Revisão Estatutos, 14Dez. Sáb

kat.SLB

Citação de: trainmaniac em 23 de Março de 2010, 16:09
Citação de: kat.SLB em 23 de Março de 2010, 15:46
Boas,

Logo lá estarei, vou começar agora a estudar a proposta para alteração dos estatutos.

Expliquem-se só uma coisa: O período para os sócios enviarem sugestões para a mesma alteração, é a partir de hoje e durante 20 dias? Correcto?

E só depois a proposta final irá a sufrágio da Assembleia? É isso?

Obrigado

São 20 dias a contar do dia de hoje sim, mas depois irão apenas a sufrágio as propostas que a comissão não conseguir incluir na actual proposta por não serem concordantes com o seu espírito. As que representarem alterações menores podem ser incluídas directamente pela comissão.

Obrigado. Já está compreendido.

E já há data para esse sufrágio?

Saudações benfiquistas

trainmaniac

Não, será marcado oportunamente, estou certo :)

kat.SLB

Alguém me pode esclarecer a que horas começa a Assembleia?

Não estando presentes à hora marcada a maioria dos sócios, a mesma é convocada para 1 hora depois com os sócios presentes, não é? Acho eu...

Fiquei confuso porque, se assim for, nesta proposta essa parte é alterada para 30 minutos.

Obrigado

trainmaniac

Citação de: kat.SLB em 23 de Março de 2010, 17:19

Não estando presentes à hora marcada a maioria dos sócios, a mesma é convocada para 1 hora depois com os sócios presentes, não é? Acho eu...

Fiquei confuso porque, se assim for, nesta proposta essa parte é alterada para 30 minutos.

Obrigado

Tá marcada para as 20:00, e em segunda convocação para as 21:00, no pavilhão nº2.

kat.SLB

Citação de: trainmaniac em 23 de Março de 2010, 17:25
Citação de: kat.SLB em 23 de Março de 2010, 17:19

Obrigado

Tá marcada para as 20:00, e em segunda convocação para as 21:00, no pavilhão nº2.

Ok e obrigado Train.

Confirmado então que vai ser alterado para meia hora a 2ª convocação das Assembleias, é melhor...

faneca_slb4ever

Na AG Extraordinária
Discurso do presidente Luís Filipe Vieira

O presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, discursou esta terça-feira na abertura dos trabalhos da Assembleia Geral Extraordinária. Leia o discurso na íntegra.

"De há nove anos a esta parte – todos nós – assumimos a responsabilidade de recuperar o clube, de arriscar, de ousar inovar em algumas soluções.
Nove anos depois estamos num ponto que nos permite ter orgulho no caminho percorrido.

Com alguns erros pelo meio, que fazem parte de qualquer processo, conseguimos consolidar o projecto, credibilizar o Benfica e transforma-lo no Maior Clube do Mundo.

Cada problema teve solução e cada solução teve o seu tempo. Creio, que por razões diversas chegou o tempo de actualizar e modernizar os nossos estatutos. É por isso que aqui estamos!

A abertura de um processo de revisão estatutária não é feita por imposição de ninguém, nem em função de um qualquer calendário, mas antes porque os novos tempos e as novas realidades assim o exigem.

O aperfeiçoamento dos nossos estatutos tornam-se uma exigência a que todos nós devemos dar resposta.

Hoje, vamos, apenas, dar inicio a um processo que vai continuar e que pretende contar com o contributo de todos os sócios, de forma a que da diversidade de opiniões e sugestões se possa chegar a um documento que consagre um consenso tão alargado quanto possível.

Para mim não há sócios notáveis, nem sócios anónimos. Para mim o que há são sócios. Todos eles iguais nos direitos e nos deveres.

Eles é que são a verdadeira alma do Benfica e são eles que devem assumir a condução dos destinos do Clube.

A última palavra é sempre vossa e por isso a razão de ser das Assembleias Gerais.

Sabem que durante a última campanha eleitoral prometi que apresentaria uma proposta de revisão estatutária, mas ao contrário do que alguns já insinuaram, esta revisão não tem em vista favorecer nenhuma posição pessoal, mas sim dotar o clube de estatutos modernos, que consagrem princípios reconhecidos universalmente.

