João Noronha Lopes, candidato eleições 2025

Vascolptt

Já não me transmite tanta confiança como antes, o meu voto por enquanto fica com o JDM.

AlexandreFernandes

Citação de: Capitao Moura em 11 de Junho de 2025, 14:57Schopenhauer dizia que era estupido, que o homem nasce livre, mas que desde cedo lhe é incutido um sentido de pátria e religião que acaba por defender até à morte, sem nunca as ter escolhido conscientemente.

E eu, que costumava acreditar nessa linha de pensamento — nunca fui particularmente patriota, ainda para mais tendo crescido numa altura de globalização acelerada —, nem religioso, por muito que tenha buscado a fé católica, ela nunca chegou.
Mas esbarrava sempre numa incongruência gigante. O Benfica.

Variadíssimas vezes, para nos referirmos a coisas antigas, usamos a expressão "a preto e branco".
Mas no Benfica não. O Benfica que me ensinaram era a cores vivas, como eu via os carrosséis quando era pequeno.
Era um Benfica pujante, maior que todos, com as cores mais bonitas, que enchia de orgulho todos os que dele gostavam.

Este Benfica, não. Este Benfica cheira a bafio, é de plástico, sabe a comida de hospital... este Benfica é, lá está, a preto e branco. É, no mínimo, curioso que o moderno o seja.

Eu sei ir para o café insultar lagartos e andrades, árbitros e dizer que isto está tudo minado, mas faço-o por espelho. Porque se estipulou que ser do Benfica é assim. E pronto.

Que me perdoem todos, mas eu não sou do Benfica do Vieira ou do Rui Costa.
Nem sequer sou do Benfica do Otamendi ou do Aimar.

E foi aí que percebi: Schopenhauer tinha razão.
Eu já não sou do Benfica que me incutiram.

Eu sou do Benfica do Sagan ou do Mestre30, sou do Benfica do meu amigo André ou do seu filho Bernardo, sou do Benfica do meu amigo Bernardo ou do Mastercard, que infelizmente já me deixou.

O meu Benfica vive dentro de mim há 34 anos. E já não é igual ao de ninguém.
O meu Benfica é só meu, e ao mesmo tempo sou eu.
Eu não sei quem sou sem o meu Benfica.

E, pela primeira vez, sinto essa verdade absoluta atacada. Em outubro, pode acabar o meu Benfica.
"Quem é o Capitão Moura sem o Benfica?" é uma pergunta que várias vezes me tem assaltado.
E sinto que em outubro, infelizmente, poderei ter a resposta.

Isto tudo para vos pedir perdão: o meu voto em João Noronha Lopes é totalmente egoísta.
Vocês terão as vossas razões, mas o meu voto é para salvar uma parte de mim.

E se ele perder, o Benfica acaba? Não, nunca.
Só não será o meu Benfica. Será outro.
Que não sei se sentirá a minha falta.
Mas eu sei que vou sentir muita falta dele.

"A Cura de Schopenhauer" foi, até hoje, o melhor livro que li.

TFFS

Citação de: maxi04 em 11 de Junho de 2025, 10:37Existe um novo perfil de viúva Vieirista.

É um gajo que agora é exigente, que diz que o Benfica até precisa de uma mudança, mas diz que nenhum dos candidatos é bom, que não há projetos nem soluções.

Só rir com esta escumalha.
Confere

A escória vieirista está na fase PS pós-maioria absoluta

"Só o PS pode resolver os problemas que o PS criou"

"Os outros protestam, mas nenhum me convence. Não dizem o que vão fazer"

Vitimização, vitimização, vitimização e mais vitimização com "ai meu Deus, que disseram do nosseRui? Era preciso atacar?"

Controlo do discurso com "está a ser muito agressivo. Há formas de fazer as coisas"

0 ideias novas ou propostas. Zerinho. Tal como o PS dessa altura.

Elvecchio

Citação de: sculpture em 11 de Junho de 2025, 13:09
Citação de: Elvecchio em 11 de Junho de 2025, 12:31
Citação de: sculpture em 11 de Junho de 2025, 12:13
Citação de: Elvecchio em 11 de Junho de 2025, 11:56Vou aqui fazer uma pergunta e espero que respondam honestamente.

Ha aqui alguem que consiga apresentar provas daquilo que diz acerca do Diamantino?

