Revisão Estatutos, 14Dez. Sáb

pirolito1

Citação de: MrKafafi em 16 de Dezembro de 2024, 03:19
Citação de: lucasslb1904 em 15 de Dezembro de 2024, 13:58Se são precisos 75% de votos à favor para proposta passar na próxima AG então esqueçam porque não vai passar, talvez por isso aparentavam estar tão tranquilos... Eu pensava e até achava mais lógico que fosse por maioria mesmo que fosse 51%. 75% a meu ver não tem lógica e está na cara que não vai passar.

Naturalmente temos de estar presentes em força no dia da votação final, mas não me parece minimamente que seja interesse da direção que a proposta seja chumbada, era mais um falhanço enorme para Rui Costa. Aliás, defenderem a sua aprovação e estarem a fazer caldinho por trás para deitar a proposta ao chão só deixava o Rui Costa numa posição mais enfraquecida.
Creio que o presidente da MAG já anunciou que a votação será um escrutínio a todos os sócios, como uma votação eleitoral.

Ora, já sabemos ao que isto vai levar. A afluência será tão baixa que os votos das Casas, direcção e todos os vieiristas fará com que as alterações sejam reprovadas. Há pouca gente a querer saber destas coisas.

dm_benfica

Citação de: pirolito1 em 16 de Dezembro de 2024, 10:23
Citação de: lucasslb1904 em 15 de Dezembro de 2024, 13:58Se são precisos 75% de votos à favor para proposta passar na próxima AG então esqueçam porque não vai passar, talvez por isso aparentavam estar tão tranquilos... Eu pensava e até achava mais lógico que fosse por maioria mesmo que fosse 51%. 75% a meu ver não tem lógica e está na cara que não vai passar.

Naturalmente temos de estar presentes em força no dia da votação final, mas não me parece minimamente que seja interesse da direção que a proposta seja chumbada, era mais um falhanço enorme para Rui Costa. Aliás, defenderem a sua aprovação e estarem a fazer caldinho por trás para deitar a proposta ao chão só deixava o Rui Costa numa posição mais enfraquecida.
Creio que o presidente da MAG já anunciou que a votação será um escrutínio a todos os sócios, como uma votação eleitoral.

Ora, já sabemos ao que isto vai levar. A afluência será tão baixa que os votos das Casas, direcção e todos os vieiristas fará com que as alterações sejam reprovadas. Há pouca gente a querer saber destas coisas.

Posso estar enganado mas tenho a ideia que a AG para votação terá uma dinâmica mais semlhante a uma AG de Contas. AG aberta a discussão com as urnas no pavilhão para votação dos sócios presentes.

pirolito1

Citação de: dm_benfica em 16 de Dezembro de 2024, 10:52

Posso estar enganado mas tenho a ideia que a AG para votação terá uma dinâmica mais semlhante a uma AG de Contas. AG aberta a discussão com as urnas no pavilhão para votação dos sócios presentes.
Posso estar a interpretar mal o PMAG mas acho que ele diz que estás enganado:

CitaçãoDepois marcaremos uma Assembleia Geral apenas para votar a proposta que saiu. E essa Assembleia Geral que seja muito participada, muito viva, em que os sócios já não vão discutir a proposta, mas vão votar. Vão votar em urna, voto físico, secreto, universal como é o timbre no Benfica. Essa votação tem de ter 75% de votos favoráveis, ou mais", rematou.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/12/14/clube-benfica-revisao-de-estatutos-slb-continuacao-sessao-3-assembleia-geral-extraordinaria?srsltid=AfmBOooH4tY7O0g6YAKxENmnI5ljMD1C1XK5irOnYCjt_T2ZwECw2MNI

dm_benfica

Citação de: pirolito1 em 16 de Dezembro de 2024, 11:06
Citação de: dm_benfica em 16 de Dezembro de 2024, 10:52

Posso estar a interpretar mal o PMAG mas acho que ele diz que estás enganado:

CitaçãoDepois marcaremos uma Assembleia Geral apenas para votar a proposta que saiu. E essa Assembleia Geral que seja muito participada, muito viva, em que os sócios já não vão discutir a proposta, mas vão votar. Vão votar em urna, voto físico, secreto, universal como é o timbre no Benfica. Essa votação tem de ter 75% de votos favoráveis, ou mais", rematou.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/12/14/clube-benfica-revisao-de-estatutos-slb-continuacao-sessao-3-assembleia-geral-extraordinaria?srsltid=AfmBOooH4tY7O0g6YAKxENmnI5ljMD1C1XK5irOnYCjt_T2ZwECw2MNI

Sim, acho tens razão, o PMAG explica que será apenas para votação, não havendo discussão/apresentação da versão final a logica de uma Ag como referi perde-se.

