Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Dias13

Citação de: Flirt4ever em 15 de Dezembro de 2014, 12:56
Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 12:25
Citação de: Flirt4ever em 15 de Dezembro de 2014, 12:22
Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 12:20
(...)Em 5 anos ganhou 2 campeonatos, 1 Taça de Portugal, 4 Taças da Liga e 1 Supertaça.
Em 5 anos perdeu 3 campeonatos, 4 Taça de Portugal, 1 Taças da Liga e 1 Supertaça.

:smokin:
Queres fazer o mesmo para o SAF, o Mourinho, etc?

Ninguém ganha sempre, o Benfica voltou a lutar por titulos. Ainda temos muito por onde melhorar e ele está errado quando diz que já chegou ao topo, ainda não chegamos lá. O topo será o tri.
Só acho que perdeu mais do que ganhou (no que a titulos e troféus diz respeito).

Uma coisa é não ganhar sempre, outra coisa é não ganhar a maioria das vezes.

Não sendo eu um louco por JJ, mas já sei que serei visto dessa forma...

Quer dizer o Benfica vem de um Jejum enorme e de 20 anos absolutamente deprimentes e a análise que se faz é aquilo que perdeu como se fosse normal no passado recente o Benfica em 5 anos ganhar 2 campeonatos, ir a 2 finais europeias (não sendo títulos são sinónimos da qualidade do trabalho desenvolvido)...e não se vê o virar de página que se está a instalar no Benfica.

Há análises que são mesmo capciosas e que em vez se discutir o essencial passa-se o tempo a discutir coisas pífias.


Billy the Kid

O Benfica é um clube gigante. Éimpossível existir consenso unânime sobre a figura do treinador, presidente e todos os jogadores.
Mas há coisas que extenuam a paciência. JJ é um grandíssimo técnico, um dos notáveis responsáveis pelo crescimento do Benfica nos últimos anos (finais europeias, títulos, triplete, bom futebol, fio de jogo identitário no plantel).
Perdeu Garay, Rodrigo, Cardozo, André Gomes, Oblak, Siqueira, Markovic, mas consegue liderar o campeonato, vencendo o FCPorto com muito mérito seu, pois a táctica especial do jogo de ontem resultou em pleno (papeis de: Maxi atrás do brahimi, Enzo a fechar à direita, Gaitan a surgir intermitentemente no meio ao lado de Talisca confundindo Casemiro, Lima em detrimento de Jonas para impedir a construção de jogo do FCP a partir da defensiva como é hábito deles).
Já perdeu, de forma "cruel" Witsel, Javi Garcia, David Luiz e Matic (no meio do campeonato), mas lá conseguiu sempre "remendar" à custa do seu saber técnico e táctico.
Li acima alguém a falar de Nolito. Podiam falar de Rosa, Bernardo, Wass, etc.
Ele não é perfeito. Mas é o que melhor entende de futebol em Portugal (nem os comentadores atrevidos da TV lhes chegam aos calcanhares).
Haja decência!!!!

André Sousa

E repito: dizer que tivemos sorte, ontem, não deve ser discutido. Tivemo-la.

Mas isto é conversa para quem é coerente e diz que tivemos azar na final da Liga Europa ou no 2-1 do Dragão, que lhes garantiu o título.

Porque sim, isso também conta no futebol. É impossível controlar todos os contextos que o futebol cria durante os 90'.

Slb23

Citação de: André Sousa em 15 de Dezembro de 2014, 13:04
Queria dizer que os números, por si só, não valem nada.

Até porque muito dificilmente o Ola faria uma primeira época com os números do Nolito, no respetivo período.

Não há que negar que a gestão do caso Nolito foi uma falha do JJ. O Ola tem qualidade e bem fez o JJ em repescá-lo, depois de ter sido emprestado na época passada.
Claro que os números por si só não valem nada, mas sendo o futebol algo ao qual os números estão ligados acaba por ser um dos pontos de comparação. O Ola fez uma época muito boa, com diversas assistências e golos.

