Melhor jogador americano que viram jogar no nosso clube

Gudjohnsen

Uma equipa que também me marcou foi uma da década de 90 (97/98 talvez) que tinha o Mike Jones, Bryant Reeves e Rich Aigner (irlandes), lembro-me de 1 jogo em que o Jones fez 40pts, foi o 1º americano que me encantou.
Lembram-se do Emeka? Que besta a ganhar ressaltos... ;D
Um poste que também me agradou muito, não por ser espectacular mas sim pela sua eficiência foi o Mark Dean, das Bahamas salvo erro, fazia sempre os seus 15/20pts e ganhava uns bons ressaltos.

Pedro Neto

Depois da lenda Lisboa, o Jean Jacques foi o melhor jogador de sempre do Benfica.
Era, claramente, um jogador de NBA.

Gudjohnsen

Agora também podemos fazer esta pergunta ao contrário, ou seja, qual foi o pior a passar por cá...
Existem vários, mas de que me lembre Jamie Watson e Steve Barnes foram assim os mais fraquitos, ainda por cima vinham rotulados de grandes jogadores, o Watson inclusive passou pela NBA...tal como o Mark Acres, mas este quando veio já era um pouco velho.

Gudjohnsen

Citação de: Pedro Neto em 28 de Janeiro de 2008, 14:20
Depois da lenda Lisboa, o Jean Jacques foi o melhor jogador de sempre do Benfica.
Era, claramente, um jogador de NBA.

Se ele jogasse nos dias de hoje, provavelmente teria oportunidade de lá parar, tal como o Lisboa, o problema é que na altura era complicado, eles eram um pouco fechados quanto à questão de receber europeus...

ednilson

Melhor Americano: Mike Plowden, que depois se naturalizou, melhor estrangeiro, sem qualquer tipo de dúvidas Jean Jacques!!!

Bono

Gostei muito do Bruce Holland... americano branco de 77/78...

danhel

Citação de: Bono em 28 de Janeiro de 2008, 14:56

Não percebi se a pergunta é relativa aos americanos/estrangeiros que jogaram pelo nosso clube, se americanos em geral que passaram pelo país. Em relação aos que passaram pelo Glorioso, não digo nada de novo se votar em Jean Jacques. Mas o amigo Bono tem razão, Bruce Holland era um espectáculo e extraordinariamente eficaz. Vi-o a ganhar vários jogos praticamente sozinho. Só um pequeno reparo amigo Bono. Eu cheguei a Portugal em 1979 e ainda vi Bruce a jogar, por isso, se ele veio em 77/78 esteve pelo menos mais 1 ou 2 épocas no nosso clube. Quanto ao melhor americano/estrangeiro a jogar no país, aí não exixte qualquer dúvida: Dale Dover, um americano que jogou no porko, em 1973 se a memória me não falha, e que era de outra galáxia.
Ops reparei agora que a pergunta é relativamente apenas a  atletas nossos. Ok fica a opinião sobre o porko-atleta à mesma.

Bono

Caro danhel... vejo que entendes profundamente da modalidade ... de facto lembro-me de ver o Bruce Holland juntamente com o Otto Jordan em 77/78... os portugueses mais conhecidos na altura eram os irmãos Coelho (quem diria ... o árbitro que agora nos rouba...) o Parente e o Aniceto.
Mas sejamos sinceros o melhor de todos os tempos foi o Dover dos azuis...

