As Finanças do Benfica

lonstrup

Citação de: Patton em 26 de Janeiro de 2011, 16:29
Eu só não percebo é qual é a admiração... Eu não percebo nada do assunto, mas não há magia, se há 10 anos havia dívida e não havia maneira de paga-la e se nestes 10 anos houve uma série de investimentos primeiro em infraestruturas e mais tarde em jogadores, quando durante 3 anos nem receita de champions ou da venda de jogadores houve, é claro que teve que se recorrer a crédito e que a dívida tem que ser maior! No entanto parece estar estruturada e controlada, o que não quer dizer que o benfica possa dar-se ao luxo de rejeitar propostas de 30 milhões ou continuar a comprar jogadores de milhões sem vender ninguém! Não há nenhuma grande empresa ou até média empresa sem passivo!
Mas é isto que os pessimistas dizem faz já algum tempo, a quem era dito exactamente por causa da tal dívida estruturada e organizada não seria preciso vender.

Óbvio que é preciso vender! A partir do momento que o dinheiro que usamos para comprar é vindo de empréstimos (não são receitas nossas) , teremos de fazer receitas extra para pagar esses empréstimos.

Temos de vender. O ideal, para vender menos, era gastar menos.

Patton

Citação de: Americano69 em 26 de Janeiro de 2011, 16:37
Citação de: Patton em 26 de Janeiro de 2011, 16:29
Eu só não percebo é qual é a admiração... Eu não percebo nada do assunto, mas não há magia, se há 10 anos havia dívida e não havia maneira de paga-la e se nestes 10 anos houve uma série de investimentos primeiro em infraestruturas e mais tarde em jogadores, quando durante 3 anos nem receita de champions ou da venda de jogadores houve, é claro que teve que se recorrer a crédito e que a dívida tem que ser maior! No entanto parece estar estruturada e controlada, o que não quer dizer que o benfica possa dar-se ao luxo de rejeitar propostas de 30 milhões ou continuar a comprar jogadores de milhões sem vender ninguém! Não há nenhuma grande empresa ou até média empresa sem passivo!

Os custos financeiros do Benfica (que resultam maioritariamente de juros das dívidas) passaram no último exercício aproximadamente 6 milhões para 12 milhões, ou seja 1 milhão de euros por mês, 30.000 euros por dia. As dívidas bancárias ultrapassam os 200 milhões de euros (90 dos quais correntes). Isto parece-te uma dívida "estruturada e controlada"?
É claro que é uma situação insustentável...e tem que ser rapidamente alterada, e por isto eu digo não pode ser interminavelmente "raise", "raise", "raise" tem que haver um momento em que há um cash in! Os investimentos nos ultimos 3 anos deram um campeonato e uma equipa com muito valor, os jogadores que são valorizados como o di maria e o david luiz têm que financiar ao mesmo tempo a dívida e outros jogadores que virão para substituí-los...


lonstrup

Citação de: Patton em 26 de Janeiro de 2011, 16:34
Citação de: lonstrup em 26 de Janeiro de 2011, 16:26
Citação de: sem gelo em 26 de Janeiro de 2011, 16:24
Citação de: Americano69 em 26 de Janeiro de 2011, 16:22
Citação de: hiend em 26 de Janeiro de 2011, 16:20
Citação de: lonstrup em 26 de Janeiro de 2011, 16:15
Citação de: hiend em 26 de Janeiro de 2011, 16:11
Se depois da saída destes jogadores uma pessoa observasse uma redução de 70 ou 80 milhões no passivo, até ficava satisfeito. mas como não é isso que se vai ver...
Em princípio deverias observar, se pagasses o tal empréstimo de 90 milhões de curto prazo. Mas se simplesmente renegociares esse empréstimo, ele não desaparece, simplesmente salta dos passivos correntes para os não correntes.

Isso mais não significa que andamos a pagar despesas correntes com a venda de jogadores, o que contraria a propaganda que andam a fazer, em como as despesas são equilibradas sem recorrer à venda de jogadores.

O valor das vendas deverá ser ou para reduzir passivo ou para reinvestir com critério. No dia em que formos competentes neste aspecto temos o futuro garantido.

