Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 52 anos,
Portugal

pexim

Citação de: johncleese em 15 de Junho de 2024, 00:12
Citação de: kramxel² em 15 de Junho de 2024, 00:05Bem, depois desta auditoria, da selectividade do seu conteúdo (e mesmo assim, já nem dá para esconder), e do seu timing, não me venham depois dizer que o Rui Costa é um banana.

Esse discurso morreu hoje.


Não é banana, é um fantoche do vieirismo
Que fantoche? É um deles! Já chega de desculpar ou relativizar tudo o que envolve o Rui Costa.

dreadrocK

Citação de: johncleese em 15 de Junho de 2024, 00:12
Citação de: kramxel² em 15 de Junho de 2024, 00:05Bem, depois desta auditoria, da selectividade do seu conteúdo (e mesmo assim, já nem dá para esconder), e do seu timing, não me venham depois dizer que o Rui Costa é um banana.

Esse discurso morreu hoje.


Não é banana, é um fantoche do vieirismo

os fantoches nao sao donos de prédios de luxo, nem andam com fatos da armani.

Metam os nomes aos bois - ele comeu da gamela!

saivet

Para voces verem o quao INCOMPETENTE este monte de merda é..

Ele vai sair do Benfica, por AUTOSABOTAGEM. Ele Proprio se  escorraçou sem querer.



BENFICA É NOSSO

RGouveia.SLB

Ainda bem que não temos o gaijo das ambrugas na liderança ou o shor Benitez a gerir o futebol.
Ainda seríamos confrontados com a suprema vergonha de sermos confrontados com contratações de cepalhada para o carrossel pagando sempre comissões exponencialmente superiores ao permitido e sem relatórios médicos e de scouting.

Oh wait...

kramxel²

Citação de: johncleese em 15 de Junho de 2024, 00:12
Citação de: kramxel² em 15 de Junho de 2024, 00:05Bem, depois desta auditoria, da selectividade do seu conteúdo (e mesmo assim, já nem dá para esconder), e do seu timing, não me venham depois dizer que o Rui Costa é um banana.

Esse discurso morreu hoje.


Não é banana, é um fantoche do vieirismo

Acho que já nem isso é algo dentro da esfera da realidade.

Nada disto são coincidências, os timings, os discursos, os métodos.

Fosse Vieira a fazer isto tudo e ninguém notava a diferença.

Red_Wings


Red_Wings

Citação de: Eduardo Gomes em 14 de Junho de 2024, 22:08

E ainda há quem destrate o Borges por aqui...

Dos mais acutilantes a denunciar o vieirismo na opinião pública!

Rørikus

Este gajo está a envelhecer 5 anos em 1. Nem deve dormir direito.

MP21

Não querendo ser tão radical, acho que estamos a precisar de uma mudança tipo a dos porcos. Tudo para a a rua e que venham novos. Mas competentes e com amor ao Clube. Pelo menos acabava-se com o vieirismo. Também devemos ter a vantagem de não termos as contas como a deles.

sergio19azb

Citação de: MP21 em 15 de Junho de 2024, 00:41Não querendo ser tão radical, acho que estamos a precisar de uma mudança tipo a dos porcos. Tudo para a a rua e que venham novos. Mas competentes e com amor ao Clube. Pelo menos acabava-se com o vieirismo. Também devemos ter a vantagem de não termos as contas como a deles.
Com este sistema de votos é impossivel tirar de lá a corja.
A velhada e as casas têm o Benfica nas mãos.

jorslb

Citação de: HB em 14 de Junho de 2024, 23:53Benfica: agentes receberam comissões acima do recomendado pela FIFA em 76% das transferências

Clube da Luz pagou vários milhões de euros a agentes desportivos pela intermediação de transferências, quase sempre acima do recomendado pelo organismo máximo do futebol. A EY aponta muitas outras falhas na gestão, mas conclui que a SAD não foi lesada



Spoiler
O Benfica desembolsou quase 90 milhões de euros em comissões de intermediação pela transferência de 51 jogadores. O valor recebido pelos agentes desportivos foi superior em 76% das vezes ao teto máximo estabelecido pela FIFA, que recomenda que este montante não exceda os 3% da remuneração bruta dos jogadores em causa.

Os cálculos foram realizados pelo Expresso com base na auditoria realizada pela EY ao clube da Luz. A consultora avaliou 51 transferências de jogadores em 176 contratados pelo Benfica entre 2002 e 2023 e mostra que numa delas, a comissão ao agente foi de 980% acima da remuneração (ver subtítulo abaixo).