Desculpem mas para quem como eu acompanhou a carreira toda do Diamantino é dificil acreditar.
Meu amigo, sabes que o €€ compra tudo...ha tantos que diziam mal, mas assim que lhes deram a mao mudaram logo o discurso, e muitos deles até vao de viagens com o Benfica...eu bem vi uns quantos a caminho de turim quando fomos à final com o sevilha, pedro henriques, kennedys...etc...etc...
por isso ja nao duvido de nada

Eu não ponho as mãos no fogo por ninguem.

Mas uma coisa é lançarmos suspeitas, outra é termos provas daquilo que estamos a dizer.
No caso concreto parece-me que o maior problema que alguns têm com ele é o facto de ter dito que o Renato dava coisas ao jogo que o João Neves não dá.

E se for só isto importa lembrar 2 coisas.
A primeira é que todos podemos ter a nossa opinião. E a segunda é que o Renato veio substituir o João Neves que foi vendido pela direção em que aqueles que aqui vêm criticar as declarações do Diamantino votaram.

Ou tal como aconteceu com Vieira, Vale e Azevedo, etc agora ninguem votou nesta direção???
Claro que o renato veio para substituir o Neves, o problema é que saiu furado ao banana por causa das lesoes, e do que se foi sabendo, que era aquilo que todos sabiamos, que o Neves nao queria sair.
Assim o diamantino vai fazendo o papel do dono, fazendo passar que o renato é o maior e que o miudo é que quis ir embora...
e sim, nunca ninguem votou no vieira nem no banana...eu nao votei de certeza...

Então o Diamantino agora diz que o candidato que lhe parece mais bem preparado é o João Diogo Manteigas?

Que chatice! La teremos que arranjar outro bode expiatório para descarregar a raiva da venda do João Neves em vez de admitirmos que votámos em Rui Costa porque somos atrasados mentais!

Vou deixar aqui uma dica a quem quiser ganhar as eleições no Benfica:

Oscar Cardozo para diretor desportivo
Gaitan para treinador
Saviola para as finanças

É fazer isto que os chalupinhas entregam logo o seu voto!

johncleese

Citação de: Elvecchio em 12 de Junho de 2025, 09:30
Citação de: sculpture em 11 de Junho de 2025, 13:09
Citação de: Elvecchio em 11 de Junho de 2025, 12:31
Citação de: sculpture em 11 de Junho de 2025, 12:13
Citação de: Elvecchio em 11 de Junho de 2025, 11:56Vou aqui fazer uma pergunta e espero que respondam honestamente.

Ha aqui alguem que consiga apresentar provas daquilo que diz acerca do Diamantino?

Desculpem mas para quem como eu acompanhou a carreira toda do Diamantino é dificil acreditar.
Meu amigo, sabes que o €€ compra tudo...ha tantos que diziam mal, mas assim que lhes deram a mao mudaram logo o discurso, e muitos deles até vao de viagens com o Benfica...eu bem vi uns quantos a caminho de turim quando fomos à final com o sevilha, pedro henriques, kennedys...etc...etc...
por isso ja nao duvido de nada

Eu não ponho as mãos no fogo por ninguem.

Mas uma coisa é lançarmos suspeitas, outra é termos provas daquilo que estamos a dizer.
No caso concreto parece-me que o maior problema que alguns têm com ele é o facto de ter dito que o Renato dava coisas ao jogo que o João Neves não dá.

E se for só isto importa lembrar 2 coisas.
A primeira é que todos podemos ter a nossa opinião. E a segunda é que o Renato veio substituir o João Neves que foi vendido pela direção em que aqueles que aqui vêm criticar as declarações do Diamantino votaram.

Ou tal como aconteceu com Vieira, Vale e Azevedo, etc agora ninguem votou nesta direção???
Claro que o renato veio para substituir o Neves, o problema é que saiu furado ao banana por causa das lesoes, e do que se foi sabendo, que era aquilo que todos sabiamos, que o Neves nao queria sair.
Assim o diamantino vai fazendo o papel do dono, fazendo passar que o renato é o maior e que o miudo é que quis ir embora...
e sim, nunca ninguem votou no vieira nem no banana...eu nao votei de certeza...

Então o Diamantino agora diz que o candidato que lhe parece mais bem preparado é o João Diogo Manteigas?

Que chatice! La teremos que arranjar outro bode expiatório para descarregar a raiva da venda do João Neves em vez de admitirmos que votámos em Rui Costa porque somos atrasados mentais!

