José Mourinho

Treinador, 61 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2000-2000), 11 jogos (6 vitórias, 3 empates, 2 derrotas)

Barracuda

Citação de: Benfiquista de Besteiros em 29 de Outubro de 2013, 15:35
Independentemente do bom campeonato que o Mourinho fez em 2012, não te esqueças que ele estava no real madrid.

Claro, se estivesse no Paços de Ferreira seria mais difícil ganhar o campeonato de Espanha. Agora a verdade é que o Real estava a competir contra aquela que era talvez a melhor equipa de sempre (estou a repetir isto muitas vezes).


Citação de: Benfiquista de Besteiros em 29 de Outubro de 2013, 15:35Reconheço mais mérito ao Girard que pegou numa equipa desconhecida e conquistou o primeiro campeonato com eles. É muito mais difícil ser campeão com o Montepellier, num campeonato que desde 2007/08 tinha conhecido 4 campeões diferentes, Lyon, Bordeaux, Marseille e Lille, e num ano em que o Paris Saint-Germain já tinha investido bem, do que ao Mourinho por ter ganho um campeonato onde só tinha outra equipa a lutar pelo título, onde o terceiro classificado fica a 39 pontos do campeão, com uma equipa de milhões onde jogam dos melhores do mundo, etc. O mérito do Mourinho ninguém lho tira, mas não querias comparar.

Não se pode comparar a exposição do campeonato francês com a do espanhol. Não quero tirar mérito ao Girard, mas de certeza que por esse mundo fora existem treinadores que fazem autênticos milagres com equipas sem meios nenhuns, por vezes amadoras, e ninguém ouve falar deles. Por exemplo, a semana passada o Kasami marcou um golo do género do golo do Van Basten na final do Euro 1988, só que talvez melhor ainda. A questão é que daqui a umas semanas já ninguém se lembrará do golo do Kasami enquanto o do Van Basten será lembrado enquanto existir futebol. A razão é que o do Kasami foi num Fulham x Crystal Palace, enquanto o do Van Basten foi na final de um Campeonato Europeu.


Citação de: Benfiquista de Besteiros em 29 de Outubro de 2013, 15:35O facto do United não ter sido tão levado ao colo como de costume não tira mérito nenhum ao Mancini. Foi a melhor Premier League de sempre e melhor do que a La Liga 2011-12, mas de longe.

Foi um campeonato em que parecia que o objetivo era não se ser campeão. O United chegou a estar 5 pontos atrás do City, depois passou a estar 8 pontos à frente, e no final perdeu o campeonato em igualdade pontual. De resto, e embora tenham ganho 4-0 ao FCP, conseguiram a proeza de ser eliminados da Liga Europa pelo Sporting! Vamos dar o prémio de melhor treinador do ano ao técnico de uma equipa eliminada pelo Sporting?


Citação de: Anti-Corruptos em 29 de Outubro de 2013, 15:50Se o Mourinho foi nomeado por quase ter sido campeão, quase ter ganho a Liga dos Campeões e quase ter ganho a taça do Rei, então o Jesus que quase foi campeão, quase ganhou a LE e quase ganhou a Taça também devia lá estar.

Tirando o último mês de competição, o JJ merecia um prémio. O problema é que o último mês é o mês que conta.

Benfiquista de Besteiros

A ironia do Paços era escusada, mas adiante. É óbvio que é mais fácil ser campeão no real ou no barcelona do que no deportivo alavés.

Estás a fazer o mesmo que os gajos da Fifa, a dar mediatismo a um campeonato de merda, pouco competitivo, com árbitros de merda, etc. Pensa de forma imparcial e mete o mediatismo de parte. O que o Girard fez é mais difícil do que o que o Mourinho fez, as probabilidades de sucesso são menores e o mérito é muito maior. O real ser campeão é uma situação banal. Fez um super campeonato? 100 pontos? Sim, mas contra equipas de merda. O 3º classificado ficou a 39 pontos. A discrepância do real e do barcelona para as outras 18 equipas é ridículo. Ou era uma equipa campeã ou era outra. O barcelona no ano anterior fez 99 pontos. É difícil ter 100 pontos? É, mas não é difícil ganhar o campeonato espanhol com o real.

Benfiquista de Besteiros

Citação de: Anti-Corruptos em 29 de Outubro de 2013, 15:50
Se o Mourinho foi nomeado por quase ter sido campeão, quase ter ganho a Liga dos Campeões e quase ter ganho a taça do Rei, então o Jesus que quase foi campeão, quase ganhou a LE e quase ganhou a Taça também devia lá estar.
Há duas diferenças nas épocas do jj e do Mourinho, que fazem com que a época do primeiro tenha sido melhor:
1º - o Benfica sempre lutou pelo campeonato até ao jogo do dragão e o real nunca lutou.
2º - o Benfica chegou a uma final europeia e o real não. E, tendo em conta as prestações europeias das duas equipas nos últimos anos, valorizo mais a final europeia do Benfica, mesmo sendo na taça Uefa do que umas meias do real na Champions.