Noutros casos, algumas comissões de intermediação na transação de jogadores ultrapassaram outra recomendação da FIFA, que define este montante não exceda os 10% da transferência em si. Aconteceu em quase metade das vezes (44%), como nas compras e/ou vendas dos defesas Stefan Mitrovic (72%) e César Martins (44%), do médio Axel Witsel (82%) ou do guarda-redes Odysseas Vlachodimos (33%).

Em termos absolutos, o jogador que envolveu o pagamento maior de comissões a agentes desportivos foi o belga Witsel (mais de 9 milhões de euros para três agentes diferentes), o brasileiro Talisca (8,5 milhões para cinco agentes) e Andrija Zivkovic (6 milhões a dois agentes).

O relatório mostra ainda que em onze transferências, estiveram envolvidos mais do que um agente desportivo e questiona a existência de vários empresários com o mesmo dossiê, como foi o caso da transação de Witsel, Zivkovic, Filip Djuricic ou Jonas, em que a EY diz: "Não nos foi fundamentado o motivo de existência de dois contratos de representação, com dois agentes diferentes, para a celebração desse mesmo contrato com o jogador", referindo-se à transferência do avançado brasileiro para o Benfica.

Apesar de todas estas questões levantadas, a consultora refere que este tipo de prática - quer no que toca às comissões pagas, quer ao número de agentes envolvidos - é comum em vários clubes europeus, recorrendo ao relatório "Football Agents in International Transfers".

RONALDO CAMARÁ: O HOMEM DOS 980%
Em dezembro de 2018, o Benfica avançou para a celebração de um contrato profissional com Ronaldo Camará, jogador que até então jogava nas camadas jovens dos encarnados. Para agilizar o processo, o clube da Luz pagou 600 mil euros ao agente desportivo Ulisses Santos, um valor que era 980% superior ao salário bruto do atleta. A FIFA recomenda que essa percentagem não ultrapasse os 3%.

A informação consta na auditoria forense realizada pela EY, que mostra que Ulisses Santos pertence aos quadros da empresa US11, detida em 80% pela Bidella Investments, com sede no Panamá, um paraíso fiscal. Quanto a Ronaldo Camará, acabou por sair do Benfica a custo zero, sem nunca se ter estreado pela equipa principal. O jogador pertence aos italianos do Monza e o Benfica ficou com direito a receber 50% de uma futura transferência.

Mas a intermediação da assinatura do contrato de Camará foi apenas uma das pagas a peso de ouro pelo Benfica, muito acima do que a FIFA recomenda. Na lista segue-se mais um atleta formado no Benfica: Pêpê, que atualmente milita nos gregos do Olympiacos, e por quem os encarnados pagaram uma comissão que era 278% acima da sua remuneração, também ao agente Ulisses Santos. Jonathan Ongenda (114%), Dálcio Gomes (111%), e Pelé (50%) são outros casos.

PARA QUE SERVE O SCOUTING?
Outra das conclusões evidenciadas neste relatório é que, de todas as transações que foram averiguadas pela consultora, em mais de metade (69%) o Benfica contratou jogadores sem ter qualquer relatório de scouting (dos olheiros que observam e, por norma, indicam potenciais jogadores a contratar) e/ou relatório médico.

Nestes 35 atletas, as águias desembolsaram 180 milhões de euros (contando com os valores das transferências e das comissões pagas). A maioria destes jogadores não teve sucesso desportivo e saiu passado um ano. Em alguns casos, os valores das transferências pagas foram recuperados.

Jogadores como Derlis Gonzalez (ler subtítulo seguinte), César Martins (por quem o Benfica acabou a pagar 150 mil euros ao Nacional da Madeira, para emprestar o jogador), Claudio Correa, Pedro Henrique, Yony Copete, Bernardo Martins, Ronaldo Camará, Erdal Rakip, Jonathan Ongenda, Dálcio Gomes, Yartey e Ghislain Mbeyo'o, nunca foram recomendados pela equipa de observação dos encarnados, o clube avançou na mesma para a sua contratação, mas nunca jogaram.

Depois, a EY salienta "incongruências" como no caso do dinamarquês Daniel Wass, onde a avaliação final do atleta "sugere a sua não contratação", mas o Benfica pagou mais de 5 milhões de euros em comissões a agentes desportivos, pela sua contratação e posterior venda aos franceses do Évian (o ala assina pelo Benfica como jogador livre depois do seu contrato com o Brondby IF, da Dinamarca, ter expirado).

