João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 52 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Delirium Tremens

Bom ponto Pancho.

A década de 2000-2009 foi bem pior que a década 1990-1999.

A diferença é que uma é descendente (bateste no fundo no fim em Vigo em 1999) e na outra é ascendente (bateste no fundo ao princípio com o 6º lugar em 2001 e acabas 2009 já com o rolo compressor do 1º ano do JJ).

As gestões desportivas do Vilarinho e depois do LFV são desastrosas.

JVA dispensou JVP, mas Vilarinho dispensou Mourinho (e não o contratou depois...) e delapidou o património do clube de forma irremediável.

Pancho Lopes 67

#7606
Já para não falar que quem viveu a primeira metade dos anos 90 tenho a certeza que os recorda com saudade, porque o Benfica ainda era o Benfica, começando a década com a nossa última final de champions em 1990 contra o Milão em Viena...

Delirium Tremens

Citação de: Pancho Lopes 67 em 03 de Abril de 2021, 16:06
Já para não falar que quem viveu a primeira metade dos anos 90 tenho a certeza que os recorda com saudade, porque o Benfica ainda era o Benfica, começado a década com a nossa última final de champions em 1990 contra o Milão em Viena...

E a entrada na TCE em 1991 vs. Arsenal... E as meias finais da UEFA e TVT em 1993 e 1994.

NSC

Citação de: Red2802 em 02 de Abril de 2021, 20:38
Citação de: NSC em 02 de Abril de 2021, 20:28
Citação de: Red2802 em 02 de Abril de 2021, 19:29
Citação de: NSC em 02 de Abril de 2021, 18:38
Citação de: Red2802 em 01 de Abril de 2021, 23:57
Depois da equipa maravilha de Eriksson de 82/84 que tinha verdadeiras lendas do Benfica como Bento, Humberto Coelho, Chalana, Diamantino, Carlos Manuel, Shéu ou Néné passaram outros grandes jogadores pelo Benfica.

Jogadores de grande nível como Preud'homme, Mozer, Ricardo, Valdo, Poborsky, Thern, Paneira, Paulo Sousa, Rui Costa, Isaías, Aimar ou Saviola, entre outros.

Há quatro que marcaram a história do Benfica acima destes todos que referi pós 84, sem estar aqui a comprar qualidade.

Apenas pela impacto que tiveram no clube.

João Vieira Pinto, Simão Sabrosa, Cardozo e Jonas.

Quem não acompanhou a carreira toda de JVP no Benfica não tem noção do que ele representou para o clube.

Está claramente nos 15 jogadores mais importantes da história do Benfica.

Goste-se mais ou menos, é para mim uma evidência e uma questão de justiça histórica.
Nem nos 30, quanto mais nos 15.

Sem pensar muito (e cometendo a injustiça de me esquecer de muitos da década de 80, mas agora fica assim):

1. Eusébio
2. Coluna
3. Shéu
4. Simões
5. Nené
6. José Augusto
7. Germano
8. Jaime Graça
9. Toni
10. José Águas
11. Torres
12. Cavém
13. Costa Pereira
14. Bento
15. Espírito Santo
16. Humberto Coelho
17. João Alves
18. Rogério "Pipi" Carvalho
20. Félix "Pantufas"
21. Jonas
22. Francisco Ferreira
23. Albino
24. Arsénio
25. Chalana
26. Valadas
27. Julinho
28. Luisão
29. Cardozo
30. Cosme Damião (last but not least)

Considerando qualidade, estatuto e contexto, os que estão a bold não foram tão importantes, na minha opinião. Ou marcantes.

Mas é tudo muito subjectivo.
Portanto, o Shéu, que é apenas a terceira figura da história do SLB, não foi tão importante como JVP...

Nem o Cosme Damião...

A sério, mas sabes quem foram o Pantufas, o Albino, o Valadas, o Francisco Ferreira, o Arsénio?
São monstros ao pé do JVP.

E nem me lembrei do Cruz, que tem 5 finais dos Campeões.

É uma questão de contexto e de perspectiva.

