Ivo Casas

Líbero, 31 anos,
Portugal
Estatísticas: 9 épocas, 43 jogos
Em 2023/2024: 43 jogos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (5), Supertaça (7), Taça AVL (1)

Universo Benfica

Começou no Leixões, passou pelo Castêlo da Maia e agora Benfica. Porquê o voleibol?

A minha irmã já jogava voleibol quando me iniciei na modalidade e a minha professora de educação física da Escola Primária era treinadora no Leixões, e levou-nos para fazer uns treinos. Desde os meus sete anos que não quis outra coisa.

Vai na quarta temporada de Benfica. Como têm sido estes anos de águia ao peito?

Têm sido muito bons. É um clube gigantesco, com condições fantásticas. Lutamos sempre por títulos, temos objetivos coletivos e individuais bem definidos, altos. Tem sido fantástico.

Quando era criança alguma vez imaginou jogar pelo Benfica?

Quando me iniciei na modalidade, dos três grandes do futebol, só o Benfica tinha a modalidade. Então, eu e os meus colegas víamos o Benfica como uma referência em Portugal e o clube a que toda a gente queria chegar. Por isso claro que sim, olhávamos muito para o Benfica como o clube a alcançar.

Como se deu a mudança do Castêlo da Maia para Lisboa? Sei que teve de parar os estudos.

Parei os estudos porque era incompatível, a minha faculdade era no Porto. A minha prioridade é o voleibol. Evidente que não se pode descurar a parte académica porque é o que nos garante o futuro, mas surgiu a oportunidade e tendo em conta que era isto que eu queria fazer – posso dizer que sou profissional a fazer aquilo que gosto –, tinha mais era de agarrar e foi uma boa decisão.

Desde aí três Supertaças, três Taças de Portugal e dois Campeonatos Nacionais. Só já falta mesmo a competição europeia...

Era muito bom. Tivemos uma oportunidade ótima no meu primeiro ano que nos fugiu e depois daí já estivemos em meias-finais e já conseguimos alcançar bons resultados. É uma ambição individual e, claro, coletiva. Ganhar um título europeu seria fantástico.

Qual é a rotina de um jogador de voleibol do Benfica, neste caso o Ivo?

Passa muito por casa, treino e casa, porque treinamos muitas vezes de manhã e de tarde. Se não houver bola há sempre musculação, passamos sempre aqui dois períodos do dia. Fora, nos tempos livres, gosto de estar com a minha namorada, gosto de estar com amigos, gosto muito da parte social de estar com pessoas que me são queridas, porque acho que é assim que se deve aproveitar o tempo.

É líbero. Pode causar estranheza a algumas pessoas ver um jogador com a camisola diferente. Quer explicar essa particularidade?

Há muita gente que pergunta a razão de estar com uma camisola diferente. Já me perguntaram se era o capitão, porque há pessoas que não têm muita consciência do desporto, se bem que, com o passar dos anos, sinto que há mais consciência para o voleibol do que havia antigamente. As pessoas estão mais por dentro da modalidade e já sabem como funcionam as rotações e a razão do central sair para eu entrar. Há algumas pessoas que ainda perguntam, mas é bom sinal, quer dizer que estão envolvidas e que querem saber mais.

Tem funções muito diferentes, à semelhança do guarda-redes no futebol. Daí a camisola diferente...

Comparam muitas vezes ao guarda-redes, tenho de defender as bolas apesar de não haver uma baliza.

Apesar de ter 25 anos, estreou-se na seleção com 16. Foi algo que o marcou?

Foi um jogo que nunca vou esquecer. Foi um momento muito marcante na minha carreira e não estava à espera, com aquela idade, de ter sido uma aposta do treinador na altura. Conseguirmos a vitória na minha estreia foi ouro sobre azul.

O que ainda lhe falta fazer na modalidade?

Há muita coisa que gostaria de fazer em termos coletivos e individuais. Primeiro, há sempre mais a fazer. Há sempre mais jogos a ganhar e mais títulos a conquistar. Olhando para as competições europeias, sabemos que é uma oportunidade de ouro se conseguirmos dar a volta a esta eliminatória e chegar a mais uma final. Passa por esses objetivos a curto prazo, de conseguir passar as próximas eliminatórias e ganhar estes próximos jogos para tentar alcançar um título europeu, tentar ganhar mais uma vez o Campeonato e a Taça. A longo prazo, gostava de representar o país num Campeonato da Europa ou num Campeonato do Mundo, porque é uma coisa que já não acontece há alguns anos e acho que faz falta ao país, e para ajudar a modalidade crescer.

