Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Bethinho

Citação de: Scorpion8 em 10 de Dezembro de 2014, 19:10
e o Preud'homme pode ser como o Simeone, excelente treinador, desconhecido para a maioria das grandes equipas, Atl. Madrid sabia quem era por ter sido seu jogador, e foi má aposta dos espanhóis? não me parece...

o problema é que o Michel,a vir,corre o risco de "estragar" a teoria tão defendida que sem JJ o Benfica volta á idade da pedra.
há um medo terrivel que venha um treinador que consiga fazer melhor que o JJ.

peter_slb

Citação de: Theroux em 10 de Dezembro de 2014, 19:00
Mas alguém tem lata para negar que ele era completamente ignorado se não tivesse jogado no Benfica?

O Jesus quando veio, o Rui Vitória, o Marco Silva, o Leonardo Jardim, o Villas Boas e o Mourinho antes de irem para o porto, também eram tudo treinadores que pelo currículo seriam completamente ignorados, esses não eram/são ignorados porque são portugueses, o Preud'Homme não é ignorado porque é uma ex-glória do clube, mas não é o facto de não terem currículo que faça com que não sejam ignorados em condições normais, que faz deles maus treinadores.

Nós ignoramos certamente muitas dezenas de bons treinadores, simplesmente porque não temos razão para saber que eles existem, certamente que em 2008 todos ignorávamos um Jurgen Klopp que tinha descido com uma equipa e andava na segunda divisão alemã e não é por isso que ele seria na altura um treinador menos bom.

Josh

Citação de: O Patriarca em 10 de Dezembro de 2014, 18:32
Citação de: Josh em 10 de Dezembro de 2014, 15:54
No Benfica, atualmente, exige-se que a equipa faça o Bicampeonato, vença a Taça de Portugal e até a Taça da Liga. Quer-se a todo custo voltar a dominar o panorama "interno", coisa que não fazemos vai para lá de 20 anos. Falhámos na Champions (meta mínima: oitavos de final) e dá a ideia que o principal objectivo foi por água abaixo, quando na verdade, todos sabemos que por si só, ir aos oitavos ou quartos de final não vai levar ninguém para o Marquês.
Fizemos uma péssima prestação na Liga dos Campeões, mas o mais importante ainda está aí para ganhar.
Muito tenho eu lido sobre a "hegemonia" a nível interno, ou a " voltar a dominar o panorama "interno"", como tu lhe chamas.

Isso apenas o Benfica fez uma vez na sua história: de 1959-1960 a 1976-1977.

Nesses 18 anos, o Benfica venceu 14 campeonatos. Foi a ÚNICA vez na história que o Benfica deteve qualquer espécie de "hegemonia", ou "dominância" interna em Portugal.

Antes disso, de 1941-1942 a 1958-1959, o Benfica em 18 anos venceu 6 campeonatos.

Depois disso, de 1977-1978 a 1993-1994, o Benfica em 17 anos venceu 7 campeonatos.

O que quero dizer com isto é que o dever do Benfica é vencer cerca de metade dos campeonatos que disputa. Falar em "voltar a dominar o panorama interno" é absurdo: isso nunca existiu, a não ser nessa época. E já lá vão não 20, mas sim 40 anos.

Se o Benfica algum dia voltar a dominar de semelhante forma, será por erros do Porto, tal como o Porto apenas o fez recentemente graças a problemas no Benfica ― ou como o Celtic hoje o faz na Escócia graças à quase-extincção forçada dos Rangers. Se alguma gestão calamitosa um dia quebrar o Porto, voltaremos decerto a viver uma hegemonia como a que refiro. Tudo o resto será disputado a meias.

A obrigação realista do Benfica, depois da era Eusébio e antes dela, sempre foi esta: vencer metade dos campeonatos disputados, e ver os rivais dividir os restantes entre si ― mantendo-se assim o clube mais vencedor de Portugal.

E a obrigação realista do Benfica, depois da era Eusébio e já com as competições europeias, sempre foi fazer o Benfica ir o mais longe possível na Europa, e dignificar o clube e Portugal no Mundo.

