António Simões

Médio, 80 anos,
Portugal
Equipa Principal: 14 épocas (1961-1975), 455 jogos (39198 minutos), 73 golos

Títulos: Campeonato Nacional (10), Taça de Portugal (4), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (4)

Rei

Quando se mete em causa um imortal do clube penso que fica tudo dito.

20Nico Gaitan20

Citação de: Rei em 08 de Julho de 2014, 16:42
Quando se mete em causa um imortal do clube penso que fica tudo dito.
para defender um gajo que já é reincidente em fugas...enfim.

mas fosse por exemplo o Artur ou outro jogador menos amado, a musica certamente seria outra.

pcssousa

Citação de: CitriC em 08 de Julho de 2014, 16:33
Citação de: Nramos em 08 de Julho de 2014, 16:16
Citação de: T1n0_SLB em 08 de Julho de 2014, 15:58
Citação de: pcssousa em 08 de Julho de 2014, 15:39
Citação de: VALEBEM em 08 de Julho de 2014, 15:15
Há muitas incongruências no pensamento de toda a gente.
Eu não avalio o carácter das pessoas por terem sido grandes jogadores, ou não. Apesar de ter sido um grande jogador, não gosto da pessoa António Simões. Conheço algumas histórias dele, algumas coisas que já fez, e não é uma pessoa propriamente recomendável.
Apesar de defenderem o Vieira, respeito muito o Toni e o José Augusto, e tenho a certeza que teriam outro tipo de atitude perante este caso.

É do conhecimento geral que Simões, enquanto jogador do Benfica, fez greve. Que contratou um jovem advogado, Jorge Sampaio, para arranjar forma de sair do Benfica e ir para o sporting. Claro, na altura isso era ainda mais complicado que hoje.
Foi em 1968.

A ironia.

Olha, não sabia. Já aprendi alguma coisa hoje.

Muito bem, só lhe dá experiencia no assunto para poder chamar ingrato ao Oblak.
é verdade

e dp no final acabou por telefonar ao Jorge Sampaio e disse que não tinha coragem para sair do SL Benfica, pelo grande amor que tinha ao clube. E acabou por continuar no Glorioso.

Pois, resta acrescentar que os jogadores à época tinham poucos direitos. Os clubes eram donos deles e ponto final.

Assim como Félix, anos antes nunca mais jogou futebol porque o Benfica entendeu que jamais voltaria a envergar a sua camisola e não libertaria o seu passe.

Em relação ao que se passou com o Benfica em 67/68, por acaso do destino, conheço ao pormenor as muitas historias. A face mais visível foram a suspensão de Rieira e Simões, a posterior saída de Riera, substituído primeiro por Cabrita e depois por Otto Glória e a tentativa desesperada de Simões em sair do Benfica.
Todos estiveram mal e o Benfica tem as suas responsabilidades, mas não quero aqui apontar o dedo a Simões ou Sampaio, embora o segundo soubesse que levar o jogador para o Sporting era missão impossível.
A suspensão foi levantada, o Benfica foi campeão, eliminou a Juventus em Turim e foi à final de Wembey. É isto que interessa. 

pcssousa

Citação de: Fake Blood em 08 de Julho de 2014, 16:39
Citação de: pcssousa em 08 de Julho de 2014, 15:39
É do conhecimento geral que Simões, enquanto jogador do Benfica, fez greve. Que contratou um jovem advogado, Jorge Sampaio, para arranjar forma de sair do Benfica e ir para o sporting. Claro, na altura isso era ainda mais complicado que hoje.
Foi em 1968.
Não foi assim que se deu origem ao Sindicato do Jogadores?

Creio que sim.

EPluribusUnum

Não podia dizer outra coisa, que ainda abria uma crise familiar.

Fake Blood

Citação de: pcssousa em 08 de Julho de 2014, 16:47
Citação de: Fake Blood em 08 de Julho de 2014, 16:39
Citação de: pcssousa em 08 de Julho de 2014, 15:39
É do conhecimento geral que Simões, enquanto jogador do Benfica, fez greve. Que contratou um jovem advogado, Jorge Sampaio, para arranjar forma de sair do Benfica e ir para o sporting. Claro, na altura isso era ainda mais complicado que hoje.
Foi em 1968.
Não foi assim que se deu origem ao Sindicato do Jogadores?

Creio que sim.
Sabia que ele e o Sampaio tinham estado na origem do SJPF e que ele supostamente tinha posto o Benfica em tribunal (o pai de um colega meu não o suporta por isso), mas não sabia que ele tinha tentado sair.
Obrigado.

pcssousa

Citação de: Theroux em 08 de Julho de 2014, 16:36
Citação de: RedVC em 08 de Julho de 2014, 16:20
Citação de: T1n0_SLB em 08 de Julho de 2014, 15:58
Citação de: pcssousa em 08 de Julho de 2014, 15:39
Citação de: VALEBEM em 08 de Julho de 2014, 15:15
Há muitas incongruências no pensamento de toda a gente.
Eu não avalio o carácter das pessoas por terem sido grandes jogadores, ou não. Apesar de ter sido um grande jogador, não gosto da pessoa António Simões. Conheço algumas histórias dele, algumas coisas que já fez, e não é uma pessoa propriamente recomendável.
Apesar de defenderem o Vieira, respeito muito o Toni e o José Augusto, e tenho a certeza que teriam outro tipo de atitude perante este caso.

É do conhecimento geral que Simões, enquanto jogador do Benfica, fez greve. Que contratou um jovem advogado, Jorge Sampaio, para arranjar forma de sair do Benfica e ir para o sporting. Claro, na altura isso era ainda mais complicado que hoje.
Foi em 1968.

