Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

ChamaImensaSLB

Citação de: Jaime_PN em 11 de Dezembro de 2014, 17:47
Todos os dias vejo aqui 2 ou 3 posts a dizer que não se deve apostar na formação só por apostar, só se deve apostar em quem tem qualidade. Mas quem é que defende o contrário?
O que toda a gente defende unanimemente é que se deve apostar nos jogadores da formação para ajudar a compor o plantel e assim evitar gastos desnecessários nos Tiagos, nos Candeias, nos Luis Felipes, entre outros.

Concordo.
mas depois não é so isto que se lê aqui.
Fala-se em comprar um grande médio para substituir o enzo e vem logo falar do teixeira e bernardo. Fala-se de um prodigio qualquer para substituir gaitan e vem falar do helder costa e do cavaleiro, falam de um ponta de lança com qualidade e vem mais 3 ou 4 nomes que nem na equipa B se safam.
A formação deve servir de apoio, completar plantel. E desses os que tiverem grande qualidade vão acabar por singrar lá.
Não é tirar da formação a dizer que vai ser peça chave na A, isso só causa pressão e acaba por limitar o processo evolutivo.

cheio

Citação de: Theroux em 11 de Dezembro de 2014, 17:48
Citação de: cheio em 11 de Dezembro de 2014, 17:43
Citação de: mmpob em 11 de Dezembro de 2014, 16:56
Citação de: Almareado em 11 de Dezembro de 2014, 16:53
Temos aqui adeptos que davam óptimos adeptos do Sporting, não do Benfica.

O Benfica nunca foi um clube que apostasse claramente na formação. Não quer dizer que não o possa e deva fazer mais, o que eu quero é bons jogadores, que o treinador os optimize e o Benfica ganhe títulos com isso.

Aqui está uma opinião decente! Não interessa a nacionalidade, a raça, a religião. O que interessa é que são jogadores do BENFICA!!! Essa é a sua nacionalidade, a sua raça, a sua religião! Sentimo-nos melhor quando eles são portugueses, é verdade, mas o que interessa é ganhar, mais nada!

Jovens aonde é que foram formados:

- Rui Costa
- Humberto Coelho
- Fernando Chalana
- Sheu Han
- Néné

e poderia continuar aqui a dizer grande parte dos nossos grandes jogadores, que fizeram formação no Benfica e vestiram o manto sagrado durante anos e anos !

O Benfica deixou de apostar nas camadas nos terrível anos 90 e essa politica perdurou até agora porque sempre tivemos investimento para ir buscar jogadores estrangeiros e para alimentar os seus empresários.

Contudo na actual situação do Benfica é necessário que se volte a apostar nas camadas, não porque é um capricho, mas sim por necessidade apostar no excelente potencial que a caixa campus está a desenvolver, se desperdiçarmos esta jovem geração é um desperdício de recursos

A formação nos anos 80 já estava em decadência. O problema teve início em 79 com a introdução dos estrangeiros.

O jogador no Benfica ainda antes de 1980.

De acordo.

Mas actualmente o Benfica depara-se com o seguinte problema :

- Falta de dinheiro para investir e conseguir fazer face ao peso da divida

- Investe milhões todos os anos na Caixa campus, sem que haja ligação visível entre equipa junior ou b com os seniores.

Mais ainda quando o fruto do investimento na formação e a criação da equipa b está a despoletar talento com potencial para ingressar em qualquer plantel sénior do campeonato Português. Falta essa ligação na nossa politica desportiva, sempre tende em vista a evolução do jogador para um dia se mostrar capaz disso fazer parte do nosso plantel principal !

abar85

Citação de: Theroux em 11 de Dezembro de 2014, 17:50
Citação de: Velazquez em 11 de Dezembro de 2014, 17:44
Citação de: Theroux em 11 de Dezembro de 2014, 17:41
Citação de: Velazquez em 11 de Dezembro de 2014, 17:35
Citação de: Theroux em 11 de Dezembro de 2014, 17:24


O Roderick é a prova viva que a "aposta" vale zero se não houver qualidade a acompanhar. E o Talisca só continua a jogar porque em pouco tempo rendeu imenso. Outros como o Djuricic não renderam e foram despachados. É disso que é feito o futebol de alto nível.
Alguem disse para se apostar na formação onde não há qualidade?

