Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

Eduardo Gomes

@SLBenfica

👑 Dia de Reis!
#EPluribusUnum


InspectorGadget


raio

Citação de: pexim em 06 de Janeiro de 2024, 00:37
Citação de: raio em 05 de Janeiro de 2024, 19:57Hoje há acompanhamento para tudo com os jogadores. Alimentação, treino específico, preparadores individuais, tudo para terem a melhor forma física possível.

Imaginem se este homem tivesse tido acesso a condições destas, se naquela altura fazia remates destes e tinha uma potência física incomum, o que não seria hoje com preparação específica, relva bem tratada e medicina muito mais avançada.



E as bolas? Se os craques de hoje chutassem uma bola daquelas num dia de chuva, rebentavam com o joelho à primeira.

Mesmo. Hoje é bolas com meia dúzia de gramas, com materiais xpto, que permitem trajectórias assim e assado. Este homem com bolas de hoje, depois da mesma entrar, no Colombo ainda arriscavam ter de ir ao topo buscá-las.😁

Foi um talento puro que a natureza deu ao mundo e ao Benfica.

overmarte

Ninguém é maior do que o Benfica. Mas o Eusébio foi o único que esteve lá perto, e ainda assim tão longe.

Não sei se hoje seria melhor ou pior jogador. Mas sei que o talento é intemporal.

Potente como um canhão ou elegante como um poema. Tão importante como a marca que deixou em campo pelo que jogava, foi a marca que deixou por representar os verdadeiros valores do desporto.

E se o Benfica é um daqueles clubes históricos que ajudaram a construir as fundações do futebol europeu e mundial, como o Real, o Santos ou o Ajax, o Eusébio é seguramente um dos expoentes e dos nomes mais míticos que ajudaram a construir a história deste desporto que tanto amamos.

lPhoenix

Citação de: overmarte em 06 de Janeiro de 2024, 12:07Ninguém é maior do que o Benfica. Mas o Eusébio foi o único que esteve lá perto, e ainda assim tão longe.

Não sei se hoje seria melhor ou pior jogador. Mas sei que o talento é intemporal.

Potente como um canhão ou elegante como um poema. Tão importante como a marca que deixou em campo pelo que jogava, foi a marca que deixou por representar os verdadeiros valores do desporto.

E se o Benfica é um daqueles clubes históricos que ajudaram a construir as fundações do futebol europeu e mundial, como o Real, o Santos ou o Ajax, o Eusébio é seguramente um dos expoentes e dos nomes mais míticos que ajudaram a construir a história deste desporto que tanto amamos.

Esteve lá perto e mesmo assim sempre foi grato pelo que o Benfica lhe deu.

O profundo amor que tinha por esta camisola, o profundo respeito que tinha pelos adeptos. Os mesmos adeptos que no final da sua carreira diziam que já não tinha joelho para o Benfica, e não tinha.

Os adeptos são a alma do Benfica que se ergueu nos ombros do Eusébio e de outros heróis. A admiração deve ser recíproca e eterna. Só quem entende esta simbiose pode representar este clube.

van33

Citação de: Roy Kent em 05 de Janeiro de 2024, 22:32É o maior jogador que vestiu a nossa camisola, e nunca será igualado, porque jogadores destes são muito raros, é caso apareça algum de valor idêntico, irá fazer a carreira para outro lado.
O Eusébio foi enorme, mas bater sempre na mesma tecla quando a realidade podia ter sido outra caso o Dr. oliveira não tivesse  proibido a sua saída. O Eusébio não fosse esse detalhe tinha aceite ir para fora e teria hoje metade da importância que lhe dão.

Um aparte. Durante todos estes anos sempre que me perguntam aqu3la cen do "quem foi para ti o melhor jogador do Benfica...", respondo sempre da mesma forma, elego jogadores que eu vi jogar e não jogadores que não vi, da mesma forma que para mim o melhor do mundo sempre será o Maradona e não um pelé que nunca o vi jogar. E infelizmente em todos os clubes cometem o mesmo erro, formatam ideias do que não viram mas sim do que lhes contam. Mas cada um sabe de si.

Roy Kent

Citação de: van33 em 06 de Janeiro de 2024, 13:09
Citação de: Roy Kent em 05 de Janeiro de 2024, 22:32É o maior jogador que vestiu a nossa camisola, e nunca será igualado, porque jogadores destes são muito raros, é caso apareça algum de valor idêntico, irá fazer a carreira para outro lado.
O Eusébio foi enorme, mas bater sempre na mesma tecla quando a realidade podia ter sido outra caso o Dr. oliveira não tivesse  proibido a sua saída. O Eusébio não fosse esse detalhe tinha aceite ir para fora e teria hoje metade da importância que lhe dão.

