Juniores: Benfica 4-2 Sporting (Crónica, fotos e flash-interview)

andre_04_SLB

Na 10ª Jornada do Nacional de Juniores, Benfica e Sporting encontraram-se no Seixal para disputar o jogo mais aguardado dos últimos meses. De um lado, uma equipa a precisar de ganhar, visto ter já cinco pontos de desvantagem do primeiro lugar e, mais do que isso, ter "à perna" o Estrela da Amadora e o Real Massamá. Do outro, o líder isolado do Campeonato, com 9 jogos, 9 vitórias e um conjunto de números estatísticos de muita qualidade.

O técnico João Alves fez alinhar de início Daniel Casaleiro; Abel Pereira foi o Lateral Direito, Airton Oliveira o Lateral Esquerdo, Miguel Vítor – de regresso – e João Pereira no eixo da defesa. Leandro Pimenta e David Simão foram os Médios Interiores, Lassana Camará e André Carvalhas jogaram nas Alas Direita e Esquerda respectivamente. Wang Gang jogou no apoio directo a Orphée Demel, hoje a estrear-se de águia ao peito.



Bela tarde, temperatura amena. Estavam reunidas todas as condições para uma bela partida de futebol e os primeiros minutos vieram confirmar exactamente isso. O Sporting entrou mais forte, podendo ter chegado ao golo numa boa combinação entre Vivaldo Arrais e Marco Matias, estando Daniel Casaleiro a bom nível a evitar o golo.

Foi, no entanto, sol de pouca dura. O Benfica cedo mostrou querer controlar a partida e partir para uma exibição gloriosa. Aos 7 minutos, André Carvalhas sob o flanco esquerdo "sentou" um defensor contrário, cruzando para Orphée Demel que falhou o remate. Wang Gang ficou com o ressalto, ultrapassou um defensor do Sporting e atirou um míssil sem hipóteses de defesa para o guardião "leonino".

O Sporting respondeu, procurando através de lances de bola parada criar perigo. Pedro Mendes, aos 11 minutos, atirou à malha lateral da baliza "encarnada". O Benfica não podia estar melhor no seu ataque, tendo aos 12 minutos ampliado a vantagem. Orphée Demel apareceu solto de marcação na direita, cruzando atrasado para a entrada de rompante de André Carvalhas a colocar a bola no poste oposto e a fazer novo golo do Benfica.


Orphée Demel

Os adeptos presentes começavam a acreditar numa grande tarde, tal era a qualidade do futebol apresentado pelas "jovens águias". O Sporting acabaria por responder num remate longínquo de André Santos, na ressaca de um canto, a surpreender o guardião Daniel Casaleiro. Estava reduzida a vantagem.

O Benfica não esperou e voltou à ofensiva. Dois minutos volvidos, Wang Gang ainda avisou. Pouco tempo depois, Orphée Demel aproveitou uma falha de marcação da defensiva contrária e em excelente posição, temporizou, tirou um adversário do caminho e atirou forte com a bola a ir ter com o fundo das redes da baliza de Victor Hugo Golas.

Estava uma partida fantástica, num ritmo extremamente alto. À entrada para a primeira meia hora, David Simão, com um passe sublime, isolou Orphée Demel que tentou o chapéu, perdendo a hipótese de "matar" o jogo.


Wang Gang

Hipótese essa que o Sporting acabaria por minimizar aos 30', quando Marco Matias encostou para o golo que reduziu a contenda, depois de cabeceamento forte de Luís Paez, a obrigar Daniel Casaleiro a defender para a frente.

O Sporting galvanizou-se e foi mesmo Bruno Matias a estar perto de fazer a igualdade em cima do intervalo, valendo Daniel Casaleiro numa boa intervenção.

Saber gerir, saber brilhar

Ao intervalo, o Sporting arriscou e tirou de campo um defesa, apostando na força e criatividade de William Owusu. O mesmo jogador nigeriano deu o primeiro sinal de perigo na segunda metade, num remate de longe para defesa segura de Daniel Casaleiro.

O Sporting entrou mais forte, apostando claramente na sua ofensiva que era bem coordenada pelo sector central. A defesa do Sporting subiu mais, o que fez com que o seu meio-campo ganhasse mais espaço para criar jogo, um pouco à imagem do que foi falado durante toda a semana, da qualidade central do futebol "leonino".


