José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 62 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 34 jogos (20 vitórias, 8 empates, 6 derrotas)
Em 2025/2026: 23 jogos (14 vitórias, 5 empates, 4 derrotas)

slbenfica_croft

Citação de: Silveralho em 09 de Janeiro de 2026, 16:35
Citação de: zikoli em 09 de Janeiro de 2026, 11:56
Citação de: Silveralho em 09 de Janeiro de 2026, 08:15
Citação de: zikoli em 09 de Janeiro de 2026, 06:59
Citação de: Silveralho em 09 de Janeiro de 2026, 05:50
Citação de: ralmeida em 09 de Janeiro de 2026, 01:49
Citação de: SLBALGARVE em 09 de Janeiro de 2026, 00:26Acho difícil que outro treinador consiga fazer melhor com os jogadores que temos.

Há muita coisa a mudar para esta pequena crise ser ultrapassada. E não há nada melhor para que isso aconteça, do que a nossa principal equipa entrar nos eixos, isto é, «jogar à Benfica».

Eu até com as coqueluches do Mourinho provavelmente punha uma equipa mais competente em campo, e pelo menos não havia chateados fora de posição, ora vejamos:

Dedic  A. Silva    Otamendi    Cabral

Aursners

Rios       
                    Sudakov

Dahl                         Prestiani

Pavlidis

Nos extremos é o horror eu sei, apostava noutros mas são as coqueluches do Mou, relembrar que contratamos o Dahl como médio, não como lateral. Possibilitava o corredor ao Cabral e podia descair para o meio.

Aursners como patrão do meio campo defensivo, já que despachamos o Florentino e o Manu ainda n tem capacidade para a posição após a lesão. Pode parecer parvo mas n sei se o Tomás Araújo n fazia bem a posição.

Rios sem tantas responsabilidades defensivas, continuam a pô-lo a par do 6 e bela merda.

Não faz sentido fazer tantas adaptações, tens jogadores para as devidas posições.

trubin
dedic, Araújo , António, cabral
manu fred
prestianni sudacov andreas
Pavlidis

Não é preciso complicar, tem é de se dar confiança aos atletas e mete-los a jogar nas suas posições que é onde se sente mais confortáveis, que lhes permite jogar mais rápido porque não têm de pensar tanto no que vão fazer a seguir.

não percebo a insistência em andreas nem a titularidade de prestiani.

Primeiro porque são os únicos disponíveis para actuar nessas posições e depois não os tenha como maus jogadores, se servem para titulares ? não, mas são os que estão disponíveis neste momento, e não são maus jogadores.

Tem perfis que encaixam não só dentro daquilo que o Benfica joga no tugão (no último terço adversário com posse de bola) como encaixam nos defesas laterais porque ambos têm a facilidade em vir para dentro e dar a linha para os laterais darem a profundidade que se exige para não tornar o nosso futebol previsível.
E quando são titulares rendem 0

Mas há algum titular a render para além do Pavlidis?

Se o colectivo estivesse a carburar bem e eles entrassem no 11 e jogassem mal, poderia tirar a ilação de que são fracos...agora quando todos estão a jogar mal e porcamente fica difícil apontar exclusivamente a eles a sua incompetência.

Neste contexto nem era suposto que o Pavlidis render o que consegue render. Muito faz ele.

Quando finalmente tiver uma equipa decente ao seu lado vai embora. Porque os anos vão passando e naturalmente a qualidade dele é evidente e mais dia menos dia alguém o vem buscar.

lonstrup

Citação de: Rei em 09 de Janeiro de 2026, 16:29
Citação de: lonstrup em 09 de Janeiro de 2026, 15:15
Citação de: Rei em 09 de Janeiro de 2026, 15:04Vai ser sempre o menos culpado, tal como Lage, Schmidt e outros.
Segundo essa hierarquia, então os jogadores são inimputáveis.

Os treinadores mudam, os jogadores a mesma coisa, e continua o circo. Vai ser preciso um desenho?

O Benfica tem um problema grave estrutural. Um problema de liderança, sobretudo. Enquanto tivermos este problema vai ser complicado ganhar de forma consistente, pode calhar (num ano bom e com alguma sorte) que se consiga vencer um ou outro campeonato, mas vai ser sempre uma excepção. Tu sabes que sou coerente porque tenho escrito sempre a mesma coisa. :)
As coisas, para mim, só mudam quando a cultura mudar. Tem de voltar uma cultura de responsabilização. Cada um ser responsável pelo que faz e dar contas por isso. E não andarmos com desculpas. Se voltarmos a isso então a exigência voltará também.

Mas como temos lideranças nos últimos 20 anos que decidiram sacrificar a exigência do Benfica em nome da sua sobrevivência, agora é muito complicado mudar alguma coisa.

Está entranhado na própria massa adepta.

