Ruben Amorim

Médio, 39 anos,
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (2008-2011, 2013-2015), 154 jogos (8638 minutos), 6 golos

Equipa B: 1 época, 2 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

GloriosoSLB1904

Citação de: dsdsds44 em 03 de Dezembro de 2024, 15:4215h42m e o rascord de lisboa continua sem acesso à comunicação social inglesa.

Alguém os avise...

Eles tem destaque à entrevista, mas com os temas selecionados...

Bailey

Não me incomoda que tenha treinado o sporting mas não me esqueço de algumas figuras que lá fez
Mas enfim tudo passa também não posso ser hipocrita porque também relativizo o João Pinto no sporting aos saltos no "e quem não salta é lampião"
Tal como o João Pinto nunca ultrapassou certos limites , aliás o João Pinto fora essa situação recusava se a falar do Benfica mas naturalmente o Rúben Amorim como treinador estava mais sujeito a ter que falar dos rivais
Ele que treine o man utd depois um dia logo se vê dependendo da sua postura connosco até lá

joaoaria

Deixem-se de filmes e espetem a afirmação, como treinador do Manchester, do seu  benfiquismo aos lagartos ressabiados e borrados ao dia de hoje.

fdpdc666

Citação de: Fenómeno em 03 de Dezembro de 2024, 15:33
Citação de: fdpdc666 em 03 de Dezembro de 2024, 15:03
Citação de: Fenómeno em 03 de Dezembro de 2024, 14:50
Citação de: fdpdc666 em 03 de Dezembro de 2024, 12:31Treinadores de equipas de formação não devem ter autonomia total. Nem é assunto sequer.

Penso que estás a misturar as coisas.

Todos os clubes têm ( ou deveriam ter) um modelo de jogo determinado e, por isso, acabam por fazer as contratações/entrevistas com base num perfil pré-estabelecido. Logo, como disseste, e bem, não existe uma total autonomia do treinador, especialmente na forma de jogar. 

No caso do Amorim, pelo o que me foi dito, não foram essas restrições que o fizeram recusar. Foi sim a imposição de ter de jogar com o jogador X, Y e Z porque assim os seus empresários entendiam... e isso obviamente que não é normal.

Existem N treinadores que são despedidos por isso em Portugal. O Braga é um exemplo claro desta realidade, só treinadores com o "jogo de cintura" do Carlos Carvalhal para conseguirem lidar com estas influências externas.

Outro exemplo, ainda mais escandaloso, é a FPF, onde eu tenho a forte convicção que o atual selecionador da seleção teve aceitar/concordar com várias imposições da federação para ficar com o cargo.

Não faço ideia se foi isso que aconteceu. Se foi (e/ou ainda é) é errado.

O que quero dizer é que NUNCA deverá caber a um treinador definir a estratégia para as camadas jovens.

No caso de treinadores principais ainda menos sentido faz, porque são escravos dos resultados das suas próprias equipas e, em última análise, estão a (curto) prazo no Clube.

E não é por fazermos as coisas bem ou mal que a minha opinião muda em relação a esse aspeto especificamente.

Tem de haver uma estratégia clara e bem delineada, alguém da cúpula da estrutura do futebol responsável por ela, treinadores e restantes colaboradores competentes que sejam capazes de a por em prática e escrutínio dos resultados.

Repara que existem N clubes sem identidade ou com uma filosofia de jogo outdated a procurar treinadores com "novas ideias".

Em Portugal existem treinadores competentes que são despedidos por incompetência da direção. É prática recorrente...

Em Inglaterra, os treinadores têm muito mais autonomia, especialmente nos clubes sem identidade. São tratados como gestores e responsáveis pelo funcionamento de todos os departamentos.

O Manchester foi crescendo e consolidado a sua identidade com base no trabalho e na visão do Fergusson... Existem inúmeros casos, o Arsenal com o Wenger, o Chelsea com o Mourinho, o Liverpool com o Klopp, o City com o Pep... O Ajax com o Cruijff, entre outros.

Cá, e nos tempos que correm, é difícil termos managers nos principais clubes como existem principalmente em Inglaterra.

Se não tiverem resultados imediatos são despedidos.
Se tiverem, o mais certo é serem recrutados para ligas mais atrativas, como foi aqui o caso.

Em qualquer dos cenários, não dá para basear projetos desportivos que se queiram sustentáveis e com objetivos de médio/longo prazo nessas pessoas.

Acresce que, como os clubes (ainda) são dos sócios, em última instância é aos por eles eleitos que se exigem as grandes decisões, e não a meros (ainda que competentes) assalariados.

dsdsds44

Citação de: GloriosoSLB1904 em 03 de Dezembro de 2024, 15:49
Citação de: dsdsds44 em 03 de Dezembro de 2024, 15:4215h42m e o rascord de lisboa continua sem acesso à comunicação social inglesa.

Alguém os avise...

Eles tem destaque à entrevista, mas com os temas selecionados...
Está a custar suportar a dor de corno...

Aquela redação deve estar em depressão generalizada.

Golo de Weldon

Qualquer treinador português por mais Benfica que seja treinaria o Porto. Por mais Sporting que seja treinaria o Benfica. Por mais Porto que seja treinaria o Benfica.

É uma carreira dificílima e as exceções das exceções têm essas possibilidades.

Falta muito senso de realidade cá.

O que não pode ou neste caso pode ser julgado é o fazerem e andar as ofensas e figuras.