Lassana Camará

Aos 53', Marco Matias esteve perto de empatar o jogo, Vivaldo Arrais na recarga encontrou a "chama" do capitão Miguel Vítor a negar o golo ao Sporting. Ambas as equipas entraram numa fase de contenção de esforço, apesar de serem os visitantes a tomar o controle das operações, com o Benfica a tentar sair rapidamente para o ataque.

A verdade é que a boa organização defensiva dos pupilos de João Alves nunca permitiu grandes veleidades aos avançados contrários e isso foi-se verificando ao longo dos minutos, com os jogadores do Sporting a não saberem como "penetrar" em zonas de finalização.

À entrada dos dez minutos finais, a emoção regressou à contenda. Primeiro, Orphée Demel apareceu isolado na grande área, tentando "fuzilar" Vítor Hugo Golas com um forte pontapé. Excelente defesa do guardião brasileiro do Sporting.


André Carvalhas

Dois minutos volvidos, o costa-marfinense meteu alto para André Carvalhas, com o virtuoso do Benfica a dominar na coxa e rematar de imediato para um golo de bandeira, que levou ao rubro os adeptos do Benfica presentes.

Estava terminada a partida no que ao seu vencedor dizia respeito, mas nunca o Benfica deixou de procurar o golo, como ficou bem patente a quatro minutos do fim da partida numa perdida de Daud Machude, com tudo para fazer o golo.

Já perto do apito final, o Sporting foi "empurrado" para algo mais, com Miguel Rosa a ser expulso directamente, depois de um lance em que pontapeou a bola, em pleno desenrolar da partida, embatendo o esférico num jogador do Sporting que estava no chão, com os jogadores "leoninos" a terem, nos últimos minutos, direito a dois livres muito perigosos à entrada da área, num culminar de opções da equipa de arbitragem que deixou os adeptos "encarnados" em fúria.


David Simão

Voltando a quem merece o destaque, a partida terminaria pouco tempo depois naquela que foi uma vitória brilhante dos pupilos de João Alves. Não podendo contar com três jogadores que constituem a base desta geração de 1989, Miguel Rosa (entrou no decorrer do jogo), Ruben Lima e Romeu Ribeiro, a equipa foi um só e lutou com todas as suas armas para uma vitória que deixou todos em êxtase.

No entanto, é preciso não esquecer que ainda há muito campeonato, e onde se decide verdadeiramente o título, na Fase Final, ainda faltam muitos meses para lá chegar. É sempre bom vencer, é sempre bom deixar o velho rival da 2ª circular a oito pontos de distância.

Apreciação Individual:

Daniel Casaleiro: Teve um conjunto de boas intervenções, demonstrando grande sentido de liderança e entrega.

Abel Pereira: Hoje numa posição nova para si, não teve meias medidas e complicou e muito, sobretudo na segunda metade, os lances de ataque "leoninos".

Miguel Vítor: Grande jogo do capitão. Regressou em grande forma, mais forte fisicamente, mas com o mesmo sentido de liderança e de entrega ao jogo. Foi do seu talento que saiu um conjunto de lances onde só ele poderia ter desarmado na altura certa, no momento em que o Sporting dava o tudo por tudo.

João Pereira: Boa exibição, a melhor da temporada. Mostrou-se sempre muito inteligente e mais rápido que os seus adversários.

Airton Oliveira: Tentou apoiar o ataque sempre que assim se justificou, numa posição que não tem sido a sua ao longo destes primeiros encontros. Bom jogo.

Leandro Pimenta: Mais um regresso de saudar, muito importante no preenchimento de espaços a meio campo. Não teve tanta liberdade para delinear os lances como gosta, mas está também à procura da melhor forma. Boa exibição.


Orphée Demel

David Simão: Sempre que soltou o seu futebol de forma rápida, simples e eficaz, causou desequilíbrios e deu oportunidades de golo aos seus colegas. Caiu de rendimento na segunda parte.

Lassana Camará: Está em todo o lado. Grande talento, grande jogo. Começou na direita, flectia frequentemente para o centro, a ajudar a defender, ou a dar profundidade ao flanco e aparecer para finalizar. Assim, vai ganhando cada vez mais o seu estatuto nesta equipa, ele que é ainda um Juvenil.

André Carvalhas: Que dizer? Melhor em campo, grande partida. Na primeira parte foi rei de todos os lances pelo flanco, nunca dando descanso ao seu marcador directo, tal foram as "maldades" que foi fazendo. Dois golos, o segundo foi fantástico, em mais uma grande exibição.