E diz que a proposta final será explicada e remete para a comunicação do Benfica.

Edit: Infelizmente não tive na AGE que definiu a metodologia dai também  a minha duvida

Bailey

Tanto tempo nisto apenas para ter orai uns 70% e fica tudo reprovado

rdr10

Citação de: Bailey em 16 de Dezembro de 2024, 13:09Tanto tempo nisto apenas para ter orai uns 70% e fica tudo reprovado

É convencer todos os familiares, amigos, conhecidos, colegas, etc que forem sócios a ir à AG.

As figuras sinistras do Benfica vão fazer o mesmo e pagar autocarros para irem lá chumbar.

pirolito1

Citação de: rdr10 em 16 de Dezembro de 2024, 14:58
Citação de: Bailey em 16 de Dezembro de 2024, 13:09Tanto tempo nisto apenas para ter orai uns 70% e fica tudo reprovado

É convencer todos os familiares, amigos, conhecidos, colegas, etc que forem sócios a ir à AG.

As figuras sinistras do Benfica vão fazer o mesmo e pagar autocarros para irem lá chumbar.
Não me surpreende se a votação for também aberta nas Casas.

MrKafafi

Citação de: pirolito1 em 16 de Dezembro de 2024, 16:58
Citação de: rdr10 em 16 de Dezembro de 2024, 14:58

Não me surpreende se a votação for também aberta nas Casas.

Sinceramente não acredito em votação nas casas, até porque vai ser feito em urna e envolve uma grande logística.
A proposta vai sofrer uma sistematização, deverá ir a AG para se validar e só depois existe votação.
Se assim for, que foi sempre o que foi indicado por este PMAG, acredito que tudo possa acontecer no mesmo dia.

MrKafafi

Citação de: pirolito1 em 16 de Dezembro de 2024, 10:12
Citação de: joaoaria em 15 de Dezembro de 2024, 20:11
Citação de: AG em 15 de Dezembro de 2024, 00:24
Citação de: joaoaria em 14 de Dezembro de 2024, 23:49Tenho lido aqui os vossos posts atentamente e fiquei com uma dúvida.
Os pontos aprovados hoje ainda podem vir a ser revertidos na próxima sessão desta assembleia?
Pode toda esta revisão estatutaria ser revertida se a votação final não tiver mais 75% dos votos favoráveis na próxima AG extraordinária, por voto em urna. Nesse caso mantém-se os estatutos de 2010 em vigor.

Portanto desde já fica o apelo à comparência de todos os sócios nessa AG no sentido de finalizar em definitivo este processo de revisão.
No fundo, quando for para validar, aparecem os vieiristas, costistas e casas e o que se andou a fazer nestas assembleias foi andar a bater punhetas a grilos e caça aos gambozinos.
Basicamente é isso.

Se não for aprovada na próxima, ficamos com a de consenso sem alterações. Que, diga-se, não é grande melhoria em relação ao que havia.

Se não for aprovado ficas com os de 2010.

kidd

Há que mobilizar o pessoal porque e uma votação muito importante

J_PN

ruicouto10

75 ou mais para aprovar?!?!?! fdxxx... que grande ditadura se transformou este Benfica!!

o fdp do ladrão do vieira tomou isto de assalto... com muitas palminhas dos socios à mistura!!

pirolito1

Citação de: MrKafafi em 17 de Dezembro de 2024, 08:44
Citação de: joaoaria em 14 de Dezembro de 2024, 23:49Tenho lido aqui os vossos posts atentamente e fiquei com uma dúvida.
Os pontos aprovados hoje ainda podem vir a ser revertidos na próxima sessão desta assembleia?
Pode toda esta revisão estatutaria ser revertida se a votação final não tiver mais 75% dos votos favoráveis na próxima AG extraordinária, por voto em urna. Nesse caso mantém-se os estatutos de 2010 em vigor.

