João Noronha Lopes, candidato eleições 2025

Stigmat

Citação de: pimenta10 em 27 de Setembro de 2025, 00:29
Citação de: Stigmat em 26 de Setembro de 2025, 23:35Hoje andava pelas rulotes  o Pedro Ribeiro. Alguem disse ao homem o lugar errado...  :rir:

Ainda tive para lhe dizer mas não tive lata.
Ah??

Esteve nas rulotes ao pé do Colombo quando o Noronha estava nas outras rulotes.

Che1904

Citação de: xico17 em 26 de Setembro de 2025, 12:40
Citação de: Surfada em 26 de Setembro de 2025, 11:06Da mesma forma que fiz uma avaliação geral do mandato do Rui Costa, vou procurar replicar a mesma ideia para a candidatura do Noronha Lopes.

Antes de mais partilhar que é um figura que não me atrai, principalmente pela sua comunicação e postura que me parece atabalhoada e algo desajusta ao que espero de um Presidente do Sport Lisboa e Benfica. De qualquer forma, tendo em conta que o seu concorrente directo é um herdeiro e participante de uma das lideranças mais corruptas, sujas e destrutivas que o Benfica teve, vai ser provavelmente o detentor do meu voto.

Considerando os pontos positivos do Noronha Lopes:

--> Recordo-me de na primeira candidatura contra o LFV, deter um programa eleitoral super detalhado com pontos muito interessantes em vários dominios. Ficou a ideia que estava bem acompanhado e que acima de tudo tinha uma estratégia para o clube.

--> Ao contrário de muitos, acho que a experiência corporativa ainda por cima assumindo responsabilidades de board numa das maiores empresas do mundo é extremamente positiva. E aliado a essa experiência, existe claramente um know.how que pode ser utilizado na restruturação da forma como o Benfica encara temáticas como o Merchandising, Marketing e Marca Benfica, Digital, Licenciamentos, entre outros que fica a ideia que é onde o Noronha tem um plano mais vincado e ganhador.

--> Fica igualmente a ideia que existe uma maior proximidade ao adepto comum e isso pode reflectir-se em medidas como a redução dos preços ao público e RedPass, algo que ele já comentou.´

--> Gostei igualmente da ideia de desenhar um calendário de execuções das propostas do seu programa, parece-me uma medida muito interessante e impulsionadora da transparência da gestão

Em contrapartida, existem alguns pontos negativos que me deixa apreensivo sobre a sua possivel liderança:

--> Sinceramente não vejo o Nuno Gomes e o Vitor Paneira como figuras disruptivas e capazes de elevar a eficiência estratégica do Futebol do Benfica.

--> Acho que tem assumido uma postura bastante populista e pouco construtiva, o que na posição de principal opositor pode ser normalizada, mas é algo que desgosto. Por exemplo, a critica ao Benfica District, a ideia de total inflexibilidade para negociar os direitos televisivos, assumindo uma posição de eucalipto futebolístico que desrespeita o Futebol Português.

--> Em paralelo, acaba por verbalizar banalidades sem sustento, como por exemplo, "Fiz uma visita aos EUA e já tenho um partner para impulsionar o Merchadising do Benfica"; "Já tenho uma ideia de como alavancar a BTV, sendo que tenho já uma possivel pareceria com entidade X que depois não divulga"   

--> Entre a banalidade das propostas que apresenta, está o Portal da Transparência que já existe por exemplo no relatório de contas e que numa fase da liderança anterior já era comunicada inclusive na BTV. De qualquer forma, valorizo sempre que seja esmiuçado as operações do clube.

--> Do ponto de vista financeiro, assusta frases como "Passivo derivado de vendas a outros Clubes, significa que estamos a comrpar mal", algo perfeitamente natural e parte estruturante do funcionamento de um clube desportivo.

--> Centraliza o seu discurso apenas para o Futebol, já ouvi várias entrevistas e em todas elas, as Modalidades são completamente ignoradas. Não esquecer que o Benfica é um clube eclético de interesse público e com obrigação de apresentar uma plano claro para o desenvolvimento das diferentes modalidades.