Trapattoni

Citação de: lonstrup em 09 de Janeiro de 2026, 16:39
Citação de: Trapattoni em 09 de Janeiro de 2026, 16:26
Citação de: lonstrup em 09 de Janeiro de 2026, 15:59
Citação de: Trapattoni em 09 de Janeiro de 2026, 15:56O Roger tem o mérito de ter feito a época que fez, a questão é que teve muito mais qualidade com que trabalhar que tem atualmente o Mourinho.
Gonçalo Ramos, Grimaldo, David Neres e João Mário por exemplo foram pedras basilares.
Curioso referires 4 jogadores, e 3 deles já lá estavam antes de ele chegar. Tirou rendimento do que havia.
Sem dúvida, mas para se tirar rendimento é preciso qualidade e perfil para tal e eu simplesmente não vejo que este plantel chegue lá perto. É isso que mais me preocupa atualmente...
Basta ver o rendimento que o mesmo Schmidt não tirou, por exemplo, de Carreras. Claro que existem muitas variáveis para um jogador render, e não há uma resposta simplista.

Mas há opções dos treinadores que por vezes parecem contradizer a sua própria maneira de agir.
Concordo. Mas creio que a questão do Carreras vem mais no seguimento de ter apenas apanhado o comboio a meio e de provavelmente se ter perdido no princípio. Com Lage o Beste era titular mas depois com a sua lesão o Carreras apanhou o lugar e nunca mais o largou. Nunca saberemos mas é possível que com Schmidt também tivesse igualmente tido sucesso e embalado.
De relembrar que o próprio grimaldo quando chega nos seus primeiros 6 meses partia atrás do Eliseu que fez os jogos quase todos e só começou a ser titular a partir da segunda época em que se lesiona e volta o Eliseu para aquele lugar.

lonstrup

Sim, e outros jogadores como Marcos Leonardo que foi vendido ainda antes de singrar.

E claro, os casos de Schelderup, Prestianni e Rollheiser que também não parecem ter sido tão bem aproveitados. Não sei, às vezes parece que não há um plano para os jogadores.

lonstrup

No caso do Mourinho, o que me desiludiu (apesar de não ter qualquer expectativa relativamente a ele), foi não ter implementado a sua ideia e usado os seus jogadores, no matter what. E parece ter preferido uma abordagem conservadora de compromisso, de tentar não criar muitas ondas, mantendo quase as coisas iguais ao que Lage tinha.

Não conheço bem os nossos jogadores, não são se teria resultado, mas no lugar dele teria usado a sua aura para meter miudagem nova, provocar um sobressalto, e meter os gajos a correr que nem desalmados e a pressionar. Perder a temporada era mais que provável já, mas pelo menos ganharíamos uma equipa.

Archie Bunker

Citação de: lonstrup em 09 de Janeiro de 2026, 17:05Sim, e outros jogadores como Marcos Leonardo que foi vendido ainda antes de singrar.

E claro, os casos de Schelderup, Prestianni e Rollheiser que também não parecem ter sido tão bem aproveitados. Não sei, às vezes parece que não há um plano para os jogadores.

Rolleiser nem no Brasil se evidência.
40 jogos 3 golos.
29 jogos a titular, 11 a suplente utilizado.
Só fez 90 minutos por 8 (!) vezes.

nqsbenfica

Zetuga

Citação de: Smashin em 09 de Janeiro de 2026, 15:02
Citação de: Zetuga em 09 de Janeiro de 2026, 15:00
Citação de: Tiago_I_ em 09 de Janeiro de 2026, 13:54Fora a comunicação, alguém me sabe dizer um ponto que trouxe de bom o Mourinho em relação ao Lage?

Até ver estamos piores ou iguais ao que estavamos!

Para mim, simplesmente o saber que faz o que a própria cabeca quer. Ve o mesmo jogo que eu, e isso ja e' um upgrade.
Se vê o mesmo jogo que tu e entra com 4 médios centro no 11 inicial repetidamente não veria isso como um upgrade.

Apenas que não percebem um charuto de futebol

Digo na forma como analisa o jogo. O que ele relata do jogo e' o mesmo que eu vejo.

Parece que nao percebes um charuto de portugues.

Zetuga

Citação de: J_PN em 09 de Janeiro de 2026, 15:01
Citação de: Zetuga em 09 de Janeiro de 2026, 15:00
Citação de: Tiago_I_ em 09 de Janeiro de 2026, 13:54Fora a comunicação, alguém me sabe dizer um ponto que trouxe de bom o Mourinho em relação ao Lage?

Até ver estamos piores ou iguais ao que estavamos!

Para mim, simplesmente o saber que faz o que a própria cabeca quer. Ve o mesmo jogo que eu, e isso ja e' um upgrade.

Se se chamasse José Mota e não José Mourinho queria ver se dizias o mesmo :)

Realmente cada um vê o que quer.

Isso e' verdade. O gajo pode dizer, e ate fazer, precisamente o mesmo que o Lage e nao lhe caem em cima como cairiam em cima do Lage.

Mas, ate agora, sempre que falou dos jogos disse exactamente o que se passou. Exepto talvez a parvoice da vitoria por 3-2 em Braga.

Henry14

Não é preciso ser se um gênio para perceber o que vai acontecer.

Vamos dar lhe agora 30 milhões em reforços no desespero.