Jorge Jesus é talvez capaz de cumprir a primeira obrigação. No entanto, considerando os plantéis que tem tido, penso que não tem satisfeito, e que deveria, no mínimo, ter ganho mais um campeonato.

Mas Jorge Jesus não é, de forma alguma, capaz de cumprir a segunda obrigação. E tem-no provado sistematicamente.

Este ano, mais que em qualquer outro, tinha a obrigação de provar ao Mundo que o Benfica não é um clube de perdedores da II Liga Europa. Depois de duas finais perdidas, era vez de mostrar que não é só contra os mais fraquinhos que o Benfica é capaz de chegar longe.

Hoje, claro, todos os jornais estrangeiros zombam o Benfica. Afinal jogar na I Liga dos Campeões não é o mesmo que jogar na II Liga Europa.

Já aqui escrevi antes: O Atlético é um clube com uma dimensão económica muito semelhante à do Benfica. Tudo o que o Atlético tem alcançado nos últimos anos Jesus poderia, mutatis mutandis, ter alcançado com o Benfica. A diferença?

Já aqui escrevi antes: o Basel é um clube com uma dimensão económica muito inferior à do Benfica. E no entanto, tal como todos sabemos, tem um currículo durante a era de Jesus na I Liga dos Campeões muito superior à do Benfica. E este ano, e tal como se adivinhava, não foi o Liverpool, mas sim o Basel que se qualificou para mais uma vez jogar entre os melhores na Primavera, graças a ter aguentado um empate a uma bola no jogo final decisivo em Liverpool. A diferença?

Já aqui escrevi antes: existe um treinador que, sempre à frente de clubes secundários, tem ganho campeonatos e taças em três países diferentes com quatro clubes diferentes nos últimos seis anos ― e está bem encaminhado para ganhar um campeonato com o seu quinto clube, agora o Club Brugge: Michel Preud'homme. A diferença?

Jorge Jesus é um perdedor. Ao fim de todos estes anos no Benfica, apenas um ignorante do futebol, ou alguém ainda muito jovem, não o é capaz de ver.


A hegemonia que eu estava a falar era ganhar com mais frequência... fazer "bis", "tris" ou até algo mais, quem sabe rs. A questão mais importante, é depois de perder não ficar mais 3/4 ou 5 anos à seca. Há um número que paira invariavelmente na minha cabeça... voltar a colocar 10 campeonatos de diferença sobre o Porto e dobrar o registo do Sporting. Acho que é perfeitamente exequível no curto prazo (8 anos).

Aguia_Rea1

Citação de: Theroux em 10 de Dezembro de 2014, 19:11
Citação de: lonstrup em 10 de Dezembro de 2014, 19:04
Mas é bom sinal esta «repulsa» pelo Preudhomme. Porque esta preocupação em desqualificar o belga, configura o assumir indirectamente que considera Preudhomme é uma opção válida para o Benfica.

ahaha "Repulsa". Não peço treinadores com base na nostalgia, quero lá saber disso, quero é competência. Se fosse escolher treinadores com base na nostalgia ia buscar o Eriksson ou o Toni.

Pellegrini, Klopp, Simeone. É este tipo de treinadores que quero a seguir ao JJ. Grandes treinadores para um grande clube.

Claro que se um Marco Silva se destacar muito venha ele, mas é a escolha entre um Aimar e um Nuno Assis. Um é mais caro que o outro, mas a qualidade pagasse.

claro, o mesmo é dizer JJ pra sempre  :rir:

ou o JJ ou os melhores dos melhores. É que nem andamos a comparar nos mesmos campeonatos. Giro era aplicar essa mesma pouca tolerancia ao que por cá anda, levava já um chuto no cu em Maio

O Patriarca

Citação de: Theroux em 10 de Dezembro de 2014, 19:11
Citação de: lonstrup em 10 de Dezembro de 2014, 19:04
Mas é bom sinal esta «repulsa» pelo Preudhomme. Porque esta preocupação em desqualificar o belga, configura o assumir indirectamente que considera Preudhomme é uma opção válida para o Benfica.

ahaha "Repulsa". Não peço treinadores com base na nostalgia, quero lá saber disso, quero é competência. Se fosse escolher treinadores com base na nostalgia ia buscar o Eriksson ou o Toni.