--> No Fundo, fica a ideia que o seu programa está centralizado na discussão dos Direitos Televisivos, Voto Eletrónico, Merchandising, Má Gestão e Criticas à liderança do Rui Costa e pouco mais. Sinto que ao contrário da última candidatura, parece que se encontra mal preparado e com uma atitude muito pouco construtiva e disruptiva que é o que o clube precisa. 

Concluir simplesmente para partilhar que me mantenho bastante indeciso entre candidaturas, sendo que o Noronha Lopes a ser meu voto, será apenas por ser alternativa.

Vou começar por aplicar a minha lógica sobre os candidatos atualmente apresentados. Não está diretamente relacionado com o teu comentário, mas aproveito para fazer o exercício, se me permites.

Cristóvão Carvalho fica apresentado com medidas de investimentos de 400M, vai trazer o Klopp, ele é que ainda não sabe, e que vai ser Campeão Europeu. Nem vale a pena perder tempo aqui.

Martim Mayer praticamente apresenta como medida a meritocracia e bónus monetários por objetivos cumpridos, como se isto fosse algo que não existisse há décadas. É uma mão cheia de nada, mas diz estar a preparar a candidatura há 13 anos. Já acusou Noronha de lhe roubar medidas, coisas básicas como uma estrutura normal e comum em clubes de topo. O único ponto positivo que tem é ter António Simões como mandatário da candidatura, mas depois percebe-se que afinal é por ser amigo de longa data da família e por ter andado com o Martim ao colo. Se calhar até já está arrependido, principalmente após vídeos da campanha com muita falta de classe a atacar Noronha Lopes, a única candidatura que ataca realmente.

Luís Filipe Vieira é o homem do betão, de promessas vazias, e todos sabemos ao que vem. Quer é comissões e distribuir dinheiro pelo grupinho de amigos. Relembro que admitiu ao Ministério Público ter sido colocado no Benfica a mando do BES. De Benfiquista não tem nada, como comprova o número de sócio que falsificou e o facto de ser sócio dos rivais. Nem sei para que me dou ao trabalho de estar a comentar esta peça. Podia estar aqui o dia todo a nomear razões para que se ponha longe do Benfica.

Rui Costa passou 13 anos no Benfica como administrador, não procurou educar-se para melhor servir o clube, esteve sempre "à sombra da bananeira", e agora admite que não estava preparado. Manteve quase toda a direção anterior porque sabia lá ele como juntar uma equipa competente. O único que trouxe por ser amigo pessoal, bateu com a porta por questionar o que estava errado e por não considerar haver liderança no clube. Colocou uns LEDs e um sistema de som porreiros no estádio. Fora isso foi um mandato miserável.
Desportivamente, piorou praticamente todas as modalidades, mesmo aquelas que eram imparáveis, e a sua solução passa sempre por atirar mais dinheiro aos problemas. No futebol, começou bem e parecia saber o que estava a fazer. Afinal, a compra do Enzo acabou por ser uma sorte, e o treinador alemão tinha sido sugerido pelo agente. Nessa época éramos a melhor equipa da Europa, a par do Nápoles, e havia aspirações de fazer uma gracinha na Europa, um sentimento que não existia no Benfica há décadas. O que fez Rui Costa? Não só não segura o motor da equipa no mercado de Inverno, como o vende no último dia de mercado sem trazer substituto. Que imagem passa para o treinador e plantel? Sentindo depois, insatisfação do treinador que estava a ganhar tudo, renova um contrato que tinha mais dois anos, aumentando o salário de forma estapafúrdia, e assim destruiu um mandato inteiro. Mais tarde quando precisou de o despedir, depois de ter continuado a vender e a emprestar os melhores da equipa, não teve coragem porque seria admitir um erro e teria de pagar uma indemnização absurda. Claro que acabou por o fazer na mesma, após se tornar insustentável, mas já depois de ter preparado a época com o alemão. Contrata Lage no dia seguinte ao fecho do mercado. Passa a época a correr atrás do prejuízo. Chega ao fim a disputar o título porque Amorim saiu e João Pereira perdeu uma catrefada de pontos. Mas chega-se ao dia de ontem e vemos o presidente a vangloriar-se por ter lutado até ao fim pelo título. Agora comete o mesmo erro que no ano passado, mantendo o Lage até se tornar insustentável porque surgiu a oportunidade de voltar a atirar dinheiro para os problemas e ir buscar o maior trunfo eleitoral de que se conseguiu lembrar. Rui Costa começou muito bem, sem saber como, e depois foi um descida confrangedora até chegarmos ao estado miserável que estamos agora.