Reforços esses sem o mínimo de nexo: por ex um PLC quando temos a equipa sem fio de jogo nenhum.

É mesmo um avançado pinheiro, que precisamos para dar a volta a isto *ironia*

No final deste mês estaremos já arredados da Champions, taças.

Vamos fazer investimentos com força pra lutar pelo 3 lugar.

O Mourinho para lá de fraco, tem a mania que percebe ainda das coisas .

Parou no tempo. A culpa é completamente da direção como é óbvio. Mas dar mais dinheiro a este tipo para rebentar a formação, e continuar a jogar bola é digno do maior banana á fase da terra.

rdr10

Citação de: SLBALGARVE em 08 de Janeiro de 2026, 23:20O Presidente Rui Costa honra a votação esmagadora que teve.

Rui Costa tem na sua mão, com mandato renovado, executar uma gestão para vencer. Não foi por acaso que os sócios rejeitaram todos os outros que foram a votos, pois sabiam que melhor não fariam, daí a responsabilidade do presidente eleito ser ainda maior.

Rui Costa é "presidente" do Benfica. Mourinho  é "treinador" do Benfica.

Manolas tu se levasses um tiro na cabeça uma coisa eu consigo garantir, o cérebro muito dificilmente era atingido.

Innuendo

Citação de: SLBALGARVE em 08 de Janeiro de 2026, 23:20O Presidente Rui Costa honra a votação esmagadora que teve.

Rui Costa tem na sua mão, com mandato renovado, executar uma gestão para vencer. Não foi por acaso que os sócios rejeitaram todos os outros que foram a votos, pois sabiam que melhor não fariam, daí a responsabilidade do presidente eleito ser ainda maior.

Rui Costa é "presidente" do Benfica. Mourinho  é "treinador" do Benfica.

Boa utilização das aspas no último parágrafo.

Um faz de conta que é presidente, porque tem zero capacidade para a função, o outro faz de conta que é treinador, porque já teve essa capacidade, mas atualmente perdeu-a por completo

Rics

Renovar até 2029
A ver se dão cabo do clube de uma vez para alguém competente depois vir tomar conta

HB

Ramiro Lopes

Citação de: zikoli em 09 de Janeiro de 2026, 11:56
Citação de: Silveralho em 09 de Janeiro de 2026, 08:15
Citação de: zikoli em 09 de Janeiro de 2026, 06:59
Citação de: Silveralho em 09 de Janeiro de 2026, 05:50
Citação de: ralmeida em 09 de Janeiro de 2026, 01:49
Citação de: SLBALGARVE em 09 de Janeiro de 2026, 00:26Acho difícil que outro treinador consiga fazer melhor com os jogadores que temos.

Há muita coisa a mudar para esta pequena crise ser ultrapassada. E não há nada melhor para que isso aconteça, do que a nossa principal equipa entrar nos eixos, isto é, «jogar à Benfica».

Eu até com as coqueluches do Mourinho provavelmente punha uma equipa mais competente em campo, e pelo menos não havia chateados fora de posição, ora vejamos:

Dedic  A. Silva    Otamendi    Cabral

Aursners

Rios       
                    Sudakov

Dahl                        Prestiani

Pavlidis

Nos extremos é o horror eu sei, apostava noutros mas são as coqueluches do Mou, relembrar que contratamos o Dahl como médio, não como lateral. Possibilitava o corredor ao Cabral e podia descair para o meio.

Aursners como patrão do meio campo defensivo, já que despachamos o Florentino e o Manu ainda n tem capacidade para a posição após a lesão. Pode parecer parvo mas n sei se o Tomás Araújo n fazia bem a posição.

Rios sem tantas responsabilidades defensivas, continuam a pô-lo a par do 6 e bela merda.

Não faz sentido fazer tantas adaptações, tens jogadores para as devidas posições.

trubin
dedic, Araújo , António, cabral
manu fred
prestianni sudacov andreas
Pavlidis

Não é preciso complicar, tem é de se dar confiança aos atletas e mete-los a jogar nas suas posições que é onde se sente mais confortáveis, que lhes permite jogar mais rápido porque não têm de pensar tanto no que vão fazer a seguir.

não percebo a insistência em andreas nem a titularidade de prestiani.

Primeiro porque são os únicos disponíveis para actuar nessas posições e depois não os tenha como maus jogadores, se servem para titulares ? não, mas são os que estão disponíveis neste momento, e não são maus jogadores.

Tem perfis que encaixam não só dentro daquilo que o Benfica joga no tugão (no último terço adversário com posse de bola) como encaixam nos defesas laterais porque ambos têm a facilidade em vir para dentro e dar a linha para os laterais darem a profundidade que se exige para não tornar o nosso futebol previsível.
E quando são titulares rendem 0
Ao contrário de quem joga por vez deles, que têm tido rendimentos espectaculares.

Se aquele golo em que o Salazar corre 65 metros com a bola à frente do Sudakov fosse com o Schjelderup, eu imagino o quanto ele seria rasgado, inclusive pelo Mourinho.