Portanto desde já fica o apelo à comparência de todos os sócios nessa AG no sentido de finalizar em definitivo este processo de revisão.
No fundo, quando for para validar, aparecem os vieiristas, costistas e casas e o que se andou a fazer nestas assembleias foi andar a bater punhetas a grilos e caça aos gambozinos.
Basicamente é isso.

Se não for aprovada na próxima, ficamos com a de consenso sem alterações. Que, diga-se, não é grande melhoria em relação ao que havia.

Verdade, já não me lembrava disso.

É o que está nos procedimentos que nos deram na primeira AG.

Acho que não faz muito sentido, mas é o que é...

IloveSLB2014

Texto de João Diogo Manteigas sobre a AG...

https://www.benficavencera.pt/blog/dtu8g139scvextnvjfpn944rzfowsd

17/12
Escrito por João Manteigas

A Luz da Democracia Benfiquista

"No sábado passado fomos bafejados pelo calor da democracia benfiquista. Os sócios sentiram novamente o que é ter poder. Que a sua opinião conta e faz diferença. A luz da união benfiquista sente-se perfeitamente: é quente, harmoniosa e familiar.

Devido à sensibilidade e relevância dos temas em debate para aprovação naquele que foi um sábado frio e invernal, é normal a pretensão da presença do maior número de consócios possível. Mas jamais se poderão condenar ausências. As vidas pessoais e profissionais de cada um de nós, sócios, não serão sempre conciliáveis com todos os atos e eventos de união benfiquista.
Cada um de nós não é mais, nem menos, por estar mais ou menos presente. Cada um vive o seu benfiquismo à sua maneira. Enquanto sócio, cumpre-me batalhar para promover os atos que englobam a participação dos meus consócios e reforçar que não se deve medir benfiquismo entre participantes e não participantes. Todos temos que trabalhar no sentido de aumentar e garantir a participação ativa dos sócios na vida associativa do Glorioso fora de atos eleitorais.
O resultado desta Assembleia foi francamente positivo pelo resultado já conhecido mas existem outras lições de enorme valor para a Direção do único e Glorioso Sport Lisboa e Benfica: 1) não devem recear aquilo que os sócios pensam e querem para a nossa Instituição; 2) as assembleias constituem a grande oportunidade dos sócios se fazerem ouvir num mundo cuja comunicação pessoal é feita cada vez mais à distância e por meios digitais; 3) que encarem as assembleias como oportunidade única para ouvirem e medirem o pulso aos sócios, no que é bom e mau, pois quem considera que executa bem o seu trabalho, não deve ter medo do escrutínio e terá sempre oportunidade para esclarecer.

Meus Caros, o processo da revisão estatutária não está fechado. Falta a convolação das várias contribuições dos sócios num único documento pela mesa da assembleia geral e respetivos serviços administrativos do Sport Lisboa e Benfica. Só depois passaremos à aprovação final em voto físico nas urnas do nosso querido Estádio e, espero, com a análise e controlo por parte de representantes indicados pela direção, pela comissão de revisão estatutária e pelo movimento "Servir o Benfica".

Para já, sinto-me orgulhoso pela Direção ter concedido a oportunidade de podermos todos integrar a história do Sport Lisboa e Benfica e por ter sido esmagadoramente intencionado pelos meus consócios (acima dos 82% dos votos) a implementação de uma 2.ª volta em futuros atos eleitorais e que abrirá a pluralidade, a apresentação de listas independentes para todos os órgãos sociais e que acarretará maior transparência e, por fim, a realização de uma assembleia geral anual para debater a gestão executada por cada época desportiva que terá efeito deliberativo final, nem que seja por moção de censura ou voto de louvor.

Até o futuro das Casas do Benfica (que desempenham um papel reconhecidamente aglomerador de fervor benfiquista) se tornou mais risonho. Agora, sem o peso da dúvida e incerteza que incidia sobre o seu direito ao voto, caberá às direções do Clube, num ambiente de completa transparência, ter que debater e projetar a fórmula que o Sport Lisboa e Benfica deve encontrar para a sustentabilidade e crescimento das Casas. A relevância das Casas nunca se provou pelo seu direito ao voto, mas sim por constituírem um espaço de união familiar espalhadas pelo país e restante mundo!"

merlim

Citação de: MrKafafi em 17 de Dezembro de 2024, 08:44

Basicamente é isso.

E vai este trabalho todo para o lixo. Não acredito. Era uma revolução.