De acordo. Na minha opinião urge anular o défice de exploração (urge há anos, não hoje) e enquanto não foi (é) possível fazê-lo pelo ainda maior aumento da receita tinha (tem) de se fazer pela diminuição da despesa.

os direitos televisivos ajudarão a tapar esse BURACO ...
O problema tem de ser atendido HOJE, não podemos adira com a desculpa que o amanhã será melhor.
Podia-se sempre fazer como todos os presidentes dos outros clubes portugueses ou como os antigos presidentes do Benfica... Vendia-se mais uns anos à olivedesportos por tuta e meia, adiantava-se a receita e já dava para ter mais um balãozinho de oxigénio...

Se calhar o pessoal nem reparava que estava ser comido como fomos tantos anos, sempre que era preciso mais dinheiro para qq coisa vendiam-se mais uns anos, e o vieira era menos criticado.
Mas isso era lá solução? Antecipar receitas é solução?

A situação tem de começar a ser resolvida hoje. E se calhar, se baixassemos as despesas nas contratações e vendessemos uns poucos de jogadores era uma maneira de ir resolvendo.

lonstrup

Mas no recente R&C, existe a indicação de redução do investimento e dos custos com pessoal, até por causa do tal Fair Play da UEFA.

Existe também a clara indicação (quando digo clara quero dizer que está escrita) em preocuparem-se em ter saldo positivo este ano.

É nisto que quero acreditar. Mas depois no verão nunca sabemos o que vai acontecer.

Patton

Citação de: lonstrup em 26 de Janeiro de 2011, 16:44
Citação de: Patton em 26 de Janeiro de 2011, 16:29
Eu só não percebo é qual é a admiração... Eu não percebo nada do assunto, mas não há magia, se há 10 anos havia dívida e não havia maneira de paga-la e se nestes 10 anos houve uma série de investimentos primeiro em infraestruturas e mais tarde em jogadores, quando durante 3 anos nem receita de champions ou da venda de jogadores houve, é claro que teve que se recorrer a crédito e que a dívida tem que ser maior! No entanto parece estar estruturada e controlada, o que não quer dizer que o benfica possa dar-se ao luxo de rejeitar propostas de 30 milhões ou continuar a comprar jogadores de milhões sem vender ninguém! Não há nenhuma grande empresa ou até média empresa sem passivo!
Mas é isto que os pessimistas dizem faz já algum tempo, a quem era dito exactamente por causa da tal dívida estruturada e organizada não seria preciso vender.

Óbvio que é preciso vender! A partir do momento que o dinheiro que usamos para comprar é vindo de empréstimos (não são receitas nossas) , teremos de fazer receitas extra para pagar esses empréstimos.

Temos de vender. O ideal, para vender menos, era gastar menos.
O proprio lfv dp no ano em que o jesus chegou disse que se ía investir para ganhar o campeonato, mas para as pessoas não se admirarem com o aumento do passivo. Foi uma aposta de risco, mas que foi ganha. No fim deste campeonato está na hora de equilibrar esse investimento feito, vendendo mais do comprando... Esta corrida aos jogadores em fim de contracto indicia isso mesmo...

lonstrup

aliás, a valorização dos atletas não se faz despejando milhões de euros em cima deles. faz-se é dando tempo aos jogadores para crescer, ter estabilidade na equipa técnica e trabalhar os jogadores.

são exemplos disto mesmo o coentrão e o di maria.

Patton

Citação de: lonstrup em 26 de Janeiro de 2011, 16:46
Citação de: Patton em 26 de Janeiro de 2011, 16:34
Citação de: lonstrup em 26 de Janeiro de 2011, 16:26
Citação de: sem gelo em 26 de Janeiro de 2011, 16:24
Citação de: Americano69 em 26 de Janeiro de 2011, 16:22
Citação de: hiend em 26 de Janeiro de 2011, 16:20
Citação de: lonstrup em 26 de Janeiro de 2011, 16:15
Citação de: hiend em 26 de Janeiro de 2011, 16:11
Se depois da saída destes jogadores uma pessoa observasse uma redução de 70 ou 80 milhões no passivo, até ficava satisfeito. mas como não é isso que se vai ver...
Em princípio deverias observar, se pagasses o tal empréstimo de 90 milhões de curto prazo. Mas se simplesmente renegociares esse empréstimo, ele não desaparece, simplesmente salta dos passivos correntes para os não correntes.

