Ao ver tantas opiniões e tão convictas sobre a qualidade do Preud Homme como treinador, interrogo-me qual destas equipas é que caros foristas seguiram atentamente:

- Club Brugge entre 2013 e 2014
- Al-Shabab entre 2011 e 2013
- Twente em 2010/11
- Gent em 2008 e 2010
- Standard Liege entre 2006 e 2008

Aquele Al-Shabab de 2011 era uma equipaça do caralho.

Theroux

Citação de: Manuel8 em 10 de Dezembro de 2014, 19:11
Eu nem faço ideia se o Michel é bom ou mau treinador portanto seria estúpido comentar sobre isso, tal como é estúpido compará-lo com o Vercauteren por causa do "número de campeonatos".

Ou então daqui a bocadinho alguém diz com uma cara série que o Jesualdo Ferreira é bom treinador, melhor que o Leonardo Jardim por exemplo.

Se ele é bom ou mau eu não sei, mas não é ter menos títulos que o Vercauteren que influencia alguma coisa, só porque o Vercauteren andou a treinar um clube que tem praí o triplo dos campeonatos ganhos do 2º clube com mais campeonatos na Bélgica, tal como o Jesualdo treinou o Porto contra 2 rivais a um nível absolutamente patético.

Objectivamente são dois treinadores ao mesmo nível, não percebo qual é a dúvida.

AleKx

Acham que o Jorge ainda acredita no apuramento?

lonstrup

Mas é isto que não entendo.

Agora o critério é diferente porquê?

Jesus também era banal no contexto europeu, e reconhecido positivamente no contexto nacional, e no entanto conseguiu vencer 2 campeonatos.

Então qual o problema de contratar um treinador «banal» em termos de reputação? Não é mais importante apostar em alguém com base nos seus métodos de trabalho e no que ele pode fazer no clube?