Elzo

Médio, 63 anos,
Brasil
Equipa Principal: 2 épocas (1987-1989), 51 jogos (3949 minutos), 1 golo

Títulos: Campeonato Nacional (1)

Trezeguet

Citação de: pcssousa em 14 de Agosto de 2013, 20:32
Citação de: Sparrow em 04 de Abril de 2012, 16:51
Bom trinco...poderoso fisicamente. Era internacional, numa altura em que a selecção brasileira não era para qualquer um.
Foi revelação no escrete que disputou o México 86. Muita da imprensa brasileira elegeu-o mesmo o melhor brasileiro da prova. Inexplicavelmente creio que não voltou a jogar pela canarinha.
bah

Saïd Old Roof

Quando amuou.

Fonte: "Diário de Lisboa" de 8 de Fevereiro de 1989.

Fonte: "Diário de Lisboa" de 9 de Fevereiro de 1989.

pica_foices

Shoky

Boa entrevista...retirei duma crónica do jogo com o PSV, presumo da Bola com o titulo: "Benfica não estava preparado para as exigências duma final destas", algo do género, vi rápido.

Carências do plantel, agravadas pela lesão de Diamantino.

É gozo, não é? Só pode.
O Benfica perde a final mais importante do futebol mundial, na merda dos penaltys, sem o seu melhor jogador, a estrela da equipa...Aos 55 minutos o Rui Águas sai lesionado.

Eu diria que o Benfica deu uma réplica fantástica, podia ter sido campeão da Europa e estava mais que preparado para aquele momento.

Elvis the Pelvis

Isso é treta do jornalista que escreveu a crónica. Claro que o Benfica estava preparado para jogar e ganhar a final. O que se pode dizer, e aí concordo, é que o plantel não era muito rico(fora os 11 titulares). Com a lesão do Diamantino, a nossa principal estrela da altura, ainda pior ficou.

O PSV era(e é), um anão ao pé do Benfica, mas em termos de jogadores, eles tinham uma grande equipa. A base da seleção da Holanda que viria a ser campeã da europa nesse verão de 1988, era a equipa do PSV + o Van Basten, Gullit e Rijkaard. Esse PSV, nas meias eliminou o Real Madrid, que era uma grande equipa também.

Foi uma pena termos perdido essa final, mas acredito que um dia vamos voltar a ganhar a orelhuda.

Mestre

A malta esquece-se que contra o Anderlecht jogámos com o Edmundo a titular. Depois tinhamos um banco com Nunes, Wando, Samuel, Hajry. Muito pouco para a exigência de uma Taça dos Campões, o que dá muito mérito à forma como lá chegámos.
O Sheu foi titular na final quando pouco jogou nessa época, e o saudoso Bento estava no banco.

O PSV nesse ano arrasou no campeonato holandês, e para além de ter a base do futuro campeão da europa tinha bons dinamarqueses (Lerby, Ivan Nielsen e o defesa esquerdo, que não me lembro do nome).

Quando me lembro dessa nossa equipa e vejo a constelação de estrelas dos ultimos anos, só valorizo o amor à camisola e o espirito de luta dos nossos jogadores. Se o Diamantino não se tem lesionado, levávamos o caneco.

rodfer

Citação de: Mestre em 09 de Abril de 2014, 12:00
A malta esquece-se que contra o Anderlecht jogámos com o Edmundo a titular. Depois tinhamos um banco com Nunes, Wando, Samuel, Hajry. Muito pouco para a exigência de uma Taça dos Campões, o que dá muito mérito à forma como lá chegámos.
O Sheu foi titular na final quando pouco jogou nessa época, e o saudoso Bento estava no banco.

O PSV nesse ano arrasou no campeonato holandês, e para além de ter a base do futuro campeão da europa tinha bons dinamarqueses (Lerby, Ivan Nielsen e o defesa esquerdo, que não me lembro do nome).

Quando me lembro dessa nossa equipa e vejo a constelação de estrelas dos ultimos anos, só valorizo o amor à camisola e o espirito de luta dos nossos jogadores. Se o Diamantino não se tem lesionado, levávamos o caneco.

E o Gerets ainda na direita.

_Benfiquista_

O Diamantino era o motor da nossa Equipa.Tipo um Matic ou Enzo de hoje em dia.

A lesão contou e muito para não vencermos aquela Final.

Joaquim Ferreira Bogalho

Vi jogar o Elzo e espantei-me com os elogios que por aqui fazem ao jogador. Melhor trinco que se viu jogar pelo Benfica...descontando Matic, que foi posterior aos comentários aqui proferidos...menciono, e referindo-me, somente, ao tempo que se seguiu ao Elzo, o Paulo Sousa, como sendo superior (ainda que, preferia ter um Elzo com a nossa camisola do que um Paulo Sousa, um escarro da pior espécie)...o Thern que deixou uma marca maior e com uma qualidade superior...mas, o maior de todos, Kulkov...podia ter sido um dos melhores jogadores europeus nos anos 90, tivesse outra dimensão mental...refiro-me, sobretudo, ao que vi todos estes jogadores fazerem no Benfica. Elzo foi um bom jogador, iniciou o filão de internacionais brasileiros no Benfica, mas, calma...os seus sucessores apresentaram uma qualidade superior. Saudade sim, porque, os bons jogadores que se portam bem com o Clube, ganham títulos e apresentam qualidade, são sempre recordados com saudade...

