Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 52 anos,
Portugal

benfiquista_zonanorte

Citação de: Savicevic em 03 de Fevereiro de 2023, 10:00Por outro lado, pela negativa:

6) a explicação sobre cláusula/valor da cláusula é objectivamente falsa. O Benfica recebe uma proposta de 120M€, mas isso não o obriga a aceitar nem coloca o jogador com o poder de decisão. No limite, o Benfica poderia sempre apontar para o exercício da cláusula - como o Barça fez com o Neymar, por exemplo. Se assim não fosse, seria fácil vir aqui um clube endinheirado, oferecer o valor da cláusula do António Silva a pagar em 10 anos e depois ficávamos na mão do jogador. Não é assim que se passa e, neste tema, Rui Costa esteve  mal - e nem precisava disso.

É irrelevante o número de anos a que eles se pre-disponhem a pagar se fizerem a compensação financeira disto. Neste caso o Benfica quer pela diminuição das comissões dos empresários quer pelo aumento do valor acima da clausula, teve um extra de 5 milhões de euros que lhe permite se quiser fazer o factoring e receber a sua parte na totalidade agora.

Possivelmente até nem tem interesse em receber tudo agora de maneira a balancear as contas ao longo dos semestres fiscais.
De qualquer das formas tem a salvaguarda de poder a qualquer momento fazer o factoring e receber a sua parte com o uso dos tais 5 milhões de euros a mais.

Do ponto de vista negocial acho que foi inteligente.
Desportivamente ainda vamos ver o que acontece.

Jayson Tatum

Citação de: paulomaia1972 em 03 de Fevereiro de 2023, 10:53
Citação de: Spinola39 em 03 de Fevereiro de 2023, 10:32
Citação de: Velazquez em 03 de Fevereiro de 2023, 10:25
Citação de: paraguaio3 em 03 de Fevereiro de 2023, 08:42Só porque estamos melhor do que com o Vieira, não quer dizer que estejamos bem. Relembrar para os mais distraídos, que quando se criticava o Vieira, lá vinha a célebre "Deves querer outro Vale e Azevedo".

Sinceramente, espero estar errado, e que o Rui seja o presidente que todos queremos no clube.
E quais são as razões que apontas para dizer que não estamos bem?

Não era para mim a pergunta mas eu respondo: Nenhumas. Aliás, que eu me lembre, e já tenho 42 anos disto, 32 de sócio, mais 2 patriarcados antes de mim de sócios, mas que eu me lembre, nunca tivemos esta tranquilidade que temos no momento, que só é manchada por este fdp do enzo.

Vamos sendo campeões aqui e ali, mas sempre com altercações e intranquilidades, nomeadamente com arbitragens, ou porque temos treinadores palhaços tipo J.J, ou merdas dessas.
Tranquilidade tivemos em 93/94 com o Toni, mas depois veio a descambada do clube com o artur jorge e esses merdas de damasios e vale e azevedos que vieram depois. Depois veio o viera e tudo aquilo que sabemos.

Com o Eriksson estivemos muito bem também, mas aí era muito novo o pouco me lembro.

em nenhum momento tivemos o campeonato de 93/94 como tranquilo, verão terrível saída de Paulo Sousa, resgate de JVP,. entre outros, difícil gestão dos russos, equipa fragil na defesa, dois rivais a dar luta e apenas asseguras o título com uma exibição magistral de JVP em Alvalade. Nada tranquila a época.

Exactamente. Do que eu me lembro foi tudo menos tranquilo. E falta aí referir a fragilidade do Neno nos cruzamentos, exemplificada nos dois golos sofridos de canto na primeira parte do épico 6-3. Nesse dia valeu mesmo o jogaço do João Pinto.

supersueca

Citação de: Flirt4ever em 03 de Fevereiro de 2023, 10:33
Citação de: nfgl em 02 de Fevereiro de 2023, 14:56O que sabemos agora é que a partir do momento em que o Mendes quiser tirar um jogador do Benfica, a direção pode rabiar um bocado, mas acaba por obedecer.

Portanto, a pergunta que se tem que fazer é quem é que efetivamente dirige o Benfica.
Já ontem isso era falso, hoje ainda mais falso é.