Pellegrini, Klopp, Simeone. É este tipo de treinadores que quero a seguir ao JJ. Grandes treinadores para um grande clube.

Claro que se um Marco Silva se destacar muito venha ele, mas é a escolha entre um Aimar e um Nuno Assis. Um é mais caro que o outro, mas a qualidade pagasse.

Theroux, respondi-te, e fiz-te nova pergunta.

Gostaria que me respondesses a essa, e também a esta: o que é que Simeone tinha provado a mais que Preud'homme antes de ser contractado pelo Atlético?

Saveloy

Citação de: Theroux em 10 de Dezembro de 2014, 19:12
Citação de: Ramiro Lopes em 10 de Dezembro de 2014, 19:05
Citação de: Theroux em 10 de Dezembro de 2014, 19:00
Mas alguém tem lata para negar que ele era completamente ignorado se não tivesse jogado no Benfica?
Mas alguém tem a lata para negar que ter passado pelo Benfica (ainda para mais da forma que passou) é algo relevante para uma possível contratação?

É irrelevante, ou achas que se deve ir buscar o Eriksson ou o Toni?

Ser relevante não quer dizer que não existam outras coisas relevantes. Ou se eu disser que o currículo de um treinador é relevante estou a eliminar o Pellegrini em favor do Trapatonni?

Bailey

há um ditado que diz bem porque não quero o Preud´Homme no Benfica como treinador: Nao regresses a uma casa onde já fostes feliz

os mesmos que querem o Preud´Homme e detestam o Jesus são os mesmos que quando fomos campeões e toda a época de 09 10 ajoelhavam se perante o Jesus. E que agora o insultam aqui diariamente.
Não iria suportar ver o Preud´Homme sujeito a isso. A sua imagem está imaculada, deixemos estar assim, há outras opções tão boas ou melhores que ele

sardao

Citação de: Scorpion8 em 10 de Dezembro de 2014, 19:10
e o Preud'homme pode ser como o Simeone, excelente treinador, desconhecido para a maioria das grandes equipas, Atl. Madrid sabia quem era por ter sido seu jogador, e foi má aposta dos espanhóis? não me parece...
Bem visto.

lonstrup

Citação de: Theroux em 10 de Dezembro de 2014, 19:11
Citação de: lonstrup em 10 de Dezembro de 2014, 19:04
Mas é bom sinal esta «repulsa» pelo Preudhomme. Porque esta preocupação em desqualificar o belga, configura o assumir indirectamente que considera Preudhomme é uma opção válida para o Benfica.

ahaha "Repulsa". Não peço treinadores com base na nostalgia, quero lá saber disso, quero é competência. Se fosse escolher treinadores com base na nostalgia ia buscar o Eriksson ou o Toni.

Pellegrini, Klopp, Simeone. É este tipo de treinadores que quero a seguir ao JJ. Grandes treinadores para um grande clube.

Claro que se um Marco Silva se destacar muito venha ele, mas é a escolha entre um Aimar e um Nuno Assis. Um é mais caro que o outro, mas a qualidade pagasse.
Mas tu agora tens um Nuno Assis. E lá por não conseguires o Aimar, não quer dizer que tenhas de continuar com o Nuno Assis. Podes sempre tentar um Gaitan.

Theroux

Citação de: O Patriarca em 10 de Dezembro de 2014, 19:10
Citação de: Theroux em 10 de Dezembro de 2014, 18:51
Citação de: O Patriarca em 10 de Dezembro de 2014, 18:45
Citação de: Theroux em 10 de Dezembro de 2014, 18:41
Citação de: lonstrup em 10 de Dezembro de 2014, 18:36
Michel Preudhomme, um homem com sabedoria e classe, e benfiquismo.

O Michel está completamente fora do que se exige a um treinador do Benfica.

Porque dizes isso, Theroux?

Permite-me que te responda com uma pergunta:

Se o Michel não tivesse jogado no Benfica e fizesses uma lista com uns 20 treinadores ele aparecia? É que se aparecia também tinha que lá entrar um Vercauteren que tem o triplo dos campeonatos dele.