RedVC

Citação de: _Benfiquista_ em 09 de Abril de 2014, 14:31

Do lado dos Holandeses admitiram que a perda de Diamantino foi decisiva.

Eu estou certo que teríamos ganho. Diamantino estava numa forma suberba.

VitorPaneira7

Citação de: RedVC em 25 de Fevereiro de 2016, 21:11

Quantas vezes ouvi isso, o meu pai e avô falavam com muita pena essa final , perdida segundo eles no dia que fdp do Adão partiu a perna a Diamantino (acabando também com a carreira dele).

Chalana, Diamantino, os ases de anos 80 tiveram um malogro imenso. Até Bento num treino do mundial de 86, a jogar avançado fdx....que raio de azar

Os anos 80 , muito pelo regresso às finais europeias e várias figuras, é uma década cheia de mistica, que sorte tiveram os mais antigos, sabiam lá eles que estavam a assistir ao anos finais do futebol romântico (que para mim começa a decair com a Lei Bosman e leva um rude golpe com aquele mundial de 2002 com a Coreia levada literalmente ao colo).

RedVC

Para quem não viu esta imagm de um bilhete de jogo - porque naquele tempo alguns bilhetes era esta pequena maravilha - reparem na quantidade de figuras IMORTAIS numa só imagem:

Em cima: Eusébio, Manniche, Stromberg, Eriksson, Álvaro, Padinha, Toni.

Ao meio: Filipovic, Samuel, alberto Bastos Lopes, António Batos Lopes, Diamantino, Néné, Carlos Pereira, Shéu.

Em baixo: Bento, Oliveira, Diamantino Miranda, Carlos Manuel, Pietra, Veloso, José Luis, Chalana e Delgado.

Eu queria viajar no tempo para os ver uma vez mais.

O Benfica devia comprar estes jogos e fazer cassetes para vermos esta gente a jogar.

Eu fui Feliz na Luz a ver esta grande equipa a jogar. Tenho esse orgulho!

RedVC

A mensagem de cima foi feita a propósito do que disse o VitorPaneira7.

Citação de: VitorPaneira7 em 25 de Fevereiro de 2016, 21:26
Citação de: RedVC em 25 de Fevereiro de 2016, 21:11

Quantas vezes ouvi isso, o meu pai e avô falavam com muita pena essa final , perdida segundo eles no dia que fdp do Adão partiu a perna a Diamantino (acabando também com a carreira dele).

Chalana, Diamantino, os ases de anos 80 tiveram um malogro imenso. Até Bento num treino do mundial de 86, a jogar avançado fdx....que raio de azar

Os anos 80 , muito pelo regresso às finais europeias e várias figuras, é uma década cheia de mistica, que sorte tiveram os mais antigos, sabiam lá eles que estavam a assistir ao anos finais do futebol romântico (que para mim começa a decair com a Lei Bosman e leva um rude golpe com aquele mundial de 2002 com a Coreia levada literalmente ao colo).

Mais nada!

VitorPaneira7

Citação de: RedVC em 25 de Fevereiro de 2016, 21:42

Para quem não viu esta imagm de um bilhete de jogo - porque naquele tempo alguns bilhetes era esta pequena maravilha - reparem na quantidade de figuras IMORTAIS numa só imagem:

Em cima: Eusébio, Manniche, Stromberg, Eriksson, Álvaro, Padinha, Toni.

Ao meio: Filipovic, Samuel, alberto Bastos Lopes, António Batos Lopes, Diamantino, Néné, Carlos Pereira, Shéu.

Em baixo: Bento, Oliveira, Diamantino Miranda, Carlos Manuel, Pietra, Veloso, José Luis, Chalana e Delgado.

Eu queria viajar no tempo para os ver uma vez mais.

O Benfica devia comprar estes jogos e fazer cassetes para vermos esta gente a jogar.

Eu fui Feliz na Luz a ver esta grande equipa a jogar. Tenho esse orgulho!
Mistica overload

Alexandre1976

Que timão.E o extraordinário Humberto Coelho também já tinha ficado com a carreira destruida num treino da selecção antes de um jogo com a Finlandia no alvalixo.Era uma equipa que dava gosto ver jogar.Eriksson conseguiu nessa altura optimizar as qualidades de todos os elementos do plantel.Foi também uma época de goleadas especialmente na antiga catedral onde em muitos jogos o técnico Suéco utilizava um revolucionario sistema de apenas 3 defesas sendo que o enorme Shéu jogava nas compensações no sector defensivo.O 11 tipo era nessa época de 83-84 Bento-Pietra-Bastos Lopes-Alvaro-Shéu-José Luis-Carlos Manuel-Stromberg-Chalana-Néné e Diamantino com Oliveira-Veloso-Manniche e Filipovic a serem também muito utlizados.