Quando se diz que o facto desses jogadores depois não mostrarem nada em outros clubes deve-se ao facto de "não terem sido aposta" é basicamente isso que estão a dizer.

Como o Roderick enterrou forte e feio no Benfica não há como negar que esse é mesmo mau. Se não tivessse tido 1 minuto ainda hoje havia gente a dizer "se tivessem apostado nele quem sabe se não estaria aqui o novo Mozer".
É a tua interpretação,é como convem e dá mais jeito

Tenho uma opinião bastante clara e objectiva, sem teorias da conspiração pelo meio. A partir daí fico à espera que me apresentem argumentos que demonstrem cabalmente que estou errado. Não sou dono da verdade.

Sim, a aposta em djuricic roderick ou Talisca foi Igualzinho.
O Talisca demorou a render mas manteve sempre a titularidade. E nos últimos jogos caiu o rendimento, para quem olha sompara golos e continua a titular...

VitorPaneira7

O problema é que Roderick na aposta sempre demonstrou ser demasiado mole para se afirmar como central de top. Aquele golo que fez ao Porto no campeoanto de juniores em que Jesus esteve presente, e eu também, ganhou-lhe demasiado crédito para o que fazia.

Quanta à aposta na formação tem de ser baseada na qualidade e feita de forma gradual. A não ser que seja um Chalana ou um Rui Costa, deve ser aposta na B, ir integrando os treinos da equipa principal e se demonstrar qualidade afirmar-se como terceira ou segunda opção no plantel principal .
Contratar-se um Jardel ou um Silvio ou um Sulejmani para segundas linhas é normal de forma a haver um grupo de 15-16 jogadores que o treinador precisa para rodar e manter o nivel exibicional da equipa e em casos de lesão serem opções principais. Os erros tem vindo é na contratação de jogadores para segundas e terceiras linhas que nunca deviam é sequer serem falados para o Benfica. Compreendo Jesus falhar num Djuricic cujo investimento foi grande e esperava-se algo tendo em conta o que valeu no campeonato holandês, não se compreende é consecutivas apostas em contratar jogadores tipo Menezes,Michel, Luisinho, Djavan e Emerson para serem mais valias no Benfica.

Livrinhos

Citação de: Jaime_PN em 11 de Dezembro de 2014, 17:47
Todos os dias vejo aqui 2 ou 3 posts a dizer que não se deve apostar na formação só por apostar, só se deve apostar em quem tem qualidade. Mas quem é que defende o contrário?
O que toda a gente defende unanimemente é que se deve apostar nos jogadores da formação para ajudar a compor o plantel e assim evitar gastos desnecessários nos Tiagos, nos Candeias, nos Luis Felipes, entre outros.

Ainda ontem dei para esse peditório.

É um ciclo interminável, esquece lá isso.

abar85

Citação de: ChamaImensaSLB em 11 de Dezembro de 2014, 17:49
Citação de: Velazquez em 11 de Dezembro de 2014, 17:35
Citação de: Theroux em 11 de Dezembro de 2014, 17:24


O Roderick é a prova viva que a "aposta" vale zero se não houver qualidade a acompanhar. E o Talisca só continua a jogar porque em pouco tempo rendeu imenso. Outros como o Djuricic não renderam e foram despachados. É disso que é feito o futebol de alto nível.
Alguem disse para se apostar na formação onde não há qualidade?

Tenho a certeza que havia muito boa gente a vangloriar o roderick há uns anos trás. Pediam para apostar no centralão da formação, até diziam que era estilo Beckenbauer não era? tinha o mesmo jeito de jogar.
Pois esse roderick (não só ele mas ajudou muito no lance) custou-nos um campeonato nacional contra o maior adversário. Provavelmente a maior foda que muitos Benfiquistas já viveram. Depois disso o culpado já era o Jesus porque o meteu.