Sobra-nos dois.

João Diogo Manteigas e João Noronha Lopes têm ambos, a meu ver, capacidade de presidir o Benfica. Apresentam ambos excelentes programas e equipas competentes, apesar de aqui dar vantagem ao Noronha. A diferença principal está na postura de ambos. O primeiro é mais arrogante mas tem uma comunicação muito melhor, e o segundo é mais ponderado e experiente, mas nota-se uma comunicação mais difícil, apesar de estar a melhorar. Acredito ser causado pelo facto de ter trabalho muito no estrangeiro, estando muito em contacto com outras línguas. Falo por experiência própria, que sinto muitas vezes o raciocínio afectado por pensar em mais que um língua em simultâneo.

Agora os teus pontos negativos sobre Noronha:

Citação--> Sinceramente não vejo o Nuno Gomes e o Vitor Paneira como figuras disruptivas e capazes de elevar a eficiência estratégica do Futebol do Benfica.

Nuno Gomes saiu do Benfica e foi-se formar, tirando cursos na área de gestão desportiva, e já tendo trabalho com a Liga, UEFA e FIFA.
Vitor Paneira irá assumir o cargo actualmente de Simão Sabrosa, e anteriormente de Luisão. Tem experiência de banco como treinador, que diria ser muito acima dos antecessores, e sabemos bem que a principal função será passar a mística Benfiquista dentro do balneário. Para isso, não currículo melhor que o de Paneira.

Citação--> Acho que tem assumido uma postura bastante populista e pouco construtiva, o que na posição de principal opositor pode ser normalizada, mas é algo que desgosto. Por exemplo, a critica ao Benfica District, a ideia de total inflexibilidade para negociar os direitos televisivos, assumindo uma posição de eucalipto futebolístico que desrespeita o Futebol Português.

A postura, mais ou menos populista, é da opinião de cada um. Agora, temos de perceber o contexto atual: está em campanha, contra uma máquina de propaganda sufocante, e tem do outro lado um presidente a servir-se dos meus do clube para o atacar.
Em relação à Benfica District, questionou aquilo que estava à vista de todos: era um esboço. A própria vereadora da Câmara de Lisboa disse ser uma idéia de projecto, e não um projecto como tinha sido apresentado. Tem um shopping ao lado do maior shopping do país, mas diz-se um projeto sustentável. Noronha critica também não ter sido algo apresentado aos sócios. Jaime Antunes era o vice-presidente das infraestruturas e disse nunca ter ouvido falar do projeto.
Quanto aos direitos televisivos, todos os candidatos (incluído Rui Costa) têm-se mostrado inflexíveis quando ao facto do Benfica poder ficar a perder dinheiro. O projecto foi apresentado ao governo como uma Liga que valeria 300M, logo todos os clubes ficariam a ganhar. Este valor é irreal, logo o Benfica será o maior prejudicado, diminuindo a diferença para os rivais diretos, o verdadeiro objetivo.

Citação--> Em paralelo, acaba por verbalizar banalidades sem sustento, como por exemplo, "Fiz uma visita aos EUA e já tenho um partner para impulsionar o Merchadising do Benfica"; "Já tenho uma ideia de como alavancar a BTV, sendo que tenho já uma possivel pareceria com entidade X que depois não divulga" 

Esteve nos EUA com um diretor dos Miami Heat para discutir métodos usados na NBA para divulgação e criação de conteúdos. Diz querer desenvolver conteúdos com a BTV e já falou em possível parceria com a Netflix/Amazon Prime.

