João Tomás

Avançado, 49 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2000-2001), 47 jogos (2434 minutos), 20 golos

josantiago

Um bom jogador será sempre um bom jogador. Um bom jogador com um excelente carácter será sempre mais recordado de forma positiva.

RedNight

Citação de: Shoky em 10 de Julho de 2013, 23:20
O Maniche era um asco pah...um gajo formado no Benfica...capitão do Benfica...a jogar sabendo que no ano seguinte estava no Porto.
Inqualificável.

Maniche é isto. Execrável.

Rickfy

Tenho a impressão que a história do Maniche e a sua ida para os corruptos está algo mal contada. Lembro que o Maniche passou a ser o capitão depois da cena do Calado. Entretanto acho que a equipa de hóquei teve uma vitória qualquer e o presidente na altura Vilarinho, veio dizer qualquer coisa do género que "é pena o futebol não nos dar essas alegrias, ou espero que o futebol nos dê essas alegrias", ou algo parecido. O Maniche como capitão, questionado sobre essas declarações respondeu algo mais ou menos assim :"é pena que a equipa de futebol não receba o mesmo apoio da direcção que o hoquei" ou algo assim do género. O que aconteceu a seguir é que o Maniche foi mandado para a equipa B e encostado até ao final da época.
Eu sempre fiquei com a ideia é que foi durante esse castigo na equipa B é que o Maniche assinou pelos porkos, porque surgiu esse zumzum...

Nós estamos por fora e muitas vezes é um longo tiro no escuro estarmos a julgar acerca do carácter dos jogadores.

Nick Valensi

Citação de: josantiago em 11 de Julho de 2013, 00:40
Um bom jogador será sempre um bom jogador. Um bom jogador com um excelente carácter será sempre mais recordado de forma positiva.

Isto.

Se defendessemos que os jogadores não podiam ter falhas de carácter, o Enzo Perez depois de 2011/2012 nunca tinha jogado mais pelo Benfica.

pcssousa

Citação de: Nick Valensi em 11 de Julho de 2013, 19:56
Citação de: josantiago em 11 de Julho de 2013, 00:40

Isto.

Se defendessemos que os jogadores não podiam ter falhas de carácter, o Enzo Perez depois de 2011/2012 nunca tinha jogado mais pelo Benfica.
Queres comparar uma falha com falta de carácter? erros todos cometemos.
Estás no direito de queres para o clube aquilo que quiseres, eu quero jogadores e Homens com H grande. É que muitas vezes o tipo abnegado e de carácter vincado supera-se e acaba por render bem mais que o mercenário talentoso... bem mais... e carácter, força de vontade e superação de quem o representa acabou por fazer a história do Benfica e torná-lo no que é hoje.

Eu fico pasmo quando leio que qualquer canalha deve representar o Benfica desde que seja bom jogador... tão pasmo como fiquei quando desvalorizaram a minha estupefacção perante o facto de o capitão do Benfica que já representa o clube há mais de uma década não saber que a cidade onde estava, Amesterdão, tinha sido palco da última conquista europeia do clube... Mas o mais certo é eu estar errado, e portanto os sentimentalismos deverem ser postos de parte, dar as boas vindas a qualquer crápula desde que jogue bem à bola e idolatrar gajos que nem sabem que o Benfica é o clube com mais campeonatos ganhos. É disso que os adeptos modernos gostam e estou a ver que me tenho que adaptar aos tempos... ah, e para ficar ainda mais condizente com tudo isto, da próxima vez que vier um gigante estrangeiro à Luz é ir lá aplaudi-lo como tantos Benfiqueiros e uns quantos Benfiquistos fizeram com o FC Barcelona. Afinal de contas, ganhar ou perder é desporto, interessa é ter bons artistas, que dêm um bom espectáculo, sentirem a camisola é indiferente.

pcssousa

Citação de: Rickfy em 11 de Julho de 2013, 18:43
Tenho a impressão que a história do Maniche e a sua ida para os corruptos está algo mal contada. Lembro que o Maniche passou a ser o capitão depois da cena do Calado. Entretanto acho que a equipa de hóquei teve uma vitória qualquer e o presidente na altura Vilarinho, veio dizer qualquer coisa do género que "é pena o futebol não nos dar essas alegrias, ou espero que o futebol nos dê essas alegrias", ou algo parecido. O Maniche como capitão, questionado sobre essas declarações respondeu algo mais ou menos assim :"é pena que a equipa de futebol não receba o mesmo apoio da direcção que o hoquei" ou algo assim do género. O que aconteceu a seguir é que o Maniche foi mandado para a equipa B e encostado até ao final da época.
Eu sempre fiquei com a ideia é que foi durante esse castigo na equipa B é que o Maniche assinou pelos porkos, porque surgiu esse zumzum...

Nós estamos por fora e muitas vezes é um longo tiro no escuro estarmos a julgar acerca do carácter dos jogadores.
Essa história é verdadeira. Mas acabou por coincidir com a descoberta por parte do Vilarinho que já estaria comprometido com o porto e isso gerou uma queixa por parte do Benfica.

Nick Valensi

Sousa, não é a mim que te diriges com essas palavras.

Nesse texto estás a querer mudar o mundo em que vivemos, não o vais conseguir.

Sim, eu só peço que os jogadores tenham qualidade e nos dêem títulos. Dou-te o caso do Coentrão; tem um péssimo carácter, é mal formado, malcriado, respondão, desrespeitador e embirrento. Caguei nisto tudo, é um defesa-esquerdo enorme e dava tudo em campo pelo Benfica. TUDO.

Outro exemplo, o Di Maria. Bastava ouvi-lo a falar para perceber que era uma besta.
O Simão... Que fez o que fez em frente às televisões ao Hélder.