A formação é o que é, eu gostava que fossem 11 titulares mas gostava mais de ganhar campeonatos. Talvez um Jardel ou um Cesar nesse lance (não sei, é futurologia) e hoje eramos bicampeões a lutar pelo tri. Assim foi um miudo na formação que leu mal o lance e nos lixou. Como com o estoril foi um jogador português (como muitos pedem) que nos lixou o jogo ao ser expulso.
Isto acontece, a qualidade existe em muito lado. E andam todos loucos com a formação, que não se aposta neles, mas depois se apostarem e falharem a culpa é do treinador, é da direção, etc.

Mesmo assim parece-me claro que Guedes e Teixeira vão ser apostas. Bernardo e cancelo não sabemos a real situação.
Cavaleiros, Helder costa, e o resto da equipa B quase toda não tem qualidade para este Benfica que pretendemos. Podem jogar no Benfica, o sporting tambem o faz, aposta na formação forte e feio e fica em 5º ou 6º.

É só ver o que se dizia do Roderick quando era aposta de JJ... não me parece é que era o que dizes que era.

Velazquez

Citação de: mmpob em 11 de Dezembro de 2014, 17:49
Citação de: Velazquez em 11 de Dezembro de 2014, 17:48
Citação de: mmpob em 11 de Dezembro de 2014, 17:45


E quantos grandes jogadores do Benfica não foram formados no Benfica ou eram estrangeiros?
Epá LOL

Lol o quê?! Achas que me interessa de onde é que os jogadores são?! São todos da minha nacionalidade, a nacionalidade Benfica!
Não percebes a burrice da tua resposta?O Benfica já teve centenas de grandes jogadores,da formação,portugueses vindos de outros clubes e estrangeiros.Só agora é que parece que os da formação não prestam e não podem ter os mesmos direitos,são tratados como menos que os outros,devem ter bicho

abar85

Citação de: Han em 11 de Dezembro de 2014, 17:49
O JJ só quer é que os jogadores lhe respondam como o fizeram.
Foi o trabalho de todos eles que permitiu que dessem essa chapada de luva branca a talibans da internet e comentadores...

Foi essa capacidade e qualidade que levou o Benfica a investir neles.

Não entendo como tanto criticas este espaço e te das ao trabalho de ca vir.

AyrtonSenna

é verdade que o Benfica nunca teve grande tradiçao na formaçao ; bebeu sempre muito nos clubes nacionais e em Africa

Velazquez

Citação de: ChamaImensaSLB em 11 de Dezembro de 2014, 17:49
Citação de: Velazquez em 11 de Dezembro de 2014, 17:35
Citação de: Theroux em 11 de Dezembro de 2014, 17:24


O Roderick é a prova viva que a "aposta" vale zero se não houver qualidade a acompanhar. E o Talisca só continua a jogar porque em pouco tempo rendeu imenso. Outros como o Djuricic não renderam e foram despachados. É disso que é feito o futebol de alto nível.
Alguem disse para se apostar na formação onde não há qualidade?

Tenho a certeza que havia muito boa gente a vangloriar o roderick há uns anos trás. Pediam para apostar no centralão da formação, até diziam que era estilo Beckenbauer não era? tinha o mesmo jeito de jogar.
Pois esse roderick (não só ele mas ajudou muito no lance) custou-nos um campeonato nacional contra o maior adversário. Provavelmente a maior foda que muitos Benfiquistas já viveram. Depois disso o culpado já era o Jesus porque o meteu.

A formação é o que é, eu gostava que fossem 11 titulares mas gostava mais de ganhar campeonatos. Talvez um Jardel ou um Cesar nesse lance (não sei, é futurologia) e hoje eramos bicampeões a lutar pelo tri. Assim foi um miudo na formação que leu mal o lance e nos lixou. Como com o estoril foi um jogador português (como muitos pedem) que nos lixou o jogo ao ser expulso.
Isto acontece, a qualidade existe em muito lado. E andam todos loucos com a formação, que não se aposta neles, mas depois se apostarem e falharem a culpa é do treinador, é da direção, etc.