João Pinto foi praticamente o Benfica durante cinco ou seis anos.

O Shéu, por exemplo, é um histórico do Benfiquismo. Eu até o coloco entre os 15 melhores que vi jogar. Mas nunca teve a aura ou a qualidade do JVP.

Qualquer jogador da equipa dos anos 60 tem um palmarés incomparável com os todos os outros.

Não consigo ir por aí. Os outros que falas conheço provavelmente como tu, pelos arquivos históricos.

Não sei porque são monstros comparados com o JVP.

O Cosme Damião é um caso à parte, obviamente.
O Shéu é apenas a pessoa com mais anos ininterruptos de ligação ao Benfica em toda a sua história. Só.

Todos os que citei são monstros porque fizeram o Benfica. São enormes no campo e fora dele.
Francisco Ferreira, Félix e Luisão foram capitães como nunca o JVP poderia ser.

A sério que se compara Valadas, Arsénio e Albino a JVP? Daqui a 100 anos os primeiros estarão na história do Benfica e o último é uma nota de rodapé.

sardao

O João Pinto cai a pique com a entrada do Vale e Azevedo. Se tem saído para o Depor nessa altura talvez fosse a tempo de chegar a um patamar superior.

Pancho Lopes 67

Citação de: Delirium Tremens em 03 de Abril de 2021, 16:09
Citação de: Pancho Lopes 67 em 03 de Abril de 2021, 16:06
Já para não falar que quem viveu a primeira metade dos anos 90 tenho a certeza que os recorda com saudade, porque o Benfica ainda era o Benfica, começado a década com a nossa última final de champions em 1990 contra o Milão em Viena...

E a entrada na TCE em 1991 vs. Arsenal... E as meias finais da UEFA e TVT em 1993 e 1994.

A Taça UEFA de 1993 foi quartos-de-final, devia ter sido mais senão fosse a primeira de 2 roubalheiras consecutivas em Itália nas competições Europeias. A gente mto diz que com Preud'Homme nessa altura tinhamos triunfado na Europa mas a verdade é que tb se os senhores de apito não dessem o rabo as equipas italianas nessa altura, secalhar tinhamos ganho uma das 2 senão ambas...

Delirium Tremens

Citação de: Pancho Lopes 67 em 03 de Abril de 2021, 16:13
Citação de: Delirium Tremens em 03 de Abril de 2021, 16:09
Citação de: Pancho Lopes 67 em 03 de Abril de 2021, 16:06
Já para não falar que quem viveu a primeira metade dos anos 90 tenho a certeza que os recorda com saudade, porque o Benfica ainda era o Benfica, começado a década com a nossa última final de champions em 1990 contra o Milão em Viena...

E a entrada na TCE em 1991 vs. Arsenal... E as meias finais da UEFA e TVT em 1993 e 1994.

A Taça UEFA de 1993 foi quartos-de-final, devia ter sido mais senão fosse a primeira de 2 roubalheiras consecutivas em Itália nas competições Europeias. A gente mto diz que com Preud'Homme nessa altura tinhamos triunfado na Europa mas a verdade é que tb se os senhores de apito não dessem o rabo as equipas italianas nessa altura, secalhar tinhamos ganho uma das 2 senão ambas...

Sejamos honestos, com o Neno na baliza não dava para mais.

Em 2014 também fomos empurrados para baixo contra a Juventus e chegámos à final.

Havia Oblak.

Pancho Lopes 67

Citação de: Delirium Tremens em 03 de Abril de 2021, 16:14
Citação de: Pancho Lopes 67 em 03 de Abril de 2021, 16:13
Citação de: Delirium Tremens em 03 de Abril de 2021, 16:09
Citação de: Pancho Lopes 67 em 03 de Abril de 2021, 16:06
Já para não falar que quem viveu a primeira metade dos anos 90 tenho a certeza que os recorda com saudade, porque o Benfica ainda era o Benfica, começado a década com a nossa última final de champions em 1990 contra o Milão em Viena...

E a entrada na TCE em 1991 vs. Arsenal... E as meias finais da UEFA e TVT em 1993 e 1994.