Vou deixar aqui uma dica a quem quiser ganhar as eleições no Benfica:

Oscar Cardozo para diretor desportivo
Gaitan para treinador
Saviola para as finanças

É fazer isto que os chalupinhas entregam logo o seu voto!

Mauro "11 razões" xavier: Hold my beer

_JonasThern_

Citação de: Vascolptt em 12 de Junho de 2025, 08:58Já não me transmite tanta confiança como antes, o meu voto por enquanto fica com o JDM.

Vejo muita gente assim. O Manteigas está a ser muito inteligente. E ontem foi muito inteligente no podcast ao falar, sem falar, do Noronha e da questão do RAP. Deixou o ferrinho sem dar oportunidade sequer de resposta pois o que disse foi absolutamente certo.

SebasKL

Citação de: _JonasThern_ em 12 de Junho de 2025, 09:57
Citação de: Vascolptt em 12 de Junho de 2025, 08:58Já não me transmite tanta confiança como antes, o meu voto por enquanto fica com o JDM.

Vejo muita gente assim. O Manteigas está a ser muito inteligente. E ontem foi muito inteligente no podcast ao falar, sem falar, do Noronha e da questão do RAP. Deixou o ferrinho sem dar oportunidade sequer de resposta pois o que disse foi absolutamente certo.

Percebo que esteja a fazer o jogo dele e entendo em parte, mas não concordo necessariamente.

Faz hoje exatamente uma semana que JNL apresentou a candidatura e já se lhe pede a mesma maturidade de candidatura que a de JDM (que a apresentou há 9 meses). É normal que no início da candidatura o JNL se apresente com um discurso mais agregador, o que muitos podem chamar populista, pois é também uma candidatura que vem romper com a continuidade, daí ter que ser mais aguerrida como foi na passada quinta-feira.

Esta ideia de que o Noronha não passa de ataques à atual direção é completamente errada, pois apesar de estar ainda no início, o JNL já apresentou algumas das suas linhas de pensamento, e só podemos esperar que daqui em diante venha a revelar cada vez mais do seu projeto que tem para o Benfica.

Para por um bocado em perspetiva, em 2020 João Noronha Lopes apresentou:
- A candidatura a 23 de julho
- O programa eleitoral a 28 de setembro
- A lista a 14 de outubro

Vamos ter calma, como diz o outro

SLusoB

Parece-me o melhor preparado para um período pós-Vieirismo, pela experiência de gestão, pelo Benfiquismo e pelas pessoas que pode atrair consigo, nomeadamente símbolos do universo Benfiquista.

Tellmo

Pessoalmente parece me a melhor pessoa para pegar neste Benfica.

Opiniões contrárias?

kramxel²

Citação de: andre_diogo em 11 de Junho de 2025, 13:51Penso que aquela gaffe acabará com ele

Daqui a uns dias isso vai estar mais que enterrado no ciclo noticioso.

Como é suposto, BTW, foi obviamente uma gaffe e não é suposto tirar nenhuma ilação disso.

tino

O Rui Costa é que é o melhor candidato. Passa anos praticamente calado e só fala nas horas erradas e assim não comete gaffes.

BENFIKA

Acho piada quando se critica as criticas à direção, seja por parte do Manteigas, do Noronha ou outro qualquer.

Mas a direção é imune a criticas? Uma direção que tem feito um péssimo trabalho?
Uma direção que na sua maioria já estava dentro do clube há anos...

Têm mais é que ver os dedos serem-lhes apontados, fartos de desculpas, de assumir de responsabilidades ocos, estão os Benfiquistas. Esta cultura do Vieira de quem critica é um garotão tem que acabar.

Qualquer candidato tem a total legitimidade para criticar a direção.

Benfiquismo

Citação de: pedro22 em 11 de Junho de 2025, 10:28
Citação de: Di_Maria em 11 de Junho de 2025, 09:42Bem, praticamente uma semana após ter estado na apresentação do Noronha, olhando para as reações em vários grupos, redes e etc, o panorama não é animador.

Os adeptos do Benfica não querem mudanças. Querem continuar a comer merda.

E dizem vocês, são bots. E eu respondo, não são. E alguns são sócios, mesmo.

Estou num grupo de WhatsApp (mais do que arrependido de me meter em coisas dessas...) em que passam horas a dizer:

"Mas o Rui Costa é mau porque?"