Se assim fosse, o Enzo  teria sido vendo logo após o mundial na primeira investida do Chelsea.

Como tal, o que escreveste é falso.

Mas qual foi mesmo a proposta do Chelsea em inicios de Janeiro? Não estou tão certo de que tenha sido pior para eles do que esta proposta de pagamentos a prestações ad nauseum. É que a proxima tranche de 20 milhões do ano que vem já correspondem a 18,2 milhões actuais.

abar85

Citação de: ElToto em 03 de Fevereiro de 2023, 11:03Gostei da entrevista no geral...
Ainda assim gostava de ouvir (sei que não vai acontecer) a versão do Enzo...

é muito fácil dizer 1001 coisas de alguem se esse alguem não pode contrapor...alguns indicios indicam que de facto Rui Costa falou a verdade mas...vou sempre ficar de pé atrás com esta transferência

Uma coisa ele disse bem "temos de olhar para a frente"

e frente é ganhar amanha ao Casa Pia!

O Enzo na primeira investida do Chelsea mostrou o que era capaz de fazer. Não acho que seja preciso ouvir mais nada dele

biumbs

Só consegui começar a ver a entrevista agora.

Há que dar a mão à palmatória e dizer que é uma diferença gritante em relação às entrevistas do antecessor de bigode.

Nas entrevistas do Vieira notava-se um sorriso e um olhar de gozo, cada vez que respondia a algo. A quantidade de vezes que o homem dizia com aquele sorriso cínico "Ouçaaaaa..." Era populismo barato e nojento.

Este também pode estar a ser fingido, mas ao menos é um cínico muito mais esclarecedor.

KKT

Citação de: supersueca em 03 de Fevereiro de 2023, 10:45Belisquem-me por favor! Estou num grupo Whatsapp do Benfica, em que o camião de areia de ontem, resultou em pleno. Digam-me por favor que ouvi mal e que não vamos  receber as mijinhas anuais durante 6 anos. E que se tivessemos receber a pronto, a despesa de factoring fica a nosso cargo, não para quem fez tudo tudo para além da ética, para comprar. Digam-me que ouvi mal, por favor. É que mesmo assim (tomando isto como verdadeiro) querem-me convencer que fio o Benfica que foi "intransigente". E queixava-me eu de ler que alguns ingleses nos chamavam de Clube Peseteiro.. para fazer juz a esse epíteto, pelo menos tinhamos recebido a pronto. Assim...já o Tim cantava "o mundo ao contrário"..

É uma operação de factoring. O Benfica se quiser antecipa o valor por completo. Se não quiser é provável que esta transferência ascenda a 125.5M.

Naturalmente que esta operação tem custos daí a transferência ter sido por 125M e não 121M. No fundo o Chelsea é que paga a nossa opção de antecipar o valor. Os tais 5.5M de almofada que o Rui Costa falou ontem.

dinaman

Citação de: paulomaia1972 em 03 de Fevereiro de 2023, 11:03
Citação de: supersueca em 03 de Fevereiro de 2023, 10:59
Citação de: Zak em 03 de Fevereiro de 2023, 10:50
Citação de: supersueca em 03 de Fevereiro de 2023, 10:45Belisquem-me por favor! Estou num grupo Whatsapp do Benfica, em que o camião de areia de ontem, resultou em pleno. Digam-me por favor que ouvi mal e que não vamos  receber as mijinhas anuais durante 6 anos. E que se tivessemos receber a pronto, a despesa de factoring fica a nosso cargo, não para quem fez tudo tudo para além da ética, para comprar. Digam-me que ouvi mal, por favor. É que mesmo assim (tomando isto como verdadeiro) querem-me convencer que fio o Benfica que foi "intransigente". E queixava-me eu de ler que alguns ingleses nos chamavam de Clube Peseteiro.. para fazer juz a esse epíteto, pelo menos tinhamos recebido a pronto. Assim...já o Tim cantava "o mundo ao contrário"..

O Benfica pode receber tudo de uma vez se quizer.

E se queres o contrario desse grupo do Whatsapp nao precisas ir mais longe. Ja tas no local certo.