Jack Teller

Citação de: Saveloy em 03 de Dezembro de 2024, 14:41
Citação de: Roy Kent em 03 de Dezembro de 2024, 13:48
Citação de: SousaLB em 03 de Dezembro de 2024, 12:33
Citação de: fdpdc666 em 03 de Dezembro de 2024, 12:31Treinadores de equipas de formação não devem ter autonomia total. Nem é assunto sequer.

Como é óbvio.

De caminho a equipa B e a principal também tinham que se adaptar à forma de jogar dele, não?

E isso ia ser mau, como se viu, fixe é comer com o yes man Vieirista/Mendes.

É suposto o Benfica vergar-se a exigências irrazoáveis de gajos com pouco mais que zero como currículo não vá calhar serem grandes treinadores?

Aliás, esta história é tão ridícula que até me custa acreditar que seja só isto.
O Benfica so se verga a presidentes que nem candidatos podiam ser, so isso

Jozzie

Citação de: Golo de Weldon em 03 de Dezembro de 2024, 15:54Qualquer treinador português por mais Benfica que seja treinaria o Porto. Por mais Sporting que seja treinaria o Benfica. Por mais Porto que seja treinaria o Benfica.

O que não pode ou neste caso pode ser julgado é o fazerem e andar as ofensas e figuras.
Já devias saber que isto aqui é só puros. Mas é só até estar na pele dos outros a receber o que eles recebem.

Saveloy

Citação de: Jack Teller em 03 de Dezembro de 2024, 16:03
Citação de: Saveloy em 03 de Dezembro de 2024, 14:41

Como é óbvio.

De caminho a equipa B e a principal também tinham que se adaptar à forma de jogar dele, não?

É suposto o Benfica vergar-se a exigências irrazoáveis de gajos com pouco mais que zero como currículo não vá calhar serem grandes treinadores?

Aliás, esta história é tão ridícula que até me custa acreditar que seja só isto.
O Benfica so se verga a presidentes que nem candidatos podiam ser, so isso

E ninguém é mais crítico disso que eu, mas não tem nada a ver com esta questão.

Bailey

Citação de: Jozzie em 03 de Dezembro de 2024, 16:07
Citação de: Golo de Weldon em 03 de Dezembro de 2024, 15:54Qualquer treinador português por mais Benfica que seja treinaria o Porto. Por mais Sporting que seja treinaria o Benfica. Por mais Porto que seja treinaria o Benfica.

Já devias saber que isto aqui é só puros. Mas é só até estar na pele dos outros a receber o que eles recebem.
A questão nunca foi pelo menos para mim treinar o sporting
Mas houve alturas que ele puxou demasiado a conversa para ser nojentinho.
Agora como disse atrás tudo passa, ele não chegou a ultrapassar nenhuma redline como o Jesus por exemplo ultrapassou quando foi para lá
Desde que agora que ja não está no sporting assuma uma postura mais de Benfiquista que diz continuar a ser. E naturalmente pode assumir que ficou com uma simpatia pelo sporting pelo que lá passou. Isso não me incomoda nada e acho natural.

Profeta

Citação de: Bailey em 03 de Dezembro de 2024, 15:50Não me incomoda que tenha treinado o sporting mas não me esqueço de algumas figuras que lá fez
Mas enfim tudo passa também não posso ser hipocrita porque também relativizo o João Pinto no sporting aos saltos no "e quem não salta é lampião"
Tal como o João Pinto nunca ultrapassou certos limites , aliás o João Pinto fora essa situação recusava se a falar do Benfica mas naturalmente o Rúben Amorim como treinador estava mais sujeito a ter que falar dos rivais
Ele que treine o man utd depois um dia logo se vê dependendo da sua postura connosco até lá

Esqueçam. Tão cedo não vem para cá pois os cenários para isso são muito estreitos. Nas margens ou não tem sucesso no Man U e ninguém o quer cá porque é fraco e será sempre aposta de risco, ou tem sucesso no Man U e fica com caminho para outros vôos

SousaLB

Citação de: Roy Kent em 03 de Dezembro de 2024, 15:03
Citação de: SousaLB em 03 de Dezembro de 2024, 14:32

Como é óbvio.

Não ia ser mau, ia ser estúpido.

Não há só duas alternativas.

Ou então ia ser excelente. Mas temos o Lage, o amigalhaço.
Podes desconversar o que quiseres.

Só um clube gerido por deficientes mentais (não muito diferente disto, sim) é que teria o treinador dos sub-23 a pôr e dispor como bem lhe apetecesse.

Quanto às tiradas tipo "deves querer outro Vale e Azevedo", em versão treinador e empresário, tenho pouca paciência para andar nisso.

Che1904

Agora é que os lagartos se vão espumar... palavras honestas de alguém que continuou a pagar as cotas e o cativo do seu clube de coração mesmo quando vestia a pele de lagarto.

karkow

LOL já meteu aquilo em total alvoroço. Hahaha. Humilhação suprema. Que venha rápido para o seu clube. De coração. Eles já nem o podem ver. Era lindo.

DVP_SLB

Citação de: Rei em 03 de Dezembro de 2024, 14:31
Citação de: DVP_SLB em 03 de Dezembro de 2024, 14:14Quer fazer as pazes!

Mas que pazes? Ele fez o que tinha a fazer, foi profissional.

Evidentemente que continua a ser benfiquista. Nada de surpreendente.

Estava a brincar! 🫡