Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

matavelhos

O BES investiu nas obrigações porque era um bom negócio. Tivesse eu € e tinha feito o mesmo. 7% num ano é top!!!!

CPA

Que o Sporting beneficiou de algum tipo de perdão ou moratória de juros é fácil de concluir, basta olhar para as contas das SADs de Porto e Sporting: têm níveis de endividamento semelhantes, e o Sporting paga consideravelmente menos juros.

paulomaia1972

Citação de: matavelhos em 29 de Julho de 2014, 19:44
O BES investiu nas obrigações porque era um bom negócio. Tivesse eu € e tinha feito o mesmo. 7% num ano é top!!!!

o risco não compensa, dois entidades em risco, uma com capitais negativos a outra num processo de convulsão interna.

matavelhos

Qual é o risco do benfica entrar em insolvência?! Sejamos realista, os adeptos nunca deixariam que tal acontecesse, ou muito dificilmente iria acontecer. Já esteve quase e foram os adeptos que safaram o clube.

Quando foram emitidas as obrigações, o BES não estava "falido" como está agora.  Ninguém sabia do que se passava.

T1n0_SLB

Citação de: Mestre em 29 de Julho de 2014, 19:20
Citação de: CPA em 29 de Julho de 2014, 18:28

Que raio de confusão aí vai.

Grande parte desses 104M Euros não vão ser recebidos a pronto. Da mesma forma, é altamente duvidoso que os 85M Euros que te referes tenham de ser reembolsados na totalidade. Há-de haver um meio termo que, neste momento, desconhecemos.

Que raio de confusão? Tu desconheces o suposto "meio termo" mas o R&C mostra bem que temos 40 + 45M€ para pagar até ao fim do ano, quando se vencerem os empréstimos obrigacionistas.

E sabes como funcionam empréstimos obrigacionistas? Não há meio termo para liquidar um, ou pagas ou entras em default. E como no passado nós liquidámos um empréstimo contraindo outro, e agora a entidade de alimentava a máquina tem uma problema chamado GES, a capacidade de fazer rodar dinheiro é muito menor.

Como eu duvido que não se compre mais, também duvido que não se venda o Enzo e provavelmente o Gaitan. Mas depois vendemos mais umas % de passes a um fundo, hipotecamos as receitas de 2020 e continuamos a achar que o guito nasce das árvores. No final da época vamos perceber que o bolo de leão das mais-valias ficam para outros e um dia a torneira fecha.

Continuem a achar que está tudo bem, faz lembrar o Socras em 2009. Só durou 2 anos...

Não são apenas os empréstimos obrigacionistas.

É isto tudo.

Contudo,
CitaçãoDe referir que esse empréstimo obrigacionista particular de 35 milhões de euros que se vence em Outubro de 2014, o empréstimo obrigacionista particular "Benfica SAD Dezembro 2014" de 50 milhões de euros e o programa de papel comercial de 24,6 milhões de euros, prorrogado por mais cinco anos em Janeiro de 2014 mas cujas subscrições são efectuadas por períodos entre um e seis meses, se encontram todos reflectidos no saldo corrente da rubrica de empréstimos obtidos. Contudo, à excepção de um montante de 4 milhões de euros que está previsto ser amortizado em Agosto de 2014 no programa de papel comercial, é previsível que os prazos de reembolso sejam renovados para além de 31 de Março de 2015.

Mas a situação do BES pode baralhar isto tudo.

T1n0_SLB

Citação de: matavelhos em 29 de Julho de 2014, 19:30
Só um pequeno pormenor:

O Benfica pode muito bem efetuar mais empréstimos obrigacionistas para cobrir os que tem que pagar. Não é por o BES estar como está que o Benfica é obrigado a pagar sem contrair novos empréstimos obrigacionistas.

Já o empréstimo bancário que está no BES e também vence algures para o ano (penso eu), esse sim provavelmente tem que ser pago. A não ser que outra instituição nos faça outro empréstimo.