Citação--> Entre a banalidade das propostas que apresenta, está o Portal da Transparência que já existe por exemplo no relatório de contas e que numa fase da liderança anterior já era comunicada inclusive na BTV. De qualquer forma, valorizo sempre que seja esmiuçado as operações do clube.

O portal da transparência é para divulgar os valores gastos nas modalidades, para poder ser escrutinado pelos sócios e estes conseguirem pedir responsabilidades em projetos que não correm bem, e que vai ter uma secção com as promessas eleitorais da direção, onde irá actualizando conforme sejam cumpridas, para que no fim do mandato seja mais fácil para os sócios avaliarem a sua prestação.

Citação--> Do ponto de vista financeiro, assusta frases como "Passivo derivado de vendas a outros Clubes, significa que estamos a comrpar mal", algo perfeitamente natural e parte estruturante do funcionamento de um clube desportivo.

As transferências com Rui Costa têm tido prazos de pagamento demasiado longos, prejudicando o clube a longo prazo. Basicamente, está-se a empurrar com a barriga pagamentos de jogadores nada baratos. Depois, esses jogadores não têm demonstrado qualidade suficiente para jogar no Benfica, muitos não tendo o aval do scouting sequer, ou têm sido comprados demasiado tarde (logo, mais caros), quando o scouting deveria ter antecipado a possibilidade de negócio mais cedo.

Citação--> Centraliza o seu discurso apenas para o Futebol, já ouvi várias entrevistas e em todas elas, as Modalidades são completamente ignoradas. Não esquecer que o Benfica é um clube eclético de interesse público e com obrigação de apresentar uma plano claro para o desenvolvimento das diferentes modalidades.

Já te foi respondido. Em todas as entrevistas ele quer falar das modalidades, mas ninguém lhe pergunta ou dão tempo. É comum ver Noronha a terminar as entrevistas a dizer que gostaria de mais tempo para falar nas modalidades. Apresentou o programa e vice-presidente esta semana.

Peço desculpa pelo extensivo texto, mas entusiasmei-me, e já estava para a abordar as diversas candidaturas a algum tempo. Provavelmente vou aprofundar mais tarde.

A quem leu tudo, obrigado pela paciência.
Obrigado eu

João Vaz

Só sabe dizer que tem um projecto fora isso não acrescenta nada de novo

slbenfica_croft

Citação de: João Vaz em 27 de Setembro de 2025, 10:52Só sabe dizer que tem um projecto fora isso não acrescenta nada de novo
vocês caem do céu aos trambolhões e acham que os outros são todos parvos.

ramasr

Citação de: slbenfica_croft em 27 de Setembro de 2025, 10:54
Citação de: João Vaz em 27 de Setembro de 2025, 10:52Só sabe dizer que tem um projecto fora isso não acrescenta nada de novo
vocês caem do céu aos trambolhões e acham que os outros são todos parvos.

Realmente é ridículo este tipo de comportamento.

Chicobento

E o Rui Costa tem o quê? Uma lista de vendas e o catálogo da Armani?

Napster

1/10 muito visto

AnotherDoom 2.1

De vez em quando lá soltam mais uma manada.

Vai ser assim até ás eleições.

MaFd_R@_SLB

ok lol

LeGoat25

YouOnlyDieOnce

Acho que toda a gente já percebeu que vai ser o próximo presidente do Benfica, até o próprio Rui Costa...

24-7SLB

Citação de: YouOnlyDieOnce em 27 de Setembro de 2025, 11:53Acho que toda a gente já percebeu que vai ser o próximo presidente do Benfica, até o próprio Rui Costa...

Acho que até o próprio Rui Costa espera que isso aconteça...

Burik

O que acrescentam os outros?

diogoalves

Dizer que tem um projeto já é acrescentar alguma coisa.
Mas pronto, faz bom uso do pagamento extra.

cacetadas

Noronha Lopes: «O presidente atual não pode escusar de responsabilidades, o vice-presidente Rui Costa e o diretor desportivo Rui Costa, depois de 17 anos», disse, apontando para os «100 milhões em dívida» e «100 milhões em FSE (fornecimento e serviços)».

«Sem nada», «sem honra» e «sem títulos».

A bola