Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

-Miccoli

Citação de: Vitor_F em 03 de Setembro de 2015, 02:14
eu gostava de ver uma equipa jogar em 3-4-3 hoje em dia. lembro-me do andrianse e em portugal ate correu bem
A questão é que em Portugal as equipas pequenas atualmente têm sempre aqueles dois extremos rápidos e chatos, como o Candeias e o Marco Matias foram, e atualmente o Murillo no Tondela encaixa nesse perfil.

Jogando contra adversários assim, e tendo 3 defesas/centrais, é importante os médios terem uma forte ação na transição defensiva. Imagina estares a atacar com 7 homens à frente da linha da bola (3 avançados, 4 médios) e perdes a bola. Estás naturalmente descompensado depois a defender, levando depois com 1 médio de transição e um desses extremos rápidos, a transição defensiva é muito complicada.

Vitor_F

claro que ia depender dos jogares que tenhas ao teu dispor para fazer uma equipa que se encaixe no 3-4-3. uma coisa e certa.. o futebbol esta muio "secante". penso que se uma equipa grande como barca ou real a tentarem uma coissa diferente iam ter frutos. pena o senhor Cruyff nao treinar hoje me dia

tiago_alexx

Citação de: Benfiquista_de_1ª em 03 de Setembro de 2015, 02:13
Rui,não há que inventar:

                       Júlio César

       Lisandro       Fejsa        Eliseu

                    Samaris  Pizzi

  Nélsinho          Jonas              Nico

                Jimenez     Gonçalo




Receita para o sucesso.

li isso de baixo pra cima e de cima pra baixo. continuo sem entender

Vitor_F

#50733
uma defesa com jardel luisao e lisandro nao me parece muito mal.com fesja e samaris no meio campo

Jonny-Venezuela

Citação de: tiago_alexx em 03 de Setembro de 2015, 02:23
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 03 de Setembro de 2015, 02:13
Rui,não há que inventar:

                       Júlio César

       Lisandro       Fejsa        Eliseu

                    Samaris  Pizzi

  Nélsinho          Jonas              Nico

                Jimenez     Gonçalo




Receita para o sucesso.

li isso de baixo pra cima e de cima pra baixo. continuo sem entender

"não há que inventar"   ;D

Juan Mata

Citação de: smashing_P em 03 de Setembro de 2015, 02:06

Citação de: Juan Mata em 03 de Setembro de 2015, 00:58
https://youtu.be/7NZ0byEyeOA

Vejam o Cruyff a dissecar o losango. É um sistema muito complexo.

Será que o Rui conseguia? Ou era só estampar lá os jogadores e rezar pelo melhor?
Intrometendo-me na conversa, acho o 343 um sistema mais difícil de implementar..
Quanto ao losango é um sistema com algumas variantes:
-jogas com 2 médios centros a descaírem para as faixas (interiores) quem faz com que percas largura no terreno (o que não é necessariamente mau... A baliza não estava na bandeirada de canto)
- 2 médios alas (das profundidade aos flancos mas perde-se força no centro do terreno

É fundamental que todos os jogadores tenham boa qualidade de passe e uma constante trabalho por parte dos jogadores que não tem bola de forma a dar linhas de passe.
A posição de 2 Av geralmente é muitíssimo desgastante e obriga a imenso trabalho defensivo.

Obrigado por teres partilhado este vídeo! É absolutamente lindo quando este senhor decide falar de futebol.
No losango, pressupõe-se que sejam os laterais a dar a profundidade ao jogo exterior. O Cruyff defende que sejam os avançados que o devem fazer.

Como seria o Benfica num losango com os ditos falsos 9? Gosto muito de pensar neste género de exercícios.

Operacionalizar a largura com os médios é sempre mais difícil. Só com Dí Maria e Ramires é que o Jorge Jesus conseguiu e a qualidade deles diz tudo.

Depois com a entrada do Sálvio e do Nico caímos na dura realidade do losango. Quando não se ajusta bem a largura, deixamos ali jogadores em maus lençóis.

Ah, e aquela final de 1992.  :smitten: Cruyff  :ashamed:

Toalhete

Citação de: Benfiquista_de_1ª em 03 de Setembro de 2015, 02:13
Rui,não há que inventar:

                       Júlio César

       Lisandro       Fejsa        Eliseu

                    Samaris  Pizzi

  Nélsinho          Jonas              Nico

                Jimenez     Gonçalo




Receita para o sucesso.

Júlio César a ponta de lança? Jonas a médio defensivo?


Juan Mata

Citação de: -Miccoli em 03 de Setembro de 2015, 02:15
Citação de: Juan Mata em 03 de Setembro de 2015, 02:08
Citação de: -Miccoli em 03 de Setembro de 2015, 02:01
Quando ele diz que um jogador "indo embora" está a ajudar o portador da bola é daquelas coisas que se fosse um Sá Pinto desta vida a dizer, todos iam criticar. Mas isto que ele diz é curioso, porque nós dizemos que para ajudar o portador da bola temos que lhe dar linhas de passe fáceis e próximas. O Cruyff ao dizer isto quase que contradiz todo o futebol moderno de posse. É fantástico de facto este senhor, é daqueles que é impossível não respeitar.
Quando ele diz isso, lembrei-me automaticamente do Sálvio. Para a equipa o ajudar tem que sair do raio da acção dele e deixá-lo à vontade no 1x1. Tanto que o Jesus mandava o Maxi em vez de fazer o overlap, dar apoio directo ao avançado.

Para a equipa ajudar o Nico, têm que lhe dar linhas de passe, tem que ser o cérebro do jogo.

Também adorei ele dizer que se considerava um treinador defensivo, enquanto explicava o seu 3x4x3. E no fundo ele é um treinador defensivo, ele é um xadrezista. Está sempre a antecipar a jogada do adversário e o vídeo relata isso bem.
Acho que já tinha discutido isto contigo mas agora não me estou a recordar bem, achas que o Nico dava um bom médio interior no losango?
Ou a jogar a 10 puro, aproveitavamos melhor as suas características como mudança de velocidade, visão de jogo, último passe, muita técnica.
Hoje dava um excelente médio interior. Em 2010/2011 não, faltava-lhe a intensidade e o sentido posicional a defender.

A 10 temos outros candidatos com igual charme. Pena que sejam só gajos que fazem um Benfiquista arrancar cabelos: Taarabt, Djuricic e Talisca.

sbremoved_28408

Citação de: Toalhete em 03 de Setembro de 2015, 02:27
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 03 de Setembro de 2015, 02:13
Rui,não há que inventar:

                       Júlio César

       Lisandro       Fejsa        Eliseu

                    Samaris  Pizzi

  Nélsinho          Jonas              Nico

                Jimenez     Gonçalo




Receita para o sucesso.

Júlio César a ponta de lança? Jonas a médio defensivo?


Estás a ver ao contrário.

Juan Mata

Citação de: Vitor_F em 03 de Setembro de 2015, 02:14
eu gostava de ver uma equipa jogar em 3-4-3 hoje em dia. lembro-me do andrianse e em portugal ate correu bem
Tivemos o Jesus aqui tanto tempo, homem.  :ashamed:

Assim fácil de perceber era: Trinco desce, centrais alargam, laterais sobem. Só que havia muitas dinâmicas personalizadas. Mas a saída de bola era sempre com os mesmos princípios.

Jonny-Venezuela

Citação de: Vitor_F em 03 de Setembro de 2015, 02:14
eu gostava de ver uma equipa jogar em 3-4-3 hoje em dia. lembro-me do andrianse e em portugal ate correu bem

Uma tatica sem extremos e sem PL fixo. Para isso è preciso tres centrais e dois laterais de grande qualidade e um 10 que quase jà nem existen.

Mas mais do que isso muito treino, porque quando estas no ataque è um 3-4-3 e quando perdes a bola è um 5-2-1-2  (5 defesas, 2 trincos, um 10 e dois avançados)

smashing_P


Citação de: Juan Mata em 03 de Setembro de 2015, 02:25
Citação de: smashing_P em 03 de Setembro de 2015, 02:06

Citação de: Juan Mata em 03 de Setembro de 2015, 00:58
https://youtu.be/7NZ0byEyeOA

Vejam o Cruyff a dissecar o losango. É um sistema muito complexo.