Wang Gang: Muito forte na primeira metade, marcou um belo golo e foi sempre um desiquilibrador no último terço. Caiu na segunda parte, realizando também ele uma boa exibição.

Orphée Demel: Dos melhores. Bela estreia, demonstrando características muito interessantes. Muito forte fisicamente, com uma impulsão excelente, lutou imenso, correu kilómetros, demonstrando sempre excelentes argumentos técnicos. Grande reforço.

Suplentes:

Miguel Rosa: Recuperou muito bem ao longo deste último mês, dando também ele o seu contributo à equipa. Foi graças à sua entrada que a equipa passou a controlar mais o meio-campo, saindo mais fluentemente para lances de ataque. Foi mal expulso, mas ainda há muito campeonato para ele!

Daud Machude: Muito rápido, deu velocidade ao flanco, embora tenha demonstrado dificuldades na finalização.

João Alberto: Entrou já no desespero "leonino", ajudando a conter o meio-campo adversário.

Flash-Interview com o técnico João Alves:

"Foi um grande espectáculo de futebol, frente a um adversário muito digno. Eles também têm uma excelente equipa e as pessoas que vieram aqui saíram de certeza muito satisfeitas com aquilo que viram. Viram muitos golos, viram potenciais grandes jogadores. Foi bom!"

A equipa ganha cada vez mais alento. Na Fase Final, pode-se chegar ao desejado título?

"Para já temos de pensar no presente e conquistar este título, da fase regular. E depois, pensar noutras coisas..."

Reportagem de André Sabino, Serbenfiquista.com

Rusty Ryan

Tudo ao Seixal apoiar os N/ Juniores, em mais um grande jogo.

:bandeiraslb2: :slb2: :bandeiraslb2:


JoMi¹¹

4-2... ganha o benfica com 3 golos do David Simão!

Nota: o Rabiu vai jogar amanha?

andre_04_SLB


Hugo Mig.L


andre_04_SLB


JoMi¹¹

Citação de: andre_DV04_SLB em 09 de Novembro de 2007, 21:03
É o melhor jogador jovem a actuar em Portugal. Nº10.

Correcção, foi o melhor jogador do mundial sub-17, logo é visto como possivelmente o jogador com maior potencial e maior progressoa em portugal, mas enquanto nao jogar e comprovar nao podes dizer isso acho eu.   :tomates:

Hugo Mig.L

deixamos-nos sempre dormir.... :disgust:
eles é que apanham sempre os melhores...

andre_04_SLB

Não é questão de ser considerado. Já o vi jogar, vi ali um potencial enorme e uma grande capacidade. Penso que tem tudo para singrar, logo, é na minha opinião o jogador jovem em Portugal com mais potencial.

Hugo Mig. L, há um orçamento, há muito dinheiro envolvido, há prospecção envolvida e aqui eles chegaram primeiro. Este assunto foi falado há mais de 2 meses.

Hugo Mig.L


Elpimba

Citação de: Hugo Mig.L em 09 de Novembro de 2007, 21:12
pois...
esperemos que o proximo seja nosso...

Quem... o Rabeta,lol... O Porto tem o Rabiola, o Sporting o Rabiu... por este andar so nos resta o Rabeta...

Da geração 89 e 90, acho que temos do melhor que existe em Portugal... isso ja me deixa muito satisfeito...
E uma estrela em ascenção de nome Lassana Camara...

Saudações

Hugo Mig.L

pois mas n temos nenhuma estrela tão evidente como o q eles foram buscar agora esse pelo que se fala vai ser craque de certeza

andre_04_SLB

Citação de: Hugo Mig.L em 09 de Novembro de 2007, 21:19
pois mas n temos nenhuma estrela tão evidente como o q eles foram buscar agora esse pelo que se fala vai ser craque de certeza

Nem sabias quem ele era...  :buck2:

Exactamente Elpimba.  :drunk:

Hugo Mig.L

Citação de: andre_DV04_SLB em 09 de Novembro de 2007, 21:22
Citação de: Hugo Mig.L em 09 de Novembro de 2007, 21:19
pois mas n temos nenhuma estrela tão evidente como o q eles foram buscar agora esse pelo que se fala vai ser craque de certeza

Nem sabias quem ele era...  :buck2:

Exactamente Elpimba.  :drunk:
pois n
mas como acho as tuas opiniões crediveis e imparcias...
para alem de tudo o que estava escrito na "a bola" de hj...