Estatutos que consagrem uma maior representatividade dos sócios, que consagrem a necessidade de uma ligação mais efectiva e duradoura daqueles que pretendem ser eleitos para dirigir os destinos do Clube, que mantenham o regime de voluntariado para aqueles que pretendem servir o Benfica.

Os estatutos em vigor - aprovados em 1996 - não respondem cabalmente às necessidades de regulamentação do Sport Lisboa e Benfica.

Houve – nos últimos 14 anos – alterações profundas em relação à realidade do Benfica, alterações essas que os estatutos não acompanharam.

A proposta que hoje vai ser aqui apresentada não é uma proposta da Direcção, mas antes uma proposta de uma Comissão formada para o efeito, com pessoas de diversas sensibilidades, que pensam de forma independente e que são frontais nas opiniões que emitem.

Eu próprio – confesso - teria ido mais longe em algumas alterações, mas reconheço o enorme esforço que esta proposta encerra e quero por isso agradecer a todos os membros da Comissão o trabalho desenvolvido.

Iniciaremos hoje um processo que só ficará concluído numa próxima Assembleia Geral.
Esta proposta procurou manter o espírito dos actuais estatutos, modificando, no entanto, alguns aspectos relevantes.

Mas todas as modificações vão no sentido de reforçar o poder dos sócios – em especial dos mais antigos - e agilizar o governo de todo o Universo do Sport Lisboa e Benfica.

Vamos então dar início aos trabalhos. Obrigado pela vossa presença!"

http://www.slbenfica.pt/Clube/Noticias/noticiasclube_futlfvdiscurso_230310_59486.asp

trainmaniac

Foi a melhor AG a que fui até hoje. Muitas participações, muitas ideias, muito debate... e alguns notáveis como Manuel Boto ou Paulo Cunha a tomarem a palavra para terem excelentes intervenções.

É claro que também houve coisas mais abandalhadas, nomeadamente do suspeito do costume que falou de tudo menos de estatutos, mas no geral correu muito bem.

A proposta foi aprovada na generalidade, segue-se um período de 20 dias em que os sócios podem sugerir alterações para serem votadas numa próxima AG.

Ludwig van

Regressado da 1ª AG do Clube a que fui e só tenho a dizer que fiquei muito agradado pela forma como a discussão decorreu tirando a parte do Pedro Guerra, obviamente.

Foi aprovada com o meu voto e acho que não me vou arrepender apesar de não concordar com os 50 votos que mudaria para 30 ou 40.

O Máximo é um máximo mesmo apesar de ter discordado dele em uma ou outra coisa.

nsalta

Ludwig van

Citação de: nsalta em 24 de Março de 2010, 00:33
Que ideias se destacaram mais?
As que se estava à espera. Os 50 votos e os 15 anos de sócio efectivo necessários para se ser presidente dos órgãos sociais.

Depois apareceu lá um professor de Direito que corrigiu imensa terminologia errada e discutiu-se também na metodologia o facto de se ter 500 assinaturas para se obrigar uma alteração a ser votada na AG.

Mas nesse aspecto fiquei descansado que a Comissão vai propor a votação todas as propostas minimamente razoáveis.

Tinha esse medo mas fiquei tranquilizado.

Domnul de Cauciuc

Uma alteração de Estatutos motivada apenas com um fim e sobretudo com a existência mais do que óbvia dum protogonista a encomendá-la!
É triste que mais um atestado de menoridade aos sócios do Benfica seja transformado numa necessidade e sobretudo numa vantagem para o Clube!

Domnul de Cauciuc

Citação de: Ludwig van em 24 de Março de 2010, 00:37
Mas nesse aspecto fiquei descansado que a Comissão vai propor a votação todas as propostas minimamente razoáveis.

Tinha esse medo mas fiquei tranquilizado.

Estás-te a esquecer que os critérios e a análise tendente à escolha das propostas que serão postos a votação, são exclusivamente da tal Comissão que afinal se veio hoje a saber (o Prof. José Vieira, do C. Fiscal, deixou escapar essa na sua última intervenção) que teve o aval do Rei Sol!

kat.SLB

Domnul,

Só por curiosidade, qual foi o seu sentido de voto?  :blah:

MissJane

Gostei bastante da discussão de ideias e, principalmente, da participação extremamente positiva por parte dos membros deste fórum. De facto faz a diferença quando o discurso não se reduz a "balelas" e "vivas".

Corrosivo