A Taça UEFA de 1993 foi quartos-de-final, devia ter sido mais senão fosse a primeira de 2 roubalheiras consecutivas em Itália nas competições Europeias. A gente mto diz que com Preud'Homme nessa altura tinhamos triunfado na Europa mas a verdade é que tb se os senhores de apito não dessem o rabo as equipas italianas nessa altura, secalhar tinhamos ganho uma das 2 senão ambas...

Sejamos honestos, com o Neno na baliza não dava para mais.

Em 2014 também fomos empurrados para baixo contra a Juventus e chegámos à final.

Havia Oblak.

Mxm com Neno, a meia-final contra o Parma é uma vergonha o jogo em Itália, ficas a jgr com 10 dxd o minuto 20 (sem Mozer) e na 2ªparte um penalty por marcar sobre o Schwarz (penso eu que foi ele). Marcavas 1 golo e o Parma nunca mais dava a volta. Na final o Arsenal tinha sido nossa vítima 2 anos antes, e ganharam essa final sem merecer, eramos de longe a melhor equipa dessa taças das taças...

Golden_Mean

Citação de: Delirium Tremens em 03 de Abril de 2021, 15:33
O Pizzi tem números muito parecidos aos de JVP.

E também ganha muito e tem um estatuto acima do que devia.

Há uma certa aura romântica de infância à volta do JVP. Foi o jogador de maior destaque no mítico 6-3.

Mas tudo bem espremido, rendeu pouco acima do Pizzi. Alguém ficava chateado agora se o Pizzi saísse para o Sporting?

É um dos problemas de hoje em dia, resumir um jogador a números.

Só tou a ver


Red2802

Citação de: NSC em 03 de Abril de 2021, 16:12
Citação de: Red2802 em 02 de Abril de 2021, 20:38
Citação de: NSC em 02 de Abril de 2021, 20:28
Citação de: Red2802 em 02 de Abril de 2021, 19:29
Citação de: NSC em 02 de Abril de 2021, 18:38
Citação de: Red2802 em 01 de Abril de 2021, 23:57
Depois da equipa maravilha de Eriksson de 82/84 que tinha verdadeiras lendas do Benfica como Bento, Humberto Coelho, Chalana, Diamantino, Carlos Manuel, Shéu ou Néné passaram outros grandes jogadores pelo Benfica.

Jogadores de grande nível como Preud'homme, Mozer, Ricardo, Valdo, Poborsky, Thern, Paneira, Paulo Sousa, Rui Costa, Isaías, Aimar ou Saviola, entre outros.

Há quatro que marcaram a história do Benfica acima destes todos que referi pós 84, sem estar aqui a comprar qualidade.

Apenas pela impacto que tiveram no clube.

João Vieira Pinto, Simão Sabrosa, Cardozo e Jonas.

Quem não acompanhou a carreira toda de JVP no Benfica não tem noção do que ele representou para o clube.

Está claramente nos 15 jogadores mais importantes da história do Benfica.

Goste-se mais ou menos, é para mim uma evidência e uma questão de justiça histórica.
Nem nos 30, quanto mais nos 15.

Sem pensar muito (e cometendo a injustiça de me esquecer de muitos da década de 80, mas agora fica assim):

1. Eusébio
2. Coluna
3. Shéu
4. Simões
5. Nené
6. José Augusto
7. Germano
8. Jaime Graça
9. Toni
10. José Águas
11. Torres
12. Cavém
13. Costa Pereira
14. Bento
15. Espírito Santo
16. Humberto Coelho
17. João Alves
18. Rogério "Pipi" Carvalho
20. Félix "Pantufas"
21. Jonas
22. Francisco Ferreira
23. Albino
24. Arsénio
25. Chalana
26. Valadas
27. Julinho
28. Luisão
29. Cardozo
30. Cosme Damião (last but not least)

Considerando qualidade, estatuto e contexto, os que estão a bold não foram tão importantes, na minha opinião. Ou marcantes.