"quero ver depois do Noronha destruir o Benfica o que vão dizer"

"não apresenta nada"

Depois mostro as entrevistas que deu à Bola, Record, CMTV, o que retiram disso?

A tal gaffe. Mas viram as ideias, pergunto eu? Não. Só vou decidir depois conforme os projetos, respondem os acéfalos. Mas estão ai as ideias... não vão ver. Isto tudo para não dizer já que vão votar no Banana. Pergunto qual é o projeto do Banana e qual foi nos últimos 4 anos, mudam a conversa.

É desesperante.

Já fiz uma promessa a mim mesmo, se sou eu que estou mal, sou eu que me mudo. Em Outubro, caso continue tudo como está, a minha ligação com o Sport Lisboa e Benfica acaba nesse dia. Deixarei de pagar quotas, idas ao estádio, tudo. Irei acompanhar os jogos, quando der.

Tenho um filho de 10 anos em que 90% dos amigos são lagartos, e possivelmente sei que o "vou perder" se tomar esta decisão, mas não aguento mais.

Atá lá, irei apenas acompanhar a luta por aqui, no SB, se não dou em maluco.

Percebo a tua ideia mas isso é uma não questão!

O JNL não é propriamente um grande comunicador e sinceramente penso que nunca irá ser. Basta ver a diferença para o manteigas ( a experiência como comentador faz toda a diferença) que tem essa característica.

Mas, contra o lfv teve 35% ( enfim vamos todos acreditar que sim) o que contra o adversário que foi é um resultado expressivo.

Tenho pessoas conhecidas com a mesma lengalenga do projecto que eu penso que mais não é do que a vergonha de aceitarem que estiveram errados todos estes anos. Quando chegar o momento da verdade não vão continuar a votar Rui Costa.

Basta pensarmos que as pessoas que votaram JNL continuarão com ele e que hoje têm direito a mais votos via revisão estatutaria ou via antiguidade ( o JNl teve uma percentagem menor de votos do que de votantes ao contrário de lfv) o que também é uma vantagem importante.

O facto de ter juntado quase 3000 pessoas no anúncio de candidatura está a ser desvalorizado por muita gente porque sabem que é o sinal mais importante desta candidatura. Há uma mobilização muito importante que só tem tendência para aumentar.

Temos de fazer o nosso papel que é explicar as pessoas que conhecemos o seguinte,

Achas que o mandato de Rui Costa foi positivo ?
Merece novo mandato para continuarmos a ganhar 1 campeonato em 4?

Normalmente a estas 2 perguntas eles contrapõem com a seguinte pergunta,

Tens razão , mas vou votar em quem ? No Noronha ?

E aí percebes que os sócios , mesmo aqueles mais cépticos sabem que o Rui Costa é uma merda mas não estão totalmente convencidos pelo Noronha.

E isso somos nós e a campanha do Noronha que temos de completar o trabalho.

Isto cheira a mudança por todos os lados, não se deixem esmorecer por comentadores das televisões, redes sociais ou gafes. A mudança somos nós que a fazemos e eu aqui estou na convencer e a mobilizar todos os que conheço.

O nosso Benfica precisa de nós!
Há umas semanas estive numa casa do Benfica e um dos responsáveis disse me que têm de haver mudança, que Rui Costa não serve. Repito, um dos responsáveis de uma casa do Benfica.
Vai haver mudança isso é certo, se querem um Benfica vencedor temos alternativas, quer seja João Diogo Manteigas quer seja João Noronha Lopes.

SLusoB

Citação de: BENFIKA em 12 de Junho de 2025, 10:36Acho piada quando se critica as criticas à direção, seja por parte do Manteigas, do Noronha ou outro qualquer.

Mas a direção é imune a criticas? Uma direção que tem feito um péssimo trabalho?
Uma direção que na sua maioria já estava dentro do clube há anos...

Têm mais é que ver os dedos serem-lhes apontados, fartos de desculpas, de assumir de responsabilidades ocos, estão os Benfiquistas. Esta cultura do Vieira de quem critica é um garotão tem que acabar.

Qualquer candidato tem a total legitimidade para criticar a direção.

Qualquer candidato, qualquer sócio ou qualquer Benfiquista. A crítica faz parte, a ausência dela é muito mais preocupante que a sua presença.

BENFIKA

Muito curioso para ver como vai gerir a campanha. Em 2020 em cerca de um mês fez um trabalho enorme, vamos ver se agora com quase 4 meses de campanha consegue fazer melhor.