Pois pode receber tudo de uma vez. Pagando a despesa do factoring. O contrário do que aconteceu no negócio Felix, onde ai sim como seria de esperar, quem compra é que tem de ter esse encargo. Pena não ter aprendido essa parte com o mentor Vieira.

também foi claro que em vez dos 10% a comissão ficou em 6,5% e essa diferença mais o 1M extra dará os tais 5M.
A questão que se coloca é se esses 5M darão para o factoring dos 120M a pp, dado a subidas das taxas de juro.

Exactamente, foi bastante claro. O pessoal ou nao viu a entrevista com atencao ou faz de proposito.

S1Benfica

Citação de: Il Capitano em 03 de Fevereiro de 2023, 10:52Até as perguntas do entrevistador forem todas bem feitas.

Não faltou nada para perguntar na minha opinião.

Isto também tem de se louvar.

Num passado recente uma entrevista destas tinha sido uma mão cheia de nada. A chamar de garotos aos sócios etc.

Muito bem.

Não me passa pela cabeça que não estivesse tudo combinado.

(mas isso ainda deu mais crédito, da minha parte, ao Rui Costa)

PS: Não é por isso que não continuarei a criticar tudo o que devo criticar.

supersueca

Citação de: Polygraph em 03 de Fevereiro de 2023, 11:06
Citação de: ruibenfica80 em 03 de Fevereiro de 2023, 10:51

Foi uma verdadeira tempestade de areia e cegou uma CARRADA de gente.

O número de pessoas que engoliram a ideia do Chelsea o deixar cá até ao Verão é BRUTAL.

Não sei....essa gente toda deve pensar que o Chelsea nos pedia emprestado o Chiquinho para jogar na premier a titular :D Só pode! :D

Quando virem o Enzo entrar já a titular no Chelsea, mesmo assim não vão entender que o Chelsea precisava do Enzo AGORA!

Sabes que o Chelsea fez isso mesmo, este mercado de janeiro, com o Nkunku e com o Malo Gusto, não sabes?

"O jogador não quis". Temos um azar do cacete com os jogadores que nos calham.

Phanatik

Citação de: Flirt4ever em 03 de Fevereiro de 2023, 10:43Honestamente achei uma excelente entrevista. EXCELENTE. Praticamente todas as questões foram abordadas e todas as saídas e entradas foram explicadas.

Penso que só meteu os pés pelas mãos na questão do Benfica é que ter de pagar a comissão ao Jorge Mendes ou lá a quem foi.

Se é totalmente compreensível a questão do ter de se vender pelo valor da clausula, por uma questão de acordos aquando da contratação, já absolutamente NADA diz que é o Benfica que tem de pagar os 10% da comissão e não o comprador.

É estupido que o Benfica pague quando compra e pague quando vende. Ainda se aceita que pague quando compra, SÓ.

A questão de não se ter substituído o Enzo, acredito que aqui tenha sido clara inexperiência.

Quando ele diz que voltaram a fazer uma proposta quando faltava 2 dias e meio de fechar o mercado, logo aí devia ser óbvio que iam chegar ao valor da clausula, porque já sabiam que se não chegasse o Benfica não vendia, como não vendeu no inicio de Janeiro... Logo aí deviam ter logo contratado o alvo, que ao que parece era um médio na Holanda. Esperar pelo último dia para o fazer, foi ingénuo da nossa parte.

É o que é, acredito que numa próxima situação semelhante, que já cometam este erro.

Volto a dizer, achei uma EXCELENTE entrevista.

Também gostei da entrevista.
E percebo quando o RC disse que um médio de 10M, a 1 dia do fecho valeria 50M. Mesmo se fizesse a proposta a 2 dias do fecho do mercado, seria idêntico, porque não iriamos bater nenhuma cláusula. Ninguém vende um jogador influente abaixo da cláusula a dois dias do fecho... e como tinha de ser alguém que viesse "acrescentar" algo, não conseguiram...
Acho que a explicação foi legítima.