Isso mais não significa que andamos a pagar despesas correntes com a venda de jogadores, o que contraria a propaganda que andam a fazer, em como as despesas são equilibradas sem recorrer à venda de jogadores.

O valor das vendas deverá ser ou para reduzir passivo ou para reinvestir com critério. No dia em que formos competentes neste aspecto temos o futuro garantido.

De acordo. Na minha opinião urge anular o défice de exploração (urge há anos, não hoje) e enquanto não foi (é) possível fazê-lo pelo ainda maior aumento da receita tinha (tem) de se fazer pela diminuição da despesa.

os direitos televisivos ajudarão a tapar esse BURACO ...
O problema tem de ser atendido HOJE, não podemos adira com a desculpa que o amanhã será melhor.
Podia-se sempre fazer como todos os presidentes dos outros clubes portugueses ou como os antigos presidentes do Benfica... Vendia-se mais uns anos à olivedesportos por tuta e meia, adiantava-se a receita e já dava para ter mais um balãozinho de oxigénio...

Se calhar o pessoal nem reparava que estava ser comido como fomos tantos anos, sempre que era preciso mais dinheiro para qq coisa vendiam-se mais uns anos, e o vieira era menos criticado.
Mas isso era lá solução? Antecipar receitas é solução?

A situação tem de começar a ser resolvida hoje. E se calhar, se baixassemos as despesas nas contratações e vendessemos uns poucos de jogadores era uma maneira de ir resolvendo.
Claro que não é solução. Mas é o que se tem feito no futebol português!

Esta é a primeira vez que eu vejo o Benfica com poder negocial para conseguir um bom contracto televisivo, até aqui como vendiam sempre em hora de sufoco não podia pedir o que valiam.

LibetiNNe

Eu acho interessante sermos das meninas que fazem serviços ao domicilio.

Americano69

Citação de: lonstrup em 26 de Janeiro de 2011, 16:51
Mas no recente R&C, existe a indicação de redução do investimento e dos custos com pessoal, até por causa do tal Fair Play da UEFA.

Existe também a clara indicação (quando digo clara quero dizer que está escrita) em preocuparem-se em ter saldo positivo este ano.

É nisto que quero acreditar. Mas depois no verão nunca sabemos o que vai acontecer.

Eu também, vale mais tarde que nunca e pode ser que agora se comece a gerir melhor, pena é que já tenham havido muitos danos que aumentaram o buraco o que implicará mais anos a apertar. Na minha opinião se tivesse havido mais juízo o Benfica já podia estar numa espiral de subida a nível financeiro em vez de estar a começar a remendar à força o mal feito. E espero estar enganado, mas não me admirava nada, mas nada mesmo que mal seja possível chegar a um acordo com os direitos televisivos se antecipe já uma boa fatia dos mesmos para continuar a alimentar o entreposto mandando às malvas o tal rigor que agora (quase) todos parecem concluir ser necessário. Até porque é muito fácil se este ano não formos campeões para o ano vir novamente com o argumento de ser necessário um enorme investimento para voltar aos êxitos desportivos, cavando novo buraco ainda maior que o existente.

Patton

Citação de: lonstrup em 26 de Janeiro de 2011, 16:53
aliás, a valorização dos atletas não se faz despejando milhões de euros em cima deles. faz-se é dando tempo aos jogadores para crescer, ter estabilidade na equipa técnica e trabalhar os jogadores.

são exemplos disto mesmo o coentrão e o di maria.
E penso que jogadores como o sidnei, o airton, o gaitan, o jara e o kardec também vão provar ser boas apostas desportivas e mais tarde darem o seu contributo para diminuir o passivo...