OS PAGAMENTOS E OS CONTRATOS TRIPLOS
No meio dos 611 contratos revistos pela EY, em alguns casos o pagamento das transações foi efetuado pelo Benfica para contas diferentes daquelas que estavam estabelecidas nos contratos. Segundo a análise dos auditores, foram detetados dois casos em este cenário se verificou.

Aconteceu, por exemplo, na venda de Derlis Gonzalez, em que parte do montante pago pelo Benfica foi parar a uma conta no nome individual de Carlos Alberto Gamarra Pávon, que tinha jogado duas épocas no Benfica, no final dos anos 90. No contrato, estava escrito que o montante iria para o beneficiário FCR Sport SA.

O jogador paraguaio chegou ao Benfica com 18 anos, no verão de 2012, oriundo do Club Rubio Ñu. Pela transferência, os encarnados pagaram o equivalente a 846 mil euros, mas mesmo antes de viajar para Lisboa, o paraguaio firmou três diferentes contratos com o Benfica, com diferenças quanto ao prémio de assinatura e à sua remuneração. A consultora não obteve "justificação para as diferenças entre os contratos"

No ano seguinte, em novembro de 2013, os encarnados alienaram os direitos económicos sobre Derlis Gonzalez à Master Internazionale FZC por um total de 1,2 milhões de euros, que posteriormente o vendeu ao FC Basileia por mais do dobro (3 milhões), três meses depois. De acordo com o Transfermarkt, o valor do passe do jovem paraguaio na altura era de um terço desse montante.

Outra transferência destacada pela é a do jogador Yony Copete, em 2020. O atleta vem a custo zero para o Benfica, que paga, no entanto, 2,25 milhões de euros em comissões ao agente Bruno André Carvalho. E a transferência é referida, uma vez que Bruno André Carvalho era, em simultâneo, agente do atleta e detentor de 15% da empresa que o representava, a Prime Sports.

"Esta situação poderá corresponder a um conflito de interesses, considerando que o agente Bruno André Carvalho tem interesses diretos na entidade que representou a Benfica SAD (...) e tem interesses diretos na entidade que representou o jogador, a Prime Sports", pode ler-se no relatório. Copete nunca realizou um jogo ao serviço dos encarnados.

Apesar de todas as falhas admitidas pela EY, a consultora concluiu que os representantes da SAD encarnada não lesaram o clube. A investigação às contas da Benfica SAD tinha sido prometida pelo atual presidente do clube, Rui Costa, após a vitória nas eleições antecipadas do dia 9 de outubro de 2021. Foi pedida na sequência das investigações judiciais à gestão do antigo presidente dos encarnados, Luís Filipe Vieira. É divulgada quase três anos depois, na véspera de uma assembleia-geral de sócios com uma forte afluência prevista.

https://tribuna.expresso.pt/benfica/2024-06-14-benfica-agentes-receberam-comissoes-acima-do-recomendado-pela-fifa-em-76-das-transferencias-a084de49
[fechar]

in expresso

Se pagamos a mais em 76% das transferências como é que não fomos lesados?

Redskin1968

Final do dia . Deixa-vos com uma simples pergunta:
Quanto custou a Auditoria?

Semper Fidelis

Citação de: Smashin em 14 de Junho de 2024, 07:51https://www.rtp.pt/noticias/desporto/saco-azul-advogados-da-benfica-sad-surpreendidos-com-decisao_a1578635

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/benfica/amp/empresario-confirma-esquema-de-emissao-de-faturas-falsas-que-deu-origem-ao-processo-saco-azul

Portanto, é neste momento factual que houve um roubo. Está confirmado por quem o  fez. E temos também neste momento, a entidade lesada, defendida por advogados pagos a peso de ouro, a vir a público dizer que não foi roubada.

Meus senhores, isto é surreal.

Neste momento, temos o ladrão a confirmar que roubou. E a vítima, defendida por advogados, do melhor que há, a dizer que não foi roubada. Inacreditável. E continuamos nisto.
O clube a pagar a defesa de quem o roubou.
só isto basta para hoje os benfiquistas exigirem a DEMISSÃO a este "senhor"

alex_

Além de tudo o que aqui se falou e com a qual concordo.

Noto na auditoria como os paraísos fiscais são uma arma de agentes desonestos e diretores de clubes para encher os bolsos

Parte da solução para maior transparência passa também por pressionar para o fim dos offshores

Red_Wings

Citação de: Redskin1968 em 15 de Junho de 2024, 00:49Final do dia . Deixa-vos com uma simples pergunta:
Quanto custou a Auditoria?

Lol

Provavelmente a própria auditoria é um roubo.