Ramiro Lopes

Citação de: dinaman em 03 de Fevereiro de 2023, 10:42
Citação de: Ramiro Lopes em 03 de Fevereiro de 2023, 10:22Acho que foi uma  boa entrevista, na linha das que ele costuma dar.

Foi esclarecedor, falou de temas importantes e, de boa fé, acredito quando diz que não quis mesmo vender o Enzo e que a falta de vontade do jogador em continuar acabou por traí-lo e comprometer a posição.

Também assumiu a responsabilidade de não termos um substituto e eu acho que isso é que foi o erro capital. O Benfica tinha a faca e o queijo na mão para fazer as coisa de forma diferente. Por ingenuidade ou inércia não o fez e o Benfica saiu prejudicado desportivamente.

Também acho que estão a ser demasiado optimistas em relação à situação do GR.

De resto, foi um mercado muito positivo e, mesmo tendo havido esta situação do Enzo que cheirou a Vieirada, parece-me genuinamente que as coisas estão a ser feitas de forma diferente e isso é um bom sinal.

Agora é reunir as tropas e atacar com tudo a dobradinha e ir o mais longe possível na Champions. Este grupo de trabalho merece isso.

A substituicao do Enzo dificilmente nao ficariamos a perder. Nao ha assim tantos jogadores como o Enzo tendo um impacto imediato. O Rui explicou que qualquer jogador acima da media estaria sobrevalorizado 2x/3x mais. Eu aceito a explicacao, embora ache que por ingenuidade/inexperiencia apostou tudo num merdas que cagou no clube. Espero que tenha aprendido que bater no simbolo nao significa nada.
Ninguém exigiu que trouxesse um jogador tão bom como o Enzo. Esses são raros, principalmente os que chegam e rendem logo como ele.

Mas deviam ter gerido o processo de forma a que o Benfica não perdesse o Enzo sem entrar qualquer substituto de qualidade.

sergio19azb

Costumo ser critico do RC, pelo passado recente e pelas nuvens negras que ainda atormentam o clube...

Mas dou a mão à palmatória, pela frontalidade e transparencia (assim pareceu).

Isso nao invalida que tenha sido meio banana em nao precaver esta situação com outro jogador logo no inicio de Janeiro.

supersueca

Citação de: KKT em 03 de Fevereiro de 2023, 11:07

É uma operação de factoring. O Benfica se quiser antecipa o valor por completo. Se não quiser é provável que esta transferência ascenda a 125.5M.

Naturalmente que esta operação tem custos daí a transferência ter sido por 125M e não 121M. No fundo o Chelsea é que paga a nossa opção de antecipar o valor. Os tais 5.5M de almofada que o Rui Costa falou ontem.

Corrige-me se estou enganado, mas parece-me que os encargos para o Benfica de receber em 6 anos é bem superior aos 1 milhão de euros recebidos "a mais"

dinaman

Citação de: KKT em 03 de Fevereiro de 2023, 11:07

O Chelsea pagou 121M (1M a mais), os empresarios baixaram a percentagem de 10 para 6. qualquer merda. Esse 1M mais o que o Benfica poupou com os empresarios servira para a operacao financeira. Ponto. Nao chega nunca a 125M.

abar85

Citação de: supersueca em 03 de Fevereiro de 2023, 11:08
Citação de: Polygraph em 03 de Fevereiro de 2023, 11:06
Citação de: ruibenfica80 em 03 de Fevereiro de 2023, 10:51

Foi uma verdadeira tempestade de areia e cegou uma CARRADA de gente.

O número de pessoas que engoliram a ideia do Chelsea o deixar cá até ao Verão é BRUTAL.

Não sei....essa gente toda deve pensar que o Chelsea nos pedia emprestado o Chiquinho para jogar na premier a titular :D Só pode! :D

Quando virem o Enzo entrar já a titular no Chelsea, mesmo assim não vão entender que o Chelsea precisava do Enzo AGORA!

Sabes que o Chelsea fez isso mesmo, este mercado de janeiro, com o Nkunku e com o Malo Gusto, não sabes?

"O jogador não quis". Temos um azar do cacete com os jogadores que nos calham.

Acho que desta vez ficou claro para todos qual era a vontade do jogador.