Mas é tudo muito subjectivo.
Portanto, o Shéu, que é apenas a terceira figura da história do SLB, não foi tão importante como JVP...

Nem o Cosme Damião...

A sério, mas sabes quem foram o Pantufas, o Albino, o Valadas, o Francisco Ferreira, o Arsénio?
São monstros ao pé do JVP.

E nem me lembrei do Cruz, que tem 5 finais dos Campeões.

É uma questão de contexto e de perspectiva.

João Pinto foi praticamente o Benfica durante cinco ou seis anos.

O Shéu, por exemplo, é um histórico do Benfiquismo. Eu até o coloco entre os 15 melhores que vi jogar. Mas nunca teve a aura ou a qualidade do JVP.

Qualquer jogador da equipa dos anos 60 tem um palmarés incomparável com os todos os outros.

Não consigo ir por aí. Os outros que falas conheço provavelmente como tu, pelos arquivos históricos.

Não sei porque são monstros comparados com o JVP.

O Cosme Damião é um caso à parte, obviamente.
O Shéu é apenas a pessoa com mais anos ininterruptos de ligação ao Benfica em toda a sua história. Só.

Todos os que citei são monstros porque fizeram o Benfica. São enormes no campo e fora dele.
Francisco Ferreira, Félix e Luisão foram capitães como nunca o JVP poderia ser.

A sério que se compara Valadas, Arsénio e Albino a JVP? Daqui a 100 anos os primeiros estarão na história do Benfica e o último é uma nota de rodapé.

Há muitos Benfiquistas que menosprezam, ou pelo menos menorizam aquilo que representou para o clube.

A grande maioria deles é porque não conseguem lidar com a sua ida para o Sporting, como se não fosse o próprio Benfica a escorraçá-lo do clube.

Não sei se é o teu caso mas é o da maioria, de certeza. A amargura trava a razão.

Tivemos alguns históricos do Benfica que fizeram o mesmo trajecto.

Lembro-me, assim à primeira, de Artur (o Ruço), do Jordão e do Carlos Manuel e nenhum deles foi tão prejudicado por isso na perspectiva que alguns adeptos têm da importância história do jogador.

O maior símbolo do Porto de Pinto da Costa é Fernando Gomes. Ele foi o capitão de mão de Pinto da Costa durante mais de uma década. Saiu do Porto para o Sporting porque foi dispensado. Hoje está no clube.

O JVP foi, de longe, a maior figura do Benfica dos anos 90, mesmo que ela tenha sido a pior da nossa história.

Nunca vi um jogador de futebol em Portugal ter uma pressão sobre as costas como o JVP.

Pressão interna, por uma gestão caótica de fazer de JVP um salvador da pátria, e pressão externa da porrada que levava constantemente nos relvados portugueses.

Aguentou-se até bastante bem durante 5 ou 6 anos. Outro jogador sem a fibra e o talento dele tenha desistido bem mais cedo.

Enfim, são visões diferentes.

Não é um mostro de palmarés mas foi o único monstro que nos fez sonhar durante alguns anos.

Ah, é era um jogador fantástico. Parece pormenor mas não é.

Pancho Lopes 67

Já para não falar que nos poucos títulos que ganhou no Benfica foi smp protagonista, marcou na "Final do Futre" dos 5-2 contra o Boavista, decidiu o jogo do título em 1993-94 além de ter sido o melhor jogador do campeonato, e foi o melhor em campo na trágica final do "Very Light", marcando 2 golos no 3-1 a lagartagem. Quando houve condições brilhou nos grandes momentos...

zizou

O Jogador portugues mais parecido com o JVP é o Felix, o mesmo talento e o mesmo desligar do jogo.

Trapattoni

Citação de: zizou em 03 de Abril de 2021, 16:48
O Jogador portugues mais parecido com o JVP é o Felix, o mesmo talento e o mesmo desligar do jogo.
Lembro me bem do JF no jogo da segunda mão em Frankfurt onde foi dos mais criticados por isso mesmo.

zizou

"João Pinto um monumento no estádio de Alvalade!"

:smitten: