As Finanças do Benfica

lonstrup

Citação de: golfdreamer em 21 de Novembro de 2019, 11:41
Citação de: lonstrup em 21 de Novembro de 2019, 11:30
Só hoje me apercebi da promessa de compra das acções de Vieira e restantes dirigentes a 5 euros, quando quiserem sair.

Mas isto faz algum sentido?

Pelo que foi dito aqui creio que é o obrigatoriedade legal, se entendi bem....

eu confesso o meu desconhecimento, mas na verdade não soa bem para o investidor comum.

Estamos a falar de funcionários da sociedade, pagos pela sociedade, a decidir a comprar de acções suas pela mesma sociedade. Juiz em causa própria?

rlaranjeiro

Citação de: lonstrup em 21 de Novembro de 2019, 11:30
Só hoje me apercebi da promessa de compra das acções de Vieira e restantes dirigentes a 5 euros, quando quiserem sair.

Mas isto faz algum sentido?

Para eles faz. Todas as decisoes do LFV sao para ganho proprio.

creative

Isto cheira muito a esturro.

Vai ganhar dinheiro o banco que intermediar a opa, depois vai ganhar o banco que emprestar dinheiro para pagar as acções e depois volta a ganhar uma off-shore qualquer por adiantar dinheiro.
Todos estes bancos e off-shores pertencem à sociedade Vieira/Mendes.

No fim, os ovos ficam todos no mesmo cesto. O cesto do NGL.

Quero, posso e mando. Correu mal? Não tenho culpa, os sócios é que decidiram.

Palmeirinha

Citação de: golfdreamer em 21 de Novembro de 2019, 11:41
Citação de: lonstrup em 21 de Novembro de 2019, 11:30
Só hoje me apercebi da promessa de compra das acções de Vieira e restantes dirigentes a 5 euros, quando quiserem sair.

Mas isto faz algum sentido?

Pelo que foi dito aqui creio que é o obrigatoriedade legal, se entendi bem....

Ainda não percebi se é válido para quem deixe de ser dirigente durante o período da OPA ou se fica uma garantia ad eternum...

Se o objetivo é reembolsar aqueles que num momento de aperto da subscrição do capital se chegaram à frente com uns milhões, eu entendo a dívida de gratidão, mas a questão é que vai beneficiar muitos outros. Duvido que exista forma legal, sem ser comprar diretamente a essas pessoas no mercado, de efetuar este reembolso de forma diferente.

Benfica já deveria ter vindo a público esclarecer isto, principalmente o DSO que dá tanta entrevista para td e mais alguma coisa...

Maka

Citação de: golfdreamer em 21 de Novembro de 2019, 11:41
Citação de: lonstrup em 21 de Novembro de 2019, 11:30
Só hoje me apercebi da promessa de compra das acções de Vieira e restantes dirigentes a 5 euros, quando quiserem sair.

Mas isto faz algum sentido?

Pelo que foi dito aqui creio que é o obrigatoriedade legal, se entendi bem....

Não é, não.

Maka

Citação de: superbenficasempre em 21 de Novembro de 2019, 11:47
Citação de: DB4700 em 20 de Novembro de 2019, 19:43
Citação de: DuarteCosta em 20 de Novembro de 2019, 19:41
Citação de: DB4700 em 20 de Novembro de 2019, 19:37
Citação de: DuarteCosta em 20 de Novembro de 2019, 19:31
Podem vir com a história das "Pedras da Calçada" mas especialmente para aqueles que adoram teorias da conspiração convém relembrar que a subscrição de capital da SAD nos seus primórdios ficou muito aquém das expectativas e alguns tiveram que ir colocar o dinheiro que faltava. Agora passados quase 20 anos tudo gostam é de mandar bitaites com a barriguinha cheia, mas na altura estava o estádio com menos de 10mil adeptos em muitos jogos e quase ninguém se atrevia a colocar o pescoço ma guilhotina pelo Benfica.



e isso permite então que ele receba os milhões que vai receber a mais graças à claúsula que no documento da OPA?

nem vou perder tempo a discutir se ele ao longos dos últimos 20 anos tirou ou não proveito da posição onde está.

