Rui Costa

Médio, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 5 épocas (1991-1994, 2006-2008), 178 jogos (12491 minutos), 29 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1)

VitorPaneira7

Citação de: Myjas em 23 de Agosto de 2007, 22:15

Impressionou-me muito esta fotografia de Rui Costa.

O momento captado mostra o médio do Benfica no Estádio da Luz depois de ter marcado o segundo golo contra o FC Copenhaga. A expressão de Rui Costa é enigmática. De certa forma, também é reveladora de uma maneira particular de estar no futebol, íntegra e apaixonada. Não consigo recordar com rigor o antes e o depois deste instantâneo. Vi os golos em repetição televisiva. Vi o jogo a espaços. Ainda assim arrisco uma leitura deste rosto de grito contido, de herói carismático.

Rui Costa não é um jogador novo (muitos com a sua idade já penduraram as botas). Já não é um jogador rápido. E aguenta com dificuldade os 90 minutos de uma partida. Mas tem, dos pés à cabeça, duas características que o transformam num jogador raro nos relvados portugueses: experiência e inteligência.

Durante a pré-época, e até antes de assinar de novo pelo clube que o lançou, soaram daqui e dali críticas à aposta na sua continuidade como um dos pivôs do jogo do Benfica do meio campo para a frente. No primeiro jogo oficial do clube da Luz esta época, parece que Rui Costa foi um dos poucos a remar contra a maré, ou seja, a remar contra a mediocridade em que está mergulhada a sua equipa. A tal ponto que vi escrito em algum lado que não foi o Benfica que ganhou o jogo contra o Copenhaga, mas sim Rui Costa. Dois remates certeiros de fora da área no mesmo jogo não acontecem muitas vezes. Aconteceram a Rui Costa nesta partida porque, creio, ele era um jogador acossado na sua dignidade. Os golos de longe não são uma novidade nos seus pés. Mas estes revestiram-se de uma importância particular, porque significaram não só uma esperança, ainda que vaga, da continuidade da sua equipa na Liga dos Campeões, mas também o reafirmar da sua classe como jogador e a reposição da sua honra no relvado.

Esta expressão grave, de dentes cerrados, revela um jogador ferido que foi obrigado a recuperar o brilho fazendo extraordinariamente bem aquilo que sempre soube fazer bem, ultrapassando-se.
Este rosto ainda queimado pelo sol das férias relembra a parangona que diz "quem sabe nunca esquece", ainda que nos pés venha ainda colada alguma areia fina das praias do Algarve.
Esta cara de alegria travada, de alegria que parou antes de chegar à garganta, mostra um jogador renascido e de novo amado por aquilo que é e por aquilo que sabe fazer, sem grandes piruetas nem mortais à retaguarda.
Esta cara tem um olhar incerto, abstracto, para lá do círculo do estádio. É um olhar perdido de alguém que foi reencontrado por milhares em êxtase à sua volta, por milhões a olhar para si.
Esta cara é quase a ausência de emoção no meio do turbilhão de emoções que rebentam depois da bola entrar na baliza. É também uma cara de pequena vingança para quem menosprezou, espezinhou e foi malcriado. É a cara de um homem que, num momento de comunhão e adrenalina total, quis ficar só. Como quem enfrenta a besta sem gritar pela 7ª Companhia.

E, contudo, não é a primeira vez que Rui Costa remata de muito longe um tiro certeiro para repor o seu brio, para nos mostrar a entrega com que veste a camisola. Aconteceu nos quartos-de-final do Euro 2004 contra a Inglaterra, quando era um dos mal-amados da selecção. Aconteceu quando marcou o terceiro golo de Portugal, um golo decisivo numa vitória histórica. Aí, lembro-me bem, Rui Costa abriu os braços, fechou os punhos e gritou.
Foi só uma forma diferente de dizer: "contem comigo, estou aqui!".

Retirado de Arte Photographica
antes do jogo com a Inglaterra foi ver os palhaços do Serrão e MST a fizerem que estava acabado e outras asneiras que Deco isto e aquilo mas nesse jogo Deco nem se viu e foi o rui que abanou as coisas.Já agora marcou o 2-1 e jogo acabou em 2-2 com ricardo a brilhar nos penalties.

groingsid

Fantástica fotografia...

Hei-de experimentar brincar com ela e metê-la a preto e branco. Deve ficar lindo!

bodyrules

Preto e branco ou cinzento, e só a camisola que O MAESTRO tem na mão vermelha, deve ficar muito bom.

Grande texto que inicia o tópico!

BENFICA SEMPRE GLORIOSO!!

patroberto

Fantástico.

Como o user Eagle Fly Free reparou, realmente já existe um tópico do Rui Costa.

Mas acho que um texto desses acompanhado com essa foto não deve ficar perdida no meio de tantos outros, não querendo menosprezar os outros post.

matavelhos

Citação de: bodyrules em 23 de Agosto de 2007, 23:31
Preto e branco ou cinzento, e só a camisola que O MAESTRO tem na mão vermelha, deve ficar muito bom.

MANOCAS37

Citação de: matavelhos em 23 de Agosto de 2007, 23:59

o sr. Rui Costa  devia ficar a cores

Jakub

Barão

Só um pequeno reparo, quando se diz que o Rui já não é rápido e não aguenta os 90 minutos ... o Rui NUNCA foi rápido e NUNCA aguentou bem os 90 minutos, não é nem nunca foi um carro de assalto, nem um carregador de pianos. Eu vi jogos do Rui no Milan, na Fiorentina, e acho que não me lembro de o ver fazer tantos quilometros em campo como agora!! É só uma impressão, não medi.

Um outro detalhe que diz muito da preocupação do Rui com o Benfica; ele já apadrinhou o Adu (vê-se pelas imagens dos treinos), ou seja, está a tentar proteger o que poderá ser um dos grandes trunfos do Benfica no futuro.

É um caso ímpar de amor ao clube e não me recordo de outro igual.

Por milhentas coisas, este gajo é um Senhor, um grande Senhor. Sinto-me muito humilde ao escrever isto.

CelsoMedeiros

rui costa com a idade que tem ainda joga melhor que metade dos jogadires da BWIN...

torreira

só uma vez comprei uma camisola com nome e numero de um jogador..........

quando o Rui voltou

:slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2:

matavelhos

Citação de: MANOCAS37 em 24 de Agosto de 2007, 03:36
Citação de: matavelhos em 23 de Agosto de 2007, 23:59

o sr. Rui Costa  devia ficar a cores

Vitor_F

Figo so é mais mediatico porque trocou o barça pelo real (pelo dinheiro) enquanto RUI COSTA sempre foi fiel nos clubes que passou ficando neles largos anos. Ainda quero ver o RUI durante uns bons anos no SLB seja a jogador, director presidente treinador qualquer coisa.

Grande RUI COSTA #10

Koelhoni

Rui Costa é um jogador que sempre admirei, lembram-se do golo à Australia no mundial de sub20......

aqui à uns tempos coloquei no meu blog um artigo sobre ele, não sei é se o posso colocar aqui sem infringir as normas do forum.....

PS. sou muito novo por aqui

sigmund

Citação de: CelsoMedeiros em 24 de Agosto de 2007, 08:40
rui costa com a idade que tem ainda joga melhor que metade dos jogadires da BWIN...

Metade? Tu estás a dizer que metade dos jogadores da liga bwin jogam melhor que o Rui Costa? AHAHAHAHAH Quem lhes dera.

DO nível do Rui Costa, se encontrares meia-dúzia já é muito... E apenas porque os 35 anos pesam...