Um aparte. Durante todos estes anos sempre que me perguntam aqu3la cen do "quem foi para ti o melhor jogador do Benfica...", respondo sempre da mesma forma, elego jogadores que eu vi jogar e não jogadores que não vi, da mesma forma que para mim o melhor do mundo sempre será o Maradona e não um pelé que nunca o vi jogar. E infelizmente em todos os clubes cometem o mesmo erro, formatam ideias do que não viram mas sim do que lhes contam. Mas cada um sabe de si.

Mas que tecla é que bati? ;D

Só disse que é o maior jogador do clube, e  que ninguém o irá igualar.

Água?

kramxel²


Roy Kent

Citação de: kramxel² em 06 de Janeiro de 2024, 14:21
Citação de: Laudrup em 05 de Janeiro de 2024, 15:25Saudades Rei!



A fazer uma Cruyff turn, antes do Cruyff...


Puma King, quando as botas de futebol não destilavam Azeite.

RedWinner

#17979
...

Renegado

Citação de: Mouraria em 13 de Outubro de 2005, 16:30Se Pauleta Marcar tantos o mais que Eusebio ; fez em 1966 entao sim se nao ainda esta para nascer um que seja Melhor que o REI  !!!!!!! :smitten: :D ;D :2funny:

Foda-se!

GloriosoSLB1904

Citação de: raio em 05 de Janeiro de 2024, 19:57Hoje há acompanhamento para tudo com os jogadores. Alimentação, treino específico, preparadores individuais, tudo para terem a melhor forma física possível.

Imaginem se este homem tivesse tido acesso a condições destas, se naquela altura fazia remates destes e tinha uma potência física incomum, o que não seria hoje com preparação específica, relva bem tratada e medicina muito mais avançada.




Hoje há outros problemas. Se por um lado há acompanhamento total de um jogador, o desenvolvimento motor dos jovens fica limitado ao contacto que têm no clube. Futebol de rua está em extinção na Europa. Brincadeiras fora de casa também.

O jogo também evoluiu muito taticamente, também houve mudança de regras, etc

Não dá para comparar. É um dos motivos que acho parvas listas de melhores de sempre num desporto centenário com diferentes eras.

No entanto Eusébio será sempre o REI na história do Benfica. O único que se aproximou em dimensão à dimensão do Benfica.

Portuguese Giants

Citação de: Espártaco em 05 de Janeiro de 2024, 11:27

Obrigado pela partilha, não conhecia!

Não estou a comparar, mas esse golaço do DEusébio faz-me lembrar muito o golo do JVP em Alvalade no famoso 3-6. A rotação, o remate indefensável e o génio.

Até um dia, Deusébio.



raio

Citação de: van33 em 06 de Janeiro de 2024, 13:09
Citação de: Roy Kent em 05 de Janeiro de 2024, 22:32É o maior jogador que vestiu a nossa camisola, e nunca será igualado, porque jogadores destes são muito raros, é caso apareça algum de valor idêntico, irá fazer a carreira para outro lado.
O Eusébio foi enorme, mas bater sempre na mesma tecla quando a realidade podia ter sido outra caso o Dr. oliveira não tivesse  proibido a sua saída. O Eusébio não fosse esse detalhe tinha aceite ir para fora e teria hoje metade da importância que lhe dão.

Um aparte. Durante todos estes anos sempre que me perguntam aqu3la cen do "quem foi para ti o melhor jogador do Benfica...", respondo sempre da mesma forma, elego jogadores que eu vi jogar e não jogadores que não vi, da mesma forma que para mim o melhor do mundo sempre será o Maradona e não um pelé que nunca o vi jogar. E infelizmente em todos os clubes cometem o mesmo erro, formatam ideias do que não viram mas sim do que lhes contam. Mas cada um sabe de si.

Eusébio é um caso à parte. E hoje pode-se aceder a muito jogo, vídeos etc. Pode-se assistir ao portento que era. E confio no que a geração anterior me contou de forma muito viva.

Mas tb considero Maradona o melhor que vi. E muito desvalorizam mesmo tendo visto. Porque não fez X golos, assim e assado. No entanto, acho que Maradona trouxe ao futebol uma dimensão que não se volta a repetir. Era mais do que um jogador, tinha uma essência que julgo que mais nenhum jogador teve. Mesmo Pelé, Eusébio, Cruyff ou Messi não o conseguiram.

ana_lopes2009