E é isso que vai ser feito os empréstimos obrigacionistas irão ser cobridos por outros empréstimos obrigacionista, mas o problema não acaba aí, porque há outros empréstimos e prestações para serem pagos.

T1n0_SLB

Citação de: matavelhos em 29 de Julho de 2014, 19:40
Isso já não sei, dependia de muita coisa, como por exemplo a taxa de juro, o nível de risco, etc...

Eu sei bem que não foram só os sócios, muitos bancos de certeza que investiram nessas obrigações, muita gente com €€ o deve ter feito, pois sejamos sinceros, a taxa era boa, e o risco era diminuto. É quase impossível um clube como o Benfica entrar em incumprimento.

A minha estratégia seria qualquer coisa como:

Novo empréstimo obrigacionista mas a metade do que se tem que pagar.
Com as vendas e outras receitas, pagar o resto.
Diminuir as despesas (massa salarial principalmente)
Tornar o clube estável de modo que as receitas superem as despesas correntes.

Fazer isto durante uns anos até pagar todos os empréstimos.

Isto sou eu que tenho um conhecimento fraco na área financeira e estou totalmente por fora do clube. Mas obviamente que fazer empréstimo para pagar empréstimo iria dar merda.

A malta anda a sugerir isso há anos, o que tem acontecido é exatamente o oposto.

Magnusson

Uns contratam o Bebé por 3M + 50% de uma transferência futura, outros contratam o José Angel por 0M + 50% de uma transferência futura, tudo a ver...

Semper Fidelis

CitaçãoLíder das águias não gostou de ouvir o técnico dizer que "só trabalho não basta" e lembrou-lhe que há muita qualidade no plantel e na formação."

o NGL fez bem em lhe dar nas orelhas pois o JJ tem de aprender a não dizer as verdades tão alto...

Mestre30

Citação de: Magnusson em 29 de Julho de 2014, 20:16
Uns contratam o Bebé por 3M + 50% de uma transferência futura, outros contratam o José Angel por 0M + 50% de uma transferência futura, tudo a ver...
Somos uns mãos largas...

Semper Fidelis

continua chamando-me assim...Bébé...

P.S: tinha de vir alguém depois de despacharem o Djavan "eu quero ver o por do sol..."

Semper Fidelis

alguem que me esclareça pq sinceramente nao tenho mais pachorra para tantas contas

afinal até ao fim do ano (31-dezembro) quanto ainda temos de embolsar para pagar o que se deve?
o que ja recebemos (?) das inumeras vendas ainda nao chega, certo?
quanto falta?

gostava mesmo de saber no meio de tanto forróbódó...

paulomaia1972

Citação de: matavelhos em 29 de Julho de 2014, 19:52
Qual é o risco do benfica entrar em insolvência?! Sejamos realista, os adeptos nunca deixariam que tal acontecesse, ou muito dificilmente iria acontecer. Já esteve quase e foram os adeptos que safaram o clube.

Quando foram emitidas as obrigações, o BES não estava "falido" como está agora.  Ninguém sabia do que se passava.

subscrevi certificados do tesouro a 7% a 10 anos, em 2011.

Semper Fidelis

Citação de: paulomaia1972 em 29 de Julho de 2014, 20:21
Citação de: matavelhos em 29 de Julho de 2014, 19:52

subscrevi certificados do tesouro a 7% a 10 anos, em 2011.

espero que esse tesouro não venha a ser deprimente :D
sorry não resisti!

Magnusson

Citação de: Mestre30 em 29 de Julho de 2014, 20:18
Somos uns mãos largas...

Também podia ter optado por dizer que fomos buscar um "lateral esquerdo" por 1.5M que podia ter sido adquirido a custo zero há um mês, que seria o mesmo preço do Jose Angel, e entre o Eliseu e o Angel eu sei quem prefiro...