O Nolito da primeira época já não era o mesmo, o JJ falhou e o feitio do Nolito fez o resto. Ah e não é o craque que fazem dele.

bnfc

Citação de: Flirt4ever em 15 de Dezembro de 2014, 13:03
Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 12:59
Citação de: Flirt4ever em 15 de Dezembro de 2014, 12:56
Só acho que perdeu mais do que ganhou (no que a titulos e troféus diz respeito).

Uma coisa é não ganhar sempre, outra coisa é não ganhar a maioria das vezes.
Tal como qualquer treinador...

E agora é analisar isto no contexto do Benfica dos últimos 25 anos.
Nunca vou perceber o porquê de se querer impingir um intervalo de tempo (seja ele qual for). Mas o Benfica por acaso só existe à 25 anos ?!?

Isso é vão válido como eu querer comparar SÓ o intervalo de 2010/11 a 2012/13 com os ultimos 10, 15, 20, 25 (ou os que quiseres) anos.

Claro que é preciso seleccionar um intervalo. Até acho que 25 anos são demasiados. Uma vitória na década de 60, qdo eles estavam na merda, era mt mais simples que agora, qdo nós é que estamos a reerguer-nos da merda. Chama-se a isso contextualizar e é o que as pessoas fazem quando querem avaliar resultados de forma ponderada.


abar85

Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 12:55
Citação de: abar85 em 15 de Dezembro de 2014, 12:50
É gozo é, no primeiro ano de Matic a titular e Enzo, ganhaste o quê? Estou a gozar o quê?
Ganhaste no ano a seguir... adaptações de sucesso mas que não resultaram no sucesso do Benfica. Sorte, azar, o Artur, o Melga... escolhe aquilo que achares menos gozo.

Claro que não foi pelo Talisca, foi pela magnifica politica de contratações para esta época, que já sei que apreciaste, e na qual esta inserido o Talisca.

O JJ na primeira época poe o pessoal a jogar o dobro, logo de inicio, depois há sempre desculpas para não passar contra tubarões.

E ontem, foi tudo menos o 442 das convicções do JJ.
Desculpa mas isso do não deu titulos só pode ser gozo porque todos nós sabemos como foi injusto não termos ganho tudo...

Não, o problema não foi a politica de contratações, o problema foi a politica de vendas. Só vocês podem achar que isto é vender um cromo e comprar outro que fica tudo igual...

Outra uma vitória da convicção do JJ, por muitos aqui a central era o Lisandro, a lateral o Benito, a 6 o André, a 10 o Pizzi e a PL o Jonas. Olha o JJ e o Benfica ganharam no seu modelo com as suas convicções...

Injusto ou não, o que eu disse era um facto, não estava a gozar com ninguém, essas adaptações por vezes não trazem o beneficio máximo para o clube, e esse é que é importante. Umas tiveram sucesso, outras não.

Quanto às contratações, claro, se queres um medio defensivo e compras um 8 para adaptar, queres um avançado e trazes um miudo para titular que não sabe os momentos do jogo (JJ), trazes um lateral que defende mal, sai um central de topo e vem outro miudo... queres que seja igual como? A politica de contratações é má, e querer fazer passar o contrário é gozo também. Ninguém acha que se ficas sem o Gray, mentes la outro e é igual, podes é estar mais proximo ou menos próximo disso.

E agora já falas em modelo porque o sistema não foi bem o mesmo da convicção dele, se calhar foi mais próximo da convicção de quem queria o Pizzi a 10, como terceiro medio, que foi o que foi o Talisca ontem, e podia ate ter bons resultados.
E o Jonas não é para ti o nosso melhor avançado?

SLB Stars

Citação de: Tiago1982 em 15 de Dezembro de 2014, 13:03
Citação de: SLB Stars em 15 de Dezembro de 2014, 13:01
Citação de: Rikurveojmal em 15 de Dezembro de 2014, 12:42
Para os campistas do mal dizer neste tópico qual é a desculpa desta vez?
"Ganhou sem saber como.."  "Muita sorte neste jogo" ...
Semana negra para esses campistas...

Se foi sorte não sei, mas nunca é demais lembrar que só à sexta vez conseguiu vence-los para o campeonato  :coolsmiley:

Também nunca é demais lembrar que desde que sou vivo só vi o Benfica ganhar três vezes nas Antas/Dragão para o campeonato.

E uma delas foi com o Jesus.