lonstrup

Citação de: Patton em 26 de Janeiro de 2011, 16:51
Citação de: lonstrup em 26 de Janeiro de 2011, 16:44
Citação de: Patton em 26 de Janeiro de 2011, 16:29
Eu só não percebo é qual é a admiração... Eu não percebo nada do assunto, mas não há magia, se há 10 anos havia dívida e não havia maneira de paga-la e se nestes 10 anos houve uma série de investimentos primeiro em infraestruturas e mais tarde em jogadores, quando durante 3 anos nem receita de champions ou da venda de jogadores houve, é claro que teve que se recorrer a crédito e que a dívida tem que ser maior! No entanto parece estar estruturada e controlada, o que não quer dizer que o benfica possa dar-se ao luxo de rejeitar propostas de 30 milhões ou continuar a comprar jogadores de milhões sem vender ninguém! Não há nenhuma grande empresa ou até média empresa sem passivo!
Mas é isto que os pessimistas dizem faz já algum tempo, a quem era dito exactamente por causa da tal dívida estruturada e organizada não seria preciso vender.

Óbvio que é preciso vender! A partir do momento que o dinheiro que usamos para comprar é vindo de empréstimos (não são receitas nossas) , teremos de fazer receitas extra para pagar esses empréstimos.

Temos de vender. O ideal, para vender menos, era gastar menos.
O proprio lfv dp no ano em que o jesus chegou disse que se ía investir para ganhar o campeonato, mas para as pessoas não se admirarem com o aumento do passivo. Foi uma aposta de risco, mas que foi ganha. No fim deste campeonato está na hora de equilibrar esse investimento feito, vendendo mais do comprando... Esta corrida aos jogadores em fim de contracto indicia isso mesmo...
Vamos ver , só vendo mesmo. Já no verão passado a minha «ilusão» era essa , do aproveitamento dos nossos atletas , venda de 1 ou 2 e recrutamento de 1 ou 2.

Nesta altura temos inúmeros atletas talentosos com contrato com o clube que podem ser utilizados e valorizados , assim como parece que o clube se está a antecipar a fazer um conjunto vasto de contratações para a próxima a baixo custo e visando posições específicas do plantel.

No mundo ideal as coisas tinham pernas para andar , até porque mantendo o treinador as coisas tornam-se mais fáceis para todos.

Mas vamos ver.

LibetiNNe

Também tenho a esperança que finalmente tenha existido a consciencialização do estado problemático financeiro do clube. Afinal de contas um parasita não pode deixar o ser que parasita morrer.

Patton

O problema foi o que aconteceu no inicio deste campeonato, que nos tirou hipoteses de poder ganhar o campeonato...coisa que tou convencido que eles nunca pensaram que pudesse acontecer e daí o forte investimento no gaitan, no jara e no roberto. Aquele jogador que eles já não tiveram poder para comprar é o que se está a revelar a promessa mais certa!

lonstrup

Citação de: LibetiNNe em 26 de Janeiro de 2011, 17:04
Também tenho a esperança que finalmente tenha existido a consciencialização do estado problemático financeiro do clube. Afinal de contas um parasita não pode deixar o ser que parasita morrer.
Por isso é que costumo dizer que é melhor ter um capitalista a gerir algo do que um comunista.

O Capitalista sabes que está ali para ganhar dinheiro, e quando aquilo deixar de dar dinheiro vai-se embora.
O Comunista sabes que está para realizar uma utopia, e sabes que só deixa a coisa quando a utopia se realizar ou ele morrer.

:)

lonstrup

Citação de: Patton em 26 de Janeiro de 2011, 17:07
O problema foi o que aconteceu no inicio deste campeonato, que nos tirou hipoteses de poder ganhar o campeonato...coisa que tou convencido que eles nunca pensaram que pudesse acontecer e daí o forte investimento no gaitan, no jara e no roberto. Aquele jogador que eles já não tiveram poder para comprar é o que se está a revelar a promessa mais certa!
Desculpa lá Patton, sabemos muito bem que por muitos campeonatos que ganhemos , não vai haver viabilidade para gastar quase 30 milhões de euros em compras por verão.

Claro que um menor rendimento desportivo tem impacto, por exemplo, na bilhética. E nas competições europeias , as receitas de bilhética também foram abaixo do esperado. É esperar que na Liga Europa possamos fazer boas casas.

Mas uma boa gestão financeira serve exactamente para salvaguardar qualquer percalço desportivo.