Se não fosse jogador de voleibol o que se imaginaria a fazer? Outro desporto?

Imaginava-me a fazer aquilo para que estava a estudar quando parei os estudos, que era engenharia. É uma área de que gosto bastante e que, por isso mesmo, é que optei por ela quando entrei no ensino superior em vez de me candidatar ao desporto, que era o mais lógico a fazer. Tenho de acabar o curso e pôr mãos ao trabalho, mas acho que me imaginaria a trabalhar enquanto engenheiro.

É atento a outras modalidades?

Costumo acompanhar. Claro que não temos tanta disponibilidade para ver outros jogos, mesmo aqui em nossa casa porque temos treinos ou temos jogos fora, mas tento sempre acompanhar os resultados e perceber pelo que estamos a lutar em cada modalidade e em que posição é que estamos. Costumo estar por dentro, porque o Clube também proporciona que isso aconteça. Nós temos interação com as modalidades todas, exceto o futebol, que está no Seixal, e lidamos diariamente com toda a gente, e é fácil perceber o que está a acontecer.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2017_2018/02/26/benfica-ivo-casas-voleibol-entrevista-challenge-cup

TeamRocket37

Eu trazia um líbero para competir com ele pelo lugar.

Gil Pereira do Castelo da Maia era uma excelente opção.

Orgulhosamente_SLB

Citação de: Carlsberg87 em 02 de Maio de 2018, 17:03
Eu trazia um líbero para competir com ele pelo lugar.

Gil Pereira do Castelo da Maia era uma excelente opção.

Eu, se desse, ia buscar um estrangeiro de grande valia.

Em muitos dos momentos decisivos foi o elo mais fraco.

TeamRocket37

Citação de: Orgulhosamente_SLB em 02 de Maio de 2018, 17:05
Citação de: Carlsberg87 em 02 de Maio de 2018, 17:03
Eu trazia um líbero para competir com ele pelo lugar.

Gil Pereira do Castelo da Maia era uma excelente opção.

Eu, se desse, ia buscar um estrangeiro de grande valia.

Em muitos dos momentos decisivos foi o elo mais fraco.

Vou sugerir um nome:

http://worldleague.2017.fivb.com/en/group1/teams/bul-bulgaria/players/teodor-salparov?id=57510

Teodor Salparov

Orgulhosamente_SLB

Citação de: Carlsberg87 em 02 de Maio de 2018, 17:08
Citação de: Orgulhosamente_SLB em 02 de Maio de 2018, 17:05
Citação de: Carlsberg87 em 02 de Maio de 2018, 17:03
Eu trazia um líbero para competir com ele pelo lugar.

Gil Pereira do Castelo da Maia era uma excelente opção.

Eu, se desse, ia buscar um estrangeiro de grande valia.

Em muitos dos momentos decisivos foi o elo mais fraco.

Vou sugerir um nome:

http://worldleague.2017.fivb.com/en/group1/teams/bul-bulgaria/players/teodor-salparov?id=57510

Teodor Salparov

Mas atenção é de manter o Gil debaixo de olho.

JM21

O melhor líbero português e o melhor do Campeonato. Peca por viver muito o jogo e por vezes retira-lhe a concentração em alguns momentos. Acredito que vai continuar a crescer, e com o passar dos anos, ganhar a maturidade que ainda lhe falta para ser ainda melhor.

Mikaeil


BlankFile

Parabéns pelo aniversário!

本菲卡

Grande jogo, hoje.

Parece ter dado o salto que faltava com o novo treinador.

E sempre muito importante a manter a equipa motivada e concentrada.

Parabéns, Ivo!

FaithNoMore

Enorme jogo,um jogador muitas vezes injustiçado e claramente subvalorizado,em forma é só o melhor líbero do campeonato

Slb23

Intratável hoje, recebeu com uma qualidade absurda.

ala esquerda


BlankFile

Era um dos jogadores que iria beneficiar e muito com um novo treinador. E não é o único...

alenker

Com a atitude dele e jogos como o de hoje tem tudo para ser um nome incontornavel do nosso volei

JM21

O Ivo é o melhor líbero em Portugal. De longe. Só precisa de jogar e de estabilizar mentalmente.