O Koeman com uma equipa reconhecidamente inferior tem 100% de eficácia. Mas já que falas numa era, também podes comparar as condições que cada treinador teve à sua disposição. Assim sem exagerar muito, Jorge Jesus teve à sua mercê os melhores recursos humanos e infraestruturas dos últimos 24/25 anos.

Tiago1982

Citação de: Flirt4ever em 15 de Dezembro de 2014, 13:03
Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 12:59
Citação de: Flirt4ever em 15 de Dezembro de 2014, 12:56
Só acho que perdeu mais do que ganhou (no que a titulos e troféus diz respeito).

Uma coisa é não ganhar sempre, outra coisa é não ganhar a maioria das vezes.
Tal como qualquer treinador...

E agora é analisar isto no contexto do Benfica dos últimos 25 anos.
Nunca vou perceber o porquê de se querer impingir um intervalo de tempo (seja ele qual for). Mas o Benfica por acaso só existe à 25 anos ?!?

Isso é vão válido como eu querer comparar SÓ o intervalo de 2010/11 a 2012/13 com os ultimos 10, 15, 20, 25 (ou os que quiseres) anos.

Eu acho que isso muitas vezes é feito para enquadrar o treinador no seu tempo.

E quem fala de treinador fala de jogadores ou dirigentes.

Por exemplo, o Benfica desde 1980 para cá, para o campeonato, só ganhou 3 vezes fora contra o Porto.

Isto mostra que é manifestamente difícil ir ganhar lá. E o Jesus conseguiu.

E tenho de lhe dar os parabéns por isso, afinal foi um dos 3 treinadores que me deu essa alegria.

O 2-0 do César Brito não foi muito diferente deste. Retranca e eficácia.


André Sousa

Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 13:07
Claro que os números por si só não valem nada, mas sendo o futebol algo ao qual os números estão ligados acaba por ser um dos pontos de comparação. O Ola fez uma época muito boa, com diversas assistências e golos.

O Nolito da primeira época já não era o mesmo, o JJ falhou e o feitio do Nolito fez o resto. Ah e não é o craque que fazem dele.

Pá, mais depressa não é o Ola John o mesmo, já que é o único período pós-Benfica onde conseguiu mostrar qualidade, ao contrário do Nolito, que depois do Benfica tem espalhado qualidade pela BBVA que até já lhe valeu a chamada à seleção espanhola.

Não acho que tenha sido o feitio, por mais que a personalidade possa importar. Pela imagem que passou cá para fora, percebo perfeitamente o Nolito. Btw, vou ler a entrevista dele.

abar85

Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 12:55
Citação de: abar85 em 15 de Dezembro de 2014, 12:52
Uma convicção do JJ que pôs o Nolito de ca para fora. Depois os outros é que estão no gozo.
Sim, o JJ levou-o por uma orelha ao aeroporto e tudo...

Queres ver os números do Ola nessa época?

Podes colocar, e depois os da época seguinte e desta. Não me importo nada!

Tiradas dessas do aeroporto e depois os outros e que gozam.

As convicções do JJ mudam como mudam as de toda a gente, nalguns casos mais depressa, noutros a ferros, noutros não mudam.

Zak

Neste ano civil já enrrabamos os porcos 4x.
Essa é que é essa.

Slb23

Citação de: abar85 em 15 de Dezembro de 2014, 13:09
Injusto ou não, o que eu disse era um facto, não estava a gozar com ninguém, essas adaptações por vezes não trazem o beneficio máximo para o clube, e esse é que é importante. Umas tiveram sucesso, outras não.

Quanto às contratações, claro, se queres um medio defensivo e compras um 8 para adaptar, queres um avançado e trazes um miudo para titular que não sabe os momentos do jogo (JJ), trazes um lateral que defende mal, sai um central de topo e vem outro miudo... queres que seja igual como? A politica de contratações é má, e querer fazer passar o contrário é gozo também. Ninguém acha que se ficas sem o Gray, mentes la outro e é igual, podes é estar mais proximo ou menos próximo disso.