Fala-se dele única e exclusivamente porque todos se lembram dele como jogador. Se retirares isso é um treinador que nem aparece no radar.

De maneira alguma: numa lista de 20 treinadores Preud'homme tem lugar como um dos mais interessantes a considerar.

Repito: quatro campeonatos ou taças em três países diferentes com quatro clubes diferentes em seis anos. E de momento lidera o campeonato belga, e venceu o seu grupo na Liga Europa com o seu quinto clube.

E nehum destes clubes foram o principal do seu campeonato. Não foi o Anderlecht: foi o Standard Liège. Não foi o Ajax: foi o Twente. Não foi o foi o Al-Hilal: foi o Al-Shabab. E vê o que ele agora, mais uma vez, está a fazer com o Club Brugge.

Se isto não revela competência, não sei o que revelará, sineramente.  É sorte a mais. O que te parece a ti?

Claro que revela competência mas eu quero o melhor treinador possível à face da terra e tenho 4M€ para lhe oferecer. Se calhar até é um treinador baratinho como o MS, mas nunca na vida seria um Michel.

Percebo que é uma escolha baseada exclusivamente na nostalgia mas por outro lado faz-me confusão como se olha para o Benfica actual com enormes exigências e se quer ir buscar um treinador que nunca mostrou ambição na sua carreira.

PsychoFan

Citação de: Aguia_Rea1 em 10 de Dezembro de 2014, 19:12
Citação de: PsychoFan em 10 de Dezembro de 2014, 19:11
Citação de: Aguia_Rea1 em 10 de Dezembro de 2014, 19:09
Citação de: PsychoFan em 10 de Dezembro de 2014, 19:08
O de Boer é impossível.

não é nada, tantos mas tantos que não o são
Mas achas que o Frank de Boer tem algum interessa em vir pra aqui? Ele quer é ir pa Inglaterra, França, pa um clube comprador, ele próprio já o disse. Não tão a falar em dinheiro. Falo do interesse do treinador.

depende do projecto que lhe apresentes. Será que vai jogar já a CL nesses paises, a treinar jogadores como Enzo, Salvio,...
O Benfica não consegue oferecer mais que o Ajax já oferece. É o mesmo género de clube.

Céptico

Também não fazem a coisa por menos.

Vão logo comparar o JJ com o Simeone!!

:rir:

Nramos

Para mim é esclarecedor ver esta desconsideração por Preud'homme, com o curriculum que já apresenta.

Josh

Citação de: Bailey em 10 de Dezembro de 2014, 19:15
há um ditado que diz bem porque não quero o Preud´Homme no Benfica como treinador: Nao regresses a uma casa onde já fostes feliz

os mesmos que querem o Preud´Homme e detestam o Jesus são os mesmos que quando fomos campeões e toda a época de 09 10 ajoelhavam se perante o Jesus. E que agora o insultam aqui diariamente.
Não iria suportar ver o Preud´Homme sujeito a isso. A sua imagem está imaculada, deixemos estar assim, há outras opções tão boas ou melhores que ele

Se é para discutir os nomes que temos visto na imprensa (Rui Vitória à cabeça), minha nossa...  :buck2:

lonstrup

Citação de: Bailey em 10 de Dezembro de 2014, 19:15
há um ditado que diz bem porque não quero o Preud´Homme no Benfica como treinador: Nao regresses a uma casa onde já fostes feliz

os mesmos que querem o Preud´Homme e detestam o Jesus são os mesmos que quando fomos campeões e toda a época de 09 10 ajoelhavam se perante o Jesus. E que agora o insultam aqui diariamente.
Não iria suportar ver o Preud´Homme sujeito a isso. A sua imagem está imaculada, deixemos estar assim, há outras opções tão boas ou melhores que ele
Isso é treta, essa conversa.

Temos exemplos de jogadores como Aimar e Saviola, que os ultimos meses de Benfica foram passados no banco de suplentes e com rendimentos menos bons, e não foi por isso que foram tratados com menos consideração.

Alguém com a classe de Preudhomme seria sempre tratado com consideração, fossem quais fossem os resultados. Nunca o «Homem» seria atingido.