Receber a mais?

então se homem colocou lá 4 milhões e em 2014 até vendeu 96mil acções entre 2,30 e 3 €, mesmo que venda após sair da presidência as restantes nunca consegue recuperar sequer os 4 milhões e já nem estou a contar com a inflação deste 20 anos, e vens falar de receber a mais?

sim, receber a mais. porque o preço das acções quando ele as vender não vai ser de 5€ por isso, se as quisesse vender teria que vender ao preço do mercado, que andaria entre o 1€ e os 2.5€. logo vai receber a mais. vai receber (5€- o preço de mercado) x #acções a mais.

Já que da fama não se livra, então deixem o homem vender agora , ter os mesmos direitos que qualquer outro
Acionista.
Até parece que este e o único oportunista em Portugal.

E, como não podemos ou não sabemos, o nosso estômago fica roidinho.......

11 meses,já podemos votar num impoluto, que poderá ser



Quem?

Não somos nós que não deixamos, é a lei.

lonstrup

Citação de: Palmeirinha em 21 de Novembro de 2019, 12:52
Citação de: golfdreamer em 21 de Novembro de 2019, 11:41
Citação de: lonstrup em 21 de Novembro de 2019, 11:30
Só hoje me apercebi da promessa de compra das acções de Vieira e restantes dirigentes a 5 euros, quando quiserem sair.

Mas isto faz algum sentido?

Pelo que foi dito aqui creio que é o obrigatoriedade legal, se entendi bem....

Ainda não percebi se é válido para quem deixe de ser dirigente durante o período da OPA ou se fica uma garantia ad eternum...

Se o objetivo é reembolsar aqueles que num momento de aperto da subscrição do capital se chegaram à frente com uns milhões, eu entendo a dívida de gratidão, mas a questão é que vai beneficiar muitos outros. Duvido que exista forma legal, sem ser comprar diretamente a essas pessoas no mercado, de efetuar este reembolso de forma diferente.

Benfica já deveria ter vindo a público esclarecer isto, principalmente o DSO que dá tanta entrevista para td e mais alguma coisa...
eu acho bem que se recompense quem decicidu investir e comprar acções a 5 euros.

Agora a questão de Vieira é direção é outra, é sobre conflito de interesses.

golfdreamer

Citação de: Maka em 21 de Novembro de 2019, 12:53
Citação de: golfdreamer em 21 de Novembro de 2019, 11:41
Citação de: lonstrup em 21 de Novembro de 2019, 11:30
Só hoje me apercebi da promessa de compra das acções de Vieira e restantes dirigentes a 5 euros, quando quiserem sair.

Mas isto faz algum sentido?

Pelo que foi dito aqui creio que é o obrigatoriedade legal, se entendi bem....

Não é, não.
O0

Se percebi bem o Malu tinha dito que era, por isso fiquei na dúvida.
Se é efectivamente assim, não se compreende essa "promessa".

MALU15

Penso que está claro para todos (ou pelo menos para a maioria) que o objectivo imediato desta OPA é o Grupo Benfica atingir os 90% de acções da BSAD.

Se é assim, a BSGPS tb  precisa dos 3,28% na posse dos OS e que estão agora bloqueados por imposição legal, para atingir o objectivo dos 90%, e não só dos 28,0671% que são objecto da oferta ( que exclui os 3,28% dos OS).

Convém ter presente que de acordo com a última informação disponível nos 28,0671% estarão as seguintes posições, ou muito próximas:

12,71%  JAS
  3,73 % JC Guilherme
  2,66 % Olivedesportos
  2,0 % Qta Jugais
  6,9671% dispersos por público em geral

pjmorce

Citação de: TrunksPT em 21 de Novembro de 2019, 05:45
Não era muito mais facil o Benfica explicar esta situação toda?
fosse por comunicado ou na VieiraTV

Teorias atras de teoricas de podiam ser desfeitas rápidamente

vao anunciar no Benflix.