Mesmo assim parece-me claro que Guedes e Teixeira vão ser apostas. Bernardo e cancelo não sabemos a real situação.
Cavaleiros, Helder costa, e o resto da equipa B quase toda não tem qualidade para este Benfica que pretendemos. Podem jogar no Benfica, o sporting tambem o faz, aposta na formação forte e feio e fica em 5º ou 6º.
Portanto o Roderick custou um campeonato.Foi um jogador que custou um campeonato,mais ninguem.O Emerson e muitos outros como ele custaram alguma coisa?

abar85

Citação de: ChamaImensaSLB em 11 de Dezembro de 2014, 17:53
Citação de: Jaime_PN em 11 de Dezembro de 2014, 17:47
Todos os dias vejo aqui 2 ou 3 posts a dizer que não se deve apostar na formação só por apostar, só se deve apostar em quem tem qualidade. Mas quem é que defende o contrário?
O que toda a gente defende unanimemente é que se deve apostar nos jogadores da formação para ajudar a compor o plantel e assim evitar gastos desnecessários nos Tiagos, nos Candeias, nos Luis Felipes, entre outros.

Concordo.
mas depois não é so isto que se lê aqui.
Fala-se em comprar um grande médio para substituir o enzo e vem logo falar do teixeira e bernardo. Fala-se de um prodigio qualquer para substituir gaitan e vem falar do helder costa e do cavaleiro, falam de um ponta de lança com qualidade e vem mais 3 ou 4 nomes que nem na equipa B se safam.
A formação deve servir de apoio, completar plantel. E desses os que tiverem grande qualidade vão acabar por singrar lá.
Não é tirar da formação a dizer que vai ser peça chave na A, isso só causa pressão e acaba por limitar o processo evolutivo.

Tretas... fala-se no Teixeira porque todos os anos se compram esses tais grandes médios para substituir os titulares quando saírem, e depois no fim, sai o titular, acaba por vir outro e ainda um suplente, sendo dispensado mais um e os da formação a ficar a olhar.
Ninguém pede os miúdos logo a titulares...

AnotherDoom

#822131
Citação de: Scorpion8 em 11 de Dezembro de 2014, 17:44
só sei que na 3a levou uma chapada de luva branca de dois jogadores, e respondeu com um escarro na cara

Quando lima marcou o golo ao Belenenses, qual foi a 1ª reacção do mister após o jogo?

"A entrada do Lima foi decisiva."

Na 3a feira os miudos entraram bem e mostraram mais em campo que os habituais escolhidos, que faz o mister?

Mente para menosprezar a entrada dos miudos.

É incapaz de fazer um elogio aos miúdos da formação.

Podem dar as voltas que quiserem, arranjar números de utilização dos miudos, podem dizer que são uma merda, que não valem nada. Tudo isso é irrelevante.

A única coisa que o Jesus tem mostrado de longo de 5 anos, com as frases como a do nascer 10x ou a de 3a feira, é que para ele a formação do Benfica é ZERO, é uma merda, nem conta.


O resto são histórias da carochinha dos defensores do lagarto.

Theroux

Citação de: cheio em 11 de Dezembro de 2014, 17:54
Citação de: Theroux em 11 de Dezembro de 2014, 17:48
Citação de: cheio em 11 de Dezembro de 2014, 17:43
Citação de: mmpob em 11 de Dezembro de 2014, 16:56
Citação de: Almareado em 11 de Dezembro de 2014, 16:53
Temos aqui adeptos que davam óptimos adeptos do Sporting, não do Benfica.

O Benfica nunca foi um clube que apostasse claramente na formação. Não quer dizer que não o possa e deva fazer mais, o que eu quero é bons jogadores, que o treinador os optimize e o Benfica ganhe títulos com isso.