E agora já falas em modelo porque o sistema não foi bem o mesmo da convicção dele, se calhar foi mais próximo da convicção de quem queria o Pizzi a 10, como terceiro medio, que foi o que foi o Talisca ontem, e podia ate ter bons resultados.
E o Jonas não é para ti o nosso melhor avançado?
Uma equipa deve ser o mais diversificada possivel, se tens 2 laterais que defendem bem como o Sílvio e o André ter um jogador como o Eliseu é bem visto e tanto é bem visto que já nos safou...

A politica de contratações é a possivel quando se está endividado até aos tomates, compras putos para valorizar e vender...

Sim o Jonas é o melhor mas para ontem não era, porque em termos de pressão alta que foi o que fizemos não tem tanta qualidade como o Lima.

Tiago1982

Citação de: SLB Stars em 15 de Dezembro de 2014, 13:09
Citação de: Tiago1982 em 15 de Dezembro de 2014, 13:03
Citação de: SLB Stars em 15 de Dezembro de 2014, 13:01
Citação de: Rikurveojmal em 15 de Dezembro de 2014, 12:42
Para os campistas do mal dizer neste tópico qual é a desculpa desta vez?
"Ganhou sem saber como.."  "Muita sorte neste jogo" ...
Semana negra para esses campistas...

Se foi sorte não sei, mas nunca é demais lembrar que só à sexta vez conseguiu vence-los para o campeonato  :coolsmiley:

Também nunca é demais lembrar que desde que sou vivo só vi o Benfica ganhar três vezes nas Antas/Dragão para o campeonato.

E uma delas foi com o Jesus.

O Koeman com uma equipa reconhecidamente inferior tem 100% de eficácia. Mas já que falas numa era, também podes comparar as condições que cada treinador teve à sua disposição. Assim sem exagerar muito, Jorge Jesus teve à sua mercê os melhores recursos humanos e infraestruturas dos últimos 24/25 anos.

Meu caro, infelizmente eu não tenho nem vejo futebol há apenas 24/25 anos. Gostava de ser mais novo, mas infelizmente não sou.

Houveram grandes equipas do Benfica que inevitavelmente caiam contra o Porto fora.

Desde os finais dos anos 70 o Benfica só por 3 vezes lá foi ganhar para o campeonato.

Faço-te este desafio, vai ver "os recursos humanos" do Benfica entre 1977 e 1995 e depois diz-me se realmente o Jesus teve o melhor plantel e afins.

Quanto às infra-estruturas... convém também comparar com os rivais nas respectivas alturas porque senão ainda é mais descabido.

Onde é que já se viu o Benfica com uma academia e com as condições de treino que tem agora não fazer melhor que o Benfica do Guttmann que não tinha condições nenhumas comparadas com os dias de hoje?

VitorPaneira7

Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 13:05
Citação de: Flirt4ever em 15 de Dezembro de 2014, 13:03
Nunca vou perceber o porquê de se querer impingir um intervalo de tempo (seja ele qual for). Mas o Benfica por acaso só existe à 25 anos ?!?

Isso é vão válido como eu querer comparar SÓ o intervalo de 2010/11 a 2012/13 com os ultimos 10, 15, 20, 25 (ou os que quiseres) anos.
Porque não tem lógica comparares com o Benfica do tempo do Eusébio.

Um exemplo, tu comparas o trabalho do Van Gaal ao do Ferguson ou vais comparar com o do United antes do Fergunson?
Depende do período do Ferguson já que o homem esteve 20 anos.Se for os últimos 5 anos, agora os primeiros 5 anos....nunca na vida.
Não tem lógica pegar no período do eusébio como não tem lógica pegar num período onde desses 25 anos houve um período sem lei bosman , um outro sem dinheiro e com o Benfica endividado e sem capacidade para ter uma equipa capaz de competir pelo título e por fim o outro a reconstruir tudo de novo e recuperar credibilidade andando a pagar dividas atrás de dívidas.
Vamos mesmo comparar resultados de uma equipa cuja defesa foi durante anos Bruno Basto-Ronaldo-Paulo Madeira- n laterais direitos com as equipas que Jesus teve.

Bailey

se ganhamos ao porto tendo eles oportunidades: tivemos sorte. Se ganhamos ao porto sem eles terem oportunidades: sao eles que sao fracos

Está me a faltar cenários hipotéticos onde a gente ganhe, e tenhamos mérito