O que tens de perceber é que o tempo do Coluna, José Águas, Toni, Shéu ou Nené já lá vai.

Uma coisa que me diz muito do que vai na cabeça dos nossos jogadores foi, por exemplo, as fotos do Enzo, Salvio e Garay (salvo erro) no concerto da Rihanna. Tudo errado... As roupas que vestiam, o corte do cabelo, as patilhas rídiculas, as t-shirts a escorrer azeite, a pose para a foto, o próprio concerto em si... Pode parecer que estou a exagerar, mas estas merdas são reveladoras do carácter dos gajos. E os jogadores de futebol em geral, hoje em dia, são assim. Burros que nem portas, sem a mínima noção das coisas.

O que é que nos resta? Aquilo que eles possam valer em campo. É só aí que eu os avalio. Por isso é que sempre defendi o regresso do Enzo.

Em relação ao Maniche... Lembra-te do caso do João Pinto, no verão de 1993. É igual, quer queiras quer não. A diferença foi que, em 2001, o Vilarinho não se deu ao trabalho de ir recuperar o Maniche para o clube.
Caso o Jorge de Brito não tivesse ido a Espanha resgatar o João Pinto, ele teria jogado pelo sporting em 1993/1994, tal como os baldes de merda do Paulo Sousa e do Pacheco. E esta história remonta a 1993, já lá vão 20 anos. Imagina só... Estamos em 2013.

Podes escrever muito texto a bater no peito e a defender valores e princípios... Mas essa conversa, em termos práticos vale zero. Os jogadores de futebol são crianças de 7 anos que devem ser tratados como tal. Repito, o tempo do Coluna e do Águas já não volta.

pcssousa

Não atingiste o que escrevi.

O carácter é intemporal, assim como a falta dele. Isto nada tem a ver com os de agora ou os de antigamente, nos anos 50 um capitão de equipa foi corrido após pisar o manto sagrado.
A diferença é que se fosse hoje em dia questionava-se isso.

Falas do João Pinto? e muito bem... não te esqueças é que acabou dispensado pelo Benfica e de tal forma que o treinador que tomou essa iniciativa quando foi comentar para um canal de TV um jogo de Portugal no Euro2000 nem o nome dele referia, dizendo apenas tratar-se do nº8 de Portugal, logo aí deves imaginar como era a "peça"...

Podia-te dar maisi exemplos, principalmente a partir dos anos 60, simplesmente acho que o Benfica se deve manter fiel aos seus principios e os seus adeptos deveriam ter a noção que o Benfica não é um clube qualquer. Bons executantes todos queremos, há é que ser exigente para com eles e mostrar-lhes que isso só não chega. E temos falhado...

Quanto à forma como se apresentam em público os jogadores, bem, apesar de achar que isso deva ficar ao critério de cada um, seria bom que aconselhassem os atletas a andarem minímamente apresentáveis, até porque são figuras públicas e quer queiram quer não, mesmo quando estão fora dos relvados acabam por estar na mesma a representar o clube. Mas não acho que deveriamos ser tão rígidos a ponto de termos um código de vestuário.

O mais importante de tudo passa por conseguir transmitir aos atletas que têm que saber respeitar e honrar o clube. Isto no meio de tantas coisas que falham no Benfica...

Quanto ao resto, epá, não era minha intenção molestar-te, simplesmente não creio que tudo o que interessa seja a qualidade técnica do jogador.

Nick Valensi

Tu pedes o impossível.

Concordo contigo em tudo, a diferença está no facto de tu acreditares que é possível hoje em dia isso tudo e eu não.

O Luisão - por exemplo -  nem deve saber o dia da fundação do Benfica.

Hoje em dia os jogadores só têm de ser como o Garay, Matic, Salvio e Cardozo (que são o modelo daquilo que defendo que deve ser um defesa, médio, extremo e avançado do Benfica).

Nick Valensi

E não me molestaste ;D

Nós acreditamos os dois nas mesmas coisas, naquilo que acreditamos que devem ser os princípios e valores do Benfica.

ivodaniello

Está fotogénico

http://desporto.sapo.pt/futebol/girabola/artigo/2013/11/16/jo_o_tom_s_com_futuro_em_aberto.html

O avançado português teve problemas de adaptação ao campeonato angolano.

O Recreativo do Libolo ainda não definiu se continuará a contar com o avançado português João Tomás na próxima temporada.
«O João Tomás começou mal a temporada, devido a uma lesão complicadíssima que contraiu ainda no estágio de pré-época realizado em Portugal, depois passou por dificuldades de adaptação de vária ordem, digamos que estamos num período de reflexão, aguardemos calmamente para se saber o que sai dela», disse o treinador Miller Gomes, citado pelo jornal A Bola.
João Tomás trocou o Rio Ave pela experiência no campeonato angolano

Songoku

Geovanni95

Jogador com um grande carácter. Portou-se muito bem no Benfica. Foi pena jogar numa altura negra do clube.

Grande dupla com o Holandês. Infelizmente daquela equipa só se aproveitavam esses dois e o Enke.

SousaLB

Isto de dar tanta importância ao dinheiro...

Não estava tão bem no Rio Ave? Final de carreira, já tinha acumulado algum nas arábias, também não devia receber mal em Vila do Conde... Era titular, gostavam dele, não era gajo de ter conflitos com ninguém (logo não tinha aqui problemas) e apesar da idade ainda servia muito bem para os jogos do nosso campeonato.

Por tudo isso, acho que fez muito mal quando decidiu ir para Angola.

Mas guardo-lhe o máximo respeito enquanto jogador e pessoa, portanto... boa sorte.

Chelas

Eu acho que ele fez bem, procurou o seu ultimo grande contrato