Aqui está uma opinião decente! Não interessa a nacionalidade, a raça, a religião. O que interessa é que são jogadores do BENFICA!!! Essa é a sua nacionalidade, a sua raça, a sua religião! Sentimo-nos melhor quando eles são portugueses, é verdade, mas o que interessa é ganhar, mais nada!

Jovens aonde é que foram formados:

- Rui Costa
- Humberto Coelho
- Fernando Chalana
- Sheu Han
- Néné

e poderia continuar aqui a dizer grande parte dos nossos grandes jogadores, que fizeram formação no Benfica e vestiram o manto sagrado durante anos e anos !

O Benfica deixou de apostar nas camadas nos terrível anos 90 e essa politica perdurou até agora porque sempre tivemos investimento para ir buscar jogadores estrangeiros e para alimentar os seus empresários.

Contudo na actual situação do Benfica é necessário que se volte a apostar nas camadas, não porque é um capricho, mas sim por necessidade apostar no excelente potencial que a caixa campus está a desenvolver, se desperdiçarmos esta jovem geração é um desperdício de recursos

A formação nos anos 80 já estava em decadência. O problema teve início em 79 com a introdução dos estrangeiros.

O jogador no Benfica ainda antes de 1980.

De acordo.

Mas actualmente o Benfica depara-se com o seguinte problema :

- Falta de dinheiro para investir e conseguir fazer face ao peso da divida

- Investe milhões todos os anos na Caixa campus, sem que haja ligação visível entre equipa junior ou b com os seniores.

Mais ainda quando o fruto do investimento na formação e a criação da equipa b está a despoletar talento com potencial para ingressar em qualquer plantel sénior do campeonato Português. Falta essa ligação na nossa politica desportiva, sempre tende em vista a evolução do jogador para um dia se mostrar capaz disso fazer parte do nosso plantel principal !

Exactamente devido à pressão financeira derivada do investimento no plantel é que se começou a investir no CFC há anos. Os resultados desse investimento começam a aparecer, daí ter aparecido um junior no banco no último jogo e o Teixeira ter tido minutos e o André Gomes ter saído por 15M€ e o Bernardo ter minutos numa equipa de Champions. Mas este processo demora tempo até entrar em velocidade cruzeiro.

Passou-se de um André Carvalhas para um David Simão, para um Miguel Rosa, para um Bernardo para um André Gomes para um Guedes (não exactamente por esta ordem). Não é algo que acontece de um dia para o outro.

Sou o primeiro a dizer que quero cá o Bernardo na próxima época e que tenha minutos, já fez por isso. Depois tem é marcar golos e fazer assistências, ter só raça não chega, é preciso rendimento.

VitorPaneira7

O jogo do porto não foi o primeiro jogo de Roderick, ele já tinha revelado debilidades como central em jogos anteriores.

Após  a primeira parte o Porto ia meter a carne toda no assador e subir para cima do Benfica. Neste embate o meio campo defensivo ia decidir do lado do Benfica e do outro o ataque por parte do Porto. Jesus, ao meter Roderick numa posição vital do meio campo que era de trinco, tem que ser responsável por alguma coisa.
Infelizmente o meio campo não consegue segurar a bola num lançamento nosso e depois é o embate dos trunfos, Kelvin e Roderick, a debilidade do último ,já muito referida aqui que é a sua falta de agressividade, veio ao de cima.
O lance todo é um erro colectivo, acabou por ficar na ponta da espada o homem que deixou fugir Kelvin e o homem que o meteu, mas o erro é de todos, muita falta de matreirice.

Almareado

O Benfica nunca apostou na formação, apostou sim em jogadores portugueses porque a lei bosman não os levava prematuramente.

A questão da formação é um complexo de inferioridade que muitos adeptos do Benfica têm em relação ao Sporting, e que a mim faz-me corar de vergonha ter no meu clube adeptos assim.

O Benfica tem é que ganhar títulos e continuar a formar jogadores, que obviamente se sabe que só uma minoria chegará à equipa principal, e outros tantos ao plantel.

Isto se quisermos ser competitivos e ganhar títulos.