Será que o Rui conseguia? Ou era só estampar lá os jogadores e rezar pelo melhor?
Intrometendo-me na conversa, acho o 343 um sistema mais difícil de implementar..
Quanto ao losango é um sistema com algumas variantes:
-jogas com 2 médios centros a descaírem para as faixas (interiores) quem faz com que percas largura no terreno (o que não é necessariamente mau... A baliza não estava na bandeirada de canto)
- 2 médios alas (das profundidade aos flancos mas perde-se força no centro do terreno

É fundamental que todos os jogadores tenham boa qualidade de passe e uma constante trabalho por parte dos jogadores que não tem bola de forma a dar linhas de passe.
A posição de 2 Av geralmente é muitíssimo desgastante e obriga a imenso trabalho defensivo.

Obrigado por teres partilhado este vídeo! É absolutamente lindo quando este senhor decide falar de futebol.
No losango, pressupõe-se que sejam os laterais a dar a profundidade ao jogo exterior. O Cruyff defende que sejam os avançados que o devem fazer.

Como seria o Benfica num losango com os ditos falsos 9? Gosto muito de pensar neste género de exercícios.

Operacionalizar a largura com os médios é sempre mais difícil. Só com Dí Maria e Ramires é que o Jorge Jesus conseguiu e a qualidade deles diz tudo.

Depois com a entrada do Sálvio e do Nico caímos na dura realidade do losango. Quando não se ajusta bem a largura, deixamos ali jogadores em maus lençóis.

Ah, e aquela final de 1992.  :smitten: Cruyff  :ashamed:
Esse losango do Jesus com di Maria e Ramires era bastante assimétrico com o saviola a descair constantemente para um dos flancos.
Passava de um losango para um 433 com uma facilidade, era incrível.

Aquele com o gaitan e o Salvio era um buraco no meio campo... Ainda por cima as ajudas por parte do aimar e do Cardoso eram nulas...

smashing_P


Citação de: Juan Mata em 03 de Setembro de 2015, 02:28
Citação de: -Miccoli em 03 de Setembro de 2015, 02:15
Citação de: Juan Mata em 03 de Setembro de 2015, 02:08
Citação de: -Miccoli em 03 de Setembro de 2015, 02:01
Quando ele diz que um jogador "indo embora" está a ajudar o portador da bola é daquelas coisas que se fosse um Sá Pinto desta vida a dizer, todos iam criticar. Mas isto que ele diz é curioso, porque nós dizemos que para ajudar o portador da bola temos que lhe dar linhas de passe fáceis e próximas. O Cruyff ao dizer isto quase que contradiz todo o futebol moderno de posse. É fantástico de facto este senhor, é daqueles que é impossível não respeitar.
Quando ele diz isso, lembrei-me automaticamente do Sálvio. Para a equipa o ajudar tem que sair do raio da acção dele e deixá-lo à vontade no 1x1. Tanto que o Jesus mandava o Maxi em vez de fazer o overlap, dar apoio directo ao avançado.

Para a equipa ajudar o Nico, têm que lhe dar linhas de passe, tem que ser o cérebro do jogo.

Também adorei ele dizer que se considerava um treinador defensivo, enquanto explicava o seu 3x4x3. E no fundo ele é um treinador defensivo, ele é um xadrezista. Está sempre a antecipar a jogada do adversário e o vídeo relata isso bem.
Acho que já tinha discutido isto contigo mas agora não me estou a recordar bem, achas que o Nico dava um bom médio interior no losango?
Ou a jogar a 10 puro, aproveitavamos melhor as suas características como mudança de velocidade, visão de jogo, último passe, muita técnica.
Hoje dava um excelente médio interior. Em 2010/2011 não, faltava-lhe a intensidade e o sentido posicional a defender.

A 10 temos outros candidatos com igual charme. Pena que sejam só gajos que fazem um Benfiquista arrancar cabelos: Taarabt, Djuricic e Talisca.
Num losango era o djuricic! O rapaz respira futebol por todos os poros!

GoloDeLetra

Citação de: John Locke em 03 de Setembro de 2015, 01:09
Ainda bem que não foi convidado a ir aquele Forum de Treinadores da Uefa...

Seria claramente um "corpo estranho"...

Se ele a falar em português já tem um discurso tão sem conteudo, tão vazio e tão vago, a falar Inglês onde o seu vocabulário será certamen te mais limitado, o discurso dele seria o vazio absoluto...
Sim porque o vocabulário do judas quando ia ao forum de treinadores era certamente ilimitado

è o que dà de tanto ler Pascal

NSC

http://paradigmaruivitoria.blogspot.pt/

Para apreciarem o trabalho como treinador do cidadão Rui Vitória.