A ironia.

Talvez não interesse muito mexer nessa e noutras histórias que se passaram entre 1968 e 1970. Não sei contornos mas sei que estiveram para acontecer rotura inimagináveis para nós que não vivemos esse tempo nem por isso sabemos contextualizar as atitudes.

Essa situação que envolveu António Simões é complicada de entender. Também outras de que como disse não conheço contornos mas que envolveram o treinador interino José Augusto e que poderiam ter passado por várias dispensas entre eles Coluna, Torres e Eusébio. Pois. Por vezes quando se vivem os dias de glória ou a ressaca deles, quando se é jovem e quando não se tem a perspectiva enquadrada na instituição e falta a sabedoria do tempo tomam-se atitudes complicadas de explicar uns anos depois.

Eu não sei detalhes mas se alguém os quiser partilhar será interessante. Será também um desafio à inteligência emocional e à capacidade sempre difícil de saber contextualizar as situações, as pessoas e as suas incongruências.

Falar de lendas não é o mesmo de falar de santos. E mesmos esses...

Gostava era de o ouvir comentar esse episódio hoje.

Utilizar uma atitude inconsequente com quase 50 anos para tentar descredibilizar uma opinião também tem muito que se lhe diga.

Da minha parte não tentei descredibilizar ninguém. Foi um episódio já falado neste tópico, mas até o comentei noutro, a citação é que foi puxada para aqui.
Eu nem tenho que defender o cidadão Oblak, nem o cidadão António Simões.
Simões foi um enorme jogador e é um imortalíssimo do Benfica.
Simplesmente aqui não deve haver censura e, portanto não devemos esconder o que ocorreu no passado.

A verdade é que Oblak ao lado de Simões não é ninguém no mundo do futebol e muito menos no Benfica.

pcssousa

Citação de: Fake Blood em 08 de Julho de 2014, 16:49
Citação de: pcssousa em 08 de Julho de 2014, 16:47
Citação de: Fake Blood em 08 de Julho de 2014, 16:39
Citação de: pcssousa em 08 de Julho de 2014, 15:39
É do conhecimento geral que Simões, enquanto jogador do Benfica, fez greve. Que contratou um jovem advogado, Jorge Sampaio, para arranjar forma de sair do Benfica e ir para o sporting. Claro, na altura isso era ainda mais complicado que hoje.
Foi em 1968.
Não foi assim que se deu origem ao Sindicato do Jogadores?

Creio que sim.
Sabia que ele e o Sampaio tinham estado na origem do SJPF e que ele supostamente tinha posto o Benfica em tribunal (o pai de um colega meu não o suporta por isso), mas não sabia que ele tinha tentado sair.
Obrigado.

Se não estou errado, creio que só foi oficializado no pós-25 de Abril e Artur Jorge terá sido o seu primeiro Presidente.

Theroux

Não disse que tentaste, mas foi extremamente conveniente para terceiros, como podes constatar.

Sinceramente tudo isto me mete um nojo imenso portanto só voltarei a escrever aqui quando o tópico sair do esgoto.

EPluribusUnum


T1n0_SLB

#265
Theroux :rir:

O que é que te mete nojo precisamente?

As declarações do Simões? facto de alguém lembrar que o Simões fez birra e tentou sair do Benfica para um rival? Algo factual, ao contrário do caso Oblak.  Ou o facto de alguém achar que o Simões está a ser ingénuo ou enganado nesta situação?

RedVC

Interessante o que um comentário pode provocar.

Sim, mesmo hoje não é assunto confortável. Mas agradecimentos ao pcssousa por mais detalhes.

O benefício do clube está acima de tudo mesmo que algumas direções e jogadores nem sempre tenham estado dentro da exigências mínimas.

Agora, quando falamos de um tempo em que a mobilidade de jogadores é estimulada por empresários que exploram o desajuste entre a legislação e o que se exigia para efectivamente regular o mercado, quando se adiciona a isso a sedução do dinheiro e ainda se acrescentam nacionalidades diferentes, então torna-se difícil. Não há forma de se ter ilusões a propósito da dedicação aos clubes neste dias que vivemos. Terão sempre de ser exceções. Resta claro enquadrar os jogadores da melhor forma possível no clube, atenuar choques culturais, pagar o que for possível e justo e, claro... esperar que não estejamos a lidar com personalidades canalhas (empresários incluídos). Já tivemos alguns casos no passado Portugueses e não Portugueses. e teremos certamente outros no futuro.

Aguia_Rea1

Citação de: T1n0_SLB em 08 de Julho de 2014, 17:05
Theroux :rir:

O que é que te mete nojo precisamente?

As declarações do Simões? facto de alguém lembrar que o Simões fez birra e tentou sair do Benfica para um rival? Algo factual, ao contrário do caso Oblak.  Ou o facto de alguém achar que o Simões está a ser ingénuo ou enganado nesta situação?

o Simoes sabe bem o que está a fazer e por aqui me fico...  :whistle2:

mais um dos que se perdeu no clube de fas do presidente.

BlankFile

Concordo com as declarações do Sr. António Simões. Quem já fez isto ao Benfica é bem capaz de o fazer as vezes que lhe der na telha. O Oblak tem tanto de bom GR como de mau profissional.

TioPatinhas

Não sabia que o Simões era tio do Vieira. Está então apenas a defender o sobrinho, é compreensível. Mas devia deixar isso bem claro quando opina publicamente sobre este assunto. Acredito cada vez menos em heróis e lendas imaculadas. Mal fazem aqueles que têm ídolos e acham que esta gente é algum exemplo para a sociedade.