VodkaBoy

Citação de: lonstrup em 21 de Novembro de 2019, 09:10
Estou um bocado fora das cenas porque não tenho visto TV nem net nos últimos tempos. Este tipo de decisão foi sancionado por alguma assembleia de accionistas, ou neste caso os sócios do Benfica foram informados e aprovaram isto? Ou não é vinculativo ter de haver estes oks para este tipo de decisão?
mas agora os socios do Benfica mandam alguma coisa?
:2funny: :2funny: :2funny:

pmpereira11

Citação de: danny82 em 21 de Novembro de 2019, 13:29
https://eco.sapo.pt/opiniao/nem-8-nem-80-benfica-da-premio-de-81/
Spoiler
CitaçãoFinalmente, a última dúvida que suscita esta OPA é um aparente conflito de interesses. Luís Filipe Vieira aparece do lado do comprador e do vendedor. Numa OPA parcial, está proibido de vender as suas ações, mas fez um acordo com o Benfica para que quando ele e os restantes membros dos órgãos sociais cessarem funções, terem direito a vender as suas ações pelos mesmos 5 euros da OPA.

Filipe Garcia, economista da IMF, dizia ontem ao Jornal de Negócios, que os "órgãos sociais estão a definir um preço para eles próprios saírem do capital" e que estão "a decidir em causa própria". Numa OPA em que existe esta suspeita de "decidir em causa própria", e com um prémio tão estapafúrdio de 81%, os benfiquistas deveriam confrontar o presidente com estas dúvidas e não fazer o papel de avestruzes. Numa história com tantos pássaros, enterrar a cabeça na areia não é a melhor estratégia.

No caso de Luís Filipe Vieira, quando sair do Benfica poderá vender as suas ações aos 5 euros da OPA e levar para casa 3,8 milhões de euros. Com esta OPA, ajuda-se a si próprio, ajudando os outros.
[fechar]

Se isto for verdade, é ridículo e é um roubo às claras.

Aslio

Citação de: MALU15 em 21 de Novembro de 2019, 13:19
Penso que está claro para todos (ou pelo menos para a maioria) que o objectivo imediato desta OPA é o Grupo Benfica atingir os 90% de acções da BSAD.

Se é assim, a BSGPS tb  precisa dos 3,28% na posse dos OS e que estão agora bloqueados por imposição legal, para atingir o objectivo dos 90%, e não só dos 28,0671% que são objecto da oferta ( que exclui os 3,28% dos OS).

Convém ter presente que de acordo com a última informação disponível nos 28,0671% estarão as seguintes posições, ou muito próximas:

12,71%  JAS
  3,73 % JC Guilherme
  2,66 % Olivedesportos
  2,0 % Qta Jugais
  6,9671% dispersos por público em geral
Presumo que OS = órgãos sociais?

Sendo assim, se o objetivo é esse de atingir os 90% (incluindo as ações do Vieira e restantes órgãos sociais), significa que o Vieira está a preparar a sua saída? E também tendo em conta essa salvaguarda de garantir a venda por 5 euros/ação quando sair do cargo...

Ou seja... Vieira a preparar a sua saída, contra tudo o que era suposto... estará também a preparar a venda da SAD?

Maka

Citação de: pmpereira11 em 21 de Novembro de 2019, 13:35
Citação de: danny82 em 21 de Novembro de 2019, 13:29
https://eco.sapo.pt/opiniao/nem-8-nem-80-benfica-da-premio-de-81/
Spoiler
CitaçãoFinalmente, a última dúvida que suscita esta OPA é um aparente conflito de interesses. Luís Filipe Vieira aparece do lado do comprador e do vendedor. Numa OPA parcial, está proibido de vender as suas ações, mas fez um acordo com o Benfica para que quando ele e os restantes membros dos órgãos sociais cessarem funções, terem direito a vender as suas ações pelos mesmos 5 euros da OPA.

Filipe Garcia, economista da IMF, dizia ontem ao Jornal de Negócios, que os "órgãos sociais estão a definir um preço para eles próprios saírem do capital" e que estão "a decidir em causa própria". Numa OPA em que existe esta suspeita de "decidir em causa própria", e com um prémio tão estapafúrdio de 81%, os benfiquistas deveriam confrontar o presidente com estas dúvidas e não fazer o papel de avestruzes. Numa história com tantos pássaros, enterrar a cabeça na areia não é a melhor estratégia.

No caso de Luís Filipe Vieira, quando sair do Benfica poderá vender as suas ações aos 5 euros da OPA e levar para casa 3,8 milhões de euros. Com esta OPA, ajuda-se a si próprio, ajudando os outros.
[fechar]

Se isto for verdade, é ridículo e é um roubo às claras.

"Se"?