Qual foi o factor que prevaleceu? O nome.

Barracuda

Citação de: Benfiquista de Besteiros em 29 de Outubro de 2013, 16:23
A ironia do Paços era escusada, mas adiante. É óbvio que é mais fácil ser campeão no real ou no barcelona do que no deportivo alavés.

Não foi numa de gozo, espero que não tenhas levado a mal.


Citação de: Benfiquista de Besteiros em 29 de Outubro de 2013, 16:23Estás a fazer o mesmo que os gajos da Fifa, a dar mediatismo a um campeonato de merda, pouco competitivo, com árbitros de merda, etc. Pensa de forma imparcial e mete o mediatismo de parte. O que o Girard fez é mais difícil do que o que o Mourinho fez, as probabilidades de sucesso são menores e o mérito é muito maior. O real ser campeão é uma situação banal. Fez um super campeonato? 100 pontos? Sim, mas contra equipas de merda. O 3º classificado ficou a 39 pontos. A discrepância do real e do barcelona para as outras 18 equipas é ridículo. Ou era uma equipa campeã ou era outra. O barcelona no ano anterior fez 99 pontos. É difícil ter 100 pontos? É, mas não é difícil ganhar o campeonato espanhol com o real.

Repito que não quero tirar mérito ao Girard, mas o facto é que o Mourinho bateu o record de pontos no campeonato espanhol, e logo contra o super-hiper-mega-Barça do Guardiola, com Messi, Xavi, Iniesta e companhia todos no seu auge. Tu dizes que ganhar o campeonato espanhol com o Real Madrid não é grande prodígio, mas perante este Barcelona considero que é. Por exemplo, o Sporting também já foi campeão bastantes vezes em Portugal, e houve uma altura em que um treinador ser campeão pelo Sporting era algo de normal, mas se este ano o Leonardo Jardim chegasse ao título seria algo de absolutamente estrondoso. As equipas competem com as situações atuais, não contra a história, e neste momento é tremendamente difícil para o Real Madrid ganhar o título em Espanha. Essa época do Mourinho foi absolutamente extraordinária e para mim será mais recordada que esse título inédito do Montpellier.

Só mais um exemplo, quantos treinadores não há que entram num campeonato a meio e conseguem salvar da despromoção uma equipa que parecia completamente condenada a ficar em último lugar? Podemos argumentar que esse trabalho é mais admirável do que ser campeão por exemplo pelo FCP, onde até o Macaco dos SD provavelmente ganharia o título, só que os prémios de melhor treinador vão sempre para os que conquistam campeonatos, de preferência os mais mediáticos. Podemos dizer que isso é injusto, e que por exemplo o Del Bosque só precisa de dizer "joguem" e os craques de Barcelona e Real fazem o resto, mas estas coisas são mesmo assim.

Benfiquista de Besteiros

Não levei a mal, só acho que o pessoal do fórum usa e abusa de ironias quando elas são dispensáveis.

Vai ser mais recordado porque é o real madrid, é mais mediático. Porque esse foi apenas mais um título do real no meio de tantos. O do Montepellier foi o primeiro e se calhar único, e considero que o nível de dificuldade foi maior. Pondo as coisas duma maneira geral, eu acho mais fácil uma equipa de milhões, que joga contra equipas fracas, fazer cem pontos do que uma equipa que geralmente é do meio da tabela, que ficou em 14º na época anterior, que subiu de divisão em 2008/09, ser campeã num campeonato competitivo.

O teu exemplo do sporting é exactamente o mesmo do Montepellier, é um underdog, que ninguém dá nada por eles, ganhar. Mais difícil do que o Guardiola ser campeão como Bayern, por exemplo.

Não considero que o real tenha ganho o título nos jogos contra o "super-hiper-mega-Barça do Guardiola". Ganhou contra as equipas substancialmente mais fracas do campeonato espanhol. É um campeonato muito pouco competitivo. Tem que se dar o devido crédito a uma equipa que faz 100 pontos, mas isso também espelha a falta de qualidade das outras equipas. O próprio barcelona fez 91 pontos, teve foi um ou outro deslize a mais que o real.

