Carlos Gamarra

Defesa, 53 anos,
Paraguai
Equipa Principal: 1 época (1997-1998), 17 jogos (1530 minutos), 1 golo

Sequel

Adorei o teu post. Pois, se calhar teve mesmo a ver com uma questão de estatura e de estatuto do futebol paraguaio. Não deixa de ser curioso como um portento como o Gamarra (soa a heresia, mas não me lembro mesmo dele),  se perde por motivos tão... absurdos.

Çula

Citação de: Gog em 12 de Outubro de 2011, 19:34
Esteve muito pouco tempo no Benfica mas a sua qualidade era impressionante!

Só não digo que foi o melhor central que vo jogar no Benfica porque 6 meses é mesmo muito pouco tempo e estava numa equipa fraquíssima!

:huh:

sagan1976

Um mundial sem cometer uma única falta diz algo sobre a qualidade deste senhor.

Keiroxes

Dos melhores senão o melhor central que me lembro de ver jogar de águia ao peito. Um senhor, e merece toda a nossa admiração. pena ter passado pelo clube quando andava-mos pela rua da amargura.

Chelas

Citação de: Keiroxes em 13 de Outubro de 2011, 17:31
Dos melhores senão o melhor central que me lembro de ver jogar de águia ao peito. Um senhor, e merece toda a nossa admiração. pena ter passado pelo clube quando andava-mos pela rua da amargura.

o melhor para mim sem duvida Carlos Mozer :), Gamarra era fantastico jogou ca meio ano e ficou nos nossos coraçoes como se tivesse jogado 6 anos

trevo

Citação de: Chelas em 13 de Outubro de 2011, 18:41
Citação de: Keiroxes em 13 de Outubro de 2011, 17:31
Dos melhores senão o melhor central que me lembro de ver jogar de águia ao peito. Um senhor, e merece toda a nossa admiração. pena ter passado pelo clube quando andava-mos pela rua da amargura.

o melhor para mim sem duvida Carlos Mozer :), Gamarra era fantastico jogou ca meio ano e ficou nos nossos coraçoes como se tivesse jogado 6 anos
O Mozer e o Ricardo Gomes eram muito superiores.

onda vermelha

Grande jogador, podia (devia) ter tido outra carreira ; Mas ficou muito tempo fora da Europa. Este central tinha tudo...

Para mim ao nivel de um R.Gomes e Mozer. Mas para ser considerado como tal por todos aqui deveria ter feito mais jogos.

playerfoxinot

Um idolo, o melhor central que vi no benfica!

Marafado

O Gamarra era fantástico, mas não era superior a Ricardo Gomes nem Mozer, que eram muito mais fortes fisicamente e no jogo aéreo.

RedVC

Dos que vi jogar era jogador ao mesmo nível de Humberto Coelho, Mozer e Ricardo Gomes. Ou seja está no patamar superior dos melhores centrais que jogaram pelo Benfica. A diferença para os outros está nos seis meses que por cá ficou e na fraca equipa que integrou. Foi pena.

DanizaoSlb

Citação de: RedVC em 30 de Dezembro de 2012, 17:33
Dos que vi jogar era jogador ao mesmo nível de Humberto Coelho, Mozer e Ricardo Gomes. Ou seja está no patamar superior dos melhores centrais que jogaram pelo Benfica. A diferença para os outros está nos seis meses que por cá ficou e na fraca equipa que integrou. Foi pena.

Não te esqueças do Aldair. Para mim a melhor dupla de centrais foi o Aldair e o Ricardo ou o Mozer e o Ricardo

Sum41


Velazquez

Citação de: Lysander em 13 de Outubro de 2011, 02:08
Citação de: Sequel em 12 de Outubro de 2011, 23:44
Citação de: Shoky em 12 de Outubro de 2011, 23:38
Citação de: Sequel em 12 de Outubro de 2011, 23:34
Porque raio ele era assim tão bom, como vocês dizem, e não ter tido uma carreira à altura?

Ele era mesmo bom.

Gamarra era Classe Pura.


Eu acredito em ti. Apenas gostava de saber o que o levou a ter uma carreira assim tão "cinzenta".

É estranho.
Na minha opinião tal deveu-se principalmente à fraquissima visibilidade do futebol Paraguaio há 15 ou 20 anos que levou a que, após breve passagem pela Argentina, saisse do seu País já depois dos 24 anos de idade; em seguida vai para o Brasil mas a relativa baixa estatura para a sua posição levava à desconfiança dos principais clubes Europeus quanto ao valor pedido pelo seu passe e o seu real rendimento em campeonatos fora da América do Sul onde tinha o epiteto de "o melhor Defesa central do Mundo" e só vem para a Europa aos 26 anos (!); quando o Benfica o vai buscar ele em 6 meses provou de imediato que as suas capacidades se mantinham intactas no futebol Europeu contudo, muito embora Portugal estivesse inteiramente rendido às suas qualidades, esse tempo foi demasiado curto para dar alguma visibilidade aos olhos dos "Tubarões" do velho continente e o regresso súbito ao Brasil por questões de tesouraria do Benfica foi um claro retrocesso na carreira que afectaria qualquer um; quando na época seguinte o Atlético de Madrid o vai buscar ganha facilmente o lugar mas tem a infelicidade de ter uma má equipa à sua volta que o impede de brilhar e o clube desce de divisão o que o leva a preferir voltar ao Brasil onde fica pouco tempo e é emprestado ao AEK em vésperas do Mundial de 2002 onde o Gamarra acaba por ser nomeado para a Equipa All Star da competição tendo ainda realizado todos os minutos de todos os jogos pelo Paraguai sem cometer uma única falta (!). Era esta a visibilidade que lhe faltava e o Inter de Milão vai imediatamente comprá-lo contudo aos 31 anos de idade, embora mantendo todas as suas qualidades, já tinha atingido o seu auge como jogador o que não lhe facilitaria a entrada na equipa ou a adaptação ao País e muito embora se tenha mantido no clube por 3 épocas não chegaria a atingir o patamar ao qual certamente teria chegado caso a sua vinda para o Futebol Europeu tivesse acontecido 10 anos antes.
Basicamente acho que é isto.

Só vi o Gamarra jogar 6 meses aqui ao vivo e, como alguém já disse anteriormente, a táctica do Benfica era um 1-1-1 composta por Preud'Homme, Gamarra e João Pinto e os Sul-Americanos não estavam errados, aquele homem chegou mesmo a ser, assim como para mim e para muitos, o melhor Defesa Central do Mundo...
De referir tambem que esse Paraguai do Mundial de 98(e não 2002 que foi quando a França foi campeã) só foram batidos pela propria França com um golo de ouro no prolongamento.Tinham uma defesa fortissima,muito dificil de ser batida em que o Gamarra era o comandante e melhor jogador

Mestre30


Huguenot

Um dos melhores centrais que já vi jogar.