Gudjohnsen

Citação de: danhel em 28 de Janeiro de 2008, 15:06
Citação de: Bono em 28 de Janeiro de 2008, 14:56

Não percebi se a pergunta é relativa aos americanos/estrangeiros que jogaram pelo nosso clube, se americanos em geral que passaram pelo país. Em relação aos que passaram pelo Glorioso, não digo nada de novo se votar em Jean Jacques. Mas o amigo Bono tem razão, Bruce Holland era um espectáculo e extraordinariamente eficaz. Vi-o a ganhar vários jogos praticamente sozinho. Só um pequeno reparo amigo Bono. Eu cheguei a Portugal em 1979 e ainda vi Bruce a jogar, por isso, se ele veio em 77/78 esteve pelo menos mais 1 ou 2 épocas no nosso clube. Quanto ao melhor americano/estrangeiro a jogar no país, aí não exixte qualquer dúvida: Dale Dover um americano que jogou no porko, em 1973 se a memória me não falha, e que era de outra galáxia.
Ops reparei agora que a pergunta é relativamente apenas a  atletas nossos. Ok fica a opinião sobre o porko-atleta à mesma.

A pergunta é mesmo quanto a americanos que passaram no clube, mas é óbvio que se pode dar outras opiniões de jogadores que passaram por outro lado.
Acho que em termos de americanos não há assim nenhum que reúna consenso, daí eu ter metido apenas americanos, porque senão todos iriam dizer Jean Jacques.

Bono

um aparte...desculpem-me os outros users... danhel sabes quem foi o primeiro brasileiro a vir para o glorioso?...

Gudjohnsen

Não sou desses tempos, por isso não me posso pronunciar.
Quanto a brasileiros, só me lembro do Fábio e do Fernando Luisão.

danhel

Por mais voltas que dê às ruas da memória, de facto não me recordo de quem foi o primeiro brasileiro no basket do Benfica. Devo aliás reconhecer que embora me lembrasse do Flávio Nascimento (mais português que brasileiro), do Luisão já nem me lembrava do nome. Lembrava-me de um brasileiro com cabelos de Sansão que prometeu muito e provou pouco, mas se o amigo MiguelCosta não tem referido o nome de Fernado Luisão, já lá não chegava. Não tenho ideia nenhuma de um brasileiro antes destes dois. Em todo o caso se me recordar de algum informo. Obrigado por me ter recordado o Parente, desse atleta também já não me recordava.
Um abraço.

Bono

O primeiro brasileiro do glorioso foi o SARTORI... jogava de fita na cabeça....era muito bom...
No mesmo ano veio o Charuto para os porkos...

Dandy

Citação de: danhel em 28 de Janeiro de 2008, 15:44
Por mais voltas que dê às ruas da memória, de facto não me recordo de quem foi o primeiro brasileiro no basket do Benfica. Devo aliás reconhecer que embora me lembrasse do Flávio Nascimento (mais português que brasileiro), do Luisão já nem me lembrava do nome. Lembrava-me de um brasileiro com cabelos de Sansão que prometeu muito e provou pouco, mas se o amigo MiguelCosta não tem referido o nome de Fernado Luisão, já lá não chegava. Não tenho ideia nenhuma de um brasileiro antes destes dois. Em todo o caso se me recordar de algum informo. Obrigado por me ter recordado o Parente, desse atleta também já não me recordava.
Um abraço.

Será possível que o brasileiro, de cabelos exuberantes, a que te referes seja o Rogério "Roger" Fernandes? Um atleta rotulado de craque mas que se converteu num fiasco absoluto...contribuindo em muito para o primeiro campeonato não ganho pelo Benfica em 8 anos (95-96)?

Quanto ao Dale Dover...só conheço a fama. Nasci em 76 e não o vi jogar. Acrescento, no entanto, a alcunha pelo qual era conhecido..."Dale "Flash" Dover... O0

Fundador

O melhor americano que vi jogar em Portugal foi o Mike Plowden, por tudo o que representou na Época para o Benfica e para a selecção, melhor estrangeiro o Jean Jacques de Angola.
Em Portugal o melhor que vi foi o Mario Ellie da Ovarense que depois foi para a NBA, foi campeão em Portugal por duas vezes e na NBA também foi campeão (duas vezes, acho). O Benfica era a equipa dominante mas graças a este jogador a Ovarense conseguiu intrometer-se.

Saudações benfiquistas!