A minha avaliação do ano de 2012 é a seguinte, relembro apenas que o título é entregue pelo ano civil e não pela época:
1º - Treinadores que fizeram um bom ano (Janeiro a Dezembro): Klopp, Conte.
2º - Jupp Heynckes (Janeiro a Maio tem três finais perdidas mas no resto do ano inicia a época de sonho que todos sabemos)
3º - Treinadores que tiveram um bom início do ano mas que depois desapareram: Girard, Mancini, Di Matteo, Mourinho, Guardiola.

A inclusão do Del Bosque é discutível. Pessoalmente não concordo que os treinadores de selecção compitam com os de clubes. Só treinam uma parte do ano e têm hipóteses de ganhar os maiores títulos possíveis. O mesmo para o Löw e o Prandelli que tiveram um bom ano.

Mas pronto, é uma questão de opiniões.

VALEBEM

o Mourinho é o melhor de sempre.


Barracuda

Citação de: Benfiquista de Besteiros em 29 de Outubro de 2013, 18:33O do Montepellier foi o primeiro e se calhar único, e considero que o nível de dificuldade foi maior. Pondo as coisas duma maneira geral, eu acho mais fácil uma equipa de milhões, que joga contra equipas fracas, fazer cem pontos do que uma equipa que geralmente é do meio da tabela, que ficou em 14º na época anterior, que subiu de divisão em 2008/09, ser campeã num campeonato competitivo.

Eu entendo o que tu dizes e até te dou alguma razão, mas repito que se formos a procurar nesse mundo do futebol encontramos de certeza treinadores que tiveram sucesso em missões ainda mais difíceis. A questão é que muitas dessas missões são salvar da despromoção clubes aparentemente condenados, e os prémios de melhor treinador dependem sobretudo dos troféus conquistados. Admito que por norma ser campeão pelo Montpellier é mais difícil que ser campeão pelo Real Madrid, só que este último tem muito mais impacto. O Real Madrid é um clube mundial, que faz pré-épocas na Ásia e nos States a receber pipas de massa por jogos de exibição.

E sim, considero que os campeonatos se ganham aos rivais e não aos clubes mais pequenos. Se o Benfica tivesse ganho ao Estoril o ano passado, poderia até ter perdido por 10-0 no Dragão que seria campeão. O facto de termos um empate em casa e uma derrota fora por goleada não nos impediria de sermos campeões.

Hanzo

Citação de: pcssousa em 25 de Setembro de 2013, 21:57
Citação de: Trapattoni em 22 de Setembro de 2013, 14:25
Citação de: Lisboa_e_Benfica em 22 de Setembro de 2013, 13:26
Que ele não é Porquista o Pintelho da Costa já o disse. Por 2x!

ou é do Benfica ou do Sporting ou do Setubal. mas porco não é.
É do Setúbal
Só?

Dos 3 grandes tem apego pelo Benfica.

sazuke

#2844
Continua a receber os juros daquilo que fez no porto, ao ganhar uma liga dos campeões a um bando de equipas de 2ª

agora é sempre a descer

:tomates:

Barracuda

Citação de: sazuke em 29 de Outubro de 2013, 20:02
Continua a receber os juros daquilo que fez no porto, ao ganhar uma liga dos campeões a um bando de equipas de 2ª

Essas equipas de segunda estavam lá por convite ou por terem eliminado as equipas de primeira? O homem pegou num FCP em crise, com Pena, Leandro do Bonfim, Cláudio Pitbull e outros do género, e formou uma equipa fortíssima. Para isso usou jogadores do Leiria, Setúbal e até Benfica B. Mas claro, bem fez o Vilarinho em correr com ele do Benfica.

Não admitir que o Mourinho é um excelente treinador é não conseguir ser imparcial. É como se o Messi em tempos me tivesse roubado a namorada e eu agora dissesse que ele não joga nada, que só marca muitos golos porque tem o Barcelona todo a trabalhar para ele, e que não o queria no Benfica nem que ele pagasse para jogar.

arco das maldivas

Com os jogadores que tem ainda quer mais reforços. A sério, este homem não anda bem.

sazuke

Mais um jogo à mourinho.

"melhor do munde"

Barracuda

Citação de: arco das maldivas em 11 de Novembro de 2013, 21:53
Com os jogadores que tem ainda quer mais reforços. A sério, este homem não anda bem.

O Barcelona não contratou o Neymar? O Real não contratou o Bale?

Trezeguet

Citação de: Barracuda em 12 de Novembro de 2013, 11:15
Citação de: arco das maldivas em 11 de Novembro de 2013, 21:53
Com os jogadores que tem ainda quer mais reforços. A sério, este homem não anda bem.

O Barcelona não contratou o Neymar? O Real não contratou o Bale?
sim e então? se este plantel não lhe chega